quarta-feira, 30 de junho de 2010

Reflexão do dia – Luiz Werneck Vianna


Se o Império seria a Ibéria e suas tradições cediças, a República nascente se voltaria para o modelo americano, como na sua carta de identidade apresentada em sua Constituição de 1891, na institucionalização da Federação e na valorização da cultura material e culto do desenvolvimento das forças produtivas, exemplar no fervor com que Rui Barbosa, então ministro da Fazenda do Governo Provisório, se atirou na campanha pela expansão da malha da rede ferroviária. Mas, logo a 1ª República perverteu, com a chamada política dos governadores, os ideais federativos, traduzindo o seu Estado os interesses particularistas dos estados hegemônicos - São Paulo e Minas Gerais - e vinculando o poder local ao Poder Central por meio do sistema do coronelismo. Restaurou-se, assim, a centralização que antes fora denunciada como herança de uma Ibéria patrimonialista.



(Luiz Werneck Vianna, no artigo, A viagem de volta da América à Ibéria (segunda-feira (28/6/2010),no Valor Econômico)

Questão de estilo:: Merval Pereira

DEU EM O GLOBO

As dificuldades que o PSDB está encontrando na reta final para as composições regionais, que se refletem na escolha do vice da chapa do candidato José Serra, exemplificam à perfeição as diferenças na maneira de fazer política de tucanos e petistas.

Para se compreender o governo Lula é preciso primeiro entender a estrutura organizacional do PT e a cabeça de seus dirigentes.

O governo ainda se organiza baseado na estrutura sindical e na lógica dos principais dirigentes petistas, a maioria de sindicalistas.

O grupo “Articulação”, rebatizado depois do mensalão de “Construindo um novo Brasil”, está no poder, como sempre no Partido dos Trabalhadores, salvo um curto período em que todos os demais grupos se uniram contra ele e tomaram-lhe o comando partidário.

Ao grupo liderado historicamente por Lula coube apenas a secretaria-geral, que foi ocupada por Gilberto Carvalho, hoje secretário particular do presidente. E a Articulação perdeu todas as votações internas nesse período.

A derrota e suas consequências aconteceram devido ao rompimento de Lula com José Dirceu na ocasião, e ambos retomaram a pareceria política compreendendo que a divisão era prejudicial aos dois.

De volta ao poder, o grupo pôs em prática a tática do rolo compressor, acionado historicamente por José Dirceu, que continua à frente do comando partidário e atuando nos bastidores para conseguir a união em torno da candidatura de Dilma Rousseff.

Foi ele, por exemplo, quem levou ao governador do Ceará, Cid Gomes, o ultimato para que seu irmão Ciro desistisse da candidatura à Presidência da República para abrir caminho para Dilma.

Ele que não hesitara nem mesmo quando teve que atropelar seu companheiro de lutas estudantis Vladimir Palmeira, que teimava em ser candidato ao governo do Rio quando o partido queria fazer uma aliança nacional com o PDT, o que significava apoiar Garotinho, com Benedita de vice, no Rio.

Ou que se encarregou de mostrar a Fernando Gabeira, outro companheiro de longa data que ajudou a sequestrar o embaixador americano para soltá-lo, que já não havia lugar para ele no PT, dando-lhe um “chá de cadeira” quando era o todo poderoso na Casa Civil.

O estilo sindicalista de fazer política leva em conta, por um lado, as negociações, e, por outro, o rolo compressor para atropelar os recalcitrantes.

Um exemplo recente é o caso de Minas Gerais, onde o governo impôs ao PT uma derrota humilhante.

Além de impedir que seus principais líderes — o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias — disputassem o governo do estado, fez com que Patrus assumisse a tarefa de ser o vice de Hélio Costa, do PMDB, “com muito orgulho”.

Em vários estados essa estratégia se repetiu, com o PT abrindo mão de suas aspirações para acomodar o PMDB, parceiro principal da coligação.

Em troca de cinco minutos de propaganda eleitoral de rádio e televisão, o PMDB ganhou a vice na chapa oficial e mais uma posição de destaque nas coligações regionais.

O PT não teve nenhum prurido em forçar apoios, como no caso do Maranhão, nem manteve distância de nomes polêmicos que comandam o PMDB.

Mesmo quando Lula tentou trocar o vice da chapa, colocando Henrique Meirelles no lugar de Michel Temer, o fez com cautela e acabou engolindo o nome que o PMDB impôs.

Já nas negociações estaduais, a parceria do PSDB com o DEM tem sido difícil, pois os tucanos não abrem mão de suas posições.

O exemplo do Paraná é claro. Há meses estão sendo negociados os cargos de uma coligação que poderia unir o senador Osmar Dias, do PDT, e Beto Richa, do PSDB, mas o tucano não abriu mão de se candidatar ao governo.

Agora, a escolha de seu irmão Álvaro Dias para vice de Serra teria o objetivo de constranger Osmar a retirar sua candidatura, reforçando a posição do PSDB e a candidatura a presidente de Serra, que acredita em ampliar sua vantagem no Sul com o movimento em pelo menos 2 milhões de votos.

Em três estados, além do Rio de Janeiro, o DEM tem interesses políticos específicos.

No Rio, a crise na coligação devido à candidatura do ex-prefeito Cesar Maia ao Senado quase inviabiliza o palanque de Serra com Gabeira.

Em Sergipe, o ex-governador Albano Franco, candidato ao Senado, se recusa a apoiar João Alves, do DEM, para o governo e quer a reeleição do petista Marcelo Déda.

No Pará, o senador Flexa Ribeiro insiste em se candidatar, dificultando o apoio a Valéria Pires, do DEM, a favorita para o Senado.

E, em Santa Catarina, o governador Leonel Pavan, que era vice do peemedebista Luiz Henrique, não quer apoiar Colombo, o candidato do DEM, e prefere Ângela Amin.

Na verdade, o PSDB tem pruridos seletivos. A adesão do PMDB paulista, Orestes Quércia à frente, não sofreu nenhum tipo de contestação, logo ele que foi o responsável pela histórica dissidência do MDB que resultou na criação do PSDB.

Mas o DEM, depois do escândalo de Brasília, provoca arrepios em setores do PSDB, que cobiça os mais de 3 minutos que o partido tem a oferecer para a propaganda de rádio e televisão, mas gostaria de não expô-lo como parceiro preferencial.

Pode ser que até hoje de manhã se encontre um meiotermo que permita à coligação DEM-PSDB seguir em frente sem aceitar antecipadamente a derrota, como já fez, em momento de desespero, o presidente do DEM.

A direção nacional do PSDB está disposta a exercer sua pressão para garantir as pretensões do DEM nos Estados. E acredita ser possível manter a coligação e a candidatura de Álvaro Dias a vice.

Quando o assunto é sucessão:: Wilson Figueiredo

DEU EM OPINIÃO & NOTICIA

O presidente gosta que os jornalistas, que não passam um dia sem estar com ele (ou vice-versa ), levantem a bola para ele cortar.

Quando o assunto é a candidatura Dilma Rousseff, o presidente Lula não perde oportunidade de ceder-lhe a precedência e se situar no segundo plano, como uma variante de porta-voz do futuro governo. Quando o sujeito da sucessão é o candidato oposicionista José Serra, o presidente enche os pulmões e admite disputar mais adiante o terceiro mandato, e se sente mais à vontade para preparar o terreno e se anunciar. Não é por acaso que ele se considera mais bem sucedido do que os demais presidentes que entenderam de modo diferente o Brasil. Deve ser por alguma razão que só se saberá oportunamente. Mais dia, menos dia. A culpa, se assim se considerar, é das pesquisas. Mais que uma pergunta recorrente, um cacoete o leva a fazer concessão à modéstia, com a qual rompeu desde que foi eleito e as pesquisas dizem dele, no bom sentido, o que nenhum outro ouviu antes. Reserva-se para se declarar e agir como candidato depois que seu sucessor tomar posse. Não ficaria bem admitir tal coisa antes de sua candidata passar pelo crivo das urnas.

O presidente gosta que os jornalistas, que não passam um dia sem estar com ele (ou vice-versa ), levantem a bola para ele cortar. Gosta de se aplaudir. Daí que, usando o velho argumento do lobo que se plantou do lado de cima do rio, Lula se queixa de que a oposição, na parte mais baixa, está turvando seu governo com dossiês. E se sai com a declaração de que as circunstâncias dirão a última palavra a respeito de ser ou não ser candidato em 2014. Passamos, eleitoralmente, à idade da pedra polida. Dá para esperar. O presidente mantém com as circunstâncias uma relação de velhos compadres que se comunicam num dialeto que as pessoas não alcançam. Entendem-se por intermédio de carta enigmática, que em vez de letras se vale de sinais, desenhos, ilustrações óbvias e recursos universais, que valem tanto – desde Adão e Eva – quanto palavras no mundo da comunicação virtual.

Não há semana em que os jornais, na falta de pior, não se lembrem de botar em circulação as intenções do presidente em relação ao que lhe couber depois de deixar o governo, do qual insiste em dizer que está se despedindo, embora com aquele jeito de quem vai ali na esquina mas logo estará de volta. Lula ainda não se refez do desencontro do grande público com a versão parcial da sua vida contada para explicar, mas para confundir em linguagem cinematográfica. Não repetiu na telona o sucesso que alcança na telinha.

Para preencher o ocioso e perturbador hiato de tempo, o Brasil vive o fim da pré-campanha dos pré-candidatos, tendo ao fundo a era do pré-sal numa pré-democracia que ainda não decolou. O presidente não se limita a presidir em tese. O presidencialismo autoriza sempre mais, é uma carta em branco para um presidente que não disfarça a disposição de voltar, e opera como se desconfiasse de que pode não voltar. E daí? Esta é a atmosfera em que se respiram arranjos eleitorais e se desconfia de muito mais. Lula dá apartes, provoca a oposição, passa por cima do petismo, tropeça nas palavras, opina sobre futebol, dá passos desajeitados na política externa, bloqueia a interna e bem poderia dizer, com o velho Chacrinha, que avisava, ao entrar em cena, que viera ao mundo para confundir, e não para explicar nada.

Antes que o hábito dialético de admitir, num dia, que vai ser candidato e, no outro, que ainda não sabe, pois a síntese não depende dele mas das circunstâncias que não o deixam em paz, Lula vive perigosamente o risco de levar outra vaia como aquela que, no primeiro mandato, o pegou de surpresa no Rio e ele, por tão pouco, ficou de mal com os cariocas. As pesquisas não o imunizaram contra manifestações contundentes, embora democráticas e francamente populares, que reboam nos seus ouvidos como coro de tragédia grega. Mas, se não guarda rancor, guarda distância de multidão quando vem à ex-capital de briosas tradições republicanas, entre as quais as vaias se destacam (e cujo efeito o presidente Sarney também provou). Nada de pessoal, apenas funcional.

