domingo, 7 de janeiro de 2024

O que a mídia pensa: Editoriais / Opiniões

Um dia para celebrar a democracia

O Globo

Ao enfrentar seu teste mais duro — a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 —, as instituições resistiram

A primeira e mais evidente lição a extrair do fatídico 8 de Janeiro de 2023 é que a vigília pela democracia precisa ser permanente. Os riscos estão sempre à espreita, e não deve haver trégua ante a ameaça do golpismo. A segunda lição, corroborada pelos acontecimentos posteriores, é a constatação louvável de que, mesmo enfrentando seu teste mais duro nas quase quatro décadas desde o fim da ditadura militar, a democracia brasileira resistiu. É essencial entender por quê. Para evitar que o pior venha a acontecer de novo e celebrar a vitória da democracia, é preciso conhecer em detalhes o que deu errado — e o que deu certo.

Naquele dia, num dos episódios mais sombrios da História do Brasil, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes em Brasília em atos de vandalismo sem precedentes. Num primeiro momento, poderia parecer apenas uma manifestação fora de controle em razão da negligência da polícia. Não era. Foi uma tentativa de golpe de Estado, planejada e articulada ao longo dos meses que seguiram a derrota de Bolsonaro para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

ENTREVISTA | Geraldo Alckmin: 'Foi vergonha nacional, mas houve resposta firme a favor da democracia'

Vice-presidente defende que houve contraofensiva "firme e rápida" dos Três Poderes ao ataque golpista

Por Jeniffer Gularte / O Globo

O vice-presidente Geraldo Alckmin estava numa missa em São Paulo quando foi avisado por meio de um bilhete de um assessor sobre a movimentação golpista em Brasília. Ao tomar conhecimento da gravidade dos fatos, antecipou a volta à capital federal para reforçar a reação institucional para dissipar os ataques à República. Um ano após o 8 de janeiro que marcou a História do país, Alckmin destaca a importância da “resposta firme e rápida” dos Três Poderes para a defesa da democracia e avalia que a polarização política está diminuindo.

Onde o senhor estava no dia 8 de janeiro?

Eu estava na missa. No dia 8 de janeiro, à tarde, foi a posse do Bispo de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo. Recebi um bilhete do Capitão (Pedro) Lamoso (assessor da Vice-Presidência) dizendo: “Olha, está tendo um problema grave em Brasília, invasão de prédios públicos”. Achei que era um pouco exagero da segurança e terminei a missa. Quando saí é que eu fui verificar as notícias e a gravidade. Voltei ainda naquela noite para Brasília.

Quando se deu conta da gravidade?

Quando cheguei em Brasília, já era mais tarde. Fui para o hotel, porque era uma semana depois da posse, então estava hospedado lá ainda. No outro dia de manhã é que fomos ver os problemas. E é impressionante, no Supremo Tribunal Federal foi coisa gravíssima. O 8 de janeiro foi uma vergonha nacional.

Como foi a sua conversa com o presidente Lula?

Ele me ligou. O presidente estava em Araraquara (SP). Eu falei que ia voltar para Brasília. Estivemos juntos no outro dia (9 de janeiro). Foi um momento importante, porque todos os Poderes se uniram. Todo o Executivo, a Suprema Corte, o Legislativo, com os presidentes da Câmara e do Senado, e depois vieram também os governadores, as entidades de prefeitos. A resposta foi rápida e muito firme na defesa da democracia.

Merval Pereira - Quem planejou?

O Globo

Não se pode invadir as sedes do governo e ir para casa depois, como se estivesse tudo bem

No plano político, a reação ao 8 de janeiro tem sido bem-sucedida, culminando com a cerimônia marcada para amanhã em Brasília. Não se poderia mesmo deixar que entrasse no rol das coisas banais, como querem muitos, a rebelião organizada na Praça dos Três Poderes. O objetivo, está mais do que claro, era criar um clima propício à deflagração de um golpe. Como não conseguiram a adesão do Alto-Comando das Forças Armadas, embora tivessem de alguns de seus membros, planejaram a baderna para permitir que esses adesistas minoritários apoiassem o golpe diante do caos instalado. É verdade que o ato de amanhã mais parece uma reunião governista do que de Estado. A ausência de governadores do Sul e do Sudeste, apoiadores de Bolsonaro, indica que existe uma resiliente força política que não pretende avalizar a cerimônia, negando-lhe a finalidade de “defesa da democracia”.

Míriam Leitão - História do golpe e do contragolpe

O Globo

Com a ajuda do tempo, os atores daqueles dias entendem que houve uma sucessão de acertos para a derrubada da tentativa de golpe

Não há mais dúvida razoável de que houve tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. É importante entender o que derrotou o golpe. Hoje, com a ajuda do tempo, o que os atores daqueles dias entendem é que houve uma sucessão de acertos. A mais importante decisão do presidente Lula foi a de não aceitar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem. A GLO era parte da trama. A segunda foi ele vir para Brasília, voltando de Araraquara (SP), e estar pessoalmente, naquela noite mesmo, nos espaços atacados. Terceira, a união dos comandos dos Três Poderes.

