terça-feira, 4 de novembro de 2025

Bom mesmo é ser oposição, por Thaísa Oliveira

Folha de S. Paulo

Com o controle da Caixa, centrão parece se esquecer da ameaça de deixar o governo

Não bastassem os cargos de presidente, vice, superintendente e diretor, dá também para criar uma bet

Talvez nem o PP nem o União Brasil se lembrem, mas exatamente dois meses atrás eles convocaram os jornalistas para dizer que todos os detentores de mandato deveriam sair do governo Lula (PT) em até 30 dias.

O anúncio durou cerca de um minuto. Um jogo de palavras enxuto para deixar subentendido que a ameaça não valeria para todos os indicados. Deve ser só coincidência, por exemplo, o fato de o presidente da Caixa, Carlos Vieira, não ter mandato.

Não que a falta de coerência seja um problema para a federação União Progressista, mas outras desculpas também foram apresentadas para justificar o caso. "Vieira é indicado do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), não do partido"; "ah, Lula adora o Vieira".

A verdade é que, enquanto Ciro Nogueira (PI) dizia ser constrangedor para o PP participar do governo Lula, um conterrâneo dele ganhava R$ 40 mil por mês neste mesmo governo Lula, como assessor do presidente da Caixa.

Mas isso é para peixe pequeno. São tantos cargos no banco que o centrão pode se dar ao luxo de ficar mais de ano com uma ou outra vice-presidência vaga. A VP de Governo, historicamente cobiçada, ficou exatamente um ano e quatro meses. A de Agente Operador, que controla nada mais nada menos que o FGTS, é ocupada por um interino desde maio do ano passado.

Aparentemente não há constrangimento que resista a tantas diretorias, subsidiárias, superintendências, conselhos (milionários, aliás), vice-presidências...

A confusão é tão grande que até o presidente da Caixa Asset foi dispensado em 13 de outubro e recontratado 14 dias depois. Para o mesmo cargo. As más-línguas dizem que o centrão conseguiu explicar melhor ao governo quem era o padrinho. Ou arranjar outro.

Não bastassem os cargos, também dá para criar uma bet. As expectativas em torno da saída do PP e do União Brasil do governo nunca foram altas, mas ainda assim surpreende tamanha cara de pau. Desse jeito, parece que o bom mesmo é ser oposição.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.