Dilma quer um xaveco, o voto de lista:: Elio Gaspari

DEU EM O GLOBO

Na sua entrevista ao programa “Roda Viva”, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, defendeu a convocação de uma constituinte exclusiva para discutir e votar projetos de reformas política e tributária. Acrescentou que gostaria de encaminhar essas reformas logo no início do seu eventual mandato.

No que se refere à reforma tributária, recusou qualquer compromisso de reduzir a carga que atualmente está em 32% do PIB. Ela propõe um remanejamento dos impostos que pode até dar certo.

Quanto à reforma política, foi precisa: defende o voto de lista e o financiamento público das campanhas. Por enquanto, mais nada.

Louvem-se a precisão e a sinceridade da candidata.

Desde já, fica todo mundo avisado de que, se esse projeto prevalecer, a eleição deste ano será a última na qual os brasileiros votarão nominalmente nos seus candidatos à Câmara dos Deputados e às Assembleias Legislativas. Pelo sistema atual, o cidadão indica seu preferido.

Às vezes ele é eleito, às vezes não. Quando um candidato não atinge o quociente de seu partido, seus votos são derramados noutro nome. Na última eleição, o paulista que votou em Delfim Netto elegeu Michel Temer. Talvez não fosse isso que quisesse, mas restou-lhe a certeza de que preferia Delfim e nele votou.

Pelo sistema de lista, os partidos arrolam os candidatos, determinando a ordem de precedência numa lista. O cidadão vota só na sigla.

Quem defende esse sistema argumenta que assim se fortalece o sistema partidário. É preciso muita imaginação para acreditar que, no PT presidido por José Genoino, comandado por José Dirceu e entesourado por Delúbio Soares, as cúpulas partidárias mereciam esse crédito. O PTB, por exemplo, é presidido pelo grão-serrista Roberto Jefferson.

O PT refluiu para a defesa da centralização das escolhas eleitorais depois que foi para o poder. Antes, realizava até prévias. Neste ano, Lula esmagou todas as tentativas de consulta às bases companheiras.

Na outra ponta, José Serra detonou em silêncio a proposta de prévias defendida por Aécio Neves. (Quem sabe, começou a se arrepender.) Duas propostas para a adoção do sistema de listas já foram derrotadas na Câmara. Isso não faz a menor diferença para o comissariado petista. Afinal, no rastro da maioria obtida numa eleição presidencial, aprovou-se até o Plano Collor.

Enquanto Dilma Rousseff e o PT querem fechar o sistema eleitoral, na democracia mais vigorosa do mundo assiste-se a uma revolta popular contra as caciquias dos dois partidos. Se os marqueses do Democrata tivessem o poder que lhes era dado há 30 anos, Hillary Clinton estaria na Casa Branca.

Uma miniconstituinte convocada em cima do desfecho semiplebiscitário da eleição presidencial não chega a ser um chavismo, mas será um xaveco que mudará, para pior, o formato das instituições políticas brasileiras. Pelo andar da carruagem, o resultado da próxima eleição presidencial poderá estimular um surto legiferante para otras cositas más. Ainda bem que Dilma Rousseff está expondo, desde logo, sua plataforma básica.

Em tempo: José Serra nunca condenou ou defendeu o voto de lista, pois o xaveco tem boas simpatias no tucanato.

Campanhas em espelho:: Rosângela Bittar

DEU NO VALOR ECONÔMICO

A análise que o governo vem fazendo da campanha de Aloizio Mercadante (PT) a governador de São Paulo, e a que seus adversários têm sobre a campanha para eleger Geraldo Alckmin (PSDB) apontam para um cenário de disputa que reproduz, com sinais absolutamente trocados, aquela que os dois partidos realizam no plano federal. Os pesos e medidas empregados na avaliação e na montagem da estratégia são os mesmos, bem como os critérios e o discurso.

Segundo dados em mãos de um ministro petista com responsabilidade de análise do quadro eleitoral para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato a governador Aloizio Mercadante, apesar de as pesquisas de intenção de voto estarem dando vitória a Geraldo Alckmin no primeiro turno, tem muita chance de crescimento, a realização do segundo turno é praticamente uma certeza e pode realmente vencer se passar da primeira etapa.

As boas perspectivas seriam atestadas pela corrida em direção ao PT por parte de seus opositores mais ferrenhos em São Paulo, como políticos do Democratas, por exemplo. O apoio de Carlos Apolinário, é um caso, foi recebido como uma demonstração de viabilidade da candidatura por já estar atraindo o adesismo de contrários. Além de outras indicações.

Como o sucesso que poderão ter as demais candidaturas. O PT soma na lista positiva as candidaturas de Paulo Skaf (PSB) e Celso Russomano (PP). Dividiriam o eleitorado e entrariam na base eleitoral de Alckmin, forçando um segundo turno. Skaf, segundo essa análise, chegaria aos 12% (hoje está com 2, 3%), e Russomano poderia receber bem mais que isso, a depender da estratégia de campanha.

Outro argumento com que reforçam a confiança é que a campanha nem começou, o PSDB está há muitos anos no poder estadual e os eleitores estão cansados do partido: "O clima é de esgotamento, como o é para o PT em Porto Alegre", assegura o analista.

Na análise do governo, Mercadante crescerá também na base de Alckmin, e em sua chapa há dois candidatos fortes ao Senado para puxar votos: Marta Suplicy e Netinho. Além disso, esperam o efeito em cascata Lula-Dilma-Mercadante, quando começar a propaganda em TV.

Segundo explica um dos profissionais encarregados de acompanhar o desenrolar da campanha em São Paulo, Mercadante teria mais chances agora do que teve há quatro anos, pois além de tudo está "mudado". Citam, entre as atuais vantagens sobre o antigo Mercadante, o fato de ter superado a arrogância, estar mais partidário, com "um discurso redondo".

O novo Mercadante levaria vantagem, inclusive, na comparação com Marta Suplicy, se fosse ela a candidata. "A Marta, está com um discurso despolitizado, ninguém sabe de onde tira o que divulga, como o Fernando Gabeira (candidato do PV ao governo do Rio) como encarregado de matar o embaixador americano, e está egocentrada".

Este discurso de Mercadante, considerado "redondo" no PT, é o discurso que, na campanha presidencial, o PT considera "falta de discurso". É o da continuidade, da promessa de fazer mais e melhor.

Os especialistas da campanha de Geraldo Alckmin, confrontados com as observações em curso na campanha do PT, acham que em eleições tudo é possível, inclusive a subida da candidata a presidente do PT nas pesquisas impulsionar as candidaturas estaduais do partido, mas, no momento, os dados de realidade só lhes permitem reagir para conter a euforia dos mais entusiasmados com a possibilidade de vitória no primeiro turno.

Nenhuma das campanhas adversárias têm pesquisas para demonstrar uma e outra argumentação, mas os critérios de análise, entre os tucanos, reproduzem os que o PT faz em nível nacional. "Alckmin é muito popular entre prefeitos de todas as regiões, Mercadante já é muito conhecido e tem sua votação sem possibilidade de crescimento. Sempre se poderá dizer que eles vão fazer mais, mas nossa gestão em São Paulo faz uma diferença significativa".

Nessa avaliação, são incomparáveis as estradas estaduais com as federais, o que prejudicaria a crítica ao elevado pedágio; o Serra dobrou a capacidade de investimento do Estado; "há o Rodoanel, o metrô, e sempre poderão dizer que tem dinheiro federal, mas numa escala infinitamente inferior aos investimentos do Estado", argumenta o analista da campanha do PSDB. "São Paulo é cada vez mais um Estado capitalista, empreendedor, é difícil para o Mercadante ter outro discurso que não seja o da continuidade".

Se para Serra é um desafio enfrentar a força eleitoral de Lula para disputar votos com sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff, para Mercadante é um desafio enfrentar os resultados da administração Serra, reconhecidos em gabinetes do governo federal, para tentar derrotar Alckmim. Mas a criatividade está curta e estão se espelhando um no outro.

O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) era o candidato a vice presidente na chapa de José Serra melhor situado, o que tinha mais apoios no PSDB, contra ele não havia objeções por parte do candidato a presidente, é do Nordeste, e até dentro do DEM o que tinha menos arestas. Seus concorrentes nunca chegaram a figurar de fato numa lista de opções a serem apresentadas ao parceiro de aliança.

Credenciais numerosas, porém, não foram suficientes para mantê-lo no posto até a decisão final. Como não anunciavam nunca seu nome, apesar de todas as condições reunidas para o cargo, um dos integrantes da cúpula do PSDB, dos maiores, por sinal, justificou a um grupo de interlocutores que o problema de Aleluia era um veto do também baiano Jutahy Jr, do PSDB, um dos políticos mais ligados a José Serra que, desde o primeiro governo Fernando Henrique Cardoso, fez objeções fortes, e foi dissidente, à aliança com o DEM.

Ontem, diante das últimas e nervosas complicações na escolha do vice de Serra, descobriu-se que Aleluia realmente foi ceifado por peixeira de baiano, mas não do Jutahy. O veto teria partido do conterrâneo e correligionário ACM Neto (DEM-BA).


Rosângela Bittar é chefe da Redação, em Brasília. Escreve às quartas-feiras

PSDB salva aliança, mas vice ainda é incerto

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Candidatura de Osmar Dias ao governo do PR inviabiliza Álvaro Dias como vice de Serra

Julia Duailibi, São Paulo, Paulo Scinocca, Marcelo de Moraes, Eugênia Lopes

BRASÍLIA - Após 48 horas de discussões, PSDB e DEM conseguiram avançar rumo a um acordo mínimo. A aliança entre os dois partidos em torno da candidatura do tucano José Serra está praticamente selada e será anunciada durante a convenção do DEM, que acontece hoje em Brasília, a partir das 8 horas. O impasse, porém, está nos termos desse acordo.

O DEM insiste na indicação do candidato a vice-presidente, mas está disposto a ceder. Setores do PSDB cogitam rever a indicação do senador Álvaro Dias (PR), cuja escolha, na última sexta-feira, foi o estopim da crise entre os dois partidos.

Diante das dificuldades para fechar o acordo, Álvaro Dias já havia adotado no início da noite postura de cautela. "Não posso desistir do que não existe. Não tem uma designação oficial do meu nome", afirmou o tucano. Ao contrário da véspera, quando disse que sua candidatura era irreversível, ele preferiu ser menos enfático: "Isso você tem de perguntar ao partido." A hesitação de Dias estimulou a bolsa de apostas para novo vice de Serra.

Em seu blog na internet, Brizola Neto, neto de Leonel Brizola - fundador do PDT -, garantia no fim da noite que o ministro Carlos Lupi, presidente licenciado do partido, o informara de que o senador Osmar Dias (PDT-PR) se decidira pela candidatura ao governo do Paraná, independentemente do destino político de seu irmão Álvaro Dias. Se confirmada, a decisão deixaria aberta a porta para o senador deixar o posto de vice na chapa de Serra.

Consenso. Para chegar a um consenso mínimo, as cúpulas do PSDB e do DEM fizeram diversas reuniões em São Paulo e Brasília, incluindo a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ajudou na operação política feita para reagrupar os dois lados. "Certeza, não se pode dizer que sim. Mas sou otimista", admitiu Fernando Henrique, ao deixar o encontro entre as cúpulas dos dois partidos, quando questionado sobre a manutenção da aliança.

Chamado para ajudar nas negociações, FHC deixou o encontro sem conseguir o recuo do partido aliado. Para os tucanos, a dobradinha PSDB-DEM já se mostrou desgastada do ponto de vista eleitoral. Acham que um quadro tucano daria um caráter mais progressista para a chapa.

A conclusão comum foi de que ninguém ganharia com o rompimento. Para o PSDB, a quebra da aliança retiraria tempo de propaganda na televisão e minaria o apoio político em Estados importantes onde o DEM tem forte base, como Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina, por exemplo.

Para o DEM, o fim da aliança representaria o enfraquecimento nacional da legenda, já que entraria na eleição sem ter um candidato majoritário e podendo ter de abrir mão de coligações com os tucanos, enfraquecendo seus candidatos a governos estaduais e suas chapas proporcionais.

Como a negociação corre contra o tempo, já que hoje termina o prazo para que o DEM homologue a chapa na sua convenção, ficou acertado que a reunião seria aberta em Brasília, nesta quarta, no Hotel Gran Bittar, a partir das 8 horas, e prosseguiria até a formatação dos termos do acordo. Se preciso, até a meia-noite de hoje.

Até dia 5. Sacramentada a aliança, o PSDB tem até o próximo dia 5 para formalizar o vice, intervalo para as costuras finais com o DEM. Em todo caso, a cerimônia de adesão do DEM a Serra será marcada pelo pouco entusiasmo dos militantes, que poderá deixar sequelas na campanha.

"Vamos trabalhar até o último minuto para encontrar uma solução", afirmou ao Estado o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), adotando já o tom mais brando, depois que as negociações avançaram entre os dois partidos.

"Acredito que a lógica e a racionalidade vão prevalecer", disse o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA), um dos coordenadores da campanha do presidenciável tucano. "Te garanto que vamos estar com Serra", resumiu o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC).

"Houve uma condução ruim do processo. É preciso consertar isso. Esse é que é o nó", declarou o senador José Agripino Maia (DEM-RN), presente no encontro. Na reunião de anteontem, na casa do prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM), o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, admitiu que houve um equívoco no processo de escolha de Dias. Os tucanos consultaram PPS e PTB, e a informação acabou vazando antes de o nome passar pelo crivo oficial do DEM.

Os dois partidos corriam contra o tempo ontem para resolver o impasse. "O DEM tem toda vontade de estar na aliança, agora o partido tem de estar unido. O nome não é importante, o importante é a tese", afirmou o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), em relação à participação de seu partido na chapa tucana.

Para Agripino, o jogo "tem de ser zerado". "Nossa preocupação é que aquilo discutido lá atrás se reproduza", disse.

Ainda à espera de um vice

DEU EM O GLOBO

DEM chega ao dia da convenção sem resolver impasse com o PSDB e Serra

Adriana Vasconcelos, Gerson Camarotti e Silvia Amorim
BRASÍLIA e SÃO PAULO - Com sua campanha mergulhada numa crise com o aliado DEM, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, chega hoje, fim do prazo para a realização das convenções partidárias, ainda sem um vice oficial. Após duas longas e tumultuadas reuniões em menos de 24 horas em São Paulo — uma segunda-feira à noite, com a presença de Serra, e outra, ontem, com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso —, as cúpulas de PSDB e DEM admitiram que persistia o impasse. Mas estavam dispostas a entrar pela madrugada, em novas reuniões, para garantir a aprovação da aliança formal entre os dois partidos, na convenção do DEM. No fim da noite, integrantes das duas siglas apostavam num entendimento.

Até o início da nova rodada de negociações, ontem à noite em Brasília, o PSDB insistia na indicação feita na última sexta-feira — e que acabou deflagrando a crise com o DEM — do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para a vaga de vice. O DEM, por sua vez, continuava a rejeitar essa composição; em parte, por conta dos boatos de que o senador tucano teria se referido ao DEM como um partido de mensaleiros, o que Dias nega. A crise começou quando o PSDB avisou ao PTB que escolhera Dias antes de comunicar ao DEM: presidente do PTB, o deputado cassado Roberto Jefferson anunciou o nome no Twitter, irritando os democratas.

Ontem à tarde, em São Paulo, após mais de três horas de conversa e da convocação de Fernando Henrique, as cúpulas dos dois partidos admitiram o fracasso da nova rodada de negociações.

Ao reafirmar que não aceitavam Dias, os líderes do DEM deixaram claro que não se conformavam com o fato de não terem sido consultados: — Aguardamos, por parte do PSDB, a sugestão, zerado o jogo, de um encaminhamento novo para novos nomes — afirmou o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), ao deixar a reunião, num hotel em São Paulo.

O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que a relação com o PSDB virou um “casamento em crise”.

— O casamento está em crise. Mas todas as crises precisam de maturidade para que possam ser superadas — disse Rodrigo, que chegou a usar a campanha da adversária, Dilma Rousseff (PT), como exemplo: — Em todas as alianças feitas nos últimos anos um partido indica o candidato a presidente e o outro, o vice. É assim com a campanha da Dilma e foi assim nas duas campanhas do Fernando Henrique.

Na mesa de negociação com Fernando Henrique e o coordenador da campanha de Serra e presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), Rodrigo reiterou que a união da oposição passa pelo direito de o DEM participar do processo de escolha do vice. Ele negou que o partido tenha indicado algum nome ao PSDB.

— Não quero indicar nomes. Quero a tese vencedora. A tese de que os partidos são maiores que as pessoas.

O PSDB indicou o Serra. Entendemos que o DEM, independentemente de nome, deve indicar o vice, porque isso gera unidade — disse Rodrigo.

Perguntado se o partido aceitaria a indicação do ex-ministro Pimenta da Veiga (do PSDB), como teriam sugerido tucanos, o deputado não demonstrou entusiasmo: — Acho que o Pimenta já não disputa eleições (há tempo). É um grande quadro, mas acredito que o DEM tem grandes quadros também. Nossa vontade é estar junto com o PSDB.

Por isso vamos esgotar todo o diálogo para que o partido possa fazer a convenção e apoiar José Serra.

Pelo Twitter, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) anunciou sua candidatura ao Senado, encerrando as especulações de que poderia ser vice na chapa de Serra.

Além de Rodrigo e Agripino, participou da reunião de ontem à tarde, pelo DEM, Jorge Bornhausen, ex-presidente da sigla. Na saída, Fernando Henrique se disse otimista, mas afirmou que ainda não havia certeza de que o DEM estaria com Serra.

— Certeza, a gente nunca pode dizer que sim. Mas estou otimista — disse FH, que ironizou o prazo apertado para buscar um acordo: — Tem tanto tempo daqui até amanhã (hoje). Política não se faz precipitadamente. O importante é que cada um entenda que o que está em jogo não são pessoas, mas um processo histórico e político que tem que ser discutido abertamente com o país.

Mais difícil do que convocar a seleção

Na noite anterior, em reunião que avançou pela madrugada, Serra participou de nova tentativa de convencer os aliados a aceitar o nome de Dias. O encontro foi entre os líderes dos dois partidos no apartamento do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).

Serra expôs os motivos que o levaram a escolher Dias, sem sucesso.

Ontem, em entrevista a Míriam Leitão, na Globonews, Serra procurou minimizar a crise: — Vice, tem muitos. É mais difícil escolher um vice do que fazer a convocação da seleção. Mas tenho certeza que chegaremos a uma boa solução — disse Serra. Ele evitou comentar a declaração dada na véspera por Guerra, para quem a crise com o DEM pode “comprometer a nossa vitória”: — Não ouvi esta declaração e parece que não está muito clara. Aqui você faz um encaminhamento, usa uma metodologia que, na prática, dá outro resultado, com Twitter, isso ou aquilo.

Então houve um problema de desinformação, de aceleração das coisas.

Mas isso é normal na política.

Um pouco antes das 22h de ontem, Rodrigo Maia desembarcou em Brasília, acompanhado de Jorge Bornhausen, para um encontro ampliado, na casa do senador Heráclito Fortes (PI). De madrugada, Rodrigo ainda voltaria a São Paulo para uma conversa definitiva com Serra.

Para reduzir a resistência do DEM, os tucanos cederam à pressão dos democratas em Sergipe e no Pará. Valéria Pires, do DEM, teve sua candidatura ao Senado confirmada na chapa do candidato tucano ao governo do Pará, Simon Jatene. A aliança entre os tucanos e democratas também teria sido confirmada em Sergipe, embora o deputado Albano Franco (PSDB-SE) preferisse apoiar a reeleição do governador petista Marcelo Déda.

PSDB confia que capacidade de transferência de Lula já se esgotou

DEU NO VALOR ECONÔMICO

Raymundo Costa, de Brasília

Apesar de uma nova pesquisa confirmar que Dilma Rousseff ultrapassou José Serra em cinco pontos, a campanha do tucano considera que a eleição está tecnicamente empatada entre os candidatos do PT e do PSDB. A conclusão leva em conta os levantamentos internos da campanha e uma crítica aos dias escolhidos para o campo das pesquisas Ibope e Vox Populi, esta última divulgada ontem.

