Vinicius Claussen substituirá Tricano, que desistiu de liminar para ficar no cargo
Giovanni Mourão | O Globo
Em disputa acirrada, Vinicius Claussen (PPS) foi eleito ontem prefeito de Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O administrador, de 39 anos, teve a preferência de 23.500 eleitores (36,58% do total de votos válidos), apenas 22 a mais que seu principal opositor, Luiz Ribeiro (MDB). Claussen ficará no cargo até 2020. A eleição suplementar foi convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), depois que o prefeito anterior, Mário Tricano (PP), desistiu de liminar que o mantinha no poder.
O pedido de Tricano foi protocolado no TRE no dia 23 de março. Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou de três para oito anos o período de inelegibilidade de políticos condenados eleitos antes de 2010, quando a Lei da Ficha Limpa entrou em vigor. Desde então, Tricano se mantinha no cargo por liminar.
A diplomação de Claussen será realizada pelo TRE até 1º de julho. Em 4 de abril, o vereador Pedro Gil, do PP, presidente da Câmara, havia assumido interinamente a prefeitura.
Por se tratar de cidade com menos de 200 mil eleitores, não havia possibilidade de segundo turno. No Centro, o estudante de medicina Guilherme Guarilha destacou a importância da votação para a manutenção da democracia em Teresópolis:
— Independentemente do vencedor, esta eleição é fundamental para mudar o cenário atual, de uma gestão marcada por fraudes. Espero que o novo prefeito dê um jeito na saúde, que, atualmente, é o nosso maior problema.
DETIDOS FAZIAM BOCA DE URNA
Apesar de seu voto ser facultativo, a aposentada Maristela Dias saiu de casa, em Barra do Imbuí, para ir às urnas:
— Moro em Teresópolis desde que nasci e nunca deixei de votar. Enquanto eu tiver saúde e disposição, continuarei lutando pelo que acredito.
Na manhã de ontem, quatro pessoas foram detidas e encaminhadas para a 110ª DP (Teresópolis) após serem flagradas fazendo boca de urna: duas estavam no bairro São Pedro, e as outras duas no Alto. Pelo menos três urnas eletrônicas apresentaram problemas técnicos e foram substituídas.
Claussen disputou a eleição contra Maria Bertoche (PSOL), Quincas (PP), Milton da Ponte (PSDB), Nelson Durão (PRP), Roberto Petto (SD), Roberto Mello (PT) e Carlos Dias Filho (DEM), além de Luiz Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário