Alberto Aggio diz que Lula tem papel ambíguo entre a ideia da revolução e a social-democracia
Marcelo Godoy, O Estado de S. Paulo
O historiador Alberto Aggio acredita que parte do PT mantém a defesa da ideia da revolução em vez de se comprometer com a democracia como um valor universal. É essa opção, que se opõe à modernidade e não reconhece a necessidade das instituições do liberalismo político, que explica por que setores do partido apoiam ditaduras como a de Daniel Ortega, na Nicarágua, ou de Nicolás Maduro, na Venezuela. Ele aponta ainda o papel ambíguo desempenhado por Luiz Inácio Lula da Silva e diz que as eleições no Chile devem servir de alerta ao Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Aggio é especialista na história política da América Latina e autor de Um Lugar no Mundo: Estudos de História Política Latino-Americana.
Leia, a seguir, sua entrevista.
Em que medida o modelo cubano de revolução ainda influencia setores da esquerda brasileira?
Se formos pensar nas forças principais da
esquerda brasileira, o modelo cubano se espraia por diversos partidos e
correntes e as mais expressivas delas são as correntes dentro do PT, embora o
PT não seja inteiramente cubano. Há muita simpatia a esse nacionalismo também
no PDT e no PSB. Eles guardam um certo espírito pré-1964. Aí o modelo cubano
deita raízes e não desaparece porque a ênfase forte dessas correntes não é o
tema político da democracia e das instituições, mas é o tema econômico, do
desenvolvimento nacional. Ainda estão naquela chave de leitura das situações de
dependência da América Latina e que só se pode sair disso confrontando o
imperialismo. De certa forma, esse repertório dificulta alianças políticas. E
quando elas ocorrem não são programáticas, mas superficiais.
Como a esquerda deveria se posicionar
diante das manifestações
que ocorrem em Cuba?
Se é verdade que a esquerda que apoia Cuba acredita na soberania dos cubanos sobre o território e o Estado, fica evidente que o comando do Estado cubano faz com que o próprio povo não tenha liberdade e soberania sobre esse Estado. A repressão que se estabelece permanentemente em Cuba é um atestado de que na Ilha os cubanos não têm soberania. Se é verdade que Batista usurpou a soberania popular, em Cuba há uma permanente usurpação dessa soberania. Cuba não tem representação democrática, a sociedade não se representa democraticamente no Estado.
Na semana passada, um dirigente do PT
divulgou nota de apoio à eleição de Daniel Ortega, na Nicarágua. O que leva
setores do partido a apoiar ditaduras na Nicarágua e na Venezuela?
O apoio a ditaduras parte de uma esquerda
anacrônica e passadistas que ainda está dentro do paradigma da revolução, mas
que sabe que a revolução não tem mais a perspectiva da guerrilha, do foquismo e
da luta armada, tipo Carlos Marighella e Che Guevara, mas quer manter
ainda uma perspectiva de emergência de massas na política com um programa cada
vez mais radicalizado para acentuar contradições na expectativa de chegar a
situações pré-revolucionárias.
Há dificuldade afetiva de setores da
esquerda em criticar Cuba e Ortega?
Acredito que existe sim. Todo elemento de
mito na esquerda provoca esse tipo de relação de afeto, que é um sentimento de
defesa, quase se materializando na ideia de que tomar um caminho crítico seria
uma traição à revolução, ou que seria fazer o jogo dos exploradores, dos
opressores e da direita. Quando fiz um comentário crítico ao personagem do
Marighella, recebi esse tipo de reação, contra o rompimento com o que chamo de
teoria pura da revolução. Na medida em que o paradigma da revolução sobrevive,
ele é tratado de diversas maneiras e uma delas é essa: a defesa de Cuba, da
Venezuela. E lideranças políticas, movimentos e até intelectuais que atuam
dessa maneira.
Qual o papel de Lula na forma como o PT
enxerga Cuba, a Venezuela e a Nicarágua e como o partido se relaciona com a
democracia?
O papel do Lula é fazer essa ponte com esse
passado do paradigma da revolução sem assumi-lo. Lula negocia com os
protagonistas desse paradigma, que buscam se adaptar. Ele faz uma ponte com a
herança dessa esquerda, que está no PT, nos ex-integrantes da luta armada e na
Igreja da teologia da libertação. Lula expressa o sindicalismo de resultados
que negocia com esse campo. Ele nunca quis ser afiliado à social-democracia
europeia, tanto é que o partido afiliado à Internacional Socialista era o PDT e
não o PT. Ele não pode ser isso, pois, ao assumir isso, perderá o contato com
os protagonistas do paradigma da revolução.
Lula manteria a ambiguidade ao viajar à
Europa e se encontrar com líderes da social-democracia comprometida com a
globalização e com o liberalismo político, como Olaf Scholz?
Mas ele não fala nada nesse sentido (da social-democracia).
O que ele fala é o que essa social-democracia lá quer ouvir, que ele aqui é o
protagonista da luta contra as elites, contra as oligarquias, o atraso, a
violência e a queima da Amazônia. Alguns temas se vinculam à social-democracia
de lá, mas ele tem de ser um protagonista contra a injustiça que existe nos
países subdesenvolvidos e, como a Europa não fará mais a revolução e não apoia
mais um personagem que venha do atraso, a social-democracia europeia preza
muito bem protagonistas como Lula, que são, na visão deles, a expressão da luta
contra a miséria e a pobreza fora da Europa, algo que vem dos socialistas
franceses de (François)
Mitterrand e dos socialistas italianos, como Lelio Basso. Lula mantém essa
ambiguidade. Ele não assume nem o discurso do paradigma da revolução nem a
identificação com a social-democracia. Qual é a lógica da política
internacional do Lula: é o capitalismo brasileiro ocupar um lugar no mundo, o
que o Luiz Werneck Vianna chamou de 'capitalismo grão-burguês'. E também não
assume a lógica dos que falam na democracia como valor universal, que também
tem como referência o socialismo. Lula sempre recusou as duas identidades
gerais da esquerda: a comunista e a social-democrata. E nunca assumiu a
identidade revolucionária guevarista, mas sempre transitou entre ela, o que faz
com que ele seja o personagem que é. O projeto dele é fazer com que a economia
cresça e o consumo se amplie e as classes populares cheguem a um patamar de
classe média. O centro dessa política é o consumo. Não é educação, ciência,
tecnologia ou o rearranjo dos vetores de mercado.
Temos eleições no Chile. Que tipo de
implicações elas podem ter para o continente e o que podem ensinar para o
Brasil em 2022,
caso se confirme um segundo turno entre a extrema-direita e a esquerda?
A vitória da extrema-direita seria
terrível, mas uma grande lição, que é a mesma lição do radicalismo jacobino na
Revolução Francesa e, depois, a vitória da reação. Isso tem muito a ver com o
comportamento das elites políticas. A rua, as mobilizações radicais e massivas
que ocorreram no Chile não conseguem ser produtivas do ponto de vista político
para avançar na democracia sem mudar as elites políticas e rejeitar o passado.