De acordo com o núcleo da campanha do PSDB, já haviam se dissipados os efeitos da propaganda de Serra, no rádio e e televisão, nos dias escolhidos para as entrevistas de campo dos dois institutos. Segundo os tucanos, o inesperado (baixo) desempenho de Serra no mês da propaganda partidária tem outras explicações. Gripado, Serra pouco falou para o Jornal Nacional, enquanto a viagem da ex-ministra Dilma ao exterior esteve sempre presente no horário nobre da TV Globo.

O comitê tucano também considera inadequada a comparação feita com o desempenho de Geraldo Alckmin, em 2006, após o programa e os comerciais partidárias. Alckmin saltou de 22% para 29% das îintenções de votos, mas ele era um candidato ainda desconhecido do país, à época - ou seja, tinha uma larga margem de crescimento.

Tanto no Ibope, da semana passada, quanto no Vox Populi divulgado ontem Dilma abriu cinco pontos em relação a Serra. O resultado deixou inquietos os líderes tucanos e reabriu discussões sobre a estratégia de campanha. Pelo menos por enquanto, é improvável que ocorra alguma mudança pelo menos no eixo da campanha, que é de comparação do currículo entre os candidatos do PSDB e do PT, conforme foi traçado pelo jornalista Luiz González, o comandante do marketing da campanha.

O Valor apurou que, na visão de González, até agora nada diferente ocorreu em relação às eleições passadas. O jornalista avalia que a próxima eleição presidencial será decidida no período da propaganda eleitoral, mais provavelmente a partir do início da segunda quinzena de setembro. "É como a entrega da declaração do Imposto de Renda, as pessoas deixam sempre para a última hora", costuma comparar.

De acordo com a campanha tucana, não há muito segredo no que deve ser feito. A expectativa do PSDB é que Dilma só dispõe de um recurso: dizer que o país nunca esteve tão bem e que para continuar bem é preciso manter o governo atual. Serra, por outro lado, deve dizer que independentemente de o país ir bem, há coisas boas (que devem ser mantidas) e coisas ruins (que precisam ser mudadas). E tentar mostrar que está mais bem preparado para gerenciar esta situação. "O Robinho nessa eleição é o Serra", entusiasmou-se, pouco antes do jogo entre Brasil e Chile, o jornalista González em conversa com um interlocutor.

O discurso de Serra deve variar de acordo com o público. "Uma entrega para cada público", disse González numa conversa recente. A propaganda de Serra pode até subir o tom de acordo com o público e a situação, mas quando isso ocorrer a responsabilidade será de González , que blindou efetivamente a campanha à influência dos palpites que oscilam de acordo com as pesquisas.

Claro que eles não concordam que a eleição já está ganha pela Dilma, têm números que mostram oscilação muito grande uma semana antes da eleição de 2006 e também uma análise compilada pelo professor Fernando Guilhon segundo a qual a capacidade de transferência de Lula está se esgotando.

Passada uma semana, os tucanos chamam a atenção para alguns números enunciados pela pesquisa Ibope. Um deles revela que o eleitorado disposto a votar em quem o presidente mandar pode estar em queda: em março último, 53% dos eleitores ouvidos pelo Ibope diziam que votariam no candidato de Lula; em junho, o percentual caiu para 48%, uma perda de 5% pontos, bem acima da margem de erro da pesquisa. Circulam também entre os tucanos estudos sobre a possibilidade de a capacidade de transferência de votos do presidente ter chegado ao limite (monitoramento, aliás, que também é feito no no PT).

O PSDB faz diariamente 500 entrevistas telefônicas. A avaliação é que já há uma certa percentagem firme de voto dos dois lados - em situação de empate técnico - e que o restante vai se decidir na campanha propriamente dita.

Lula é multado por discurso em 1° de maio

DEU EM O GLOBO

Roberto Maltchick

BRASÍLIA. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem multar em R$ 5 mil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua participação no evento da Força Sindical, em 1ode maio, que comemorou o Dia do Trabalhador em São Paulo. Foi a sexta vez que Lula foi multado em razão de propaganda eleitoral antecipada, totalizando R$ 42,5 mil.

O relator, ministro Joelson Dias, votou contra a multa, mas o placar contra Lula foi de cinco a dois. O DEM entrou com uma representação no TSE por causa dos discursos feitos no evento, com a participação da candidata petista Dilma Rousseff, do presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT), e da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).
No primeiro julgamento, em 14 de junho, o TSE julgou a representação improcedente. Mas o Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão. Os outros acusados foram absolvidos.

Durante o evento, Lula disse: “eu quero que quem venha depois de mim — e vocês sabem quem eu quero — saiba que tem que fazer mais e melhor”.

Como os julgamentos estão em fase de recurso, Lula ainda não pagou as multas.

Um novo amigo: Berlusconi fala em volta de Lula, que nega

DEU EM O GLOBO

Presidente descarta sugestão de voltar em 2014 e também a intenção de ter cargo na ONU

Flávio Freire

SÃO PAULO. Conhecido tanto pelas declarações quanto pelo comportamento polêmicos, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, manteve o estilo ontem em São Paulo. Em uma palestra para 500 empresários, Berlusconi tentou elogiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua “afinidade com as mulheres” e sugeriu que ele se preparava para voltar à Presidência, no futuro.

— O presidente Lula hoje tem 62 anos. Agora ele vai descansar quatro anos, obrigatoriamente.
Daqui a quatro anos, terá 66 anos e vai poder trabalhar mais oito anos, para o bem do Brasil, para aí chegar na idade de 74 anos jovem e cheio de energia como eu — disse Berlusconi.

Lula rechaçou a sugestão de Berlusconi de que ele gostaria de voltar ao cargo: — Um político mau-caráter prefere que sua oposição ganhe, para poder voltar em quatro anos. Eu ofereço o que eu tenho de melhor, e (a candidata) vai fazer um belíssimo governo e poderá pleitear o cargo mais uma vez. Eu me contentarei em ser cabo eleitoral duas vezes — disse Lula, descontraído.

O premiê italiano destacou a popularidade de Lula e se comparou neste ponto ao colega brasileiro.

— O povo brasileiro sentirá a falta do presidente Lula (quando deixar o cargo). Ele tem o maior índice de popularidade em uma democracia. Ninguém alcança sua popularidade. Gostaria de acompanhá-lo, minha aprovação alcança os 63% de popularidade em toda a Europa — disse.

Lula retribuiu os elogios destacando a proximidade histórica do Brasil com a Itália.

— A diferença entre nós são só o idioma e o passaporte — disse o presidente.

Diante da plateia que lotava o auditório da Fiesp, Berlusconi misturou dois assuntos (mulheres e futebol) para dizer que tinha muito afinidade com o presidente.

— Eu disse para o presidente Lula que sempre tive muita simpatia pelo futebol brasileiro e pelas mulheres.

Ele me disse: “Berlusconi, não me comprometa, sou casado há 35 anos”. Eu achei que o Lula estava dizendo uma coisa, mas pensando em outra quando disse isso — disse Berlusconi, que arrancou gargalhada dos convidados, enquanto Lula ria meio sem graça diante de uma intérprete que traduzia o discurso do primeiroministro italiano.

Berlusconi também aproveitou para fazer média com o futebol brasileiro. Disse que hoje pelo menos 11 importantes jogadores atuam no futebol italiano, e elogiou a atuação de Kaká, que jogou no Milan, time que pertence ao primeiro-ministro.

Também no encontro, Lula descartou a intenção de ocupar um cargo na Organização das Nações Unidas (ONU) ou em qualquer instituição em que possa trabalhar como líder de países em desenvolvimento. Ao comentar artigo publicado no “Financial Times”, informando que Lula teria interesse em liderar uma frente de apoio a países de América do Sul e África, o presidente explicou: — Se o jornal entendeu que, quando falo de trabalhar por outros países, eu estou falando em cargos, é um equívoco. O que eu tenho interesse é em dedicar o meu tempo para visitar países da América do Sul e da África, para trocar experiências de coisas bem-sucedidas no Brasil — explicou o presidente brasileiro.

Diante da especulação sobre o assunto, o presidente foi taxativo: — O Brasil não quer ter ingerência sobre nenhum país — disse Lula, para quem um cargo na ONU, por exemplo, não pode ser exercido por um político que tenha tido tanta importância no cenário mundial. — Nesses cargos, tem que ter um bom burocrata que conheça seu limite.

Anastasia anuncia vice hoje

DEU NO ESTADO DE MINAS

Nos bastidores, é quase certa a indicação do presidente da Assembleia, Alberto Pinto Coelho (PP). Mesmo ficando sem o cargo, os democratas não devem abrir dissidência contra o PSDB no estado

Alessandra Mello

O PSDB anuncia oficialmente hoje o nome do candidato a vice-governador na chapa de Antonio Anastasia. Nos bastidores, o DEM, partido que pleiteava a vaga, dá como certa a indicação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), para o cargo. Mesmo preteridos, os democratas mineiros garantem que não pretendem abrir uma dissidência na aliança com os tucanos, como o que ocorre na disputa presidencial, em que os dois partidos travam um embate por causa da exclusão do DEM da chapa do tucano José Serra (SP). Todas as legendas têm até o fim desta semana para registrar as chapas majoritária e proporcional na Justiça Eleitoral.

Apesar de as negociações em torno da provável indicação de Pinto Coelho para o cargo terem sido coordenadas pelo ex-governador Aécio Neves, lideranças do DEM mineiro atribuem o desfecho da novela do vice mineiro ao comando nacional da legenda, que não soube usar sua força para mostrar ao comando do PSDB a importância de uma aliança com o partido também em Minas Gerais. A reclamação foi feita pelo deputado federal Marcos Montes (PSDB), um dos cotados para ser candidato a vice-governador na chapa de Anastasia. “O anúncio de amanhã (hoje) caminha na contramão do que os democratas queriam, repetindo o quadro nacional. O partido se descuidou e foi ausente na questão nacional e também na estadual. Agora, não dá, nos últimos minutos do segundo tempo, para pôr a faca no pescoço de um aliado e exigir alguma coisa”, afirmou Montes.

O deputado contava com o apoio de diversos prefeitos do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba para ser candidato a vice. Montes disse que já informou aos seus apoiadores que o partido deverá mesmo ficar de fora da chapa majoritária. O deputado lamenta a opção do PSDB e lembra que justamente nessas regiões estão concentrados os maiores índices de intenção de voto do maior adversário de Anastasia, o senador Hélio Costa (PMDB). Ele também lembrou que um dos principais coordenadores da campanha de Costa será o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PMDB). Para Montes, prevaleceu a força do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), do mesmo partido de Pinto Coelho, em detrimento do interesse de toda a região, que concentra 1,6 milhão de eleitores.

SUPLÊNCIA. O PSDB chegou a oferecer a suplência na vaga de Aécio Neves, que disputará o Senado, mas o partido não demonstrou entusiasmo pela oferta. O presidente do DEM, deputado federal Carlos Melles, também cotado para vice de Anastasia, evita jogar a toalha em relação à indicação de Alberto e disse que ainda pode haver uma alteração, em função de algum acerto entre Aécio Neves e o presidente do DEM, deputado federal Cesar Maia. Segundo ele, o partido achou que o afinco de Maia para emplacar o nome de Aécio no lugar de Serra poderia ser reconhecido em Minas. “Ficamos com crédito por causa desse apoio, mas sem poder usá-lo”, comentou Melles. O anúncio do vice vai contar com a presença de todos os partidos da base aliada e também do ex-governador Aécio Neves (PSDB). Os tucanos mineiros querem dar uma demonstração de unidade em torno dos nomes de Anastasia e Aécio, ao contrário do que vem acontecendo com a chapa nacional.

Sem ex-governador, Cabral fica mais perto de vitória no 1º turno

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Análise: Luciana Nunes Leal

Na convenção do PMDB que formalizou a candidatura à reeleição do governador Sérgio Cabral, domingo passado, quase todos os discursos giravam em torno do mesmo tema: vitória no primeiro turno. Era, ao mesmo tempo, entusiasmo dos aliados e torcida para que Antony Garotinho, ex-governador, fosse derrotado na briga judicial para ser candidato ao governo, pelo PR.

Com uma aliança que reúne 16 partidos, Cabral, que já tem posição confortável nas pesquisas eleitorais, estaria ainda mais tranquilo sem Garotinho na disputa, ou mesmo com um candidato de última hora que o PR escolha para enfrentar o governador.

Derrotado no Tribunal Regional Eleitoral, Garotinho conta com uma liminar do TSE para registrar a candidatura e com a demora da Justiça para julgar o mérito da ação. O PMDB fluminense aguarda ansioso a derrota judicial do ex-governador. Ao outro candidato competitivo, Fernando Gabeira (PV), em coligação com PSDB, DEM e PPS, interessa a manutenção da candidatura de Garotinho, para dividir votos e tentar forçar um segundo turno.

As duas últimas pesquisas eleitorais, feitas em maio (Vox Populi, registro no TSE 11323/2010 e Ibope, registro no TSE 12414/2010), indicam vitória de Cabral no primeiro turno. Mas a ausência de Garotinho, que tem em torno de 20% das intenções de voto, facilitaria ainda mais a vida do governador. A principal razão é que dificilmente os eleitores do ex-governador votariam em Gabeira.

Garotinho tem um eleitorado majoritariamente de baixa renda e baixa escolaridade, faixa onde Gabeira não vai bem e na qual Cabral também tem bons índices. A migração do eleitorado para Cabral seria natural. O Rio é o terceiro colégio eleitoral do País, com 11,4 milhões de eleitores.

Além do aspecto matemático, a campanha ficaria mais fácil para Cabral porque, sem Garotinho, o governador se livraria de um adversário incômodo. Ao contrário de Gabeira, que prefere o embate político e se apresenta como alternativa à hegemonia do PMDB e à divisão de cargos entre aliados, Garotinho aposta em ataques e denúncias.

No lançamento de sua pré-candidatura, o ex-governador acusou Cabral de enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e de montar uma "quadrilha" para desviar recursos públicos. Quis chamar o adversário para a briga, mas o governador recusou-se - e continua a se recusar - a responder às acusações. Cabral não foi à Justiça contra Garotinho, como o pré-candidato do PR queria.

Para formar coligação tão ampla, Cabral foi beneficiado pela estratégia do PT de forçar alianças regionais com o PMDB e, assim, facilitar a coligação nacional em torno de Dilma Rousseff. Os petistas fluminenses abriram mão de disputar o governo e hoje estão na chapa de Cabral com a candidatura do ex-prefeito Lindberg Farias ao Senado. Garotinho ficou isolado como candidato de um partido da base do governo Lula. O PR do Rio ainda não anunciou se vai apoiar Dilma ou ficar neutro na disputa presidencial.


É jornalista do Estado

Garotinho obtém liminar para concorrer

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Condenado por abuso de poder econômico, ex-governador do Rio reverte provisoriamente decisão do TRE que, em maio, o tornou inelegível por 3 anos

Alfredo Junqueira / RIO

No ataque. Anthony Garotinho, em seu programa de rádio: "Todo o processo sofreu influências poderosas nos bastidores"

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) obteve, no fim da noite de ontem, liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendendo a decisão da Justiça Eleitoral fluminense que, em maio, o havia tornado inelegível por três anos após condená-lo por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2008.

Com a decisão, Garotinho terá seu nome homologado em convenção promovida pelo PR e poderá fazer o registro de sua candidatura ao governo do Rio. O evento promovido pelo partido do ex-governador havia sido adiado para a manhã de hoje, último dia estabelecido pelo calendário eleitoral. O objetivo era justamente esperar por uma decisão favorável do TSE. O prazo para registro de candidaturas se encerra no dia 5.

O TSE, no entanto, ainda deve analisar o mérito do recurso especial apresentado por Garotinho em data ainda não prevista. Caso o ex-governador venha a ser derrotado pelo pleno do tribunal, perde seu registro e a possibilidade de concorrer.

O relator da liminar que beneficiou Garotinho, ministro Marcelo Ribeiro, considerou que havia "controvérsia jurídica" na decisão do Tribunal Regional Eleitoral de cassar os direitos políticos do ex-governador. Ele ainda observou que a concessão da liminar se tornava necessária pela proximidade do fim do prazo de registro de candidaturas.

Na segunda-feira, o ex-governador tinha sido mais uma vez derrotado no TRE, que rejeitou seus recursos. A mulher de Garotinho, a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, foi condenada no mesmo processo, teve o mandato cassado e também ficou inelegível por três anos.

A sentença da Justiça Eleitoral fluminense diz que o casal Garotinho usou de forma indevida meios de comunicação social na eleição municipal de 2008. Rosinha foi beneficiada por publicações no jornal O Diário e programas na rádio do mesmo grupo. Ela recorre da decisão no TSE.

Liminar. Na semana passada, o mesmo Marcelo Ribeiro, negara a concessão de liminar alegando que preferia esperar a decisão do TRE. Ao longo do dia de ontem, os advogados do ex-governador demonstravam confiança na mudança de postura do ministro.

"Acredito que agora o ministro vá conceder a liminar. Se isso não ocorrer, vamos apresentar agravo recurso ao pleno do TSE. Estamos confiantes de que o ex-governador poderá participar da eleição", afirmou Jonas Lopes Neto, seu advogado de defesa.

O ex-governador tem usado seu blog na internet para se manifestar sobre o assunto. Ele acusa o atual governador, Sérgio Cabral Filho (PMDB), de influenciar a decisão da Justiça Eleitoral do Rio. Os dois eram aliados até o fim de 2006, mas brigaram depois da posse de Cabral. Uma vez candidato, Garotinho deve basear sua campanha em ataques ao ex-aliado.


Perguntado sobre autonomia do BC, Serra diz que 'vai ficar como está'

DEU EM O GLOBO

Tucano afirma que vai nomear "gente entrosada" na equipe econômica

Natanael Damasceno

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou ontem que, embora ache que o Banco Central (BC) deva estar afinado com a equipe econômica, não vai acabar com a autonomia do órgão se for eleito. No segundo programa da série “Míriam Leitão Especial”, exibido ontem à noite na GloboNews, ao falar de economia, o tucano voltou a fazer críticas a medidas tomadas pela equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

— (O BC) Vai ficar como está.

O presidente é responsável pela nomeação do presidente do Banco Central, pelo ministro da Fazenda, pelo ministro do Planejamento.

O que eu vou fazer é botar gente entrosada, e não um atirando contra o outro. Isso é a pior coisa em matéria de política monetária e de política fiscal. Essas coisas não são independentes — afirmou Serra, respondendo se manteria a autonomia do BC.

O candidato destacou a importância de nomear pessoas com o mesmo pensamento para a condução da política econômica: — O que você faz com impostos e gastos é crucial para o rumo da macroeconomia. O que vou fazer é nomear uma equipe de qualidade, que pense parecido a respeito das necessidades de manter a inflação baixa, estabilidade, desenvolver o país, e fortalecer a produção.

Serra também falou sobre a carga tributária, o papel do Estado na economia e a necessidade de aumentar o superávit.

— Estou convencido que o Brasil tem a maior carga fiscal do mundo em desenvolvimento.

Atrapalha a economia. E estou convencido que é possível diminuí-la à medida que os gastos cresçam menos que a economia. Acho que você pode adotar medidas tributárias de eficácia sem mexer na Constituição — disse Serra, exemplificando com a Nota Fiscal paulista, programa de incentivo criado durante seu governo em São Paulo.

Segundo o candidato, além de diminuir os impostos quando possível, é preciso aprovar uma lei, já prevista na Constituição, que dá visibilidade aos impostos, para que o consumidor saiba o quanto está pagando.

Serra voltou a afirmar que o Estado é pouco eficiente porque as agências reguladoras foram entregues aos partidos da base aliada do governo através de indicações políticas.

Segundo ele, em seu governo não haverá espaço para este tipo de negociação.

Sobre as pesquisas de intenção de votos, que mostram o crescimento de sua principal adversária, a petista Dilma Rousseff, ele disse que não está preocupado.

— Essa vai ser uma eleição disputada. É como uma final de Copa do Mundo, você não pode esperar ganhar de goleada sempre. O importante é que, depois da Copa, a campanha vai realmente acelerar.

Depois do horário eleitoral é que a campanha ganha perfil.

Por enquanto são retratos instantâneos.

“Pesquisas têm menos importância do que parecem” Para o candidato, só depois da campanha o eleitor irá cristalizar sua opinião: — As pesquisas têm menos importância do que parece, ao menos nos períodos muito antecipados, porque os eleitores só vão formar sua cabeça mais adiante.

Sobre a revisão do Código Florestal, que neste momento está sendo discutida no Congresso, o candidato se disse a favor do desmatamento zero.

Segundo ele, porém, algumas das mudanças propostas poderiam ser estudadas. O tucano defende o adiamento da discussão para depois das eleições.

— Eu queria examinar mais detidamente estando no governo.

O Brasil é um país homogêneo.

Não pode ser tudo igual.

Ao mesmo tempo, você não pode abrir caminhos para consagrar abusos que foram feitos, inclusive em períodos recentes.

Além de Serra, a jornalista entrevistou, na semana passada, a candidata do Partido Verde, Marina Silva. Dilma também foi convidada, mas não quis participar.

Ideias de Serra:: Miriam Leitão

DEU EM O GLOBO

O candidato José Serra garantiu que não vai mudar o status do presidente do Banco Central.
Disse na saída da entrevista ontem na Globonews.

Na gravação, o que ele afirmou é que é fundamental ter uma equipe econômica afinada. Ele prometeu devolver ao consumidor final 30% dos impostos pagos pelo varejo. Na área ambiental, garantiu que é a favor do desmatamento zero.

Serra foi o segundo entrevistado da série especial de eleições. E último, porque a candidata Dilma Rousseff recusou o convite. Serra não tinha ainda resposta para a primeira e óbvia pergunta: quem será o vice? O PSDB e o DEM passaram ontem a tarde reunidos para discutir o assunto, mas ainda não tinham resposta quando ele entrou para a gravação do programa. Ponderei que em todas as candidaturas a escolha do candidato a vice representa um momento de agregar apoios e votos, mas na candidatura dele tinha virado uma crise. Ele discordou.

Disse que há muitas opções, que certos encaminhamentos não deram o resultado previsto e que sim, o candidato a vice vai somar votos e aparecer.

A pergunta sobre Banco Central é recorrente, mas tive que fazê-la de novo porque sinceramente ainda não entendi se o BC, se ele for eleito, será autônomo ou não: — Vai ficar exatamente como está. O presidente é responsável pelas nomeações, e eu, se for eleito, vou pôr pessoas entrosadas em toda a área econômica para não ficar um atirando contra o outro.

Argumentei que ele disse recentemente que o presidente do BC vai responder ao ministro da Fazenda.

Ele respondeu: — Sempre foi assim. O BC ficou independente do Ministério da Fazenda porque o (presidente) Lula quis protegêlo de processos tramitando em primeira instância.

Na saída, ao fim da gravação, ele disse que queria encerrar esse assunto: — Minha garantia é que não haverá qualquer alteração de status do presidente do BC caso eu seja eleito.

Sobre a carga tributária brasileira — que aliás, tanto o atual presidente quanto o antecessor elevaram —, ele disse que é possível diminuí-la e deu exemplos concretos: — Criei em São Paulo a Nota Fiscal Paulista, a proposta é criar a Nota Fiscal Brasileira, que significa devolver ao contribuinte 30% do imposto pago no consumo.

É a primeira vez que se devolve imposto ao consumidor no Brasil, e nós entregamos R$ 2 bilhões. Temos também que desonerar investimentos.

E para nada disso é necessário mudar a lei, porque com as atuais pode-se adotar essas medidas. Tanto que eu, quando ministro da Saúde, diminuí os impostos que incidiam sobre medicamento de uso constante.

Perguntei sobre o que ele pretende fazer para reverter o fato de que, há dois meses, estava com 10% acima das intenções de votos da sua principal adversária, ex-ministra Dilma Rousseff, e agora está com 5% menos: — Pesquisa vai e vem. Essa eleição será tão disputada quanto Copa do Mundo. Depois que o horário eleitoral começar é que o eleitor forma a sua cabeça. As pesquisas são mais importantes para os jornalistas, os políticos.

Serra não acha que o fato de o Brasil estar crescendo dará vantagens à candidata governista: — O candidato de Bill Clinton perdeu a eleição, apesar de a economia estar bombando naquela época. Sou economista, mas não economicista.

Não acho que será a economia que vai decidir isso. O que decide é o futuro.

O Brasil vai ser governado pelo próximo presidente e o que vier a acontecer no Brasil vai depender do preparo e da qualificação e da capacidade de tomar decisão de quem for eleito. A economia está crescendo e isso deve ser mantido, mas está faltando saúde, educação, saneamento e um trabalho federal organizado de atendimento das calamidades.

Sobre as alterações propostas para o Código Florestal, o candidato foi vago. Disse que não acha que é a hora de fazer mudanças, que o tema precisa ser mais discutido: — Há algumas boas ideias, como o fato de que nas áreas agrícolas antigas, que já não havia a reserva florestal, é preciso flexibilidade, mas perdão de multa tem que ser melhor examinada. Eu sou a favor do desmatamento zero porque a floresta é nosso patrimônio.

Em São Paulo, nós aumentamos a área coberta por mata natural, conseguimos acabar com um milhão de tonelada de cana queimada — que não tem a ver com efeito estufa, mas com a saúde das pessoas — e aprovamos a mais moderna legislação de mudança climática do hemisfério sul.

Serra disse que é possível cortar gastos, porque há sempre muito desperdício, principalmente em contratos de fornecimento e em compras governamentais. Citou o exemplo da compra de leite na prefeitura de São Paulo, que segundo ele ficou em metade ou dois terços do custo inicialmente estabelecido: — O Brasil tem muitas anomalias.

Entra governo e sai governo o Brasil tem a maior taxa de juros do mundo, maior carga tributária entre emergentes e a menor taxa de investimento governamental.

Cortando gastos e desperdícios será possível reduzir juros, carga tributária e aumentar investimentos. Não se vai reduzir juros se não tiver um quadro fiscal equacionado.

No fim, disse que quer “abrir oportunidades para as pessoas”.

A ajuda da vítima:: Janio de Freitas

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Ação social com o dinheiro da vítima de catástrofes vira norma; o governo faz só a declaração de bondade

Os números são inseguros. Nem é necessário que não o sejam. Tanto faz se são as 157 mil pessoas contadas pelo governo, ou 130 mil, 160 mil, tanto faz. As fotos e os vídeos dizem o suficiente sobre a monstruosidade da tragédia que arruinou 27 municípios de Pernambuco e Alagoas, onde pessoas incontáveis catam na lama e na água fétida algo que comer, dar aos filhos e aos pais, e vagam atônitas sobre os resíduos do que foram suas casas, suas ruas, suas cidades.

Não há o que culpar ao restante do país absorvido pela Copa, sob a pressão uníssona dos meios de comunicação. Quando a Copa acabar, ou se antes o Brasil for eliminado, por certo veremos como os meios de comunicação são dedicados ao que chamam de sua função social, e até dizem ser a sua finalidade primordial.

Aí, sob essa nova pressão muito interessante para ajudar imagens e conceitos, virá boa ajuda aos desgraçados que a esperam para beber e comer algo sem lama e contaminantes. É só a Copa deixar.

Alguma coisa tem ido, por iniciativa do governo. Além de muito insuficiente para o necessário a alimentação, vestuário e abrigo, a distribuição é difícil e, em certas áreas, ainda impossível.

Vacinas, remédios, recursos para restauração de postos de saúde e dois hospitais já estão encaminhados. E as Forças Armadas foram menos indecisas, para iniciativas de socorro, do que nas catástrofes recentes em Santa Catarina e NO Estado do Rio (duas, em Niterói e Angra). Mas as providências de primeiro momento não são tudo. E depois delas o costumeiro é outra forma de desgraça.

Os governos falam muito e sempre, a cada um desses desastres, nas verbas que estão determinando para isso e aquilo. Mesmo quando mandadas destinar, o que ocorre apenas com uma parte do anunciado, a burocracia as espera com um calendário sem final.

Só para dar ideia: as prefeituras têm que fazer estudos de local e projetos técnicos a serem mandados ao respectivo ministério, que os submeterá a novos estudos para aprová-los, submetê-los a novas exigências ou recusá-los. Os milhares que estão sem água potável, sem teto, sem escola, sem trabalho, sem as antigas pontes -esperam. Com frequência, para nada.

Muitos podem contar com a ajuda individual providenciada pelo governo: "Vamos liberar o FGTS para as pessoas comprarem as coisas que precisam, móveis...", são palavras de Lula. E há o comunicado de que "o INSS vai antecipar as aposentadorias e pensões de julho", que "serão restituídas em 24 meses".

Ajuda muito importante.

Exceto, no entanto, em um pormenor. O FGTS, a aposentadoria e as pensões não são dinheiro governamental, pertencem a quem os acumulou nos cofres públicos como fruto do seu trabalho. Na ação social do governo, tal como está composta, é a vítima da catástrofe que ajuda a si mesma. O governante faz só a declaração de bondade.

No caso do pagamento antecipado da mensalidade de aposentadoria e pensão, o aposentado e o pensionista têm que repor, em 24 meses, dinheiro que é legitimamente seu. E que o governo lhe devolve em parcelas, muito módicas para a quase totalidade. No caso do FGTS, é sacar sobre o que a vítima da catástrofe teria a receber ao iniciar a vida de aposentado.

O inferno burocrático vem de longe. A ação social com o dinheiro da vítima torna-se norma, como se grande parte de cada uma dessas catástrofes não se devesse à falta de prevenção e de outras ações dos governos. Bolsa Família não é tudo. E o restante falta.

Dilma, impostos, postes e balões:: Vinicius Torres Freire

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Baixar imposto torna-se, por ora, mote principal da candidata, que fica cada vez menos opinionada

Até agora, a promessa mais recorrente da campanha de Dilma Rousseff (PT) é cobrar menos impostos. A candidata repetiu na segunda-feira no programa "Roda Viva", da TV Cultura, que vai propor uma "reforma tributária ampla". Isso quer dizer imposto zero sobre investimentos produtivos, diminuir os impostos que as empresas pagam sobre a folha de salários e fazer com que os Estados concordem em cobrar um ICMS parecido.

No final de maio, Dilma havia dito coisa parecida aos empresários da Confederação Nacional da Indústria -a "reforma das reformas" é a tributária. Dias antes, no "Programa do Ratinho", comprometera-se a simplificar a cobrança de tributos e cobrar menos imposto de energia elétrica, remédio e comida.

Também tratou dos impostos sobre empregos e investimentos.

Imposto não é um tema que apareça espontaneamente nas pesquisas de opinião. Ao menos, não tem aparecido nas rodadas de pesquisas desta eleição. Mas se torna um assunto de grande interesse quando se estimula o entrevistado a falar sobre o assunto. É o que dizem pesquisas encomendadas direta ou indiretamente por PT, PSDB e DEM.

Um achado interessante de pelo menos duas dessas pesquisas é que o eleitorado estaria mais incomodado com impostos do que com juros altos. Ou que considera a redução de impostos "muito importante" para a diminuição do custo dos produtos e serviços que consome.

