sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Fernando Gabeira - A longa marcha da CPI

O Estado de S. Paulo

A grande vitória da CPI foi ter contribuído para impulsionar a vacinação, principal instrumento para salvar vidas

A CPI da Covid está chegando ao fim e já é possível dizer que foi uma das mais importantes da história deste instrumento de investigação. Ao contrário das outras, que tratavam basicamente de escândalos de corrupção e negócios secretos na esfera do poder, ela se dedicou a um tema que todos conheciam.

Na medida em que estava em jogo a política negacionista de Bolsonaro, bastava traçar uma linha do tempo de suas declarações para constatar que negou a importância da pandemia, duvidou de sua letalidade, adotou uma falsa bala de prata contra ela, a hidroxicloroquina, e, finalmente, resistiu como pôde à inevitável saída para o problema: o processo de vacinação em massa.

Tudo indica que Bolsonaro não tenha partido de uma visão específica sobre o quase desconhecido coronavírus. Na verdade, sua grande preocupação era com a sobrevivência de seu governo, ameaçado pelo impacto econômico da pandemia. Bolsonaro lutou contra as medidas de distanciamento social e, na célebre reunião de 22 de abril, chegou a lamentar que o povo não estivesse armado para contestá-las. Todo esse comportamento era público, logo, a CPI não teria grandes dificuldades em mapeá-lo.

A influência do trabalho parlamentar se acentuou, entretanto, no processo de vacinação. Ao denunciar as hesitações de Bolsonaro nas tratativas com a Pfizer e a recusa inicial em comprar a Coronavac por razões políticas, a CPI revelou que o combate ao coronavírus e, em consequência, o número de mortos teriam sido bem diferentes se o governo tivesse um outro comportamento.

A situação ficou mais clara com o surgimento de grupos de lobistas que negociavam a venda de vacinas ao governo e tinham um tratamento mais aberto do que os grandes laboratórios internacionais. Ofertas mirabolantes da venda de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca foram levadas a sério. Em seguida, surge o escândalo da Covaxin, envolvendo uma empresa que já havia recebido dinheiro do governo, sem entregar a mercadoria. No caso da Covaxin, ao menos US$ 45 milhões foram salvos, porque era esse o adiantamento que a empresa queria receber num paraíso fiscal asiático.

Eliane Cantanhêde - Pós-Lava Jato

O Estado de S. Paulo

Depois da Lei de Improbidade e da Justiça Eleitoral, a Câmara ataca o MP e o ICMS

Com tantos problemas graves no País, a Câmara dos Deputados, presidida por Sua Excelência Arthur Lira (PP-AL), está pouco preocupada com a miséria, fome, inflação, dívida pública e fake news e empenhada unicamente em legislar em causa própria e avançar sobre Ministério Público, Justiça Eleitoral e Lei de Improbidade, surfando na onda do pós-Lava Jato.

A nova “boiada” é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tira poderes de procuradores para dar a políticos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na linha da raposa tomando conta do galinheiro. A intenção é enfiar políticos no conselho e dar a um deles um cargo-chave, o de corregedor.

O debate sobre o MP vem desde a Constituinte de 1988, quando o procurador Luiz Antonio Fleury Filho liderou a articulação para empoderar e dar autonomia à instituição e, dois anos depois, foi eleito governador de São Paulo. O PT não perdeu tempo e montou um tripé contra adversários: MP, parcela da mídia e servidores públicos bem colocados. Daí a onda de dossiês que destruíam líderes e précandidatos dos demais partidos e construíam a imagem de combate à corrupção do PT.

Vera Magalhães - Ciro e as verdades indigestas para o PT

O Globo

Ciro Gomes tocou em feridas que ainda purgam para o PT e para Lula, mas que a narrativa de que tudo que se viu na Lava-Jato foi uma armação para levar ao impeachment de Dilma Rousseff e à prisão de seu padrinho e antecessor tenta esconder debaixo do tapete.

