Correio Braziliense
Que tal nossas autoridades da área de
educação criarem projetos corajosos, ousados, como os de países que, em
diferentes fases da história e em diferentes lugares do planeta, praticando
diferentes regimes políticos, fizeram grandes revoluções educacionais e mudaram
radicalmente para melhor?
Toda vez que comento notícias,
lamentando o decréscimo do hábito de leitura no Brasil, tenho a sensação de
estar perdendo tempo e enganando meu interlocutor. É elementar: só podemos
perder um hábito que temos, não um que nunca tivemos. Quem nunca fumou não tem
como parar de fumar. Quem nunca leu não pode deixar de ser leitor. E, com as
devidas desculpas aos que afirmavam o contrário, no Brasil o hábito de leitura,
como se diz, "não pegou". Nunca.
Com exceção de meia dúzia de leitores teimosos, entre os quais se inclui o punhado de amigos que me leem, no Brasil não se lê. Estou falando, evidentemente, de ler como hábito, como vício, como dependência, estou falando de ler livros inteiros e entender o que se lê, de absorver, assimilar o escrito, como falava Antonio Cândido, e só, então, questionar o escrito, não passar os olhos e redigir um comentário idiota, demonstrando despreparo e ignorância. Falo de ler sendo letrado, não apenas alfabetizado. Desse tipo de leitores, temos poucos. Apesar dos esforços de meia dúzia de valentes batalhadores pela democratização do saber. O fato é que não somos um país de letrados. E, como sempre, a história ajuda a explicar por quê.
Para início de conversa, nossos
"descobridores", os queridos portugueses, quando utilizavam nosso
território como colônia, impuseram uma série de limitações culturais aos
brasileiros, entre as quais a proibição de disporem de máquinas impressoras de
livros. Assim, apenas no início do século 19, quando a América espanhola tinha
universidades havia três séculos e graças a Napoleão Bonaparte (que fez a
família real fugir de Portugal e se instalar no Brasil), é que se criou a
Imprensa Régia e livros começaram a ser confeccionados em nosso país! Até
então, eles tinham que ser importados, o que implicava em onerá-los e limitar
sua circulação.
Por outro lado, não havia grande demanda por
livros, pois a leitura não era estimulada, nem a laica, nem a religiosa, uma
vez que uma das funções dos sacerdotes católicos era a de explicar as questões
religiosas que importavam, para que o fiel não tivesse motivos para investigar,
por conta própria, e eventualmente questionar o próprio poder da verdade única.
Nem a Bíblia se estudava. Decorava-se apenas algumas rezas e obedecia aos
sacerdotes. Afinal, a verdade única era a da Igreja. Para quem insistisse em ter
visões diferentes da oficial, havia a Santa Inquisição com seus instrumentos de
tortura e fogueiras. Assim, eram tratados os candidatos a dissidentes.
Pouca gente lia. Além de saber decifrar a
escrita (algo raro por aqui), era necessário ter grande dose de curiosidade
intelectual e possuir dinheiro para importar livros. Ser leitor no Brasil
durante o período colonial não era para qualquer um.
E continuou assim, mesmo no século 19, a
época dos nossos Pedros, o I e o II. O enorme contingente de negros
escravizados raramente era alfabetizado, o mesmo acontecendo com os numerosos
membros de grupos indígenas, também marginalizados. Mesmo para o restante da
população brasileira não havia programas consequentes de acesso às letras neste
território em que os cartórios e o bacharelismo improdutivo davam as cartas. A
cultura oral prevalecia em detrimento de conhecimentos mais estruturados que
dessem conta de, pelo menos, buscar compreender os avanços científicos e
culturais dos quais o século 19 era pródigo.
Lembro-me sempre da narrativa que, no livro
didático que minha classe utilizava, falava da República proclamada por Deodoro
da Fonseca diante do povo abestalhado, que sequer entendia o que estava
acontecendo. Claro que os militares sabiam muito bem o que estavam fazendo, mas
a população presenciando a história sem entendê-la é um retrato da relação
entre os poucos poderosos e a "plebe rude", que não somente não era
chamada a se manifestar, mas sequer se dava conta do que se falava. Este era o Brasil
no final do século 19.
Na República, tivemos, finalmente, momentos
iluminados, com alguns políticos e um punhado de educadores entendendo que da
quantidade se obtém a qualidade e que era preciso dar oportunidade a todos para
que o país pudesse crescer e ter gente qualificada em diferentes áreas, seja na
esportiva, na artística, nas ciências e nas letras, na administração privada e
na pública. Ao longo do século 20, o país se urbanizou, modernizou-se, ganhou
salas de aula nas cidades e privadas nas casas, mas, a despeito dos esforços de
educadores do porte de uma Magda Soares, não avançou muito nos hábitos de
leitura.
Nunca se leu muito neste país, essa é a
triste verdade. E sempre se leu mal, como se a ignorância, uma vez assumida,
pudesse valer como se fosse um título honorífico. Não é. A fase de
mostrar músculos poderosos ficou para trás. Agora o mundo é dos que sabem.
Parece que ainda não nos demos conta disso. Que tal nossas autoridades da área
de educação criarem projetos corajosos, ousados, como os de países que, em
diferentes fases da história e em diferentes lugares do planeta, praticando
diferentes regimes políticos, fizeram grandes revoluções educacionais e mudaram
radicalmente para melhor?
*Historiador, doutor e livre docente da USP, professor titular da Unicamp e escritor
Perfeito !
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