Lula saía do Palácio do Planalto, onde andara sobre os escombros, e entrava no carro quando alguém disse que a ministra Rosa Weber estava no palácio do STF. Lula disse: “Vamos lá no Supremo agora”. Ele atravessou a praça e foi ao prédio. Encontrou a presidente, ao lado dos ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli. Verificou pessoalmente a dimensão da violência feita contra o Supremo, e disse à ministra:

—Ministra, quero lhe assegurar uma coisa. Eles vão pagar por isso. Isso não ficará assim.

A própria presidente Rosa conta que teve dois sentimentos ao ver as cenas de invasão do STF. Uma pancada no peito como se algo físico a atingisse e, no mesmo momento, o impulso de resistir.

Elio Gaspari - A 'casta' de Pindorama

O Globo

Não se pode prever o que acontecerá com a presidência de Javier Milei na Argentina e, pelo andar da carruagem, não será coisa boa. Mesmo assim, seu cavalo de batalha —o combate à "casta"— arrisca aparecer na política brasileira.

A casta de Pindorama reúne empresários que articulam incentivos, juízes que acumulam penduricalhos, congressistas que industrializam emendas orçamentárias e maganos que empregam parentes. Tudo dentro de uma legalidade manipulada pela casta.

Numa só semana deste ano, a casta nacional produziu as seguintes pérolas:

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, nomeou o próprio filho para a chefia de sua Casa Civil, até que a Justiça suspendesse o ato.

Um mês antes de se aposentar, a juíza Maria Izabel Pena Pieranti, do Tribunal de Justiça do Rio, recebeu R$ 1,1 milhão. Esse dinheiro era-lhe devido por férias não gozadas e também por férias vendidas. A juíza Pieranti passou olímpica pela magistratura. Ela apenas exerceu seu direito.

João Gabriel de Lima* - Um retrato do país que não queremos

O Globo

Precisamos voltar a debater, de forma serena e adulta

Uma bandeira do Brasil atirada a uma poça de água suja. A foto de autoria de Guilherme Mazui, publicada no portal g1, resume o dia em que as três casas da democracia brasileira — Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal — foram vandalizadas. A bandeira em questão era uma pintura do artista Jorge Eduardo e estava no gabinete da Presidência desde o governo Fernando Henrique. Há um paralelo entre a foto do quadro no chão e outra imagem, de um viking pintado com as cores da bandeira americana. Uma representa o 8 de Janeiro brasileiro. A outra resume o 6 de Janeiro americano — dia em que o Capitólio, dois anos antes, fora invadido e depredado.

As duas datas infames e próximas — uma fez aniversário ontem, outra fará amanhã — têm um ponto de partida comum. Começaram a ser gestadas quando presidentes derrotados pelo voto popular — Donald Trump e Jair Bolsonaro — ignoraram a regra número um das democracias, de acordo com os cientistas políticos Steven Levitsky e Daniel Ziblatt: reconhecer os vencedores em eleições livres e justas. “Democracias são regimes em que se perdem eleições”, definiu de forma magistral o polonês Adam Przeworski, outro autor de referência.

Bernardo Mello Franco - O sol não é para todos

O Globo

Apreensão de jovens sem flagrante autoriza racismo e segregação em praias do Rio

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal que proíba a apreensão de jovens sem flagrante nas praias do Rio. A medida foi adotada pelo governo do estado na chamada Operação Verão. A justificativa oficial: garantir a segurança dos banhistas.

Em dezembro, a juíza Lysia Maria da Rocha Mesquita ordenou que a prática fosse suspensa. Em 11 páginas, ela descreveu uma rotina de abusos e arbitrariedades cometidas por autoridades de segurança.

Crianças e adolescentes são retirados de ônibus à força, sem ter praticado qualquer ato infracional. Levados a delegacias, passam a ser tratados como suspeitos até a chegada de um responsável. Fichados e impedidos de ir à praia, ainda têm suas imagens expostas ilegalmente nas redes sociais.

Eliane Cantanhêde - ‘Democracia inabalada’

O Estado de S. Paulo

O Brasil está dividido e as Forças Armadas também, mas já estiveram mais

O momento mais tenso de 8/1 de 2023, talvez até o mais, foi quando três ministros civis se reuniram no Quartel General do Exército (QG) com o então comandante, general Júlio Cesar Arruda, e descobriram, ou confirmaram, algo ainda mais assustador do que a invasão dos Três Poderes por vândalos: cooptadas pelo capitão insubordinado Jair Bolsonaro, as Forças Armadas, ou partes delas, não rechaçavam firmemente a tentativa de golpe.

