segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Marcus André Melo* - A morte da "morte da democracia"

Folha de S. Paulo

Principal divulgador da tese sobre recessão democrática aponta surpreendente resiliência das democracias

Em artigo recém-publicado em parceria com Lucan A. Way, o cientista político Steven Levitsky contesta a tese de que está em curso uma recessão democrática ou processo de autocratização. "Os dados não confirmam os argumentos", afirma o coautor de "Como as Democracias Morrem", que divulgou a ideia de que as democracias estavam sob forte ameaça e que o provável desfecho seriam autogolpes de incumbentes em vez de intervenções militares.

Antes tarde do que nunca. Para os autores, os índices existentes sugerem que "a erosão democrática no presente século tem sido modesta". A percepção equivocada quanto ao suposto declínio abrupto se deveria à eleição de líderes com tendências autocráticas, que "aumenta os riscos de erosão, mas não equivale a evidência de erosão", e aos casos de erosão que têm vida breve em sua vasta maioria e eclipsam os numerosos casos de avanços.

Ana Cristina Rosa - Descontrole do Estado

Folha de S. Paulo

Execução de médicos escancarou que ninguém está seguro em lugar nenhum

A crise na segurança pública é um problema tão grave quanto antigo das cidades brasileiras, mas a situação demonstra ter fugido completamente ao controle do Estado.

Não é segredo que há números da violência no Brasil compatíveis com os de uma guerra civil. Olhando friamente, o fuzilamento do grupo de médicos na orla da Barra da Tijuca é mais um entre as centenas de crimes horrorosos que engordam as estatísticas.

Eles estavam no lugar errado, na hora errada —como ocorre com milhares de brasileiros nas nossas comunidades. Inocentes mortos num campo de batalha comandado por facções criminosas que disputam territórios. Onde as forças policiais perderam, abriram mão ou nunca tiveram domínio, por razões diversas.

Fernanda Perrin - Israel vai entender apoio como licença para matar, diz representante palestino na ONU

Folha de S. Paulo

Diplomata criticou abandono dos palestinos pela comunidade internacional e defendeu que paz só é viável se direito à autodeterminação for respeitado

O observador permanente do Estado da Palestina nas Nações Unidas, Riyad Mansour, fez um apelo neste domingo (8) para que a comunidade internacional não chancele a ofensiva militar de Israel em resposta aos ataques do grupo extremista islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

O diplomata defendeu que a paz e a segurança só serão alcançadas na região se o direito à autodeterminação for respeitado, condenando a ocupação por Israel de territórios palestinos.

Bruno Carazza* - Os trens da alegria de Randolfe e de Pacheco

Valor Econômico

Projetos pessoais de políticos criam benesses e armam pauta-bomba para o país

São tantas as notícias surreais que abalam o Brasil a cada semana, de crises institucionais entre os Poderes da República a execuções sumárias por engano, que outros absurdos acabam passando despercebidos da opinião pública.

Há algumas semanas, o Senado aprovou a PEC nº 07/2018. A iniciativa facilita ainda mais as condições de integração de servidores dos antigos territórios federais de Rondônia, Roraima e Amapá à folha de pagamentos do governo federal. Parece uma tecnicalidade, mas é bom preparar seu bolso para a fatura.

Trata-se de um processo que vem desde 1988, quando a Assembleia Nacional Constituinte acabou patrocinando um “trem da alegria” que converteu em servidores públicos federais, com direito a estabilidade e outras regalias, todos os contratados pela administração pública federal nos cinco anos anteriores, sem a necessidade de terem prestado concurso.

Alex Ribeiro - BC evita dar sinais sobre o juro em meio a incertezas

Valor Econômico

Única indicação mais firme é que os juros seguirão caindo num ritmo de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões

O diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse na semana passada que dar sinalizações futuras sobre juros é um esporte de alto risco para autoridades monetárias de países emergentes. São grandes as chances de ter que mudar o sinalizado, depois de constatar que o cenário saiu diferente do que estava previsto.

Dias antes, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, evitou dar indicações - um “guidance” - sobre quanto os juros podem cair ao longo do atual ciclo de distensão monetária. “Em momentos de mais incerteza, se você der um ‘guidance’ e depois tiver que trocar o ‘guidance’, gera um ruído [que prejudica a] credibilidade [do BC]”, afirmou.

Assis Moreira - Economia global acumula riscos

Valor Econômico

Uma propagação de conflito militar no Oriente Médio alimenta temor de elevação maior do preço do petróleo

A economia global, que já vem desacelerando, acumula novos riscos com a eclosão de conflito militar no Oriente Médio. Não será surpresa se os banqueiros centrais, que se encontrarão esta semana no Marrocos, na reunião anual do FMI e do Banco Mundial, sinalizarem sobre novas tendências inflacionárias e aumento dos riscos globais.

Discussões sobre o ‘payroll' americano em setembro parecem terrivelmente triviais neste momento e podem se tornar notícias de ontem ‘se estivermos entrando em outro choque de oferta impulsionado pela política real’, nota o analista Michael Every, do banco holandês Rabobank.

