Valor Econômico
Um número anômalo de estranhos opina sobre a
educação brasileira. Querem ensinar para controlar, dominar e tolher o educador
em sua missão libertadora
Já passou o tempo em que havia no Brasil uma
categoria de pensadores definidos como educadores. Eles se preocupavam com os
objetivos da educação no marco das funções sociais que ela deve ter.
Preocupavam-se também com as técnicas e métodos de ensino, com os aspectos
propriamente pedagógicos da tarefa educativa.
Essas preocupações começaram mais ou menos
pela época do nascimento da República e resultavam de uma visão social da
missão do educador, a de formar o cidadão de um país que acabara de sair da
escravidão e da monarquia, o país dominado por uma visão retrógrada do mundo.
Uma sociedade que, mesmo após a abolição da escravatura, continuou a desvalorizar o trabalho e a pessoa do trabalhador. Sendo os destinatários da educação filhos de pessoas juridicamente livres, mas socialmente coisificadas.
Educar as novas gerações numa sociedade assim
põe o educador em face de alunos que não nascem para a liberdade, mas para a
alienação das formas disfarçadas de minimização do trabalho e do trabalhador.
Não nascem para o futuro, mas para o passado que persiste e subjuga.
Nascem para repetir o que já são, e não para
ser ressocializadas nos marcos de referência de uma sociedade que pode e
precisa se transformar no processo de superação de suas contradições e
irracionalidades. Para se desenvolver econômica e socialmente e ampliar as
bases do bem comum.
Aqui, o educador se forma para a missão de um
confronto cultural destrutivo e transformador contra o atraso. Atraso que, ao
criar e multiplicar o número de ignorantes, multiplica o de pobres e neles
empobrece a sociedade inteira.
Os educadores já tiveram uma visão de sua
missão como missão para revolucionar o país, a de educar para libertar e,
portanto, para civilizar. Mas a alfabetização era apenas uma ferramenta. Ainda
nos anos 1960, no Alto e Médio Paraíba, encontrei pessoas que sabiam assinar o
nome, que haviam feito o curso primário rural, isto é, de três anos, mas que
não sabiam ler porque esqueceram como se lê. Como se tivesse nascido no lugar
errado, o alfabetizado se desalfabetizava.
A alfabetização só tem sentido em sociedade
em que ler e escrever sejam necessidades sociais cotidianas, como comer, para
reproduzir-se e viver.
Somos ainda um dos países em que o diploma é
um fetiche e é mais importante do que o aprendizado. Não é raro que, para
extensas parcelas da população de todas as regiões, é um documento de
reconhecimento do direito de continuar a ser o que sempre se foi, sem
aprendizados transformadores do modo de ser, pensar, perceber e participar.
Os educadores brasileiros já estiveram muito
perto de ser os protagonistas de uma grande revolução social pela educação
nesse sentido. A educação como instrumento de libertação e de alargamento da
consciência social para nela inscrever os elementos essenciais de emancipação
do povo, de modo a dele fazer protagonista da luta social pelo bem comum,
cidadão.
Um beneficiário da difusão do livro. Mas
sobretudo autor e sujeito de um novo e revolucionário senso comum. Arroz,
feijão e bife na mesa todos os dias não é atendimento de necessidade social
principal. Embora seja atendimento de necessidade essencial. As pessoas, em
lugar nenhum, pensam com o estômago. Mas, sem ele, não pensam.
A verdadeira educação é a que educa, em
primeiro lugar, no domínio do conhecimento de senso comum. Constituído pela
diversidade cultural que nele inclua o básico da ciência, o básico das técnicas
para dominar as crescentes e cada vez mais complicadas condições de vida, a
poesia e a literatura, a música erudita, enfim o conhecimento que puxe cada um
e todos para cima.
O que requer que, da escola elementar à
universidade, a educação seja pública, laica e gratuita, como preconizava o
inventor da Universidade de São Paulo, Júlio de Mesquita Filho. Um modo de definir
um mínimo de referência necessário e possível da educação brasileira, não só
como quantidade de educação, mas também como qualidade de educação e modo de
educar.
O avanço empresarial da educação particular
cara e até caríssima não pode ser referência da educação nacional. Nem pode ter
influência nos padrões oficiais de educação. Escolas como uma que visitei, de
mensalidades altíssimas, de várias vezes o valor do salário mínimo, a língua
inglesa como língua cotidiana dos alunos. Educação para qual sociedade? Um país
em que a maioria da população mal fala a língua portuguesa.
Um número anômalo de estranhos opina sobre a
educação brasileira. Sobre currículo e sobre métodos de ensino. Economistas,
militares, religiosos, representantes de interesses não educativos. Querem
ensinar para controlar e dominar. Querem tolher o educador em sua missão
libertadora.

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