sábado, 6 de maio de 2023

Entrevista | Peter Burke – As múltiplas faces da ignorância

Por Laura Greenhalgh / Valor Econômico / Eu & Fim de Semana

Para o historiador inglês Peter Burke, ela é um ativo para ditadores e uma responsabilidade para líderes democratas

Peter Burke: “Para entender uma cultura, é preciso levar em conta não só o que as pessoas sabem, mas o que elas não sabem”

“Devemos pensar duas vezes antes de descrever qualquer indivíduo, cultura ou período como ‘ignorante’, uma vez que há coisas demais para saber.” Com esta afirmação, o historiador britânico Peter Burke faz uma advertência aos leitores, especialmente os que se interessarem pelo seu livro mais recente, “Ignorância: Uma história global” (Editora Vestígio), lançado agora no Brasil. E completa o raciocínio com uma boa tirada do escritor americano Mark Twain (1835-1910), admitindo usá-la como um lema pessoal: “Todos somos ignorantes, apenas sabemos diferentes coisas”.

Dito isso, é possível enveredar por uma trilha fascinante da história da humanidade, não a que trata do conhecimento, mas a que trata justamente da falta ou privação dele. Professor emérito da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, Burke, 85 anos, tornou-se uma referência no campo da história social do conhecimento, tema de um de seus livros mais aclamados. Sempre buscando novos veios para seus escritos, admitiu nesta entrevista ao Valor, feita durante breve passagem por São Paulo, que gosta mesmo é de revirar as coisas. Ter uma abordagem “upside down”. E foi assim, inspirado por dois ex-presidentes contemporâneos, Donald Trump e Jair Bolsonaro, “que usaram a ignorância de um jeito até abusivo em seus governos”, que ele iniciou a execução desta história dedicada ao não saber, para a qual criou uma curiosa tipologia.

“Ao buscar adjetivos associados ao meu tema central, encontrei inúmeros: a ignorância pode ser ativa, simétrica, assimétrica, criativa, culpável, deliberada, invencível, pura, estratégica, resoluta, sancionada... são tantos tipos que decidi organizar um glossário no final do livro, para ajudar os leitores”, explica. O livro percorre um itinerário que parte de Confúcio, na China de 2.500 anos atrás, e chega aos dias atuais, mostrando como a ignorância prolifera em inúmeros domínios, seja pela repetição acrítica de erros, seja pela propagação de enganos e mentiras, como acontece nas redes da desinformação.

Cruzando séculos, mas não perdendo de vista a brevidade da vida humana, Burke ultrapassou em muito os seus marcos iniciais, Trump e Bolsonaro, num livro cativante, feito para acadêmicos e público em geral. Importante notar que ele sempre prefere usar o termo “conhecimentos”, reservando o mesmo plural para “ignorâncias”. Porque são muitas. São desafiadoras. Podem até ser notáveis. Estudioso da obra do antropólogo pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987), assim como sua mulher, a historiadora Maria Lúcia Pallares-Burke, também da Universidade de Cambridge, Peter Burke ainda nos oferece saborosos exemplos brasileiros, no livro e na entrevista que se segue.

Pablo Ortellado - Líderes populistas acreditam nas conspirações?

O Globo

Bolsonaristas de alto e baixo escalão parecem praticar um ceticismo seletivo

prisão de auxiliares de Jair Bolsonaro acusados de fraudar comprovantes de vacinação para que o ex-presidente pudesse viajar para o exterior resgata uma pergunta fundamental: em que medida os discursos da direita populista são respaldados por crença? Em outras palavras: as lideranças populistas acreditam mesmo nos discursos conspiratórios que divulgam nas redes sociais?

Bolsonaro decretara sigilo sobre seu cartão de vacinação. Acreditava-se que o sigilo ocultava uma contradição: Bolsonaro teria se vacinado — porque era a coisa sensata a fazer em meio à pandemia —, mas escondido de seus apoiadores para não parecer que suas decisões pessoais estavam em desacordo com a desconfiança que lançava sobre a segurança dos imunizantes.

Eduardo Affonso - Responsabilidade e transparência

O Globo

Por que dar imunidade a parlamentares, deixando-os fora do alcance da lei, com autorização para distorcer e manipular?

O nome oficial é Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, mas pode chamar de PL das Fake News ou PL da Censura. (Não, PL da Censura, melhor não, porque há o risco de o governo dizer que é feiquenius e censurar.)

