O Globo
Ministério da Educação podou os recursos
para 202 escolas cívico-militares de 15 Estados, onde estudam cerca de 120 mil
jovens
Com uma canetada, o Ministério da Educação
podou os recursos para 202 escolas cívico-militares de 15 Estados, onde estudam
cerca de 120 mil jovens. No ofício em que comunicou a suspensão da iniciativa
aos secretários estaduais, referiu-se a um “processo de avaliação liderado pela
equipe da Secretaria de Educação Básica” ao fim do qual “foi deliberado o
progressivo encerramento do programa”.
Não se conhecem as conclusões de qualquer
avaliação pedagógica dessas escolas, e a Nota Técnica que instruiu a decisão
discute genericamente a questão.
A medida, anunciada na última quarta-feira , é a um só tempo onipotente e inócua. Onipotente, porque partiu de burocratas que criam ou matam programas sem maior discussão. Inócua, porque em 48 horas cinco governos estaduais anunciaram que financiarão as escolas com seus recursos.
O MEC não força o fechamento dessas escolas
e cuidou para que a transição seja feita sem prejudicar os alunos. Apenas corta
os recursos. No ano passado essa conta ficou em R$ 39,3 milhões. Esse dinheiro
amparou 202 escolas. Já os kits de robótica que foram para sete municípios
alagoanos, durante o governo de Jair Bolsonaro, custaram R$ 26 milhões.
As escolas cívico-militares nasceram em
2019 no rastro do radicalismo bolsonarista e empregam militares da reserva
apenas em funções disciplinares. Funcionam com severa disciplina, algumas
exigem coque no cabelo das meninas e corte militar no dos meninos. Sua eficácia
pedagógica nunca foi medida. De uma maneira geral, as comunidades onde elas
foram instaladas elogiam os resultados. No Paraná, são louvadas, mas em Goiás
não deram certo e a experiência foi abandonada.
A canetada do MEC assemelha-se à do
Ministério dos Direitos Humanos que extinguiu a Ordem do Mérito da Princesa
Isabel, acabando com uma simples concessão de patacas. Se uma coisa saiu do
governo passado, boa não é.
Uma avaliação pedagógica desses colégios
jogaria luz sobre a experiência. Em diversos países ela existe há séculos. O
aspecto mais triste da canetada é a sua inutilidade. Servirá apenas para
agravar polarizações políticas. O governador paulista Tarcísio de Freitas, que
há dias afastou-se do radicalismo de seu capitão apoiando a Reforma Tributária,
precisou de poucas horas para anunciar que preservará suas escolas
cívico-militares.
Nunca é demais lembrar que em 2018 Jair
Bolsonaro, entre outros fatores, foi alavancado pela soberba petista. O
comissariado acreditava que ele era o melhor candidato para ser derrotado. Deu
no que deu.
Inelegível, Bolsonaro caminha para o ocaso,
mas aquilo que se chama de bolsonarismo, precisa dos erros de seus adversários
para crescer. Ajudado, vai longe. Andando com as próprias pernas, briga com as
vacinas durante uma pandemia, demora para reconhecer o resultado de uma eleição
presidencial americana e arruma um chanceler que se orgulha de colocar o país
na condição de pária.
Baú dos impostos
Os parlamentares e os economistas que
tratam dos detalhes da Reforma Tributária prometem uma alvorada da economia
nacional simplificando a coleta de impostos.
Que tenham boa sorte, mas devem se lembrar
que essa ideia tem quase cinco séculos. Em maio de 1559, Duarte Coelho,
donatário da capitania de Pernambuco, pedia ao rei de Portugal que se cobrasse
“um só imposto, a saber, de cada dez, um.”
Duarte Coelho foi um craque e suas cartas a
D. João III revelam um administrador clarividente. É dele a primeira
argumentação para estimular investimentos estrangeiros sem amarras
burocráticas.
A memória nacional é seletiva ao tratar dos
coletores de impostos. Todo mundo aprendeu no colégio que, em 1556, os índios
caetés capturaram e, provavelmente, comeram o briguento bispo Pero Fernandes
Sardinha. Pouca gente lembra que no mesmo repasto entrou também o provedor
Antônio Cardoso de Barros, uma espécie de ministro da Fazenda e Secretário da
Receita.
Cardoso de Barros foi nomeado a 17 de
dezembro de 1548 e hoje a data homenageia os servidores da Receita. Ele foi
comido no dia 6 de junho de 1556.
O general tributário
O general Marco Antonio Amaro dos Santos,
chefe do Gabinete de Segurança Institucional, ofereceu uma contribuição ao
debate em torno da Reforma Tributária. Levada à última consequência, ela
dispensa todo o trabalho da ekipekonômica e dos parlamentares.
O GSI trabalha na formulação de uma
Política Nacional de Segurança Cibernética e concluiu pela necessidade de
criação de uma agência do Estado para cuidar do assunto. Ela custaria R$ 600
milhões anuais.
Fala o general: “Quando se apresenta um
projeto de lei que gera despesa, tem de apresentar uma fonte para cobertura
dessa despesa.”
Sendo assim, ele propunha mais um tributo,
o TCiber. Cada um dos atuais 57 milhões de usuários da internet pagaria cerca
de R$ 1,05 por mês à Viúva. Amaro foi publicamente desautorizado horas depois,
mas dada a posição que o general da reserva ocupa, sua ideia valeria um
seminário.
Eremildo é um idiota. Ele achava que a
obrigação de só se projetar despesa indicando-se a fonte da receita, partia da
premissa de que se entendia por receita o que estava contratado. Agora ele
entendeu: cria-se a despesa e, com ela, um novo tributo para financiá-la. É
mais fácil assim.
Por essas e outras, Duarte Coelho teria
morrido amargurado.
O exemplo de Soraya
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) destacou-se
durante a última campanha eleitoral chamando o padre Kelmon, franco-atirador de
Bolsonaro, de “padre de festa junina”. Tinha razão.
Durante o depoimento do tenente-coronel
Mauro Cid na CPI do 8 de janeiro, Soraya cortou a carnavalização dos trabalhos
pedindo respeito aos colegas que faziam piadas com as visitas ao militar.
Não custa ouvi-la.
Oppenheimer, o filme
Felizmente, a greve de Hollywood começou
depois que o filme “Oppenheimer” estava pronto e estreia nos cinemas
brasileiros nesta semana.
Baseado no livro “American Prometheus”, de
Kai Bird e Martin Sherwin, lida com superlativos. O filme dura três horas,
Sherwin levou 25 anos para escrever o livro e o físico Robert Oppenheimer
dirigiu o laboratório de Los Alamos, onde os Estados Unidos produziram a
primeira bomba atômica, explodida no dia de hoje, há 78 anos. Nesse mesmo dia
outra bomba foi embarcada para o Pacífico e sua história é sabida.
Oppenheimer foi um gênio esquisito. Aos
nove anos pedia aos colegas que lhe fizessem perguntas em grego para
respondê-las em latim. Depressivo, aos 21 foi a um psicanalista e ele
dispensou-o, por considerá-lo um caso perdido de demência precoce.
Mulherengo e introvertido, fez a bomba e
condenou sua proliferação. Nos anos 1950 caiu nas malhas da caça às bruxas do
macartismo. Teve revogado o seu acesso a informações secretas e morreu em 1967,
com a reputação restabelecida.
O desempenho do ator Cillian Murphy no papel de “Oppie” foi saudado por quem viu o filme. Sem ser parecido com Oppenheimer, ficou igual a ele, graças ao seu talento. O diretor de “Oppeheimer”, Christopher Nolan, foi quem fez “Dunquerque”.
O colunista erra ao considerar inócua a "canetada" do MEC que determinou o início do abandono pelo MEC das escolas cívico-militares, definindo a extinção deste programa federal a partir de 2024. O fato de 5 governos estaduais decidirem apoiar e financiar a continuação delas nos seus estados não impede que a grande maioria destas escolas no país volte a ser escolas normais, não militarizadas, o que já é um grande avanço. E deixa os 5 governadores como responsáveis por manter e/ou justificar os absurdos que ocorrem nestas escolas, sem qualquer vantagem pedagógica evidente ou comprovada. O MEC e o governo federal fizeram a sua parte, e estes governadores que se responsabilizem pelos erros já conhecidos e denunciados introduzidos por colocar militares incompetentes ou pouco capacitados para desempenharem funções eminentemente PEDAGÓGICAS ou de acompanhamento de crianças e adolescentes.
ResponderExcluirSim! Escola Militar não faz sentido nenhum!
Excluir▪Escola Militar chega até a ser um oxímoro, principalmente no Brasil de intervenções militares excrecentes.
Escola militar devida são as Forças Armadas ; e pelo pouco que nós aqui de fora, externos às FFAA, conseguimos, são mais as Forças Armafas que precisam de educação civil.
Correção a frase acima::
Excluir"...e pelo que nós aqui de fora, externos às FFAA, conseguimos ver, são mais as..."
O argumento do leitor do blog acima corrobora aquilo que o articulista (deve ser um dos stalinistas de esquerda que o çábio Emir Sader se referiu) escreveu. Inócua porque o projeto não vai acabar. Inócua porque os paranaenses vão apoiar Ratinho Jr e os loucos de SP vão querer fazer disso um empurrão de Tarcísio para o extremismo. E o leitor esqueceu de frisar o ponto autoritário da medida. Qual o balanço que a gestão do MEC (a mesma que não fala nada sobre o Novo Ensino Médio em 7 meses) fez sobre resultados e a pedagogia (usar coque não é pedagogia conservadora) usada é qual conversa,.debate, consulta teve com a sociedade civil? Quem coloca seus filhos nessas escolas tem qual perspectiva? O Estado sabe o que é melhor? O fato de usar farda significa que é algo ruim? Acabemos com a imagem eterna de Fidel e a origem de Prestes e Euclides da Cunha, então.
ResponderExcluirChega de lavagem cerebral em alunos.
ResponderExcluirNada como argumentos que mostram a derrota do Bolsonaro,.mas não do bolsonarismo em polo invertido. DECRETO do Novo Ensino Médio sou contra porque foi de governo golpista. CANETADA cortando dinheiro da educação no meio do ano letivo eu apoio porque é governo democrático popular. Esquerda desconectada da democracia da em Fascismo no poder.
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