Dilma, portanto, sabe do que está falando. Sabe ainda do que não está falando. Além de evitar debates e sabatinas potencialmente incômodos, a candidata governista evita qualquer outro tema polêmico: previdência, reforma trabalhista, Banco Central etc. Muito disciplinada, evita bolas divididas. Mudou de fato seu jeito de jogar, seu tradicional estilo Dunga. Mas obedece estritamente ao esquema tático da campanha, como os "guerreiros" de Dunga. Parece, pois, tão sem personalidade quanto o futebol desta Copa.

Além de ser a candidata governista, "a mulher do Lula", como tanto aparece nas pesquisas, Dilma é então a candidata da redução dos impostos. Note-se de modo irônico que o candidato a tantos e vários cargos que mais frequentemente se apresentou aos eleitores com um programa de redução de impostos foi Guilherme Afif Domingos, ex-PDS, PFL, agora no DEM, aliado dos tucanos.

Um eventual governo Dilma abriria mão de muita receita de imposto, pois. Como já se escreveu nestas colunas, reformas tributárias no Brasil progredirão apenas se o governo federal absorver as perdas de receita. Estados e municípios jamais se entendem sobre o assunto; o governo federal teria de abrir mão de mais receita. Para fazê-lo, o governo precisa gastar menos.

Dilma ainda não explicou como vai enxugar o gelo. Por ora, no entanto, o mais relevante é que a candidata aborda apenas assuntos de baixo risco ou de consenso, ainda que superficial (quase todo mundo quer menos imposto, mas há desacordo quase geral sobre como e quando fazê-lo). Quase deixa de lado até as tradicionais inanidades sobre saúde e educação, telhados de vidro do governo Lula.Dilma diz que não é um poste a ser eleito por Lula. Pode ser. Mas, antes uma mulher opinionada, parece cada vez mais um balão vazio inflado pelo presidente.

Gastos levam contas públicas ao pior resultado em 18 anos

DEU EM O GLOBO

Mau desempenho do INSS foi o que mais pesou para o rombo em maio

A situação das contas públicas se deteriorou drasticamente em maio. O superávit primário — economia para pagar juros da dívida — de todo o setor público despencou de R$ 19,7 bilhões em abril para R$ 1,4 bilhão no mês passado. O pior desempenho foi da União, que teve déficit de R$ 1,431 bilhão, o maior em 18 anos para o mês. O principal responsável pelo rombo foi a Previdência. Os números gerais só não foram piores porque os estados e as empresas estatais fizeram a sua parte e pouparam. Segundo especialistas, o crescimento da economia e a elevação da receita com impostos estão compensando boa parte dos aumentos de gastos e, só por isso, o quadro fiscal não aparenta ser tão grave. “A atual política fiscal estimula o crescimento a curto prazo, mas o inibirá a médio e longo.

Mais gastos correntes e de pessoal induzem a mais juros e câmbio valorizado”, alertou o economista Roberto Padovani.

Tombo no esforço fiscal

Superávit primário despenca com pior resultado do governo em 18 anos para mês de maio

Gustavo Paul e Martha Beck

BRASÍLIA - Com o governo central (Tesouro, INSS e o Banco Central) fazendo o mais baixo esforço fiscal em 18 anos para um mês de maio, o superávit primário do setor público despencou para R$ 1,430 bilhão, após a economia para pagar juros alcançar R$ 19,7 bilhões em abril. Foi o segundo pior resultado no mês, superado só pelos números de 2009.

Ainda assim, devido ao forte ritmo da economia e à valorização cambial, a dívida líquida do setor público continua em queda em relação ao Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país), indicando situação fiscal confortável para o país a curto e médio prazos, mas mantendo o sinal de alerta.

Apesar de o endividamento ter crescido entre abril e maio, passando de R$ 1,370 trilhão para R$ 1,371 trilhão, a relação dívida/PIB caiu de 41,8% a 41,4% e deve chegar a 41,1% em junho, segundo o BC. Principal indicador da solvência do país, essa relação vem caindo ao longo dos anos e em 2010.

Em dezembro era de 42,8% do PIB e deve ficar abaixo de 40% no fim do ano.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, lembrou que a retração nos últimos meses foi considerável.

Ele citou as economias industriais do planeta, cujo endividamento deve crescer entre 2009 e 2010: — A trajetória da dívida é benigna, mostra retração ao longo do tempo.

Sazonalmente os números são ruins, mas a dívida se mostra sob controle.

Dívida bruta cresce para 60,1% do PIB

A queda do indicador deve-se mais à reavaliação do PIB do primeiro trimestre do que à economia para pagar juros. Outro fator foi a alta do real, que reduziu a parcela da dívida externa.

Mas a dívida bruta do governo — que exclui ativos do setor público — continua subindo: de 59,9% do PIB em março para 60,1% em maio. Lopes estima 59,7% em junho.

Os dados devem servir de alerta ao governo, diz o economista-chefe do WestLB, Roberto Padovani. Ele frisa que, apesar de o Brasil ter situação fiscal confortável sem risco a curto prazo, a perspectiva é ruim. Os gastos públicos, diz, continuam em expansão, principalmente os permanentes, como custeio e pessoal: — A atual política fiscal estimula o crescimento a curto prazo mas o inibirá a médio e longo. Mais gastos correntes e de pessoal induzem a mais juros e câmbio valorizado.

Em maio, o governo central apresentou déficit primário de R$ 1,431 bilhão, pior número para maio desde 1992, início da série histórica do BC. O maior responsável pelo rombo foi o INSS. O resultado só não foi pior porque foi compensado pelos governos regionais, com superávit de R$ 1,469 bilhão, e estatais (R$ 1,392 bilhão).

O Tesouro, que divulgou os dados do governo central, atribuiu o desempenho ruim do governo central a despesas maiores e queda de receitas. Os principais gastos foram a alta de R$ 2,4 bilhões nas transferências da União para estados e municípios e o forte ritmo dos investimentos.

Do lado das receitas, caiu a arrecadação de tributos com recolhimento trimestral em abril, como Imposto de Renda e Contribuição Social sobre Lucro Líquido. Augustin frisou que os investimentos federais pegaram carona no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em maio, somaram R$ 4 bilhões, e em 2010, R$ 16,7 bilhões, alta de 80% sobre maio de 2009 — 58% reais (descontada a inflação).

— (investimento) é uma despesa que queremos ter — disse ele.

Os repasses mais fortes da União para estados e municípios se explicam pela alta da arrecadação de tributos partilhados, como o IPI. O secretário ressaltou que o comportamento dos gastos com pessoal é positivo pois embora haja alta nominal de 8,5% de janeiro a maio de 2010, a queda real é de 4,6%. Para Augustin, as contas estão equilibradas e, por isso, agências de risco como a Fitch têm feito relatórios com análise positivas do país: — No Brasil temos visto analistas enxergando dificuldades fiscais. Nós sempre dissemos que isso não existe.

O economista da consultoria Tendências Felipe Salto pondera: — O investimento cresce fortemente, é bom. Mas outros gastos também e isso pode não ser sustentável.

O superávit fraco de maio impediu o setor público de cobrir os R$ 16,1 bilhões em gastos com juros da dívida, levando a um déficit nominal de R$ 14,7 bilhões. Em 12 meses, o indicador subiu de 3,21% a 3,28% do PIB.

O mesmo “efeito PIB” que reduz a dívida torna difícil cumprir a meta de superávit cheia no ano, de 3,3% do PIB. O superávit em 12 meses em proporção do PIB caiu de 2,15% para 2,13%. Altamir Lopes diz ser possível chegar à meta, pois a arrecadação está crescendo e a partir de junho a economia sentirá o contingenciamento de R$ 10 bilhões.

Segundo o economista-chefe do Banco Schahin, Silvio Campos Neto, o país não terá superávit acima de 2,6% do PIB. Ele alerta que a queda da dívida está baseada só em crescimento e não em medidas fiscais: — Não há trajetória sustentável.

Os hinos :: Graziela Melo


É sobre os hinos nacionais de cada país. São momentos em que se externam os sentimentos patrióticos da alma de cada povo, em cada pedaço do mundo. O hino é uma coisa simbólica.

Diz respeito à história da formação da nacionalidade. Da identidade de cada povo. Anteontem, me emocionei duplamente. Tanto com o nosso querido "Ouviram do Ipiranga...", como com o hino nacional chileno, que, de tanto cantar, acabei decorando e me emociono muito quando o escuto, especialmente pelo forte significado da última estrofe:

"...Dulce Pátria
Recibe los votos
Com que Chile
En sus árias juro
Que, o la tumba
Serás, de los libres
O el asilo en contra
La opresión... "

Belo!!! E... de fato, o Chile foi "abrigo contra la opresión" de inúmeros brasileiros e latino americanos, perseguidos políticos em seus países de origem, então.

Fiquei entusiasmada e eufórica pela bela vitória da seleção brasileira.

Feliz só será :: Goethe


Feliz só será
A alma que amar.

'Star alegre
E triste,
Perder-se a pensar,
Desejar
E recear
Suspensa em penar,
Saltar de prazer,
De aflição morrer —
Feliz só será
A alma que amar.



Johann Wolfgang von Goethe, in "Canções" Tradução de Paulo Quintela

terça-feira, 29 de junho de 2010

Reflexão do dia – Marco Aurélio Nogueira

Num debate que fizemos dias atrás pela internet (http://www.marcoanogueira.blogspot.com/), a cientista política Gisele Araújo observou corretamente que tudo o que se desconstrói também pode estar em reconstrução. Partidos são organismos em construção permanente, mas não são imortais. É provável que nossa época esteja desconstruindo os partidos para reconstruí-los como organismos especializados em arregimentar eleitores e conquistar governos. Pode ser que estejamos caminhando rumo a uma era de política menos ideológica, mais perfunctória e pragmática, que exigirá partidos mais frios e calculistas.


(Marco Aurélio Nogueira, no artigo, Partidos em transição, sábado (26/6/2010), em O Estado de S. Paulo)

O fator Palocci :: Merval Pereira

DEU EM O GLOBO

Uma das maiores incógnitas dessa campanha é qual será a função do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci num eventual governo Dilma Rousseff. Colocado como um dos coordenadores da campanha oficial pelo próprio presidente Lula, Palocci vem assumindo importância cada vez maior como avalista de posições ortodoxas na economia, especialmente no contato com empresários.