Arrogante, com ar superior, Arruda agia como negociador, ou em favor, dos responsáveis pelo crime, que ainda chamava de “manifestantes”, enquanto os tanques em fila à frente do QG apontavam não para a turba acampada ali, mas para fora, tentando impedir a entrada do poder civil, representado, no primeiro momento, pelo interventor do DF, Ricardo Cappelli, acompanhado de policiais e do comandante da PM, coronel Fábio Augusto Vieira.

Celso Rocha de Barros - Falta punir estes aqui

Folha de S. Paulo

Os chefes do golpe estão soltos e seus aliados, na vida pública

Segunda-feira, dia 8, fará um ano desde que bolsonaristas invadiram a Praça dos Três Poderes para declarar guerra aos pobres que salvaram a democracia brasileira na eleição presidencial de 2022.

Em 8 de janeiro de 2023, os soldados rasos do bolsonarismo defecaram no STF, esfaquearam uma tela de Portinari, rasgaram exemplares da Constituição e vandalizaram as sedes dos três Poderes.

Fizeram tudo com a complacência da polícia do governador bolsonarista Ibaneis Rocha, cujo secretário de segurança pública era o ex-ministro da justiça de Bolsonaro, Anderson Torres.

Vinicius Torres Freire - O golpismo está forte e sacudido

Folha de S. Paulo

Políticos usam a data para demonstrar lealdade ao plano autoritário, por ação ou omissão

"Democracia Inabalada", o ato de repúdio à intentona golpista do 8 de Janeiro, terá muita ausência notória e previsível.

É uma cerimônia para rememorar um grande ataque contra a República. Muitas lideranças políticas não querem que se recorde o vandalismo, pois apoiavam o governo que insuflou a baderna subversiva. Também não querem que fique na memória que participaram de um protesto contra uma tentativa de derrubada do regime democrático, ainda menos de um ato liderado por Luiz Inácio Lula da Silva e por ministros do Supremo, alvos de ódio do bolsonarismo e da extrema-direita.

Eles têm de manter a fama de maus, o prestígio com o eleitorado extremista, com as falanges bolsonaristas. Precisam de votos, de recursos e propaganda nas redes; precisam manter viva a mobilização antidemocrática.

Bruno Boghossian - Depois daquele domingo

Folha de S. Paulo

Bolsonarismo e grupos aliados transformaram princípios antidemocráticos em linha política disseminada

O fracasso da tentativa de golpe, a punição aos invasores e a relativa tranquilidade desde 8 de janeiro de 2023 não eliminaram um fator que foi determinante para os ataques e que se incorporou ao ideário de agentes políticos e de um largo contingente de eleitores: a tolerância com princípios antidemocráticos.

A ascensão do bolsonarismo elevou a uma posição central no debate público uma doutrina baseada em tendências autoritárias. O líder, seus auxiliares e muitos apoiadores seguiram uma linha que rejeitava controles institucionais, admitia o atropelo das regras do jogo e considerava o uso da força para fazer valer suas vontades políticas.

Hélio Schwartsman - O preço do tempo

Folha de S. Paulo

Livro conta a história dos juros e alerta para perigo de taxas muito baixas

Lula está em boa companhia quando impreca contra os juros. Ele faz coro a Platão, Aristóteles, Agostinho, Aquino, Dante, Lutero, Shakespeare e, é claro, Marx e Keynes. Cobrar para emprestar dinheiro é prática milenar. Mesopotâmicos já o faziam antes mesmo de aprender a pôr rodas em carroças, como ensina Edward Chancellor em "The Price of Time".

Muniz Sodré* - Ninguém aqui é mestiço

Folha de S. Paulo

O que de fato somos todos é fenotipicamente diversos, e mestiço é carapuça racial

Segundo a mais confiável fonte de dados primários do país, a maioria da população brasileira é parda. O IBGE falou, está falado. Mas cabe uma ressalva sobre certa recepção pública desse achado. É que da palavra pardo se deduziu mestiço (do latim "mixticius", misturado). Em termos etnológicos, a mistura seria combinar duas etnias. Dentro dessa lógica, se um louro dolicocéfalo alemão se casa com uma morena francesa, o filho será mestiço. O mesmo acontece com uma japonesa e um chinês. E, claro, uma ruandesa hutu com um tutsi.

Ruy Castro - Com admiração e amor

Folha de S. Paulo

Dois novos discos sobre Carlos Lyra reafirmam sua presença na aristocracia musical brasileira

Carlos Lyra, o mestre da bossa nova que nos deixou no dia 16 último, teve tempo de ouvir e se emocionar com "Afeto", o CD produzido pelo Sesc-SP (leiam-se Regina Oreiro e Danilo Miranda dos Santos), em homenagem aos seus 90 anos completados em maio. É um produto especial, com 14 faixas a cargo da aristocracia dos cantores brasileiros e do primeiro time dos músicos de hoje. Não há espaço para citá-los, mas, se o Brasil ainda é capaz de reunir tanta gente boa em um projeto, talvez possamos ser salvos.

Poesia | O Bicho - Manuel Bandeira

 

Música | UNIDOS DA TIJUCA Carnaval 2024 - Samba Enredo