‘Se há algo que os eventos do fim de semana devem confirmar, é que os banqueiros centrais não estão blefando quando dizem que entramos em um novo e perigoso mundo de fragmentação geopolítica e rivalidade entre grandes potências’, escreve ele em nota do banco.

Enquanto as movimentações no mercado de títulos pareciam caóticas, o lado positivo era uma forte retração nos preços do petróleo bruto, que fez com que o Brent passasse de mais de US$ 97/barril em um determinado momento para US$ 84,58/barril no final da semana. Agora, esse alivio no preço do barril pode ser passageiro, com o ataque do Hamas a Israel no fim de semana devendo pressionar mais os mercados.

Humberto Saccomandi - Ataque acaba com sensação de relativa segurança em Israel

Valor Econômico

Maior ação palestina em décadas tira de Israel a crença de que poderia evitar ou conter ataques palestinos sem sofrer muito danos nem muitas vítimas

Quais são os possíveis objetivos da maior ação palestina contra Israel em décadas? Há dois bastante evidentes.

O primeiro diz respeito ao Irã, que é o patrocinador do Hamas, o grupo extremista palestino que controla a Faixa de Gaza.

Conflitos com Israel costumam atrair a simpatia da população dos países islâmicos para com os palestinos. Ainda que a solidariedade desses países com a causa palestina tenha diminuído muito nas últimas décadas (ninguém cogita hoje uma disparada do petróleo por conta de um apoio árabe aos palestinos), ações contra Israel continuam sendo motivo de jubilo na maioria dos países da região.

Fernando Exman - Ataque do Hamas a Israel coloca novo desafio ao Brasil na ONU

Valor Econômico

O Brasil assumiu por um mês, no dia 1o de outubro, a presidência rotativa do Conselho de Segurança e já informou que convocará uma reunião de emergência do colegiado para tratar da crise

O inédito ataque do Hamas contra Israel eleva o desafio do Brasil na presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Brasil assumiu por um mês, no dia 1o de outubro, a presidência rotativa do órgão. E neste sábado (7) já informou, por meio de nota, que convocará uma reunião de emergência do colegiado para tratar da crise.

É claro que a escalada de violência no Oriente Médio já estava no rol de prioridades da representação brasileira na ONU, junto, por exemplo, com a guerra na Ucrânia e o agravamento da situação no Haiti.

No dia 2 de outubro, inclusive, logo no início do mandato brasileiro, o Conselho de Segurança adotou uma resolução autorizando o envio de força multinacional não pertencente à ONU para o Haiti. O texto aprovado propõe que a missão multinacional, liderada pelo Quênia, dê apoio às autoridades locais em treinamento, combate a gangues e proteção da infraestrutura haitiana. Neste momento, no entanto, é possível dizer que o cenário no Oriente Médio se tornou imprevisível e tende a estar no topo da agenda da comunidade internacional.

Denis Lerrer Rosenfield* - Golpe?

O Estado de S. Paulo

O que houve no 8 de Janeiro foi uma espécie de estertor do bolsonarismo, com seus fiéis ainda acreditando numa narrativa ‘revolucionária’ evanescente

Para melhor compreendermos os eventos do dia 8 de janeiro, alguns açodadamente considerando tratar-se de uma tentativa de golpe, torna-se necessário analisarmos o papel dos militares nos últimos anos e meses. Nesse sentido, convém, preliminarmente, observarmos que não há a menor possibilidade de golpe sem intervenção militar e, em particular, do Exército. A história brasileira está repleta de exemplos desse tipo. Logo, impõe-se logicamente a seguinte conclusão: se não houve golpe, foi simplesmente porque o Alto Comando do Exército evitou que isso acontecesse. E isso ocorreu antes da posse do presidente Lula.

Se não soubermos fazer a distinção da instituição Exército em relação a alguns militares, principalmente da reserva, que agiram enquanto indivíduos numa colaboração estreita com o bolsonarismo, falharemos em abordar a questão central. Foram os militares constitucionalistas do Alto Comando, com destaque para os generais Tomás Paiva, Valério Stumpf, Richard Nunes, Guido Amin e Fernando Soares, entre outros, que disseram não às articulações que então se fizeram. Não compactuaram nem aceitaram a quebra do Estado de Direito, da democracia, permanecendo apegados aos seus princípios. Alguns sofreram, inclusive pessoalmente, com acusações caluniosas, considerados como “generais melancias”, verdes por fora, vermelhos por dentro. Familiares foram também objeto de acusações desse tipo nas redes sociais. No entanto, permaneceram firmes em suas convicções e não cederam.

Felipe Moura Brasil - ‘Meias palavras’ sobre o terror

O Estado de S. Paulo

Lula conta com a complacência da esquerda lulista para reescrever a história do mundo

A esquerda lulista, em suas manifestações públicas sobre os ataques terroristas do fim de semana que mataram centenas de civis israelenses e feriram outros milhares, variou entre sumir com o nome do Hamas (como fizeram o governo Lula, o PT e Guilherme Boulos) e tentar legitimar moralmente suas barbaridades como “resultado” de “anos e anos de tratamento discriminatório”, “violências” e “aumento dos assentamentos israelenses” (como fez, mais diretamente, Celso Amorim).