Num vídeo de quase seis minutos, em que se percebe a pena, a vivência e o talento de João Santana, ex-marqueteiro de Lula e Dilma hoje com o pedetista, um Ciro com semblante sereno pontua muitos aspectos profundos e importantes que nos trouxeram até aqui, mas que são verdades indigestas ao lulopetismo.

Desde que o Supremo Tribunal Federal anulou as condenações de Lula, ele e o partido não aceitam menos que capitulação por parte da imprensa e dos analistas em geral. Se você escrever que as penas de Lula foram anuladas, mas ele não foi absolvido, será alvo de uma saraivada de ataques.

Qualquer crítica, atual ou pretérita, que se faça a Lula e ao PT é prontamente catalogada como “falsa simetria” com o descalabro que é o governo Bolsonaro. Não importa que se esteja falando de coisas absolutamente diversas.

Bernardo Mello Franco - Ciro e o egocentrismo

O Globo

Durou só oito dias a “trégua de Natal” que Ciro Gomes propôs ao PT. Na segunda-feira, o ex-ministro rasgou a bandeira branca e divulgou um vídeo com ataques a Lula. Na manhã seguinte, voltou à carga contra o que chamou de “lulopetismo corrompido e neoliberal”.

Em entrevista ao Estadão, Ciro acusou o ex-presidente de ter conspirado pelo impeachment de Dilma Rousseff. A provocação não tinha lastro factual, mas o ex-ministro parece ter conseguido o que queria. Os petistas morderam a isca, e ele foi alçado de volta às manchetes.

Irritada, Dilma afirmou que Ciro “mente de maneira descarada” e está mergulhando no “fundo do poço”. O ex-ministro reagiu com mais agressividade, chamando-a de “incompetente”, “inapetente” e “presunçosa”. Num revide abaixo da cintura, Lula sugeriu que a Covid-19 teria deixado sequelas no cérebro do pedetista.

Depois de três tentativas frustradas, Ciro prepara a quarta candidatura ao Planalto. Ele imaginava chegar a 2022 como o principal adversário de Jair Bolsonaro. O plano foi por água abaixo quando Lula recuperou os direitos políticos e assumiu a dianteira nas pesquisas.

Luiz Carlos Azedo - A culpa é da Petrobras

Correio Braziliense

Bolsonaro ameaçou privatizar a empresa, um velho projeto do ministro da Economia, Paulo Guedes, que pode ganhar apoio popular por causa dos preços dos combustíveis

Entrevistado por uma rádio evangélica do Recife, ontem, o presidente Jair Bolsonaro deu a sua maior e mais polêmica cartada para a reeleição até agora: a proposta de privatização da Petrobras. Dogma imexível da política brasileira, o tema teve um papel decisivo na derrota do candidato tucano Geraldo Alckmin à Presidência em 2006, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja reeleição estava em risco por causa do escândalo do mensalão. Governador de São Paulo e pré-candidato, Alckmin (PS- DB), em entrevista ao Canal Livre, da Band, dissera ser favorável às privatizações de estatais brasileiras, desde que o processo fosse amplamente fiscalizado e embasado por um marco regulatório robusto.

“Inúmeras áreas da Petrobras que não são o core (núcleo do negócio), o centro, objetivo principal, tudo isso pode ser privatizado. E se tivermos um bom marco regulatório, você pode até no futuro privatizar tudo, sem nenhum problema”, disse à época. Alckmin passou o resto da campanha tentando se desdizer, porque o marqueteiro de Lula, João Santana, transformou a questão num divisor de águas da eleição. Não havia o escândalo do “Petrolão”, que viria à tona com a Operação Lava-Jato, e, grande ironia, resultaria nas prisões de João Santana e de Lula.

Reinaldo Azevedo - 'Cassadores' de democracia se assanham

Folha de S. Paulo

André Mendonça, nova Lei da Improbidade e PEC sobre CNMP mostram que há gente que não aprende nada e esquece tudo

Excitemos a fúria dos algozes. Três questões que têm inflamado parte do colunismo e da imprensa me dão a certeza de que é preciso adaptar à cor local frase famosa de Talleyrand sobre os Bourbons, quando voltaram ao poder na França, durante a chamada “Restauração”.

Refiro-me, no nosso caso, à resistência de Davi Alcolumbre em marcar a sabatina de André Mendonça, às mudanças feitas na antes destrambelhada Lei da Improbidade Administrativa e à PEC que muda a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Não aprenderam nada; não esqueceram nada”, disse Talleyrand. Vale dizer: todos os graves eventos vividos pela Europa, em particular a França, em 25 anos não haviam ensinado nada aos bacanas que voltavam ao poder. E continuavam a hostilizar os suspeitos de sempre.

Por aqui, sobre certos nichos da imprensa, pode-se dizer algo ainda pior: não aprenderam nada e esqueceram tudo. A terra devastada sobre a qual perambulamos, herança maldita de um trabalho contínuo de destruição dos espaços institucionais de resolução de conflitos — aquela tal “política” —, ainda parece pouco.

Vejo, por exemplo, alguns obstinados do colunismo a fazer um verdadeiro trabalho de assessoria de imprensa para Sergio Moro. Eis que a figura de Dom Sebastião ressurge das brumas. Não desapareceu em batalha heroica. Deixou a toga para servir a Jair Bolsonaro, com quem se desentendeu, e foi ganhar a vida nos EUA, de onde ameaça voltar para educar os nativos. Sim, o lava-jatismo tenta se reerguer. E aí vale tudo.

Bruno Boghossian – O calibre e os alvos de Ciro

Folha de S. Paulo

Estratégia só funciona se pedetista mostrar que pode vencer rivais nos dois turnos

Ciro Gomes deu um passo determinante em sua estratégia para 2022. O pedetista percebeu que ganha mais atenção quando ataca Lula do que nas críticas que faz a Jair Bolsonaro. Ainda que tente encontrar um espaço no eleitorado entre os dois, ele já decidiu aumentar o calibre dos tiros disparados contra o petista.

Depois de protagonizar uma sequência de bate-bocas com Lula e Dilma Rousseff, Ciro disse que pretendia "alertar para o risco" que seria a volta do petista ao poder. Num vídeo divulgado nesta quinta (14), o ex-governador do Ceará afirmou que vai "combater os erros do PT e os erros de Bolsonaro", mas insinuou que Lula está a postos para reeditar escândalos de corrupção.

Hélio Schwartsman - As desventuras de André Mendonça

Folha de S. Paulo

Há problema na forma como o processo para sua aprovação ao STF vem sendo protelado

Não acho que André Mendonça deva assumir a cadeira vaga no STF. A meu ver, sua indicação viola o princípio da laicidade do Estado. O próprio presidente Jair Bolsonaro propagandeia que escolheu o ex-ministro da Justiça e pastor presbiteriano porque ele é "terrivelmente evangélico". A Carta, porém, não elenca a religiosidade entre os critérios para elevar alguém ao Supremo. Ao contrário, a Constituição, em seu artigo 19, estabelece uma separação forte entre poder público e igrejas.

Também acho complicado colocar no STF um indivíduo que se mostrou tão subserviente ao presidente quanto Mendonça. Não me parece que, uma vez no cargo, ele saberia conduzir-se com a independência que se espera de um ministro do Supremo.

Ruy Castro - Quantos séculos pegará Bolsonaro?

Folha de S. Paulo

Será possível somar os crimes de Bolsonaro em qualquer contabilidade conhecida pela lei?

No dia 7 de abril de 2019, uma patrulha do Exército, com quatro soldados, um cabo, um sargento e um tenente, suspeitou de um carro em Guadalupe, Zona Norte do Rio, e não conversou. Disparou 82 tiros de fuzil e pistola, dos quais 62 atingiram o veículo e nove acertaram o motorista, que morreu na hora. Dentro do carro, além do homem, estavam sua mulher, dois filhos e um idoso, seu sogro, que também foi ferido. Um transeunte tentou socorrer o homem, foi alvejado e também morreu, 11 dias depois.