Palocci vai além de tentar convencer os indecisos, ou mesmo os que tendem a votar em Serra, dos compromissos de Dilma com o tripé que sustenta a política econômica que vem desde o segundo governo de Fernando Henrique: câmbio flutuante, equilíbrio fiscal (superávit primário) e metas de inflação, com um Banco Central operacionalmente independente.

O ex-ministro, com frequência, alerta os empresários para o que seria o "risco Serra" que estaria embutido no que classifica de visão intervencionista do candidato tucano - que não se cansa de insinuar que, em um governo seu, o Banco Central não terá uma autonomia tão grande quanto vem tendo nos últimos anos.

Também as críticas de Serra quanto ao câmbio, que agradam muito aos exportadores que sofrem com a valorização do real, levam os governistas a apontarem riscos de uma intervenção governamental no câmbio.

Em ambos os casos, Serra insiste em que não haverá intervenção de seu governo para criar situações artificiais, mas uma política econômica harmônica que levará a uma situação de equilíbrio que não obrigará o governo a pagar altos juros para o investidor.

Assim como o governo usa Palocci para sinalizar sua postura, Serra tem usado o nome do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga como exemplo de economista que gostaria de ter em sua equipe.

Essa é uma discussão técnica que não dá um voto na maioria da população, mas que é fundamental para um tipo de eleitor formador de opinião e a classe média, que sempre rejeitaram posturas heterodoxas petistas, a ponto de terem obrigado Lula, em 2002, a assinar a "Carta aos Brasileiros", assumindo o compromisso de manter a política econômica de Fernando Henrique.

Por outro lado, o candidato tucano, José Serra, tem fama de ser um grande gestor público, especialista em manter o equilíbrio fiscal com ganho de produtividade e corte do gasto público.

A decisão de Lula de colar Palocci na candidatura de Dilma se deveu justamente ao temor de que esse público rejeitasse a candidatura de Dilma por ela ter se colocado como o "contraponto" a Palocci quando este estava no Ministério da Fazenda e ela, no Gabinete Civil.

A famosa discussão entre os dois - quando Dilma, em uma entrevista ao "Estadão" em 2005, classificou de "rudimentar" a proposta que ele e o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, faziam de limitar a longo prazo o crescimento do gasto público ao crescimento do PIB - marcou-a como defensora da gastança governamental: "Despesa corrente é vida", disse Dilma na ocasião.

O papel do Estado em um futuro governo Dilma também é uma definição importante, e tanto ela quanto o governo Lula têm sido criticados pela visão de que, com a crise financeira de 2008, o Estado tem que ter necessariamente seu papel aumentado.

A influente revista inglesa "The Economist" critica o "capitalismo de Estado" do governo Lula, reforçado na segunda metade de seu segundo mandato, e atribui a mudança à predominância da visão da ministra Dilma Rousseff com a saída de Palocci.

Como aluna disciplinada, a candidata oficial vem repetindo em palestras para empresários, especialmente estrangeiros, o que o ex-ministro Antonio Palocci lhe orienta.

Ela ainda não chegou ao ponto de dizer, como Palocci sempre disse em conversas informais, que seu antecessor na Fazenda, Pedro Malan, merecia uma estátua por duas medidas adotadas: a renegociação das dívidas dos estados e a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mas, ao contrário de seu discurso para o público interno, quando insiste na tese da "herança maldita" deixada pelos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso, no exterior ela é só elogios para a política econômica.

Recentemente, na festa que homenageou como Homem do Ano o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles - outro que Lula tentou colar em Dilma como seu vice - , ela atribuiu o sucesso econômico do país aos últimos 20 anos de continuidade das políticas.

E não é apenas em questões de macroeconomia que ela diz o que o interlocutor quer ouvir. Também com relação a questões políticas delicadas, que têm repercussão na economia, como a ação do MST, ela se desdiz em público.

Recentemente, em Uberlândia, Minas Gerais, ela se colocou contra "qualquer ilegalidade cometida pelo Movimento dos Sem Terra ou qualquer outro movimento".

E foi específica, referindo-se a problemas que os fazendeiros da região, importante para o agronegócio, enfrentam: "Invasão de terra, invasão de campo de pesquisa, invasão de prédio público é ilegalidade".

Mas não se passaram 24 horas e lá estava Dilma com um chapéu do MST na cabeça, fazendo um discurso para os "companheiros" em Sergipe.

A candidata oficial, portanto, vem sendo reconstruída em público não apenas fisicamente, mas, sobretudo, em termos ideológicos.

O economista da PUC do Rio Rogério Werneck, em artigo na página de Opinião do GLOBO, comparou o trabalho de transformação de Dilma ao do professor Henry Higgins na célebre peça "Pigmaleão", de Bernard Shaw, tentando transformar a florista Eliza Doolittle em uma grande dama. E duvidou que Palocci obtenha êxito.

A pergunta que não quer calar é qual a verdadeira Dilma que eventualmente assumirá a Presidência da República: a candidata-laranja de Lula que segue a orientação de Palocci, ou a integrante da ala radical do PT, intervencionista e estatizante?

Ficha Limpa e participação política :: Lourdes Sola

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

A história das democracias modernas inclui transformações que, por serem incrementais e levadas a cabo sem uma escalada de conflitos, constituem "revoluções silenciosas". São gestadas por mudanças difusas nas preferências coletivas, culminam na formação de consensos abrangentes e em novos critérios de legitimação política. Assistimos a um ciclo desse tipo em nossa região em tempos de inflação.

No Brasil a estabilidade econômica foi adquirindo valor de um bem público para vários estratos sociais e visibilidade para gestores e políticos eleitos: na esteira de frustrações, de experimentações macroeconômicas e dos debates que se seguiam. Parte do sucesso deveu-se ao caráter transversal do impulso renovador, para além das fronteiras de classe. Mas sempre na contramão dos impulsos particularistas dos interesses organizados então dominantes, sindicais ou patronais - a nossa modalidade de "coalizão inflacionária".

O ciclo transformador culminou com a URV e o Plano Real, mas não se esgota em sua dimensão econômica. Primeiro, pelo método inédito de relacionamento com a cidadania. Além de dispensar sigilos e surpresas de choque, seus arquitetos se valeram da participação cooperativa da cidadania no novo experimento monetário. Sem a qual a incorporação da URV aos cálculos quotidianos da população e a passagem para o real não teriam ocorrido. Seguiram-se outros efeitos extraeconômicos. A Lei de Responsabilidade Fiscal instituiu novas modalidades de accountability (responsabilização e prestação de contas) por parte dos gestores. O modus operandi da classe política e os termos da concorrência eleitoral mudaram, graças às evidências de que o populismo econômico com forte viés corporativista deixara de render dividendos eleitorais. Em 2002, nenhum dos candidatos de oposição questionou as medidas disciplinadoras do velho tipo de gastança. A Carta ao Povo Brasileiro e as políticas do primeiro mandato do presidente Lula completaram o ciclo. O saldo líquido foi a ressocialização da classe política: candidatos de esquerda, direita ou centro, hoje, fazem seus cálculos políticos com um olho no poder de fogo dos mercados e outro no do eleitorado.

A Lei da Ficha Limpa, como movimento social e como norma codificada, inaugura um ciclo transformador. Que pode ou não se completar. Minha hipótese, que defendo a seguir, é: por sua origem, lógica e dinâmica políticas, ela estabelece a exigência de um vínculo forte entre participação política e accountability, típica das democracias de qualidade. A ênfase exclusiva no primeiro termo dessa equação, sem o segundo, é a quintessência dos populismos com viés corporativista e autoritário.

Uma das características distintivas do Ficha Limpa enquanto modalidade de participação política é sua transversalidade: a mesma voz, de estratos sociais diversos, deu impulso à construção do consenso em torno do projeto. Além disso, é um movimento autônomo em relação aos atores políticos e ao modo de fazer política dominantes: impôs sua agenda à margem de um Executivo hiperativo e de um Congresso mais atento às suas prioridades e às do governo. Essa dinâmica perversa foi desarticulada (temporariamente), o projeto aprovado nas duas Casas, de olho no eleitorado. Mas é contra o pano de fundo do modo de fazer política dominante que a Lei da Ficha Limpa pode (ou não) operar uma revolução silenciosa. Primeiro, por sua autonomia e seu caráter apartidário. Contrasta, assim, com o destino de movimentos sociais que abdicaram de sua autonomia original, atraídos pela força gravitacional do Estado, manipulada eximiamente pelo governo como agente de redistribuição de recursos públicos. Atraídos, sobretudo, pelo privilégio da dispensa de prestação de contas e de responsabilização quanto ao uso desses recursos: caso das centrais sindicais, dos movimentos pela reforma agrária, das ONGs amigas.

Mas outro tipo de transversalidade dá alento a quem julga que a democracia brasileira pode mais. A codificação dos novos critérios de legitimação política continuará envolvendo também os atores do sistema de Justiça. O Tribunal Superior Eleitoral pronunciou-se, as ações contestatórias chegarão ao Supremo Tribunal Federal, sob o escrutínio do Ministério Público e dos meios de comunicação. O Tribunal de Contas da União lista os gestores sob suspeição. É essa dinâmica política que institui o que chamamos, no jargão da ciência política, a accountability horizontal ? entre as instituições e os Poderes. Para diferenciá-la da modalidade vertical de responsabilização, exercida pela cidadania em relação aos Poderes constituídos. A Ficha Lima é um avanço em termos das duas modalidades. Por isso leva em seu bojo a exigência de um vínculo forte entre participação política e prestação de contas, seja aos Poderes constituídos, seja à cidadania.

Por que inaugura um ciclo transformador? Porque rompe com a lógica política perversa de erigir a participação política em condição suficiente do avanço democrático ? típico do viés corporativista do nosso legado. Um viés que volta a ganhar corpo, com alma plebiscitária, em detrimento da representatividade do sistema partidário. Nos termos de Werneck Vianna, "as velhas formas de representação recuperaram viço, fortalecendo seus vínculos com o Estado e adotando uma perspectiva instrumental em relação aos partidos". Prevalecem as bancadas transpartidárias. O governo do PT aprofundou o viés, com os conselhos, como o de Desenvolvimento Econômico e Social, "de formatação inequivocamente corporativa, a fim de exercer funções de mediação direta entre o governo e a sociedade" (Eterno retorno, Valor Econômico, 21/6, pág. A6).


Professora da USP, doutora pela Universidade de Oxford, publicou "Ideias econômicas, decisões políticas" (Edusp), "Statecrafting monetary authority. Democracy and financial order in Brazil" (Center for Brazilian Studies, Oxford)