A vitória do estalido em 2019 atacou um ponto: a Constituição de 1980, mas
também a centro-esquerda concertacionista. Esse levante social acabou destruindo
a política concertacionista e se representou em forças de esquerda. Essas
forças foram nos últimos meses radicalizando cada vez suas posturas e isso fez
com que uma parte da sociedade, que é forte no Chile, resgatasse o tema da
ordem no cenário político. José Antonio Katz (Partido
Republicano, extrema-direita) representa essa reviravolta, que é um apelo à
ordem. Em relação a nós, fica evidente que a eleição chilena será uma
advertência sobre como queremos o futuro da nossa democracia. A vitória de Katz
significa fortalecimento de Bolsonaro. A fratura entre
esquerda e centro-esquerda é desastrosa para a democracia. O Chile é o grande
exemplo de como o paradigma da revolução se manteve subterraneamente. Como isso
de traduz politicamente? Pode resultar em Katz, da extrema-direita ganhar a
Presidência. A democracia na América Latina rejuvenesceu na luta contra
o autoritarismo e começa a vivenciar os problemas teóricos políticos e
sociais da integração de massas ao sistema democrático e da resolução dessa
equação, de como conectar o social ao político na democracia. Uma história que
mantém o tema da revolução como central gerou indefinições que não gera avanços
democráticos. A confiança na democracia se estabelece com muita
dificuldade, assim como as realizações da democracia são vistas com muita
desconfiança. E aí chegamos no terreno da antipolítica, no qual o PT e Lula
expressaram essa antipolítica. No fundo aqui a antipolítica é traduzida como antidemocracia pela direita bolsonarista ou
como redenção de um único ator que é capaz de resolver os problemas da
sociedade brasileira, na esquerda petista. Você tem mitos dos dois lados: o
bolsonarismo, que é um regresso em si mesmo, e Lula, que acena com a volta do
grande país e da sociedade. Bolsonaro é uma reação à democracia como um todo.
Ele não é antipetista, mas antidemocrático. E Lula, como expressão dessa
esquerda que ainda guarda relação com Cuba e Nicarágua, expressa essa
ambiguidade de um paradigma que não foi ultrapassado em definitivo aqui, o da
revolução.
Para superar esse risco seria necessário o
comprometimento de todas as forças políticas com a democracia e o abandono da
ideia de revolução?
Isso de saída, como pano de fundo, como
cimento de uma nova cultura política. Abandonar o paradigma da revolução e se
instalar definitivamente no paradigma da democracia, que é complexo como o
nosso tempo. O tema democrático é um tema que exige uma atenção e uma
dedicação, uma convergência e um diálogo de diversos atores, pois o tempo da
democracia é de múltiplas dimensões dentro do presente. Não é o tempo agudo da
revolução, do antes e depois. Produzir consenso é necessário na democracia. Nós
sabemos que nossa democracia está em um ponto de mal-estar. A sociedade julga
que as coisas não estão boas, com altos salários e o número excessivo de gente
no Estado brasileiro. É extraordinário ver o número de pessoas no Brasil que
está vivendo da política. É necessário pensar uma reforma política saneadora da
nossa democracia? É evidente. A sociedade precisa ver que a democracia muda a
vida num contexto de paz e não de exacerbação de contradições.
O senhor diz que a permanência do modelo da
revolução na esquerda faz com que a política se torne um jogo de soma-zero. Não
se produz consenso e a política acaba capturada pela antipolítica. É como se
nossa esquerda não tivesse feito a reflexão sobre a democracia feita, por
exemplo, na Itália, no pós-guerra?
Você colocou uma palavra-chave que é a
ideia de consenso. Se você pensar no fim da Segunda Guerra, na Itália, com o (Palmiro)
Togliatti voltando ao país e redefinindo o Partido Comunista na Itália, o que
está na cabeça do Togliatti e do partido é o reerguimento da Nação por meio da
República. Esse é o consenso. E ele tem uma chave: o antifascismo. Esse
consenso permite com que forças políticas se digladiem – e isso aconteceu por
décadas entre o PCI e a Democracia Cristã – porque havia um consenso e, assim,
podiam divergir profundamente. No caso nosso, quando estamos superando o
autoritarismo aqui, as forças políticas da esquerda, especialmente essas que
ainda mantêm uma visão cubana da política, com a revolução como centro da sua
representação, não permitem consenso, pois há uma oposição clara e profunda
entre revolução e democracia. Há uma autor alemão, o Norbert Lechner, que matou
a charada: os anos 1980 começam com uma mudança de paradigma na América Latina
que ultrapassa o tema da revolução. O novo problema da esquerda e dos
intelectuais é a democracia. Existem correntes aqui no Brasil que não
assimilaram essa mudança de paradigma. E, se assimilaram, o fizeram de maneira
precária e trabalham taticamente o tema da revolução no contexto da democracia.
Essa utilização instrumental da democracia deriva de não ultrapassar o modelo
cubano na América Latina.
Isso é que explica o surgimento de
fenômenos como Maduro e Ortega?
Sim. Exato. Chávez, Ortega. É muito
contraditório se você compreende e faz uma leitura da política latino-americana
com esses dois eixos: revolução e democracia. A revolução exige uma ruptura, um
antes e um depois. Ela tem uma noção de tempo político agonística enquanto a
democracia, na medida em que ela supõe a valorização de instituições e o
reconhecimento do outro, o tempo da política para ela é alargado e indefinido.
Não tem teleologia na democracia, enquanto a revolução busca uma teleologia, um
tipo de sociedade ideal e mobilizador.
A revolução tem uma visão escatológica da
história?
Isso sim, do ponto de vista teórico, que
guarda uma relação forte com a revolução. Mas a realidade se confronta com essa
visão, esse bolchevique, esse guevarista, esses castristas que mantém essa
visão vão ter de se moldar à realidade. Aí você vê os sintomas mórbidos, os
fantasmas. O Lula é quê? Ele é um revolucionário? Aí você vê ele tirando uma
foto em Cuba. Aí começam a aparecer essas figuras que se mostram indefinidas. E
todo artifício é válido para justificar isso. Como no filme Marighella em que o sujeito
pergunta ao personagem: e você o que é? É trotskista, stalinista, leninista? E
o Marighella responde: "Não, eu sou brasileiro". Quantas vezes a
gente não viu o Lula responder da mesma maneira. Pois ele não pode enfrentar o
problema. Essas questões todas se misturam e, como a realidade se apresentou de
outra maneira, vem outro plano, que é dos interesses da sociedade capitalista e
modernizada. Nos anos 1980 e 1990 havia um consenso da emergência da democracia
com predomínio da esquerda que lutou pela democracia sem as armas e dos liberais,
o que deu na Constituição de 1988. Muitos, no
entanto, como (Francisco) Weffort e até Fernando Henrique Cardoso,
defenderam a ideia de que o Brasil não precisa de consenso, mas de explicitar
os conflitos. O processo de construção da democratização brasileira depois da
ditadura tem o seu tempo, seu auge na Constituição de 1988, mas já carregando
essa ideia de que quem fala em consenso é regime autoritário. Esse é um grande
problema teórico que a democratização brasileira carregou. Ela se fixou na
ideia de que superar a ditadura seria destravar os conflitos sociais que as
instituições teriam de cuidar em vez de construir uma ideia de consenso. Por
isso não houve na democratização brasileira um "partido" da
Constituição democrática de 1988. Não teve esse consenso. Essa ambiguidade
permanece e a origem dela é o pacto teórico e intelectual entre essas duas
ideias: a de consenso e a de conflito. Houve um predomínio maior da ideia de
conflito do que da ideia de consenso. O PT é o partido que exacerba o conflito,
condena o consenso e traduz o conflito na ideia de eleição. E não tem tido a
capacidade para construir a ideia de consenso e resolve isso dizendo para a
sociedade que com ele tudo será diferente. Aí chegamos na soma-zero: o Brasil só
vai ter jeito conosco, nós que expressamos, no conflito, o povo justo e puro,
seus interesses e, portanto, a nós é que deve caber a construção do Brasil,
independentemente de outras forças. O PT não tem reconhecimento das outras
forças do ponto de vista político. Escolhe-se para vice um empresário e não um
partido no qual o setor empresarial aposte. Como se o único partido legítimo
fosse nós. Aí, a teoria, epistemologia da revolução volta para o PT.
Como esse mito se relaciona com a
modernidade?
Ele quer se combinar com interesses
modernos da sociedade e vai merecer sempre uma espécie de composição estranha.