Nenhum deles era bandido. O motorista era um músico, a caminho do trabalho num aniversário de bebê. O rapaz que tentou ajudá-lo, um catador de latas. Os militares não precisavam de grande esforço intelectual para chegar a essa conclusão. Bastar-lhes-ia olhar. Ao ver a bordo uma mulher, duas crianças e um velho, talvez identificassem uma família. Mas preferiram atirar e perguntar depois. Ou não enxergaram direito ou tremeram diante do que poderia vir do carro. Míopes, covardes ou as duas coisas?

Vinicius Torres Freire - Risco de apagão diminuir

Folha de S. Paulo

Apesar de ter piorado menos do que o previsto, situação é a mais crítica da história recente

Lá por volta de junho, o público em geral soube que o nível d’água nos lagos das usinas hidrelétricas era tão baixo e ainda cairia tanto que o risco de racionamento estrito de eletricidade era desesperador —racionamento “estrito” quer dizer redução obrigatória de consumo. A situação continua desesperadora, mas está melhor do que o esperado em meados do ano.

O risco diminuiu porque planos funcionaram e os céus ajudaram um pouco. Mas estamos em emergência, que deve durar pelo menos até março ou abril de 2022, se der tudo certo. A conta de luz continuará salgada até lá, pelo menos, e a crise provoca um monte de problemas financeiros no setor elétrico, que continua com desordens crônicas.

A energia armazenada nas usinas de Sudeste e Centro-Oeste deve chegar no final de novembro a um nível menor do que o de novembro de 2020, segundo as previsões atuais. Por essas estimativas, devem baixar a um nível muito semelhante ao de novembro de 2014, quando também estivemos pela hora da morte em eletricidade e ano em que a cidade de São Paulo ficou a semanas ou dias da seca de água encanada. Por que Sudeste e Centro-Oeste? Porque 70% da capacidade máxima de armazenamento está nas hidrelétricas dessas regiões. “Energia armazenada” é o quanto de eletricidade dá para fazer com a água dos reservatórios, grosso modo.

César Felício - “Mensalão por dentro”

Valor Econômico

Governo não tem como contrariar o Congresso em questões de orçamento

A fraqueza do governo Bolsonaro no Congresso produz vítimas de forma aleatória. Uma das baixas recentes é a ciência brasileira. O ministro da área, Marcos Pontes, ainda tenta recompor o corte em créditos suplementares do Orçamento de cerca de R$ 600 milhões feito pelo Congresso, com o aval do governo. De forma atarantada, dizendo-se “muito chateado” e admitindo que de nada sabia e que de nada foi consultado, Pontes expôs a situação em audiência pública na terça-feira na Câmara.

A questão é a seguinte: a pasta da Ciência e Tecnologia já sofrera um corte cavalar no Orçamento antes. Em 2020 haviam sido R$ 11,8 bilhões. Em 2021, R$ 8,3 bilhões. O quadro piora agora porque os créditos suplementares cortados estavam dentro desta previsão orçamentária e foram retirados com a aprovação do PLN (Projeto de lei do Congresso Nacional) 16, relatado pelo deputado Juscelino Filho (DEM-MA). O montante foi redistribuído para outras pastas. Mas depois da queda o tombo: foi aprovado também um outro PLN, o 12, relatado pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso, que permite o contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (FNDCT), da ordem de R$ 2,7 bilhões, equivalente a todo o valor que a pasta usa para despesas discricionárias.

Fernando Abrucio*- Só a ciência e os professores nos salvarão

Valor Econômico / Eu & Fim de Semana

Só seremos uma nação forte quando a formação de cientistas for prioridade equivalente às reformas que embalam o debate da elite econômica e política

Na semana de comemoração do Dia dos Professores, o país deveria celebrar o conhecimento como principal alavanca de seu desenvolvimento integral - econômico, social, político e cultural. Infelizmente, o momento espelha o inverso disso: o Ministério da Economia cortou R$ 600 milhões do Orçamento do CNPq, deixando à mingua os cientistas brasileiros, ao mesmo tempo em que se constata a redução dos gastos educacionais após uma pandemia que escancarou a desigualdade entre os estudantes. É preciso dizer em alto e bom som: a retração dos investimentos em ciência e educação piorará a vida de nossos filhos e netos.