A ideia é ótima e, em tese, as intenções são as melhores: a defesa do Estado Democrático de Direito; o fortalecimento do processo democrático, do pluralismo político, da liberdade de consciência e de associação para fins lícitos; a liberdade de expressão, de imprensa, dos cultos religiosos; o fomento à diversidade de informações e a vedação à censura no ambiente on-line; a proteção dos consumidores, da saúde pública; a livre-iniciativa; a garantia da transparência dos provedores em relação às suas atividades, o exercício do direito do usuário à notificação, ao contraditório, a ampla defesa e devido processo em relação à moderação de conteúdos; a proteção dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Quem haveria de se opor a essa panaceia?

Carlos Alberto Sardenberg - Mais imposto e mais inflação

O Globo

Para as empresas, haverá aumento de custos e menos capacidade de investimento. Para os cidadãos, menos consumo

O ministro Fernando Haddad não falou uma única vez em corte de gastos na longa entrevista que concedeu ontem à CBN. Falou, sim, de inúmeras medidas para obter um enorme ganho de arrecadação. Logo, o ajuste fiscal só será alcançado com um brutal aumento de carga tributária — algo como 1,5% do PIB, ou R$ 150 bilhões por ano.

O ministro diz que não criará novos impostos nem aumentará as alíquotas dos já existentes. Apenas, prossegue, cortará incentivos e benefícios fiscais e fechará brechas que permitem às empresas reduzir o imposto a pagar.

Bolívar Lamounier* - Um triângulo tragicômico

O Estado de S. Paulo

Pensemos na eleição de 2026. Uma das apostas que podemos fazer é se, a poucas semanas da eleição, os restantes eleitores já terão organizado seu ‘centro’

Primeiro a política. A sabedoria dessa máxima deveria ser óbvia para qualquer um, mas não o é, creio eu, nem para um terço dos brasileiros.

Vou destrinchá-la daqui a pouco, mas antes gostaria de frisar que a dirijo, em particular, aos que consideram o sistema presidencial de governo como a sétima maravilha do mundo e aos que avaliam como ótima a situação econômica, social e política do Brasil. E mais ainda aos que não percebem que a combinação dessas duas coisas pode empurrar-nos morro abaixo até o fundo de um desfiladeiro.

Comecemos, no entanto, pelo dito que iniciou este artigo. Por que a política vem primeiro? Ora, meus caros, porque ela é a ação humana coletiva. É o conjunto de atividades a que recorremos para equacionar o embate de interesses sempre presente em qualquer sociedade com o mínimo possível de emprego da força física. Alguém por acaso imagina que as estruturas econômicas se constituem por si mesmas, que os conflitos que lhes são inerentes se ajustam automaticamente e que elas mesmas se encarregam (se acharem necessário) de construir os sistemas políticos? Ou que se incumbem de organizar os sistemas educacionais, a manutenção da paz e da ordem e o convívio das pessoas em grandes coletividades? Ou que modelem por si mesmas os valores e as identidades que nos orientam na vida? Quem vê desse modo as coisas por certo passou ao largo de todas as grandes obras dos séculos 18 e 19, inclusive da de Adam Smith (1776), que alguns ignaros interpretam como se ele tivesse proferido tamanho disparate.

João Gabriel de Lima* - O ‘clube da raiva’ no ventre da baleia

O Estado de S. Paulo

Próximo encontro dos sócios do ‘clube da raiva’ foi adiado por suposta ‘perseguição’ a Jair Bolsonaro

Um centro de convenções em forma de baleia abrigou, ao longo desta semana, os peixes graúdos da ultradireita internacional. O anfitrião foi o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, que organizou em Budapeste uma versão europeia da CPAC, a Conferência da Ação Política Conservadora. O evento, criado nos Estados Unidos, transformou-se ao longo dos anos em piscina de exibição para o cardume trumpista. Em seu discurso de abertura, Orbán pediu a volta do tubarão-mor à Casa Branca.

Orbán e Trump, cujos rostos estampavam camisetas distribuídas na CPAC, são os musos da ultradireita autoritária. Orbán porque conseguiu destruir as instituições democráticas de seu país ao longo de três mandatos. Trump porque varreu do mapa o principal obstáculo da ultradireita – que não é a esquerda, mas a direita moderada. “Ela praticamente deixou de existir nos Estados Unidos, diante da força midiática do trumpismo”, diz o cientista político espanhol Francisco Rodríguez Jiménez, um dos autores do livro Trump: Breve História de uma Presidência Singular. Jiménez é o entrevistado do minipodcast da semana.

