segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O que a mídia pensa: Editoriais / Opiniões

Instituições deram prova de força ao derrotar golpismo

Valor Econômico

Ainda há pela frente um caminho de pacificação no país, além da identificação e punição dos mentores e organizadores dos atos golpistas

Um ano após a infame tentativa de golpe de Estado, com a invasão e depredação da sede dos Três Poderes - a mais séria investida para subverter a ordem legal desde o fim do regime militar - o país ainda acerta as contas com o passado. O regime democrático resistiu graças à ação imediata do Judiciário, do Executivo, Legislativo e das Forças Armadas, cujo comando alinhou-se na defesa da Constituição. Trinta pessoas foram condenadas até agora, e mil das 1.430 denúncias apresentadas tiveram ação penal suspensa a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e poderão ser objeto de acordo com a Procuradoria Geral da República, com penas leves. Falta ainda outra ação fundamental: levar à Justiça quem planejou, financiou e organizou o levante em Brasília.

Fernando Gabeira - Para sobreviver em 2024

O Globo

Mudanças climáticas e El Niño não darão trégua. Será preciso insistir em algumas teses, ainda que políticos não as ouçam

Passado o ano, as listas pessoais de desejos, nada mais a fazer do que encarar a realidade. Mesmo um tipo de realidade sobre a qual nada podemos fazer: as eleições nos Estados Unidos, o esforço da China para anexar Taiwan. Até na guerra no Oriente Médio, tudo o que pudemos fazer foi sofrer e reclamar, exceto, é claro, a iniciativa oficial de trazer brasileiros de Israel, da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

O ano entrou com o terremoto no Japão. É um ano de eleições municipais no Brasil. Pensei em ligar o progresso japonês em prevenção e resposta aos grandes eventos naturais a um debate sobre as cidades brasileiras. As mudanças climáticas estão aí, é preciso tirar gente de área de risco, preparar comunidades para uma resposta de emergência.

No primeiro artigo que escrevi no ano cheguei a sugerir que bons planos nesse campo poderiam sonhar com financiamento internacional. Afinal, é o esforço de adaptação às mudanças, e já no Acordo do Paris se falou numa verba para financiá-lo.

Simone Tebet* - A eterna vigilância

O Globo

Todos aqueles que participaram da infâmia de 8 de janeiro devem responder cabalmente por seus atos

Um ano atrás, no dia 8 de janeiro, todos nós, brasileiros e brasileiras que amamos a liberdade, a democracia e respeitamos a Constituição, conquistamos uma das maiores vitórias da civilização contra a barbárie desde o fim da ditadura militar e da redemocratização do país.

Aos que pensem que exagero nas palavras, quero lembrar apenas que acabamos de ser informados de que, entre os planos maquinados por alguns dos extremistas do golpe derrotado, estava o enforcamento de um ministro do Supremo Tribunal Federal em plena praça pública. Na verdade, na maior praça pública do Brasil, a Praça dos Três Poderes, que foi atacada e enxovalhada nos atos infames de 8 de janeiro de 2023.

Nós amamos a liberdade, a democracia e a Constituição porque aprendemos, ao longo das décadas, que, longe de ser palavras vazias, elas são os conceitos fundamentais que regem nossas vidas como cidadãs e cidadãos de uma sociedade moderna, que se pretende justa.

Carlos Pereira - A democracia não se fragilizou

O Estado de S. Paulo

Esquerda foi míope, enquanto a direita iliberal errou grosseiramente no 8 de Janeiro

Hoje celebra-se um ano da vitória da democracia no Brasil. Ao contrário do que Lula tem dito, não tem havido uma “reconstrução da democracia”, pois só se pode reconstruir algo que foi quebrado. A democracia brasileira nem se fragilizou nem se quebrou, a despeito das inúmeras tentativas iliberais de Bolsonaro de enfraquecê-la.

De um lado, a esquerda, aflita com seus medos e fantasmas do passado autoritário, foi míope ao enxergar que a democracia estava em risco iminente com Bolsonaro na presidência. Além de ter interpretado suas ameaças como críveis, não percebeu a capacidade de resiliência da sociedade e a força das instituições de resistir às iniciativas iliberais do ex-presidente.

Eliane Cantanhêde - Golpe foi articulado antes mesmo de 2018, mas a democracia foi mais forte

O Estado de S. Paulo

Tentativa não funcionou porque as Forças Armadas não aderiram; decisão de não decretar GLO foi decisiva

Era domingo, 8/1 de 2023, e o ex-metalúrgico Luiz Inácio da Silva, recém-empossado para seu terceiro mandato na Presidência da República, levou um susto ao saber da invasão e do quebra-quebra do Planalto, Supremo, Câmara e Senado e tomou três decisões: transformar a Prefeitura de Araraquara em quartel general de resistência ao golpe, só voltar a Brasília em plena segurança, depois da situação controlada, e não aplicar a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que significaria botar tropas e tanques do Exército nas ruas – principalmente na Praça dos Três Poderes.

Acertou nas decisões, mas a principal delas partiu da primeira-dama Janja da Silva: recusar o que idealizadores do golpe, civis e militares, queriam: a GLO. O Exército iria para a rua legalmente, dentro da Constituição. Só que, em vez de garantir a lei e a ordem, ficaria assistindo e, assim, aprofundaria o caos. As cúpulas das Forças Armadas, porém, se recusaram. E, no dia fatal, Lula vetou a GLO.

Ao entrar em campanha para a eleição presidencial de 2018, o capitão insubordinado Jair Bolsonaro mirava quatro segmentos que lhe serviriam como eleitores e que, mais adiante, ele cooptaria como golpistas: Forças Armadas, polícias estaduais, igrejas evangélicas e os Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs), civis apaixonados por armas, num ambiente em que há muita gente boa, mas é favorável a valentões que adoram tiros, brigas, confusões e “patriotadas”.

Três Poderes unem-se para celebrar a consolidação da democracia

Por Andrea Jubé, Julia Lindner, Marcelo Ribeiro e Isadora Peron / Valor Econômico

Políticos ligados a Bolsonaro não devem estar presentes na cerimônia que relembra tentativa de golpe para evitar imagem de alinhamento a Lula

Completado um ano dos ataques de radicais bolsonaristas às sedes das instituições democráticas na capital federal, com depredação de prédios públicos e destruição de obras de arte e objetos históricos, autoridades dos três Poderes reúnem-se nesta segunda-feira em Brasília para relembrar a data, comemorar a consolidação da democracia face à tentativa de golpe e reafirmar a defesa dos Poderes.

Em contrapartida, parlamentares, governadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro devem faltar à cerimônia para evitar a imagem de alinhamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como indisposição com as bases em ano eleitoral.

O Senado e o Supremo vão promover solenidades, trazendo parlamentares, governadores, ministros, magistrados e oficiais militares a Brasília, interrompendo as férias de janeiro.

Lula desembarcou em Brasília na quinta-feira, após um recesso de nove dias, e desde então, sua agenda voltou-se para a preparação do ato, e declarações sobre o episódio que abalou a primeira semana de seu terceiro mandato.

Brasil reagiu melhor à tentativa de golpe do que os EUA, diz Levitsky

Por Caio Sartori / Valor Econômico

Autor de ‘Como as Democracias Morrem’ e ‘Como Salvar a Democracia’, professor de Harvard elogia união da política brasileira e faz críticas ao Partido Republicano

Notório analista da crise das democracias mundo afora, o cientista político americano Steven Levitsky avalia que o Brasil reagiu melhor ao 8 de janeiro do que os Estados Unidos à invasão do Capitólio, em 2021. Não só: mesmo na forma de lidar com os ímpetos autoritários de Jair Bolsonaro e Donald Trump como um todo, afirma o professor de Harvard, as elites políticas e o Judiciário brasileiros tiveram desempenho mais sólido. Os atos golpistas que resultaram na depredação dos Poderes completam um ano nesta segunda-feira.

“Depois do 8 de janeiro, os políticos do Brasil, quase sem exceções, foram muito rápidos em repudiar completamente o ataque ao Planalto e ao STF e em pedir uma investigação sobre os atos. Não procuraram achar desculpas para as causas daquilo, subestimar a seriedade ou defender os que se insurgiram”, diz em entrevista por vídeo ao Valor o autor do bestseller: “Como as Democracias Morrem” e do recém-lançado “Como Salvar a Democracia”, ambos em parceria com o colega de Harvard Daniel Ziblatt e publicados no Brasil pela Companhia das Letras.

Bruno Carazza* - O país ao sabor das previsões dos economistas

Valor Econômico

Em 2024 também se comemoram os 25 anos do sistema de metas de inflação no Brasil

Dizem que as previsões dos economistas são ótimas para dar credibilidade aos astrólogos e meteorologistas. E que, se todos os economistas forem colocados juntos, nunca chegarão a um consenso.

Com uma fama dessas, parece loucura basear a condução do país na coordenação das expectativas dos economistas sobre o futuro.

Nas últimas semanas, muita atenção se deu ao fato de que a maioria do mercado errou suas previsões para a economia brasileira em 2023. O ano passado fechou com números bem melhores do que o esperado: dólar a R$ 4,85 (contra previsão de R$ 5,28), taxa Selic em 11,75% (a expectativa era de 12,25%), inflação abaixo de 4,7% (versus 5,3% do mercado) e crescimento em torno de 3% (muito superior à pessimista marca de 0,79%).