Num mundo cada vez mais tecnológico, com vacinas produzidas em tempo recorde salvando milhões de brasileiros da pandemia e com os empregos exigindo cada vez mais escolaridade, por que o Brasil está virando as costas para a educação e a ciência? Há um fator conjuntural vinculado à agenda do presidente Bolsonaro, mas também a sociedade brasileira não vê ainda esses temas como prioridades.

O bolsonarismo é, definitivamente, um inimigo da educação e da ciência. A redução do orçamento de ambos os ministérios é a prova mais cabal disso. Essa escolha política se deve, em primeiro lugar, à visão negacionista refratária ao conhecimento científico. O ideário de Bolsonaro ancora-se aqui no mesmo movimento da extrema-direita internacional cujo pilar é a produção de uma nova narrativa para parcelas da sociedade que, de um modo ou outro, estão descontentes ou até rancorosas com as transformações do mundo contemporâneo.

José de Souza Martins* - A invenção urbana dos pobres

Valor Econômico / Eu & Fim de Semana

Aqui se consideram o trabalho e o salário como inimigos do lucro

Em duas semanas, pude observar o nascimento de uma favela nas proximidades do Hospital Universitário da USP. Num dia não havia nada num terreno grande que, dizia-se, pertence à Sabesp. Duas semanas depois, o terreno já estava ocupado por barracos, os de frente para as ruas devidamente numerados. Tomaram o cuidado de seguir o critério de numeração das construções que já existiam na rua, o critério da prefeitura.

Ou seja, o favelado não quer apenas uma moradia, por precária que seja. Quer também um endereço, a casa como lugar identitário, o endereço como nexo relacional com a sociedade, com todos. Mesmo com aqueles que não reconhecem a inevitabilidade dos fatores de surgimento da favela.

No que foi um muro, foram abertas portas, e o trecho correspondente à porta foi pintado de cor diferente da moradia do vizinho. Também definição de identidade. Negação comparativamente forte em relação a apartamentos, que são o cenário do repetitivo da habitação.

Surgiu ali até uma pequena infraestrutura comercial. Num Bar do Vô, o dono pintara na fachada: “Whisky Cavalo Branco, R$ 20,00”. Mais adiante, na fachada de outro barraco: “Mini Padaria. Temos pão, leite, café, ovos...” Pinturas caprichadas de pães e de um bule derramando café numa xícara contrastam com a pobreza do tapume da fachada.

Naercio Menezes Filho* - O futuro do Bolsa Família

Valor Econômico

Pesquisas mostram que programas focados nas crianças acabam se pagando no longo prazo

O programa Bolsa Família cumpriu um papel muito importante na sociedade brasileira, ao diminuir bastante a pobreza extrema a um custo reduzido. Mas há sinais de que esse efeito está se esgotando, o que ficou mais evidente depois da pandemia. Assim, o Bolsa Família terá que mudar. Como deve ser esse novo programa social?

Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar que até os anos 80 não tínhamos praticamente nenhum programa de proteção social. Aliás, também não tínhamos programas de atenção primária na saúde, a maioria dos jovens estava fora da escola e os programas de aposentadoria para os mais pobres eram precários. A pobreza era elevada, assim como as taxas de mortalidade, principalmente entre as crianças. As pessoas não tinham como sobreviver às secas, a não ser com a migração para os centros urbanos no Sudeste.