Como é que faz? O Lula com os grandes empresários vão vender o Brasil para o
mundo. O Lula vira um representante do capitalismo brasileiro, para ser um
capitalismo de referencia mundial. Mas ele não é o representante dos setores
populares, dos trabalhadores? Acaba-se gerando um monstro, aquilo que o Chico
de Oliveira chamou de ornitorrinco, um animal raríssimo que só existe em
determinadas situações específicas. Combinamos o mito da revolução com os temas
da modernidade e a expressão dos setores populares com os do capital e tudo
vindo da sociedade e não do Estado, como expressão do processo de
democratização brasileira. Isso significou o não abandono do mito da revolução
e uma adesão pragmática ao novo paradigma da democracia, que resultou em uma
combinação extravagante.
Existe um marco nessa discussão sobre a
democracia na esquerda brasileira que é o texto do Carlos Nelson Coutinho sobre
a democracia como uma valor universal. Nele, Carlos Nelson dizia que a
democracia não tem delimitações geográficas. Disse isso em um tempo que o mundo
era dividido em Ocidente e mundo socialista, dentro da visão do Enrico
Berlinguer de que era necessário estabelecer uma visão nova entre socialismo e
democracia...
A expressão "democracia como valor
universal" é do Berlinguer (então secretário-geral do PCI), que ele
pronunciou em Moscou, no 60.º aniversário da revolução bolchevique. Aquilo foi
um espanto. E tomou como referência direta a chamada cultura política do
comunismo italiano, como diferenciada do comunismo soviético. Essa ideia da
democracia como valor universal tem grandes implicações para a mudança da
história do comunismo. Depois de 60 anos, um líder de um partido comunista
ocidental vai à Moscou e diz que o caminho, no fundo, não é do dos soviéticos,
do stalinismo ou do stalinismo renovado do Kruchev etc. Ali há um desafio para
o Berlinguer, que ele não conseguiu levar a bom porto. O Carlos Nelson publica
esse ensaio em 1979, antes da queda do muro de Berlim. O Carlos Nelson traz
esse tema para cá durante o processo de autorreforma do regime. O texto dele é
chave. O PT ainda não havia nascido. Qual a grande orientação da esquerda? A
esquerda tinha de mudar: o paradigma da democracia suplanta o paradigma da
revolução? Para o Carlos Nelson Coutinho sim, mas para ele não suplanta o
paradigma do socialismo e do comunismo. O texto dele tem essa ponta. Essa chave
é complicada e tem a ver com a história posterior do Partido
Comunista Brasileiro.
Para ele, a renovação democrática não podia
ser um objetivo meramente tático, mas estratégico?
Sim, esse é o grande valor do texto. A
esquerda que teria de nascer do texto do Carlos Nelson Coutinho teria de ser
uma esquerda radicalmente democrática, que ultrapassasse o paradigma da
revolução. Esse é o marco do texto do Carlos Nelson. Isso se verificou? Sabemos
que não. Esse sonho dele, essa utopia, essa mudança profunda não se verifica.
Não temos lideranças políticas a partir da esquerda naquele contexto que
pudesse expressar isso. Não há um partido de esquerda da democracia como valor
universal. Ela vira uma referência que se espraia pelos partidos de esquerda e
pelos liberais. O Carlos Nelson insinua uma espécie de revolução democrática,
que não deixa de ser problemática, tanto que a trajetória dele vai ser essa:
depois de sair do PCB, ele vai para o PT e, depois, para o PSOL. Por isso o
texto é datado. Tem um grande valor naquela conjuntura, mas o desenrolar da
conjuntura política no plano da esquerda não levou a isso. A esquerda desloca o
problema da democracia para um lado, como se fosse resolvido, e quer atacar o
problema social e da economia com uma determinada visão. E a democracia fica
mais como esperança do que como problema. Instalar a democracia, consolidar e
conquistá-la é um problemão, ainda mais combinando com os temas sociais e
econômicos, como é a América Latina.
O PT incorpora as massas não por meio da
democracia, mas por meio do bem-estar econômico?
Exato. É um varguismo de outro tipo. Eu respondo à demanda da mesa, do bem-estar. É um PT Delfim Netto, que quer resolver o problema de quem quer tomar sua cervejinha vendo o jogo do Flamengo.
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