domingo, 6 de março de 2011

Brasileiro dribla preços altos com novas armas

O repique da inflação nos últimos meses está levando os consumidores a mudarem hábitos para enfrentar os preços altos, sem abrir mão de pequenos luxos. A principal arma que vem sendo usada é a "compra picada", ou seja, o brasileiro não está mais estocando produtos, para esperar que entrem em oferta. Além disso, substitui alimentos.

Velha inflação, novas armas

Para driblar repique de preços sem abrir mão de pequenos luxos, consumidor muda hábitos e aproveita promoções

Vivian Oswald


A nova sociedade de consumo brasileira, que recebeu 30 milhões de membros da classe média nos últimos cinco anos, já tem as suas próprias armas para enfrentar o repique da inflação e driblar a alta dos preços dos alimentos - a segunda em três anos. Sem querer abrir mão dos pequenos luxos a que pôde se dar recentemente, não se importa em correr atrás dos dias das promoções nos supermercados ou mudar seus hábitos. O consumidor também tem a seu favor o benefício da chamada "compra picada". Sem necessidade de estocar alimentos, como fazia no passado hiperinflacionário, espera os descontos para determinados produtos e aproveita as ofertas.

Pelo segundo ano seguido, o Brasil vive uma escalada dos preços, embalada pela disparada das cotações das commodities e pelo maior crescimento da economia em 24 anos. Como o IBGE divulgou na última quinta-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) teve expansão de 7,5% em 2010, a maior taxa desde 1986. O governo adotou políticas fiscal e monetária para desacelerar esse ritmo, de forma a não favorecer novos reajustes de preços. Mas o consumidor tem armas mais simples do que a complexa equação que mistura juros altos e aperto nos gastos públicos.

Por exemplo, as grandes redes já identificaram que o brasileiro vem comendo mais legumes e verduras - que tiveram deflação - e tem abusado de frangos, deixando para comprar carnes bovinas apenas com desconto. Desde o segundo semestre de 2010, a carne subiu cerca de 30%.

No GBarbosa, rede sergipana de supermercados e quarta maior do Brasil, só em janeiro deste ano as vendas de frango subiram 140% em relação a janeiro de 2010. Nos últimos seis meses, o crescimento foi de 100%.

- Isso não significa que as pessoas tenham caído de padrão. Saíram da carne bovina, mas não foram para os cortes de frango. Estão comprando filé - disse o diretor comercial da rede, José Luiz Tavares de Miranda.

Cliente da classe C é mais racional

De olho no comportamento do consumidor, a cadeia passou a negociar lotes maiores de aves para garantir melhores preços e atender à nova demanda. Além disso, o GBarbosa criou o dia da promoção das carnes bovinas, com descontos de até 30% no produto, dadas as grandes quantidades negociadas.

A aposentada Dana Saldanha já não faz mais compras de mês para aproveitar as ofertas e evitar desperdícios. Ao comprar menos, segundo ela, as chances de economizar são maiores e as de perder alimentos, menores.

- Durante o período da hiperinflação, assim que saía o salário, eu ia direto para o mercado. Passava mais tempo nas filas do que propriamente fazendo compras. Hoje, dá para ir controlando o que se gasta com a compra miúda - disse.

- Somos só dois em casa. Prefiro comprar menos para ter mais alimentos frescos e aproveitar os descontos - conta a professora Luciana Pitanga.

Embora esteja de olho nos preços, o consumidor está comprando mais. O aumento da renda está por trás de novos hábitos. O iogurte, por exemplo, que não fazia parte da lista de produtos que os nordestinos consumiam até recentemente, foi o perecível cujas vendas mais cresceram no GBarbosa. O aumento, que se mantinha em torno de 8% ao ano, já teria chegado a dois dígitos. O mesmo aconteceu com os eletrodomésticos, que, só em janeiro, cresceram 25%.

Especialista no comportamento do consumidor, a professora Eliane Rodrigues do Carmo, do curso de administração da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), do Paraná, diz que o novo cliente da classe C é mais racional e sabe que trabalha com uma renda mais restrita.

Ele quer consumir, mas procura gastar apenas o necessário, e a compra miúda é seu grande aliado. Assim, economiza para realizar desejos como comprar bens duráveis como carros ou a casa própria.

Inflação está no inconsciente coletivo

A equipe econômica se preocupa com a diversidade dos aumentos na economia, mas destaca que não tem como controlá-los, como no passado. Cabe à própria sociedade desenvolver os seus métodos para gastar menos.

- O consumidor tem de pesquisar. Também fazemos uma pesquisa semanal dos 40% principais produtos que vendemos para manter uma média de 5% de vantagem em relação aos concorrentes. O cliente quer bons preços - disse o diretor do GBarbosa.

O vice-presidente Corporativo do grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, diz que há exagero nos temores em relação à inflação:

- O varejo sempre foi o grande freio da inflação e continua sendo. Não compro o que sei que meu cliente não vai pagar.

O desejo de consumir bens duráveis também é um novo traço do consumidor pós-hiperinflação, segundo o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, que já foi diretor do BC. Mas ele avisa que a inflação ainda paira no inconsciente coletivo e que os brasileiros trabalham com expectativas.

- À medida que a inflação fica alta, fornecedores e consumidores vão embutindo nos preços o chamado prêmio de desconfiança. Cabe ao Banco Central entregar a inflação que promete.

FONTE: O GLOBO

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