Claudia Safatle - Guedes fica enquanto prevalecer o teto de gasto

Valor Econômico

“Estamos no limite da responsabilidade”, afirma uma fonte

O ministro da Economia, Paulo Guedes, mesmo sob fogo cruzado, não pretende deixar o governo. Para seus principais assessores, porém, ele já demarcou até onde poderá ir e não ficará no cargo se, por ventura, houver a decisão de furar a lei do teto do gasto público. Pela lei, o Orçamento anual não pode contemplar aumento real de despesa. Esta será corrigida tão somente pela inflação, medida pela variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulada em 12 meses até o mês de junho de cada ano.

O ministro entende que estourar o teto de gasto será um flagelo para a economia e para o país, que se traduzirá em mais inflação. A inflação é uma maneira muito cara para a população resolver o conflito distributivo. Depois de aumentar 1,16% em setembro - a maior variação para um mês de setembro desde 1994, ano da edição do Plano Real, o IPCA acumula inflação de dois dígitos em 12 meses: 10,25%.

Rogério Furquim Werneck - Risco de retrocesso

O Globo / O Estado de S. Paulo

Em Brasília, o jogo político torna-se a cada dia mais pesado. Os próximos dois meses serão fundamentais para se saber em que estado estará a economia no final do governo Bolsonaro.

O espaço de manobra para a condução da política econômica estreita-se a olhos vistos. Na esteira das urgências eleitorais do governo, o Ministério da Economia tem feito o possível para resistir à escalada de pressões políticas que vem tendo de enfrentar. Mas o jogo não lhe tem sido fácil.

De um lado, tanto o Planalto como o Centrão já não escondem sua disposição de entortar as regras fiscais em vigor, para acomodar, no Orçamento de 2022, expansões de dispêndio público que consideram cruciais para o bom desempenho do governo nas eleições.

De outro, em meio ao alarme do governo e do Congresso com a aceleração da inflação, exacerbam-se as pressões por artificialismos de todo tipo que possam atenuar altas de preços politicamente mais incômodas.

Pedro Doria - Trabalhadores do Vale, uni-vos!

O Globo / O Estado de S. Paulo

Há um clima novo no Vale do Silício, e isso ficou evidente na última semana, quando uma ex-gerente de produto do Facebook expôs o rosto em público e se apresentou como delatora no Senado americano. Porque Frances Haugen não é única, tampouco rara. Também na última semana, foi ao ar um novo episódio do podcast Land of the Giants, que a cada temporada conta a história de grandes empresas do Vale. E lá, numa entrevista, outra gerente deu entrevista contra a empresa em que trabalha. A Apple. É Ashley Gjøvik, uma programadora que montou um levante de funcionários na companhia exigindo a demissão de um diretor. Conseguiu. No Google, mais de uma vez nos últimos anos, funcionários cruzaram os braços para exigir mudanças no comportamento da chefia. E, agora, uma guerra entre gestores e trabalhadores está em curso a respeito do trabalho presencial. Muitos não querem voltar.

Faz dez anos que Steve Jobs morreu, e Tim Cook o substituiu na Apple. Jobs era um chefe tirânico, embora tenha se suavizado com o tempo. Era também uma lenda no Vale pelo brilho, pela intuição que o guiava a criar produtos novos, pela capacidade de inspirar sua equipe. Em seu tempo, o Vale se tornou uma segunda Hollywood na Califórnia. Assim como, nas primeiras décadas do século XX, inúmeros jovens americanos tomaram a estrada para o Oeste com o sonho de explodir no cinema, nas últimas décadas não foram poucos os que se dirigiram ao Vale movidos a outro sonho. Conseguir um emprego numa companhia grande, criar fama, conhecer gente, lançar uma startup e fazer fortuna.

