Correio Braziliense
Sem base social robusta, com apoio da ampla
maioria, o que segura o governo na ordem democrática são as instituições, em
particular o Congresso
Houve um tempo em que a expressão “ilusão
de classe” era um jargão da esquerda. Caiu em desuso porque estava relacionada
à ideia de que o “ser operário” era a “classe geral”, historicamente destinada
a libertar todos os explorados e oprimidos.
Como a classe operária está em extinção, substituída por robôs e algoritmos, a expressão perdeu o sentido que tinha antes. Mas há muitas formas de ilusão. Uma delas é acreditar que a elite política e econômica do país e a classe média estão de bem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e vão apoiar uma política de combate às desigualdades sociais, num país de passado escravocrata, que fez quase todos os ciclos de modernização de forma excludente e autoritária, exceto nos governos de Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso. Não estão satisfeitas — será preciso que o governo Lula dê certo.
Entretanto, quem ganhou a eleição foi Lula.
No jogo democrático, seu mandato vai até 2026. Apostar no fracasso do próximo
governo, num cenário de profunda crise social e dificuldades econômicas, com
uma oposição feroz liderada pelo presidente Jair Bolsonaro — quando 32% dos
eleitores apoiam uma intervenção militar —, é um equívoco político monumental.
O “quanto pior, melhor” leva água para o
moinho da extrema direita, e não para o da chamada terceira via. Lula se
beneficiou da polarização para derrotar Bolsonaro, porque a consciência
democrática da sociedade decidiu o segundo turno das eleições a seu favor. Mas
essa polarização não interessa mais à sociedade — a eleição já passou — nem ao
novo governo. Só interessa à oposição, que explora os erros de Lula na montagem
de sua equipe ministerial.
Vamos falar francamente: existe um
“conflito distributivo” no Brasil, no qual a sociedade transfere renda para o
Estado (questão fiscal) e os pobres para os mais ricos (questão social), ao lado
das desigualdades de gênero (principalmente a condição feminina) e do racismo
estrutural (discriminação e preconceito contra o “povo preto”), que também
impactam a renda das famílias.
O que elegeu Lula foi a junção da questão
social com a questão democrática (política), em detrimento da fiscal. Ou seja,
uma disputa política na qual a parcela pobre da população — negros e mulheres
majoritariamente, mas muito majoritariamente — confrontou a elite política e
econômica do país, e a classe média — profissionais liberais e empreendedores,
principalmente. Lula venceu com apoio dos assalariados e dos sem renda.
Por isso mesmo, não pode perder esse apoio.
Quando faz sua opção preferencial pelos pobres, define um rumo político para o
governo e busca uma solução para o conflito, que não é possível no cenário
atual.
Ou retomamos o caminho do desenvolvimento e
aumentamos a produção de riquezas, de maneira a enfrentar o problema das
desigualdades, ou será impossível morder o bolso dos mais ricos e enriquecer a
classe média emergente para ter seu apoio. O governo precisa ampliar sua
sustentação social.
Novo governo
A concentração de poder nas mãos do
presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), coincide com a formação de uma
“partidocracia” por meio de fusões e federações partidárias, que distanciará e
provocará mais ojeriza aos políticos na sociedade. Esse é o caldo de cultura
dos movimentos antissistema e do golpismo.
Lula acertou mais do que errou na campanha
eleitoral, mas está errando mais do que acerta na arquitetura de seu governo.
Por exemplo: com 1,4 bilhão de habitantes, a China tem 26 ministérios; os
Estados Unidos, com 337 milhões de habitantes, têm 15 departamentos executivos,
que equivalem a ministérios; o Paquistão, com 234 milhões, tem 24 ministros; a
Nigéria, com 216 milhões de habitantes, tem 28 ministérios e 48 ministros; e a
Índia, com 1,4 bilhão de habitantes, 61 ministérios, o mais recente o da Ioga e
Homeopatia.
Lula está montando uma estrutura
administrativa mais próxima dos modelos da Índia e da Nigéria, perto de 40
ministérios. O critério não é a qualidade e produtividade da gestão: é o
arranjo e a acomodação políticas, mesmo que não aumente o número de cargos.
Além disso, a conciliação com o orçamento
secreto terá um custo político mais alto a longo prazo. Lula está cedendo à
chantagem do Centrão quanto aos compromissos assumidos por Bolsonaro e não cumpridos.
Cometeu o erro de comandar a condução política do seu governo antes da posse.
Não precisava aumentar o teto de gastos por emenda constitucional, para garantir o Bolsa Família. Deveria deixar o fechamento das contas de 2022 para o atual governo, empurrar com a barriga a aprovação do Orçamento da União e resolver o problema dos R$ 600 do Bolsa Família, mais R$ 150 por criança até seis anos, por medida provisória, no primeiro dia de mandato. A Lei Orçamentária diz que o Executivo pode gastar até 1/12 por mês até a aprovação do Orçamento.
A imprensa não vai dar mole ao Lula.
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