Sergio Lamucci - Novas fontes de renda sustentam o consumo das famílias

Valor Econômico

Em comparação com 2019, houve um aumento expressivo de pessoas que ganharam alguma forma de renda assistencial, trabalhista ou previdenciária, diz Fernando Montero, da Tullett Prebon

A força do consumo das famílias é um dos fatores que levaram a economia brasileira a crescer cerca de 3% em 2023, segundo estimativas dos analistas, um desempenho bem melhor que o 0,8% previsto no fim de 2022. O resultado excepcional da agropecuária, pelo lado da oferta, e o impulso do setor externo, pelo lado da demanda, também contribuíram para uma expansão mais robusta da atividade no ano passado, mas o comportamento do consumo privado teve um papel de destaque, o que vem ocorrendo desde 2021.

Os números do PIB de 2023 serão conhecidos apenas no começo de março deste ano, mas o consenso de mercado aponta para uma expansão de 3,2% para a demanda das famílias. No fim de 2022, os analistas também esperavam para o principal componente do PIB pelo lado da demanda um crescimento de apenas 0,8% no ano passado. O economista-chefe da corretora Tullett Prebon, Fernando Montero, aponta dados que ajudam a explicar a sustentação do consumo privado, ressaltando “o notável avanço em tempos recentes da população que ganhou alguma forma de renda assistencial, trabalhista ou previdenciária”.

André Gustavo Stump - Palpite infeliz

Correio Braziliense

Havia, claramente, uma torcida contra o governo do presidente Lula. E uma desconfiança perceptível em relação ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad

"Quem é você que não sabe o que diz, meu Deus do céu que palpite infeliz". Noel Rosa, quem diria, transformou-se em sagaz crítico da política e da economia do país. Os bons números apresentados pelo cenário econômico brasileiro tornaram evidente que os profetas do mercado financeiro são, na verdade, palpiteiros que ajustam suas previsões às circunstâncias do momento. No início de 2023, o boletim Focus antecipava que o crescimento do Produto Interno Bruto do país seria de 0,7%. O resultado foi de 2,9%. Um verdadeiro palpite infeliz que se repetiu na previsão da inflação e da cotação do dólar. Tudo errado.

Havia, claramente, uma torcida contra o governo do presidente Lula. E uma desconfiança perceptível em relação ao ministro Fernando Haddad, um scholar que produziu tese sobre a economia nos países comunistas. Na economia planificada, tudo deve ser previsto no projeto anual ou plurianual. Não há que falar em inflação, porque os preços são controlados pelo Estado. Os deficits orçamentários são cobertos por emissão de moeda. E o consumo é controlado pela reduzida oferta de produtos. O cidadão tem dinheiro, mas não tem onde gastar. Era comum em Moscou, no tempo do comunismo, o estrangeiro ser assediado na rua para vender sua calça jeans. O pagamento era em dólares.

Manuella Mirella* - Resistência democrática: reescrever o 8 de janeiro

Correio Braziliense

Um ano depois, temos a oportunidade de criar uma narrativa para a data impulsionada pelo contexto de união dos setores que marcou os últimos 365 dias, para repudiar e coibir novos ataques

O marco de um ano da tentativa de golpe caminha para adquirir novo significado em nossa história de luta pela democracia. Se em 8 de janeiro de 2023 o Brasil viveu o ápice dos ataques ao Estado Democrático de Direito de um período marcado por fissuras no nosso sistema, hoje, um ano depois, temos a oportunidade de criar uma narrativa para a data impulsionada pelo contexto de união dos setores que marcou os últimos 365 dias, para repudiar e coibir novos ataques. Além disso, é também um marco para reforçar nosso compromisso com a memória e a verdade.

Com manifestações em todo o país neste 8 de janeiro de 2024, o povo brasileiro nas ruas reescreverá um novo capítulo dessa história, como um reforço ao sentimento deste último ano — o de resistência democrática, ampliando a compreensão de que ela é muito mais que um sistema político, mas, sim, um caminho para uma sociedade mais justa.

Cristovam Buarque - Haddad, primeiro passo de esquerda lúcida

Blog do Noblat / Metrópoles

Parte dos militantes da esquerda sofre esta ilusão nostálgica: vê a sociedade atual como ela era antes, sem entender que ela mudou

Às vezes uma pessoa perde a lucidez por ilusão interna, psiquiátrica ou neurológica, que a impedem entender a realidade. Em 1985, o neurologista Oliver Sachs conta em seu livro O homem que confundiu sua mulher com um chapéu que um paciente, no lugar de falar com a esposa em frente, pensou levantá-la para colocar sobre a cabeça. Na política existe uma outra ilusão, nostálgica: quando a realidade se transforma, mas o militante continua entendendo-a em sua forma anterior; sem perceber a marcha da história, continua pensando com base na mesma realidade e nos mesmos sonhos vindos do passado. Parafraseando Sachs, seria o caso de a mulher ter se transformado de fato em chapéu e o marido sem lucidez continuar conversando com ela.

Camila Rocha* - Os responsáveis pelo 8 de janeiro

Folha de S. Paulo

Um ano depois, pouco se avançou na punição de golpistas graúdos

Passado um ano do fatídico 8 de janeiro, pouco se avançou na punição de golpistas graúdos. Nenhum político, militar, grande empresário ou proprietário foi responsabilizado, ainda, com rigor similar ao dispensado àqueles que não ostentam altos cargos, patentes ou grandes posses.

Entre estes figuram pessoas como Matheus Lima de Carvalho Lázaro, um entregador de Apucarana (PR) que portava um canivete, e Raquel de Souza Lopes, uma cozinheira de Joinville. Ambos foram acusados de cometer cinco crimes, incluindo golpe de Estado. O paranaense deve passar os próximos 17 anos em regime fechado, pena similar a da catarinense, 16 anos e meio de reclusão.

Ruy Castro - A história em três caracteres

Folha de S. Paulo

Todos sabem o significado de 8/1. Mas a história exige que essa data infame se torne o 'Dia da Democracia'

Amanhã é o dia 8/1. Todos os leitores sabem o que significa. Em três caracteres, voltam as cenas do 8 de janeiro de 2023, quando os bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília e botaram literalmente para quebrar. Era a "festa da Selma", um código para a baderna que, supunha-se, faria as Forças Armadas intervirem para eternizar Bolsonaro no poder. É uma data que entrou para a nossa história, mas por pouco com outro sentido. Se Lula, recém-empossado, tivesse transferido aos militares o controle da capital, o 8/1 teria se convertido num novo 1º de abril —o de 1964, data que se arrastou por 21 anos.

Ana Cristina Rosa - Olho vivo

Folha de S. Paulo

Agentes públicos e governador de SP não deveriam refutar políticas públicas eficazes

Entre muitas outras coisas, os atos golpistas do 8 de janeiro serviram para atestar o poder e a eficácia das imagens na defesa de direitos e garantias constitucionais.

Travestidos de "cidadãos do bem", os vândalos que dilapidaram o patrimônio público na praça dos Três Poderes, em Brasília, num ato de insanidade ou de idiotice produziram provas contra si incluídas no inquérito da Polícia Federal. Afinal, no século 21, até os tolos sabem que é praticamente impossível passar despercebido por aparelhos que captam imagens.

Então é, no mínimo, "estranho" que o governador do Estado mais rico do país se posicione contra o uso de câmeras nas fardas dos policiais sob a alegação de que não oferecem segurança aos cidadãos —contrariando a lógica e os dados, que apontam queda de 76% no número de civis mortos em operações policiais de 2019 a 2022.

Marcus André Melo* - Por que Milei escolheu uma estratégia maximalista?

Folha de S. Paulo

A armadilha da escolha trágica entre status quo intolerável e a mudança hiperbólica

Por que Milei escolheu a estratégia maximalista de apresentar um decreto de necessidade e urgência (DNU) para revogar 300 dispositivos legais? Seria por que todos os presidentes argentinos no período democrático fizeram algo semelhante? Sim, aqui a novidade seria apenas sua amplitude inédita. E nem tanto.

O peronista Carlos Menem implementou, via 545 DNUs, um programa radical que incluía a privatização da YPF, dos Correios, da Aerolíneas Argentinas etc. Como ampliou de 5 para 9 o número de ministros da Suprema Corte, adquiriu uma conhecida "maioria automática" contra questionamentos sobre a necessidade ou urgência dos DNUs.

Há muito ruído na cobertura do DNU. Entre nós, o paralelo com as medidas provisórias é descabido. O DNU foi introduzido pela Constituição argentina de 1994, mas, ao contrário das MPs brasileiras, permaneceu sem regulamentação. Esta só veio em 2006, quando Cristina Kirchner aprovou uma lei neste sentido. No entanto a lei é ainda mais problemática do que o texto vago da Constituição porque praticamente impede o rechaço dos DNUs.

Poesia | O enterrado vivo - Carlos Drummond de Andrade

 

Música | Coral Edgard Moraes e Getúlio Cavalcanti - Escuta Boêmio