Valor Econômico
Uma contenção fiscal pode segurar a atividade econômica e baixar a inflação, mas se a credibilidade for fraca, provoca aumento dos prêmios de risco e atrapalha na ancoragem das expectativas
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad,
assumiu uma posição mais vocal pela redução da taxa básica de juros nas últimas
semanas. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, respondeu que “não pode
brigar com os dados” - ou seja, a economia segue sobreaquecida e a inflação
ainda não caiu para a meta.
A Fazenda, então, passou a citar seus dados que apoiariam um corte na Selic - em uma entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao jornal Estado de S. Paulo, e numa entrevista coletiva do secretário de Política Econômica da Fazenda, Guilherme Mello, para divulgar o Boletim Macrofiscal.
Haddad citou dois modelos de projeção
macroeconômica que mostram que os juros atuais, em 15% ao ano, são exagerados
para a tarefa de levar a inflação para a meta. O que dizem as contas: se, em
vez de 15%, os juros estivessem em 12%, a inflação ficaria apenas 0,2 ponto
percentual maior no horizonte relevante de política monetária - ou seja, o
período em que o BC se propõe a cumprir a meta de 3%, que atualmente é junho de
2027.
O que o ministro está argumentando,
basicamente, é que o Comitê de Política Monetária (Copom) está aplicando uma
dose cavalar de juro para um resultado muito pequeno. É muito sacrifício para
pouco resultado, então é melhor baixar. Ele prega cautela nesse trabalho e diz
que, se fizer da noite para o dia, o Banco Central vai gerar desconfiança no
mercado.
O cálculo apresentado por Haddad chama a
atenção porque é bem diferente de todas as estimativas que o BC vem, ao longo
de décadas, divulgando. É possível conferir no Relatório de Inflação de junho
de 2024 (hoje chamado de Relatório de Política Monetária) que o Banco Central
estima que cada alta de um ponto na taxa Selic leva a uma queda da inflação de
cerca de 0,3 ponto. Assim, quando o BC mantém os juros em 15% ao ano, em vez de
12%, na verdade está reduzindo a inflação em quase 1 ponto percentual.
O Valor ouviu
economistas experientes, alguns com passagem pelo Banco Central, que procuram
replicar os modelos de projeção de inflação do Copom para entender o que pode
ter provocado a discrepância nas estimativas da Fazenda e da autoridade
monetária.
“Uma alta de 3 pontos na Selic para baixar
0,2 ponto a inflação é algo que nunca vi”, diz um deles. Uma das hipóteses é
que, no exercício citado por Haddad, a taxa de câmbio e as expectativas de
inflação são tratadas como o que se chama tecnicamente de fatores exógenos. Ou
seja: o modelo assume que são determinados por fatores fora do controle do BC
e, portanto, não se mexem quando se aperta a política monetária.
A premissa não parece refletir a realidade
atual - o BC subiu os juros, e o dólar e as expectativas de inflação caíram. No
próprio Relatório de Inflação citado acima, o BC apresenta simulações do que
aconteceria com a potência da política monetária caso se assuma no modelo que
os juros altos não afetam as expectativas e o câmbio. A potência da política
monetária cai a cerca de metade, mas ainda assim é o dobro da citada pelo
ministro.
Um economista ouvido pelo Valor diz que há outras
duas hipóteses. Uma é que o modelo assume que os juros têm pouca sensibilidade
para afetar a atividade econômica. Outra é que a atividade econômica tem pouca
força para afetar a própria inflação - o que, tecnicamente, se chama de curva
de Phillips achatada.
No começo do ciclo de alta de juros, havia
descrença de parte do mercado na capacidade de a política de juros altos do BC
baixar a inflação - mas as explicações, em geral, tinham a ver com a política
fiscal ou com a falta de credibilidade da própria autoridade monetária. Hoje,
há um consenso maior de que os juros estão funcionando.
A projeção citada por Haddad destoa, porém,
de um exercício divulgado na semana passada pelo secretário Guilherme Mello.
Ele estima que a inflação deve chegar a 3,2% em junho de 2027, um percentual
bem parecido com os 3,3% estimados pelo Copom. Claro que a coincidência
numérica pode ser determinada por outros fatores do modelo da SPE, mas os juros
costumam ter um grande protagonismo.
Outro ponto polêmico é sobre como dividir os
méritos da redução da inflação ocorrida até agora. Haddad e Mello citaram a
política fiscal contracionista neste ano como um fator que ajudou bastante. E,
de fato, vários economistas do setor privado reconheceram uma contração fiscal.
Galípolo, perguntado sobre o assunto, disse
que, no fundo, o que importa não é bem a avaliação do Banco Central, mas como a
política fiscal é percebida pelos agentes econômicos.
De novo, é uma discussão sobre os vários
canais pelos quais a política fiscal afeta a economia. Uma contenção fiscal
pode segurar a atividade econômica e baixar a inflação. Mas, se a credibilidade
fiscal for fraca, provoca aumento dos prêmios de risco e atrapalha na ancoragem
das expectativas.
Há um risco fiscal mais de fundo: o arcabouço
não é capaz de indicar quando a alta da dívida pública será contida. E há uma
discussão de curto prazo: o mercado passou o ano calculando como medidas
fiscais e de crédito oficial vão afetar a demanda e a inflação.
O efeito líquido dos dois canais é negativo,
e isso ajuda a explicar por que os juros precisam ficar tão altos para baixar a
inflação para a meta.

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