Oscar Vilhena Vieira* - Nos regimes democráticos, o direito não pode tirar férias

Folha de S. Paulo

Tivemos uma semana quente no campo da defesa da democracia

Ninguém de bom juízo discorda do fato de que as democracias precisam se defender de seus inimigos. O diabo é definir até onde podem ir em sua autodefesa. A resposta maquiavélica é que podem fazer tudo aquilo que for necessário para aplacar os que conspiram contra o regime: "o fogo dever ser respondido com fogo".

Essa, porém, não é uma resposta aceitável para regimes fundados no império da lei e na gramática dos direitos humanos. Nesses regimes, "o direito não pode tirar férias", mesmo que seja em nome da democracia.

Isso significa que as democracias constitucionais devem criar mecanismos legais e institucionais para se autodefender. Devem definir que direitos podem ser restringidos e em que circunstâncias, como fizeram a Constituição e a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, de 2021. Também é necessário definir um sistema institucional de proteção, em que a omissão de um dos responsáveis por proteger a democracia não paralise todo o aparato de defesa. Afinal, uma das artimanhas de autocratas é capturar as agências de controle.

Alvaro Costa e Silva - O chororô de Bolsonaro

Folha de S. Paulo

Maior crime do ex-presidente foi sua campanha antivacina

Osmar Terra não larga os ossos. Em abril deste ano, um mês depois de o país chegar à marca de 700 mil mortes por Covid, o deputado federal insistia em desinformar a população e fazer campanha contra a vacinação. Num tuíte compartilhado mais de 3.300 vezes e que teve mais de 10.300 comentários nos dias seguintes à publicação, o ex-ministro de Bolsonaro enganou seus seguidores ao questionar a eficácia das vacinas Astrazeneca, Janssen e Coronavac e afirmar que elas haviam sido retiradas da campanha de imunização. Tudo mentira.

Dora Kramer - A paga da praga

Folha de S. Paulo

Além de inelegibilidade e prisão, Bolsonaro pode se tornar um cabo eleitoral tóxico

Jair Bolsonaro pode se queixar de qualquer coisa, só não pode dizer que a cigana o enganou. O destino de infortúnios foi traçado por ele quando optou por dar asas ao seu "jeito de ser".

Mobilizou demanda reprimida na sociedade, soube enxergar bom mercado de votos e assim conseguiu o que nos idos iniciais de 2018 parecia impossível. Não sendo bom estrategista, desconsiderou a cena adiante de um mandato presidencial. Cometeu, e/ou deixou cometer, uma gama enorme de ilícitos, afrontou a institucionalidade sem pensar nas consequências.

E elas agora vêm a galope. A mais recente, sobre a muito provável conivência (para dizer o mínimo) na fraude de cartões de vacinação da Covid-19, é só mais uma complicação da já complicadíssima vida do ex-presidente com questões legais e o rebatimento delas na esfera política.

Demétrio Magnoli - A mentira e o crime

Folha de S. Paulo

Plataformas temem a corresponsabilização por discursos que publicam

Sempre que leio os argumentos dos que se opõem ao PL das Fake News, torço pela sua aprovação. Quando, porém, leio os argumentos dos defensores do PL, torço pela sua rejeição.

Se escrevo um texto criminoso neste espaço, a Folha partilha o ônus jurídico; se uma rede social difunde o mesmo texto, sofro sozinho as potenciais consequências, enquanto a plataforma contabiliza os lucros. As plataformas de internet temem, acima de tudo, o núcleo correto do PL: a corresponsabilização por discursos criminosos que publicam. O modelo de negócio delas organiza-se em torno do impulsionamento da palavra que acirra emoções primitivas –ou seja, no mais das vezes, o discurso extremista. Por isso, rejeitam as leis de responsabilidade que regulam a imprensa.

Os oponentes do PL alargam o conceito de liberdade de expressão até fazê-lo abranger o crime. O Facebook foi o veículo principal da campanha de limpeza étnica conduzida pelos militares de Mianmar contra os muçulmanos Rohingya. Foi, igualmente, o megafone da campanha de ódio do governo nacionalista hindu de Narendra Modi contra os muçulmanos indianos.

Marcus Pestana* - A regulação das redes digitais e as Fake News

O livro “Os Engenheiros do Caos”, do cientista social e conselheiro político do ex-primeiro-ministro da Itália Matteo Renzi, Giuliano Da Empoli, se transformou num best seller global. Todos deveriam ler. Da Empoli narra como a manipulação dos algoritmos das plataformas digitais se tornou uma poderosa arma política no mundo contemporâneo.  

Líderes populistas iliberais desenvolveram um sofisticado método para transformar defeitos em qualidades, Fake News em liberdade de opinião e “verdades alternativas”. E com isso, mobilizar as respectivas “bolhas” sem compromisso com a verdade, a ciência e a realidade. O livro reconstrói a história desde a ascensão súbita e surpreendente do comediante Beppe Grillo e seu Movimento 5 Estrelas na Itália, em 2014, com o apoio de empresa especializada em redes digitais, até o escândalo da Cambridge Analytica e a manipulação dos algoritmos nas experiências vitoriosas de Boris Johson no Brexit do Reino Unido e de Donald Trump em 2016, se disseminando pelo mundo, a parti daí. Atores como Steve Bannon, ex-estrategista-chefe da Casa Branca e conselheiro sênior do Presidente Trump, já estavam presentes na Itália em 2014.

Maria Cristina Fernandes - A bomba atômica da política

Valor Econômico / Eu & Fim de Semana

Livro de Fernando Limongi refuta a tese de que impeachment se deu por pressão das ruas ou fragilidade presidencial e atribui queda de Dilma às fissuras da coalizão de governo que aí permanecem

 “O impeachment é como a bomba atômica, é para dissuadir, não para usar.” Passados sete anos, a radioatividade alertada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda paira sobre Brasília. Potencializada com a posse de Michel Temer, cristalizou-se na ascensão do bolsonarismo e formatou a polarização da escolha de Luiz Inácio Lula da Silva.

A frente ampla formada para derrotar Jair Bolsonaro não se reproduziu no ministério. Mas esta é apenas uma das razões pelas quais, quatro meses depois da posse, as pautas do governo não avançaram no Congresso.

As mesmas forças que capitanearam o afastamento de Dilma Rousseff hoje lideram o bloqueio ao governo Lula. Se, lá atrás, o fizeram para conter o avanço da Lava-Jato, hoje se movem para manter o espaço conquistado nos governos pós-impeachment.

Em “Operação impeachment - Dilma Rousseff e o Brasil da Lava-Jato” (Todavia, 2023), Fernando Limongi refuta as teses de que o afastamento de Dilma decorreu da pressão das ruas ou da fragilidade da presidente, ainda que, do pico de popularidade com o qual assumiu, tenha migrado para uma escalada do desemprego e o declínio acentuado da atividade econômica.

O autor atribui sua queda às fissuras na coalizão de governo e na própria operação Lava-Jato e mostra como o sistema político se organizou para derrubar a presidente que o ameaçava. A blindagem a Temer, presidente que governou sob rechaço popular, acaba por respaldar a tese do livro.

Mergulha-se na leitura como o viajante de uma jornada atropelada que se dá conta do que viu, ouviu e viveu com o registro de fotos e filmes. Mais do que uma lanterna de popa, o resgate de Limongi, que se aposentou como titular de ciência política da USP e hoje é professor da FGV-SP e pesquisador do Cebrap, ajuda a navegar pelos sinais trocados da conjuntura.

Permite entender por que o governo Lula não é, como se diz hoje em Brasília, o Dilma III. Se o presidente parece menos conciliador do que o foi nos seus primeiros mandatos e há clones dos personagens que pontificaram no impeachment, são outras as engrenagens que movem e relacionam os Três Poderes. E é outro o Brasil que o impeachment tirou da garrafa.

O que a mídia pensa - Editoriais / Opiniões

Manter monarquia intacta será desafio para Charles III

O Globo

Novo rei britânico ascende ao trono com mesma tarefa da mãe: convencer os súditos jovens de que é necessário

Encerrada a festa da coroação marcada para hoje, o rei Charles III terá pela frente o mesmo desafio de sua mãe, a rainha Elizabeth II, ao assumir o trono britânico em 1953: convencer seus súditos de que ainda lidera o melhor regime para o Reino Unido. Não será trivial. Embora 58% dos britânicos se digam favoráveis à monarquia, entre jovens o apoio cai a um terço. A juventude é republicana, e toda a pompa e circunstância associadas à família real lhe parecem apenas desperdício.

O Estado gastou £ 86 milhões em 2022 com a realeza. Charles pode argumentar que rejeitou um aumento de £ 250 milhões na dotação pública, mas é complicado justificar os impostos que ainda recebe dos ducados de Lancastre e Cornualha, as mais de 90 joias da coleção pessoal da rainha avaliadas em £ 533 milhões, os 18 castelos e propriedades — incluindo Buckingham, Balmoral e Sandringham —, além da frota de carros de luxo, da coleção de tesouros artísticos (a maioria recebida como presente) e de um dos maiores portfólios de investimento do país.

Poesia | Fernando Pessoa - Minhas almas

 

Música | Teresa Cristina - Coração Imprudente (Paulinho da Viola)