Flávia Oliveira - Luciana, triste tradição

O Globo

Na histórica condenação dos oito militares do Exército Brasileiro que assassinaram o músico Evaldo Rosa e o catador de latinhas Luciano Macedo, em ação indevida e desproporcional numa via pública em Guadalupe, subúrbio carioca, lanço o olhar à enfermeira Luciana dos Santos Nogueira. Num domingo banal, 7 de abril de 2019, ela estava a caminho de um chá de bebê, quando o carro em que estava com familiares foi alvejado por 82 tiros. Testemunhou a morte do companheiro, viu o filho Davi tornar-se órfão de pai pelas mãos do Estado, em que costumava confiar. Em depoimento, contou que, em meio à brutalidade, acalmou o marido: “Calma, amor, é o quartel”. Tornada viúva, empenhou-se na luta contra a impunidade que grassa no país, em particular nos casos de mortes decorrentes de intervenção das forças de segurança e defesa.

Luciana honrou uma triste tradição que alcança mulheres negras vítimas da violência homicida que ceifa a vida de filhos, maridos, irmãos. Repetiu a história de Marli Pereira Soares, empregada doméstica que testemunhou o assassinato do irmão, Paulo, aos 18 anos, com 12 tiros por policiais militares, em outubro de 1979. Ela foi com o pai à delegacia em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, denunciar o crime. No local, reconheceu um dos assassinos. Marli voltou mais de 30 vezes ao local para fazer reconhecimentos. Ganhou da imprensa o apelido Marli Coragem. Em 1980, em plena ditadura, passou em revista a tropa do 20º BPM para identificar os criminosos. A cena foi eternizada em fotografia de Alberto Jacob, do GLOBO. Quem lembra é Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional:

O que a mídia pensa - Editoriais / Opiniões

EDITORIAIS 

Dois Brasis

O Estado de S. Paulo

A pandemia expôs o contraste entre dois Brasis. De um lado, o Brasil que abraçou a ciência, obedeceu aos protocolos e aderiu massivamente à imunização; que se angustia com o desemprego, a inflação e a desigualdade; que sofre com a criminalidade e as agressões ao meio ambiente; e que, apesar de tudo, não esmorece e encara os problemas de frente. De outro, há um Brasil – minoritário, mas estridente – que promove soluções mágicas para desafios complexos; que terceiriza responsabilidades; que busca acumular privilégios a quem chama de “nós” e nega direitos a “eles”, os “inimigos da pátria”. Em raras ocasiões o contraste ficou tão explícito quanto no feriado dedicado à padroeira do País, Nossa Senhora Aparecida, no último dia 12.

No Santuário de Aparecida, o arcebispo dom Orlando Brandes iniciou sua homilia expandindo um abraço simbólico ao povo brasileiro, em especial às crianças, aos indígenas e às famílias enlutadas pela covid-19. “Para ser pátria amada, não pode ser pátria armada, para que seja uma pátria sem ódio, uma república sem mentiras e sem fake news.”

A alusão ao slogan do governo, “Pátria Amada Brasil”, é indisfarçável. A “pátria” do presidente Jair Bolsonaro é uma caricatura grotesca da pátria amada e consolada pelo arcebispo. “Pátria amada com fraternidade”, disse d. Orlando. “Todos irmãos, construindo a grande família brasileira. A família deve ser um lugar de audiência. A aliança é sinônimo de amizade. Uma amizade internacional significa parceria, diálogo mútuo, empatia, união e democracia.” Poucos dias antes, perguntado sobre as mais de 600 mil mortes por covid, Bolsonaro, a passeio pelo litoral paulista, retrucou: “Não vem me aborrecer aqui”.

Poesia | João Cabral de Melo Neto - Fábula de um arquiteto

A arquitetura como construir portas,
de abrir; ou como construir o aberto;
construir, não como ilhar e prender,
nem construir como fechar secretos;
construir portas abertas, em portas;
casas exclusivamente portas e teto.
O arquiteto: o que abre para o homem
(tudo se sanearia desde casas abertas)
portas por-onde, jamais portas-contra;
por onde, livres: ar luz razão certa.

Até que, tantos livres o amedrontando,
renegou dar a viver no claro e aberto.
Onde vãos de abrir, ele foi amurando
opacos de fechar; onde vidro, concreto;
até fechar o homem: na capela útero, com confortos de matriz, outra vez feto.

Música | Teresa Cristina - Lucidez