Mesmo com a Rússia violando a soberania da Ucrânia, Lula já havia reinserido o Brasil no bloco dos regimes autocráticos e, agora, sua tribo avança no grau de complacência com o terror, aliviando a barra de assassinos que deixaram um rastro de sangue e cadáveres até em festival de música eletrônica em Israel, onde ainda morreram amigos dos filhos de Jean Gorinchteyn, ex-secretário de Saúde de São Paulo.

Fernando Gabeira - Brasil e México em tempo de violência

O Globo

É preciso admitir que, sozinha, uma política social generosa não resolve o problema da violência urbana

Quando visitei o México ainda no século passado, minha tarefa era entrevistar o presidente Salinas e, nas horas vagas, visitar o Museu de Antropologia e a casa de Diego Rivera e Frida Kahlo, onde Trotsky se refugiou. Não tinha na época o interesse que tenho agora por estudar a violência no México, algo que, não sei exatamente por que, pode iluminar algumas saídas para o Brasil.

Nas viagens virtuais de agora, não me interessa comparar os índices dos dois países. Tenho a sensação de que a situação lá é um pouco pior, com tantos sequestros e crimes sexuais, além do poderio dos cartéis de droga, voltados para o maior consumidor mundial, os Estados Unidos.

Ao examinar os dois países, sinto que a fronteira, ou melhor, as fronteiras têm grande peso. O México não consegue controlar a fronteira com o grande vizinho; o Brasil, por seu lado, não tem meios para evitar que grandes carregamentos de droga escoem por seu território em direção à África e à Europa. Sem controlar as fronteiras, não vejo condições de pelo menos reduzir o fluxo da drogas.

Miguel de Almeida - O racha da direita

O Globo

Zema é o primeiro caso de político mineiro a arrumar encrenca dia sim dia não

Um clima de barata voa emana das hostes bolsonaristas. A troca de gentileza entre os antigos aliados, agora inimigos íntimos, pela escolha dos adjetivos, aponta a vizinhança de uma guerra suja — e sem regras. Desde que Bolsonaro se tornou uma vaga ambulante, à semelhança de um miasma amedrontado, instalou-se um tiroteio de declarações e tuítes em direção a qualquer nome que ouse sair detrás da moita. Há um racha na extrema direita, e não é a conhecida rachadinha.

Por sorte, é pública. Beira quase uma luta de UFC com dedo no olho, pé nas costas, erros de concordância e os célebres sujeitos ocultos. Em linguagem comum: se dá no momento uma briga — disputa? — por território. Como Bolsonaro é um vácuo — e, na política, não há espaço vazio —, o que se presencia é uma luta pelos pontos. Ou bocas.

A discórdia — não que um dia tenham vivido em concórdia, na santa paz do Senhor, longe disso — entre os personagens bolsonaristas tem potencial para arruinar várias carreiras. Vai doer depois no bolso do fundo eleitoral, e, sabemos, quando há muito dinheiro fácil, sem necessidade de recibo, difícil chegar a um acordo (pelo qual alguém ganha, e vários perdem). Com a cisão ora em trânsito, em que se briga pela divisão ideológica do butim, o impacto eleitoral já se desenha no horizonte. A incapacitação de Bolsonaro (desculpem o pleonasmo) acabou com a comunhão entre os defensores da cloroquina. Embora avise que ainda esteja vivo, pairam dúvidas em torno de seus sinais vitais. Não à toa, investe seu tempo em consultas a advogados e em roubar as plateias reunidas por sua mulher.

Os inimigos íntimos, então, se alvoroçam.

O que a mídia pensa: Editoriais /Opiniões

Ataque terrorista afasta ainda mais chance de paz

O Globo

Invasão de Israel pelo Hamas expõe fracassos do governo Netanyahu na segurança e no campo diplomático

Num ataque terrorista sem precedentes, o grupo extremista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, invadiu por terra, água e ar o território israelense, lançou mais de 2 mil foguetes e deixou um rastro de destruição em várias cidades. Os alvos foram civis, crianças, mulheres, idosos, homens, o que encontravam pela frente: pelo menos 700 mortos friamente e dezenas feitos reféns. Uma festa com 3 mil jovens foi atacada. Em reação, o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou guerra, convocou reservistas e retomou bombardeios a Gaza, provocando mais de 400 mortes do lado palestino, a maioria civis, uma lástima.

Não se discutem a justiça da causa palestina em busca da soberania nem os excessos israelenses com a política de assentamentos ilegais e sufocamento da população dos territórios ocupados. Nada disso está em questão. Mas o terrorismo deve ser sempre rechaçado.

Poesia | Embriaguem-se - Charles Baudelaire

 

Música | Barracão - Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Época de Ouro