sábado, 25 de janeiro de 2025

Proibir o celular não basta - Cristovam Buarque

Revista Veja

As salas de aula precisam deixar de ser teatro e virar cinema

Ao sancionar a lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, o governo Lula acerta na busca de recuperar a atenção dos alunos, mas erra porque falta sintonia com as transformações tecnológicas em marcha. A norma busca impedir o mau uso do smartphone como meio de dispersão da atenção do estudante, sem entender que a principal causa da desatenção não está na modernidade do aparelho, mas no arcaísmo da sala de aula: a distração é resultado de técnicas pedagógicas ultrapassadas, e não da ascensão dos telefones portáteis. Qual seria o caminho mais adequado? Definir estratégias para substituir o quadro-negro por ferramentas digitais de modo a atrair a atenção dos jovens e aumentar a eficiência na transmissão de conhecimento. Lousa estática e incolor não seduz uma geração que nasceu na dinâmica do YouTube, WhatsApp, TikTok etc.

Ao proibir o celular sem contrapor alguma modernização, as instituições de ensino empurram o aluno para outras formas de extravasar o descontentamento. Como? Promovendo bullying, conversando com o colega ao lado em voz alta, já que não pode escrever para um distante. A grande dispersora, enfim, é a aula chata, como carruagem em tempo de nave espacial. Obrigar meninas e meninos à aula teatral, como em séculos passados — professor, aluno e meras anotações —, é estar parado no tempo. Além de proibir o uso do telefone como meio de distração, é preciso perceber o potencial do eletrônico como ferramenta pedagógica. É instrumento fenomenal, desde que alguns limites sejam desenhados, para abandonarmos a era analógica. É deixar de ser teatro, enfim, para virar cinema, atalho para entretenimento produtivo.

“As intenções da lei federal são boas, mas falta ambição e meios concretos de implementá-la. É ‘para inglês ver’

Além da falta de sintonia com os avanços extraordinários e seminais da tecnologia, o governo não considerou a dificuldade para implantar uma lei federal em um sistema pulverizado em municípios, estados e no setor privado. Falta compreensão da realidade ao estabelecer um decreto, sem muita discussão real, para uma engrenagem diversa e complexa. Há pelo menos 6000 escolhas alheias ao governo federal. Ao que tudo indica, enfim, caminhamos para uma ordem, entre as muitas desde 1955, sem o efeito esperado, de oferecer excelência e equidade. O problema: leis federais de execução privada ou então no seio de municípios e estados, em desordem, ainda que possa haver bons resultados aqui e ali.

Está bem, a legislação pode, sim, ser aplaudida, as intenções são positivas. Mas falta ambição, falta pensar nos meios concretos de implementá-la, tendo em vista sobretudo a educação de base. Pode ser boa lei “para inglês ver”, mas é prisioneira da pressa e do olhar limitado. Os resultados do ponto de vista educacional tendem a ser escassos, quase nulos.

Tome-se como exemplo do erro na definição das prioridades dois eventos muito próximos. A festa de sanção da reforma fiscal, em Brasília, estava cheia e badalada. A apresentação do controle de celulares teve uma solenidade restrita ao gabinete do presidente. A mensagem: a educação é assunto meramente conjuntural, de governo, e não de Estado. Não se olha para o futuro, não há estratégia de longo prazo, como nunca houve. Educação, reafirme-se, é questão nacional. A ideia de desligar os smartphones, de deixá-los em casa ou nas mochilas, nada resolverá. Soa como determinação contemporânea, mas olha para o passado.

Publicado em VEJA de 24 de janeiro de 2025, edição nº 2928

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