sábado, 6 de janeiro de 2024

O que a mídia pensa: Editoriais / Opiniões

Uma ode à democracia

Revista Veja

A incômoda lembrança dos ataques assustadores do 8 de janeiro é um modo de evitar que a estupidez se repita

Há exato um ano, em 8 de janeiro de 2023, o Brasil viveu um dos mais vergonhosos episódios de sua história. Depois de quatro décadas de redemocratização do país, uma horda terrorista depredou os edifícios dos três poderes, em Brasília. A turba — dita patriota, apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas obtusa e irresponsável — protestava contra a eleição de Lula, em pleito evidentemente acatado pelo Legislativo e pelo Judiciário, porque assim funciona o estado de direito. Descobriu-se, após imediata investigação, ter havido algum grau de planejamento e tolerância das forças de segurança do Distrito Federal. Repetiam-se, como farsa, os estragos do Capitólio promovidos pelos pares de Donald Trump contra a escolha de Joe Biden.

A tragédia brasiliense foi um momento de triste memória, movido por cidadãos alimentados pelo ódio, o resultado mais nocivo da polarização que há pelo menos uma década emoldura o cotidiano dos brasileiros — na política, sem dúvida, mas também em outros escaninhos da sociedade, nas relações familiares, nos gostos artísticos, nas escolhas individuais. A incômoda lembrança daquela jornada assustadora é um modo de evitar que a estupidez se repita.

José Casado - Névoa política

Revista Veja

Falta consenso para resgatar o país de meio século de estagnação

Sob a lente da desigualdade social, continua sendo um país de 2 milhões de pessoas com renda média quase quarenta vezes superior à dos 100 milhões mais pobres (Wilson

O calendário é implacável: faltam apenas sete anos para o Brasil completar meio século estagnado no baixo crescimento econômico. O ano de 2030 está na esquina do tempo, à distância de mais sete réveillons, duas Olimpíadas e um par de Copas do Mundo.

Restam 84 meses. Se nada mudar, será o marcador de um longo ciclo de frustrações com o esquálido desenvolvimento e a desigualdade social recorde, que começam a derivar em sinais de desordem no sistema institucional. Por enquanto, a névoa espessa dos impasses políticos não deixa vislumbre de consenso sobre a melhor rota de fuga para o futuro.

O país tem perdido relevância. Estancado há quatro décadas e meia, deixou encolher sua participação no mapa-múndi da produção de riqueza na era da computação portátil e da inteligência artificial — caiu de 4,3% em 1980 para 2,3% do PIB global no ano passado, informa o Fundo Monetário Internacional.

Cristovam Buarque - O novo ensino conclusivo

Revista Veja

É ilusória a promessa de universidade para todos

A reforma do ensino médio é para fazê-lo etapa conclusiva da educação de base com máxima qualidade para todos. Há décadas se debate a reforma sem ênfase em “qual seu propósito”, “para quem deve ser oferecido”, “qual a estratégia para implantá-la” e “que nome” dar para essa etapa da formação. Por isto, aceita-se o adjetivo de “médio” ao considerá-lo apenas ponte para poucos ingressarem em ensino superior que será concluído por alguns raros dos quais com empregabilidade. Essa concepção tem relegado o direito de todos à escola com a necessária qualidade para cada brasileiro dispor do mapa para a busca de sua felicidade pessoal e das ferramentas para participar da construção de seu país eficiente, justo e democrático. Em vez do compromisso de “educação para todos com a máxima qualidade”, adota-se a ilusória promessa de “universidade para todos”, independente da qualidade.

Alvaro Gribel - Haddad tem a ciência do risco

O Globo

Ministro da Fazenda sabe que não pode errar na economia para evitar a volta da extrema direita ao poder

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem consciência de que o sucesso do governo Lula passa pela economia, e que essa é a principal agenda para se evitar a volta da extrema direita ao poder. Por isso, ele garante que a política fiscal não sairá do controle e que a equipe econômica fará de tudo para cumprir o arcabouço fiscal. Questionei Haddad nos bastidores da entrevista da última semana sobre esse risco, e a resposta foi objetiva: “Sim, tenho consciência”. Isso ajuda a entender por que o ministro está disposto a comprar a briga interna com o PT pelos rumos da economia, e por que a Fazenda insiste na Medida Provisória da reoneração da folha de pagamento. Embora já tenha perdido por duas vezes essa batalha no Congresso, com a aprovação da prorrogação e a derrubada do veto do presidente Lula, a pasta entende que é a desoneração é incoerente com tudo que foi feito em 2023. O grande buraco da política econômica, contudo, continua sendo a falta de uma agenda efetiva de cortes de gastos. Colocar todo o peso do ajuste no fim das renúncias fiscais e no aumento da arrecadação parece ser o principal erro da pasta.

Carlos Alberto Sardenberg - Calcinha com bolso

O Globo

Estamos admitindo que o furto de celular acontecerá em toda festa de rua ou mesmo sem festa

Apareceu na categoria esperteza: calcinha com bolso de zíper, na frente, para levar o celular. Novidade para o carnaval, espécie de contramalandragem para escapar dos furtos, devidamente anunciada nos sites de roupas femininas. Coloque no Google “calcinha com bolso”, e aparecem diversas opções de modelos e preços. Há cuecas, também, mas não têm, digamos, a mesma graça.

A recepção na imprensa foi positiva. Grande sacada. Destaca-se que a moça pode levar o celular e um cartão de débito, embora este seja dispensável. Pode-se pagar tudo pelo celular, não é mesmo? Também é verdade que, se ganha em segurança, a roupa íntima perde em sensualidade.

Demétrio Magnoli - A esquerda que elege Trump

Folha de S. Paulo

Contaminação do discurso democrata pelas políticas identitárias faz ex-presidente prosperar

Trump bebe no copo do nazismo: há pouco, parafraseando o "Mein Kampf", alertou para o "envenenamento do sangue americano" pelo influxo de migrantes hispânicos. Trump responde, como réu, à acusação de golpe de Estado: ele instruiu republicanos a fraudarem resultados das eleições de 2020 e, no 6 de janeiro de 2021, incitou a invasão do Capitólio para impedir a certificação da vitória de Biden. Como se explica, então, que as pesquisas o colocam como favorito nas eleições presidenciais de novembro próximo?

A resposta convencional, apoiada em sondagens, é que uma larga maioria de eleitores enxerga Biden como idoso demais para cumprir novo mandato. Daí decorrem as pressões –e articulações ainda subterrâneas– pela substituição do candidato presidencial democrata. Contudo, há algo mais profundo que escapa às análises protocolares: o Partido Democrata enfrenta rejeição popular superior à do Partido Republicano.

Luís Francisco Carvalho Filho* - Os golpistas

Folha de S. Paulo

Sobre conciliação e impunidade

"Eu tenho parentes lá", explicava José Múcio, com uma franqueza quase infantil, logo depois de tomar posse. Para o ministro da Defesa de Lula, os acampamentos na frente dos quartéis do Exército, em diversas cidades de muitos estados, pedindo intervenção militar para a anulação da eleição presidencial, eram "manifestação da democracia".

Regados a discursos inflamados, cumplicidade militar, churrascos, gincanas, banheiros químicos e shows de música gospel, os acampamentos (continuidade política da obstrução de estradas por caminhoneiros) já haviam emitido sinais de periculosidade.

Em 12 dezembro, diplomação de Lula no TSE, acampados tentaram invadir a sede da Polícia Federal em Brasília em represália à prisão de indígena bolsonarista. Cenas de quebra-quebra, bloqueio de ruas, incêndio de automóveis e ônibus.

Pablo Ortellado - Chamando as coisas pelo nome

O Globo

Lembrar o 8 de janeiro é especialmente importante diante do revisionismo torpe

Na próxima segunda-feira comemoraremos o primeiro aniversário dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A data precisa entrar no calendário cívico brasileiro, como parte de nossa memória democrática, da mesma maneira como nos lembramos com pesar do 31 de março de 1964.

Lembrar o 8 de janeiro é especialmente importante diante do revisionismo torpe que quer fazer parecer que houve apenas uma manifestação pacífica de cidadãos, sem liderança e sem armas. De acordo com essa leitura mentirosa, o vandalismo foi cometido por petistas infiltrados, estimulados pela negligência das forças de segurança.

Miguel Reale Júnior* - Democracia e diversidade

O Estado de S. Paulo

Infantaria do 8/1 foi composta por pessoas simples, movidas por temas de costumes que se misturavam ao medo inoculado do ‘comunismo identitarista’

Dia de sol em Brasília, Lula da Silva subia a rampa do Palácio do Planalto junto a representantes da multiplicidade de nossa população, como o cacique Raoni Metuktire, o menino preto e a catadora de papéis, sendo difícil prever, nessa festa da democracia, que o palácio seria invadido por horda fantasiada com as cores da Pátria.

Causa tristeza relembrar o vandalismo destruidor das sedes dos Três Poderes, mas é revigorante saber ter sido a oportunidade de reafirmação do Estado de Direito. Oito de janeiro é a data da resiliência democrática.

Como se deram os fatos? Houve autores intelectuais, financiadores, instigadores e executores, ou seja, pessoas por detrás dos acontecimentos, e milhares na linha de frente, muitos seduzidas pelo discurso de ódio, o que não os desculpam em nada. A cada categoria foi instaurado um inquérito.

Dora Kramer - Para não esquecer

Folha de S. Paulo

O 8/1 deveria entrar no calendário como dia de unidade em defesa da legalidade

O ato de segunda-feira em Brasília marcará o primeiro ano desde o infamante ataque às instituições do regime democrático. É importante que esse 8 de janeiro de 2024 não se perca na história, que se repita ao longo do tempo e o acontecido de 2023 se eternize na memória da nação.

É preciso que o levante contra a sede dos três Poderes da República se torne inesquecível nas mentes dos brasileiros sejam quais forem suas tendências políticas, afetivas, religiosas ou em que estágio de exacerbação emocional estejam.

O que houve ali atinge a todos. É indispensável, por isso, que a compreensão desse todo alcance primordialmente autoridades responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos da República. Tanto as ligadas ao governo como as de oposição.

Ricardo Rangel - Alexandre é otimista demais

Revista Veja

Em sua imperdível entrevista, o ministro do STF se esquece de Thomas Jefferson

Mais completo e minucioso relato feito até agora sobre a intentona bolsonarista de janeiro passado, a entrevista do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a VEJA é absolutamente imperdível.

O único senão é a “nota 10” que o ministro dá ao grau de estabilidade política no Brasil hoje. É natural que Alexandre dê nota tão alta: é seu papel pôr a bola no chão, tranquilizar o público e não botar azeitona da empada do golpismo.

Mas a nota 10 é excessivamente otimista.

A contamização golpista em vastos setores do eleitorado, das Forças Armadas, da Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Militares e do Congresso Nacional não mudou. E o problema das redes sociais, instrumentalizadas pelo bolsonarismo para disseminar fake news e estimular o ódio e a sedição, está longe de estar equacionado.

Luiz Gonzaga Belluzzo* - De boas intenções…

CartaCapital

O ano mal começou e somos obrigados a ouvir o sermão contra os governos “gastadores”

Já nas saudades do Natal e do Réveillon, em 2 de janeiro, a Folha de S.Paulo brindou seus leitores com uma manchete de primeira página: “Dívida global bate recorde e cria trava para Brasil baixar juros e crescer mais”. A matéria do jornalista Fernando Canzian apresenta os dados coletados e elaborados pelo Institute of International Finance (reproduzidos nestas páginas).

No livro Dinheiro – O Poder da ­Abstração Real cuidei do trabalho de ­Richard Duncan The New Depression: The ­Breakdown of the Paper Money ­Economy. Nessa obra, Duncan examina as tendências e mudanças no endividamento dos setores da economia norte-americana entre 1945 e 2007. O autor assinala que, nesse período, nos Estados Unidos, a participação relativa dos setores – governo, empresas, famílias – no endividamento mudou radicalmente. Em 2007, a dívida pública caiu para 10% da dívida total. Um declínio expressivo, mas não surpreendente. A dívida pública abandonou os píncaros alcançados durante o esforço de guerra e declinou naqueles de prosperidade que acompanharam os 30 Anos Gloriosos. Não houve mudança na participação do endividamento do setor corporativo. Permaneceu inalterado em 13%. Os desenvolvimentos notáveis e críticos vieram no setor de famílias e no setor financeiro.

Poesia | A Felicidade - Vinicius de Moraes com narração de Mundo dos Poemas

 

Música | BEIJA-FLOR Carnaval 2024 - Samba Enredo