domingo, 17 de setembro de 2023

Opinião do dia – Antonio Gramsci*

"A concepção da história como história ético-política seria assim uma futilidade? E preciso deixar claro que o pensamento historiográfico de Croce, mesmo em sua fase mais recente, deve ser estudado e meditado com atenção. Ele representa essencialmente uma reação ao “economicismo” e ao mecanicismo fatalista, embora se apresente como superação da filosofia da práxis. Também para Croce vale o critério de que seu pensamento deve ser criticado e avaliado não pelo que pretende ser, mas pelo que é realmente e que se manifesta nas obras históricas concretas. Para a filosofia da práxis, o próprio método especulativo não é futilidade, mas foi fecundo de valores “instrumentais” do pensamento, que a filosofia da práxis incorporou (a dialética, p. ex.). Portanto, o pensamento de Croce deve ser apreciado como valor instrumental e, assim, pode-se dizer que ele atraiu energicamente a atenção para o estudo dos fatos de cultura e de pensamento como elementos de domínio político, para a função dos grandes intelectuais na vida dos Estados, para o momento da hegemonia e do consenso como forma necessária do bloco histórico concreto. A história ético-política, portanto, é um dos cânones de interpretação histórica que se deve sempre ter presente no exame e no aprofundamento do desenvolvimento histórico, se é que se quer fazer história integral e não histórias parciais ou extrínsecas.”

*Antonio Gramsci (1891-1937). Cadernos do Cárcere, v.1. p.283. 4ª edição, Civilização Brasileira, 2006.

Merval Pereira - Sem rumo

O Globo

O Brasil está confuso porque não há mais pudor para se tomar certas atitudes em nenhum dos três Poderes

A recente pesquisa Datafolha que mostrou a manutenção da polarização eleitoral entre petistas e bolsonaristas já no final do primeiro ano do terceiro mandato do presidente Lula não surpreende porque, mesmo diante de uma aparente tranquilidade na economia, não aconteceu nada de novo no país além da disputa entre Lula e Bolsonaro.

O sentido de vingança contra os que tramaram um golpe antidemocrático só fortalece o espírito dos golpistas, que alimentam a esperança de que, em 2026, as urnas trarão de volta seu líder através de uma persona a ser eleita em seu nome. Para quem é bolsonarista, nada do que está sendo apontado contra Bolsonaro cola. Nada aconteceu, Bolsonaro está sendo perseguido, acreditam, apesar das evidências.

É a mesma coisa com os lulistas: nada mexe com eles em relação aos erros do governo Lula e do PT. Essa situação só se alterará se as pessoas que se disseram de centro na pesquisa – 21% dos pesquisados, e é um bom começo - tiverem representatividade e lideranças que possam oferecer alternativas a essa polarização. Por enquanto, não aconteceu, assim como nas duas eleições anteriores, e Lula e Bolsonaro vão continuar disputando a hegemonia, mesmo Bolsonaro não estando elegível.

Míriam Leitão - Jogo para livrar Jair Bolsonaro

O Globo

Se prevalecesse a tese de Mendonça e Nunes Marques, o 8 de janeiro se transformaria em uma baderna sem propósito, isentando o ex-presidente

O começo do julgamento dos vândalos de 8 de janeiro separou o Supremo Tribunal Federal em duas linhas opostas. Se fosse majoritária a tese dos ministros Nunes Marques e André Mendonça, de que não foi uma tentativa de golpe de Estado, o processo jamais chegaria ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Se não há crime, não há criminoso. Se não foi tentativa de golpe, não existem golpistas, e muito menos o principal mentor do atentado à democracia. A tentativa de livrar Bolsonaro bem no início desse julgamento fracassou. A quinta-feira terminou com mais uma dor de cabeça para o ex-presidente: a informação publicada pela revista Veja de que o dinheiro da venda dos relógios foi entregue a ele “em mãos” pelo tenente-coronel Mauro Cid.

Bernardo Mello Franco - Os juízes de Jair

O Globo

Ministros fazem malabarismo jurídico e levam teses conspiratórias ao tribunal

Jair Bolsonaro passou, mas seus ministros de estimação continuam. O julgamento dos primeiros réus do 8 de janeiro expôs o legado do capitão no Supremo Tribunal Federal. Ele teve a chance de indicar dois juízes e escolheu Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

Desde que vestiram a toga, ambos se esmeram em defender os interesses do ex-presidente. Foi o que voltaram a fazer nos processos contra bolsonaristas que invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes.

Na quarta-feira, Kassio propôs que o primeiro réu fosse absolvido dos crimes contra a democracia. Justificou-se uma tese esdrúxula: como o golpe fracassou, os golpistas só poderiam ser punidos por delitos menores, como sujar tapetes e quebrar vidraças.

O ministro chegou a tratar os criminosos como inofensivos “manifestantes”. A conversa irritou Gilmar Mendes, que relembrou o ataque violento à sede do tribunal. “A cadeira em que o senhor está sentado estava lá na rua”, indignou-se o decano.

Luiz Carlos Azedo - A cortina que encobre a viagem de Lula a Cuba

Correio Braziliense

O embargo americano proíbe operações em qualquer porto nos EUA, por seis meses, de navios que atracarem em Cuba e promove retaliações financeiras às empresas que se instalam na ilha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, na cúpula do G77 China, em Cuba, voltou a pedir que países em desenvolvimento tenham financiamento para transição energética. O petista defendeu que este grupo “não tem a mesma dívida histórica dos ricos”. Para Lula, o financiamento climático deve ser assegurado aos países em desenvolvimento “segundo suas necessidades”. Defendeu a “industrialização sustentável” e lembrou que os países ricos têm uma “dívida histórica” pelo aquecimento global.

Lula assumirá a presidência do G20 no ano que vem e pretende propor a criação de um Grupo de Trabalho em Ciência, Tecnologia e Inovação voltado para os países em desenvolvimento. A visita de Lula ocorre às vésperas de sua viagem aos Estados Unidos, para abertura da Assembleia Geral da ONU, na qual se encontrará com o presidente norte-americano, Joe Biden, e terá uma nova oportunidade de se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mas isso não consta de sua agenda.

Dorrit Harazim - A hora de Biden

O Globo

As falhas cognitivas do presidente só aumentam, e as perguntas a que deverá responder também

Sempre ele — o inconfundível e universal apego ao poder por quem dele se alimenta. Alguns se contentam com o pequeno poder de funcionário de repartição para agarrar-se ao cargo de chefete. Outros, uma vez conquistado o topo do poder político, elaboram mil e uma construções edificantes para largá-lo somente in extremis — quando derrotados pelas mesmas urnas que os elegeram. Raras são as exceções. Jacinda Ardern, eleita em 2017 para governar a Nova Zelândia, tinha apenas 43 anos quando comunicou à nação que esgotara o combustível necessário para manter-se no poder. Faltavam poucos meses para a conclusão do mandato de seis anos, mas ela constatou que não conseguiria mais atender às exigências do cargo.

Elio Gaspari - Musk e Tesla, duas genialidades

O Globo

Elon Musk não inventou nada, o sérvio Nikola Tesla inventou de tudo; Musk é a pessoa mais rica do mundo. Tesla foi despejado de hotéis

Estão nas livrarias duas publicações com as biografias de duas pessoas notáveis. Dois gênios, cada um ao seu tempo. Um é Elon Musk, contado por Walter Isaacson. O outro é Nikola Tesla, de Marko Perko e Stephen Stahl.

Musk viu seu primeiro computador em 1982, aos 11 anos, e é a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada em 65 bilhões de dólares.

Em 2002, ele se meteu com a ideia de carros elétricos. A Tesla, empresa que os fabrica, já bateu a marca do milhão de carros vendidos. Quando decidiu dar esse nome ao carro, Musk sabia quem ele havia sido, mas até hoje há quem pense que Tesla, como Sony, é um nome de fantasia.

Eliane Cantanhêde - Calote em Cuba, déficit no Brasil

O Estado de S. Paulo

Lula entre EUA e China, Chile e Cuba, Uruguai e Venezuela, mulheres e Centrão; o ‘déficit zero’ evapora

No sobe-e-desce do início do terceiro governo, o presidente Lula está mais uma vez em baixa. Voltou a alimentar polêmicas na política externa, demitiu a segunda ministra, deu posse envergonhada aos novos ministros do Centrão e não foi uma boa ideia usar relógios que seriam da União. E como andam as votações no Congresso? E o “déficit zero” em 2024, foi um sonho de verão?

Em novo giro internacional, Lula tem quatro focos: a complexa relação com Cuba, equilibrarse para o Brasil não virar massa de manobra da China, exibir um contraste vigoroso entre ele e Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU e priorizar convergências e amenizar crescentes divergências com os EUA, como na guerra da Ucrânia. Sem improvisos, por favor!

Celso Lafer* - José Gregori (1930-2023)

O Estado de S. Paulo

O mais relevante sonho que alimentou sua vida foi o da afirmação e efetivação da constitutiva complementaridade da democracia e dos direitos humanos sob um Estado de Direito

José Gregori acaba de nos deixar, aos 92 anos, cercado do afeto de suas filhas e da solidariedade dos amigos. Expressou com espírito público, nos caminhos de sua vida, a sensibilidade, compartilhada de sua geração de brasileiros em relação aos problemas e desafios do nosso país. Para José Gregori, na especificidade deste contexto, o melhor e mais relevante sonho que alimentou a sua vida foi o da afirmação e da efetivação da constitutiva complementaridade da democracia e dos direitos humanos sob a égide e as normas de um Estado de Direito.

Foi à realização do potencial do dever ser deste sonho, e também ao enfrentamento dos seus obstáculos, que se dedicou no seu percurso. Esta é a marca de sua contínua e ativa presença no espaço público da palavra e da ação. Assumiu a força axiológica da democracia, que traduziu na sua prática e na civilidade pluralista de sua conduta, aberta ao diálogo criativo da diversidade.

Celso Rocha de Barros - A luta por uma ministra negra

Folha de S. Paulo

Se petistas consideram imperativo político mais urgente no STF, devem argumentar sem subterfúgios

Nas últimas semanas, parte da militância virtual petista passou a atacar duramente o humorista Gregorio Duvivier por sua defesa da nomeação de uma mulher negra para o STF. Duvivier, na verdade, só apoiou uma reivindicação do movimento negro, um dos movimentos sociais que fundaram o PT.

Como o pessoal não teve coragem de criticar o movimento negro, bateram no humorista, para dar a impressão de que, se Lula não nomear uma ministra negra, estará contrariando a "esquerda do Leblon", e não a massa de brasileiros e brasileiras negras que moram a dezenas de pontos de ônibus de distância do bairro do Manoel Carlos.

Não é muito difícil entender por que Lula indicou Zanin e, ao que parece, pode indicar outro jurista que lhe seja próximo para o STF.

Desde o julgamento do mensalão, quando o STF começou a prender políticos, à exceção de Dilma Rousseff –que caiu– os presidentes nomearam ministros que lhes eram próximos. Tendo diante de si o Congresso mais conservador de todos os tempos, presidido por um político que foi próximo de Bolsonaro, Lula procura se blindar.

Vinicius Torres Freire - Congresso está com vontade de armar bombas para Lula

Folha de S. Paulo

Lista de projetos econômicos pode azedar clima entre Executivo e Legislativo

O Congresso andava quieto depois de aprovar uns projetos econômicos que até remendam o país e, mais impressionante, até uma promessa de Reforma Tributária. Então saiu para as férias. A seguir, entrou na muda, entretido com a barganha de ministérios. Voltou à ativa para tratar de assuntos cooperativos e corporativos. Ameaça agora aprovar uma rajada de medidas que podem estourar e desmoralizar as contas públicas, um tabefe no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e no país.

