quarta-feira, 13 de junho de 2018

Para presidente do PSB, apoio a Marina é ‘fake news’

Partido reclama que Rede virou oposição a três governadores socialistas

Catarina Alencastro, Dimitrius Dantas, Fernanda Krakovics, Jeferson Ribeiro e Maria Lima | O Globo

-BRASÍLIA, RIO E SÃO PAULO- Depois de a pré-candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, ter anunciado que negociava uma aliança com o PSB, o comando do partido reagiu ontem e negou qualquer aproximação. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, classificou a afirmação da ex-senadora de fake news, uma possibilidade que não passaria de “sonho” de Marina.

Durante evento na segundafeira, em São Paulo, Marina disse ter aberto conversas com PHS, PMN e PSB. Apesar da declaração, nas últimas semanas o PSB passou a fazer sinais públicos de aproximação à candidatura do pedetista Ciro Gomes.

—É fake news total (a aproximação com Marina). Nós sempre tivemos ótimas relações com a Rede, mas eles decidiram romper com três governadores do PSB de forma unilateral. A Rede passou a ser oposição ao PSB no Distrito Federal, Pernambuco e Paraíba. Por isso, uma aliança não passará de um sonho — diz Carlos Siqueira ao GLOBO.

O PSB está entre o apoio a Ciro Gomes (PDT) e ficar neutro. O partido descarta uma aliança nacional com o PT, que lançou a pré-candidatura do ex-presidente Lula, mesmo preso, ou com Marina Silva (Rede). O martelo deve ser batido no final do mês.

As negociações em Pernambuco serão decisivas. Se o PT abrir mão da pré-candidatura de Marília Arraes para o governo do estado e apoiar a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB), aumenta a chance de o PSB não fazer coligação nacional e liberar os diretórios regionais a apoiarem quem quiserem para presidente. Apoiar um nome do PT para presidente, no entanto, não está nos planos do PSB.

Apesar das declarações de Marina, membros da coordenação de campanha disseram ontem que não há negociação em curso com o PSB para uma aliança nacional. O deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) e o dirigente da Rede Balizeu Margarido informaram que as conversas com a sigla são superficiais e mais focadas nos apoios regionais.

Já o PMN é o partido que menos agregaria à campanha de Marina: sem deputados, é um dos que corre risco de ser eliminado pela cláusula de barreira. A Rede está mais próxima do PHS.

Também ontem, Ciro negou, em São Paulo, que esteja em andamento uma negociação de aliança com o DEM. Disse que o PDT conversa apenas com PSB.

Nenhum comentário: