Carnaval aponta caminho para negócios no Brasil
O Globo
País tem vocação evidente e potencial enorme
a explorar com as indústrias criativas
Oficialmente, o carnaval acabou
na terça-feira, mas, para prefeituras e estados, o clima ainda é de
comemoração. Com tempo ensolarado na maior parte do país, o evento foi um
sucesso, traduzido em ruas apinhadas de foliões, atrações sedutoras, hotéis
lotados, serviços a todo vapor e arrecadação garantida. A indústria criativa
mostrou seu vigor e deixou claro que carnaval não é só diversão. É também um
ótimo negócio.
Em 2021 e 2022, a festa sofreu o baque da pandemia. A recuperação iniciada em 2023 se consolidou na festa deste ano. Antes da folia, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimara que os festejos enfim superariam os níveis pré-pandemia, em especial nos estados que têm o carnaval como atração turística. Mas o carnaval tem o mérito de fazer girar várias rodas da economia. No Rio, o desfile da Portela, inspirado no livro “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, fez esgotar os volumes da obra após a apresentação. Mesmo aqueles que fogem da folia contribuem para movimentar o turismo em seus destinos mais pacatos.