Sim, "assuntos cooperativos e corporativos". O Congresso mais e mais é uma cooperativa privada de direito público, destinada a criar uma casta de negociadores de dinheiros públicos (de emendas a fundões eleitorais) e de garantias de permanência no poder (com, de novo, fundões partidários e regulações contra a concorrência político-eleitoral).

Considere-se essa dita "minirreforma eleitoral" e a anistia que vão se dando para trambiques em contas partidárias.

Bruno Boghossian - Instabilidade entre militares tem a marca dos generais da reserva

Folha de S. Paulo

Conexões políticas e agitação golpista nos clubes militares são fatores de contaminação cruzada

O principal fator de instabilidade representado pelos militares nos últimos anos estava dentro dos quartéis e nas reuniões de cúpula. Se existiu alguma dúvida sobre a ameaça de adesão a uma aventura golpista, esse risco vinha de comandos e tropas da ativa, que tinham armas nas mãos.

Gente interessada em passar a questão a limpo sabe que os laços desse problema são mais abrangentes. As conexões políticas da caserna, a doutrina que alimentava delírios de ruptura e o envolvimento direto em episódios de agitação golpista têm uma marca profunda de círculos influentes da reserva.

Hélio Schwartsman - Filósofo se tornou ateu aos 8 anos

Folha de S. Paulo

Biografia de Derek Parfit equilibra bem esquisitices da vida do pensador com importância de sua obra

Se não existe Deus, tudo é permitido, escreveu Dostoiévski. O filósofo moral Derek Parfit foi mais específico. Uma vez, durante uma aula em Harvard, ele se voltou para os alunos e disse: "vocês não veem, se a moral não for objetiva, nossas vidas perdem todo sentido".

A anedota consta de "Parfit", a biografia que David Edmonds escreveu sobre o filósofo inglês, morto em 2017. Trata-se de um livro extraordinário, que consegue não só transformar uma vida sem maiores acontecimentos em algo que se lê como um romance mas também explicar muito da filosofia de Parfit e mostrar por que ela é importante.

Muniz Sodré - Terrivelmente piores

Folha de S. Paulo

Certo mesmo é que, entronizado um juiz do Supremo, nada mais o obriga ao genuflexório

"Eu não sou bonita, sou pior". Sugestiva, a glosa atribuída a Mae West pode iluminar um tópico dúbio. É que repercutiram como conservadores os primeiros votos do ministro indicado por Lula ao STF. Na realidade, todo juiz do Supremo é conservador, na acepção de alguém pautado pela estabilidade das instituições. Mas sem dogmatismo: no STF tem ressoado positivamente o reformismo de costumes e direitos sociais.

Isso se sabe. A reação ao recém-chegado deve-se hipoteticamente à subvocalização de algo como "não sou conservador, sou pior". Seria um deslocamento da simples oposição ao reformismo para a zona obscura da nova psicologia das massas e das adaptações políticas de um narcisismo cego em ascensão.

Esse é apenas um dos aspectos ético-políticos da vida social, de que são protagonistas a cultura e o consenso popular, abalados pelo momento egoístico-passional da governança neoliberal. Até mesmo o conservadorismo ainda escorado em argumentos racionais é cada vez mais permeável ao tosco reacionarismo. Por isso, uma instituição já estruturalmente conservativa como o STF abriga o paradoxo de uma "ala conservadora". Ou seja, uma ala do pior.

Ruy Castro - Haja placas

Folha de S. Paulo

O trabalho da Prefeitura do Rio, marcando os endereços famosos da cidade, pode não ter fim

Mesmo sem conhecer o Rio, quem não sabe que foi na rua Nascimento Silva, 107, em Ipanema, que, em 1958, Tom Jobim "ensinou pra Elizeth/ As canções de ‘Canção do Amor Demais’"? O endereço está em "Carta a Tom 74", em que Vinicius de Moraes relembra sua parceria com Tom no famoso disco de Elizeth Cardoso. Mas, e se algumas canções tiverem sido ensaiadas na casa de Vinicius? Onde ele morava? Não muito longe, na rua Henrique Dumont, 15, hoje um edifício. E onde moravam Tom e Vinicius quando fizeram "Garota de Ipanema", em 1962? Tom, na rua Barão da Torre, também 107, e Vinicius, na rua Paulo César de Andrade, 106, no Parque Guinle, em Laranjeiras. Assim como o da Nascimento Silva, esses endereços mereciam a plaquinha azul que a Prefeitura do Rio está aplicando às fachadas históricas da cidade.

Luiz Gonzaga Belluzzo - Trombadas geoeconômicas

O jogo de espelhos liberalismo versus protecionismo

Em artigo recente publicado no Project Syndicate, o economista Dani Rodrik discorreu a respeito da oposição liberalismo versus protecionismo.

“‘A era do livre-comércio parece ter acabado. Como a economia mundial se sairá sob o protecionismo?’ Esta é uma das perguntas mais comuns que ouço hoje em dia. Mas a distinção entre livre-comércio e protecionismo (como a entre mercados e Estado, ou mercantilismo e liberalismo) não é especialmente útil para entender a economia global. Não só deturpa a história recente, como também interpreta mal as transições políticas de hoje e as condições necessárias para uma economia global saudável.”

No livro Trade, Development and ­Foreign Debt, o economista americano Michael Hudson faz uma avaliação histórica e crítica das teorias do comércio e das finanças internacionais, desde os mercantilistas até os dias de hoje.

Para Hudson, as palavras “protecionista” e “livre-cambista” são etiquetas ideológicas que ocultam as razões de fundo das divergências. O capitalismo realmente existente conta uma história mais ambígua do que aquela narrada pelos fundamentalistas – de um lado e de outro – a respeito do desenvolvimento das relações econômicas internacionais. Protecionismo e livre-cambismo convivem como cães e gatos. Brigam o tempo todo, mas são inseparáveis.

O que a mídia pensa: editoriais / opiniões

Conservadorismo terá de se livrar do extremismo

O Globo

Visão conservadora, predominante no Brasil, foi contaminada por teses conspiratórias e ataques à democracia

Por muitas décadas, a divisão entre os campos políticos identificados como direita e esquerda se baseava em questões como papel do Estado na economia ou desigualdade social. Mais recentemente, a pauta de costumes, influenciada pela agenda identitária originada nos Estados Unidos, passou a ocupar espaço. Temas como aborto, sexualidade, armas ou drogas se tornaram mais relevantes para explicar a sociedade. Dentro dessa temática, a visão associada ao conservadorismo tem sido predominante no Brasil — e decisiva na política. É o que constatou a mais recente pesquisa A Cara da Democracia, feita com 2.558 entrevistados pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT) no fim de agosto.

A maioria se diz contra a legalização do aborto (79%), contra a descriminalização do uso de drogas (70%) e a favor da redução da maioridade penal (65%). É certo que, entre os partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro, os percentuais são mais altos (respectivamente, 90%, 83% e 77%). Mesmo assim, uma maioria expressiva dos admiradores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende as mesmas posições (77%, 71% e 62%). O principal contraste entre os dois grupos se dá na opinião sobre questões de gênero e sexualidade (60% dos lulistas são favoráveis ao casamento gay, enquanto 69% dos bolsonaristas são contrários).

Poesia | Carlos Drummond de Andrade - A verdade

 

Música | Nara Leão - Um Chorinho Chamado Odeon (Ernesto Nazareth/ Vinicius de Moraes)