domingo, 14 de novembro de 2010

Petrobras fecha 43 contratos com marido de diretora indicada por Dilma

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Petrobras tem 43 contratos com marido de ministeriável

Negócios saltaram em 2007, quando Graça Foster assumiu diretoria da estatal

Engenheira é cotada para assumir cargo no 1º escalão do governo Dilma; Petrobras nega que haja favorecimento

Fernanda Odilla

BRASÍLIA - A empresa do marido de Maria das Graças Foster, nome forte para o primeiro escalão do governo Dilma Rousseff, multiplicou os contratos com a Petrobras a partir de 2007, ano em que a engenheira ganhou cargo de direção na estatal.

Nos últimos três anos, a C.Foster, de propriedade de Colin Vaughan Foster, assinou 42 contratos, sendo 20 sem licitação, para fornecer componentes eletrônicos para áreas de tecnologia, exploração e produção a diferentes unidades da estatal.Entre 2005 e 2007, apenas um processo de compra (sem licitação) havia sido feito com a empresa do marido de Graça, segundo a Petrobras.

A C.Foster, que já vendeu R$ 614 mil em equipamentos para a Petrobras, começou na década de 1980 com foco no setor de óleo e gás, área hoje sob a responsabilidade de Graça Foster.

Funcionária de carreira da Petrobras, Graça é cotada para um cargo no primeiro escalão do governo dilmista, como a presidência da Petrobras, a Casa Civil, a Secretaria-Geral da Presidência ou outro posto próximo da presidente eleita, de quem ganhou confiança.

Foi por indicação de Dilma que Graça ganhou, a partir de 2003, posições de destaque no Ministério de Minas e Energia, Petroquisa e BR Distribuidora e, há três anos, assumiu a diretoria de Gás e Energia da Petrobras.

Antes de a C.Foster firmar esses 42 contratos com a Petrobras, a relação de Graça com a empresa do marido, Colin Vaughan Foster, já havia gerado mal-estar.

Em 2004, uma denúncia contra a engenheira, relacionada ao suposto favorecimento à empresa do marido, foi encaminhada à Casa Civil.

O então ministro José Dirceu pediu esclarecimentos ao Ministério de Minas e Energia, sob o comando de Dilma. A fonte da denúncia não é identificada nos documentos obtidos pela Folha.

Na ocasião, foram listados dois contratos da C. Foster com a estatal: um de 1994, e outro, de 2000.

Coube à própria Petrobras elaborar um ofício com explicações sobre duas investigações internas envolvendo Graça no período em que ela era gerente do Cenpes (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras).

Sem detalhar as apurações, a Petrobras informou no ofício que durante as entrevistas "surgiram críticas contundentes" a Graça Foster e alguns empregados agregaram "denúncias de irregularidades nos negócios com a C.Foster".

O documento diz ainda que foram encontradas "evidências de que houve prejuízos à Petrobras", mas não revela o tamanho nem os responsáveis por ele.

A Petrobras informou no documento que a "comissão não encontrou provas de má-fé ou intuito de auferir vantagens financeiras".

Em defesa de Graça Foster, a estatal destacou ainda no documento que a engenheira informou ao assumir o cargo que se casou com o dono da C.Foster em 1994, depois de 13 anos de namoro.

TEMPERAMENTO

O ofício diz que "não ficou caracterizada a existência de prática de crime ou improbidade administrativa", mas enfatizava o temperamento difícil da engenheira.

"Cumpre agregar que nas declarações prestadas, verificou-se que Maria das Graças era objeto de restrições por grande parte do pessoal de seu setor, dado principalmente, como veio externar a comissão, "o modo com que tratava seus subordinados"", diz o ofício da Petrobras para a Casa Civil.

Assim como a presidente eleita, a diretora da Petrobras carrega a fama de dura, exigente e agressiva.

Se vingar a ideia de Dilma de "desidratar" a Casa Civil, aumentam as chances de Graça ser nomeada ministra. A avaliação da equipe de transição é a de que a diretora da Petrobras não tem jogo de cintura para chefiar um superministério.

2 comentários:

Anônimo disse...

A manutenção de Gabrielli na presidência da Petrobras é bastante pertinente e razoável pelo que tem feito em sua gestão na presidência da Estatal, não pesando contra ele qualquer suspeita de ilicitude ou improbidade administrativa.
O que não pode ser considerado razoável seria a permanência da Maria das Graças Foster na diretoria de Gás e Energia da Petrobras devido ao conflito de interesse relacionado A C Foster Serviços e Equipamentos, empresa de sua propriedade de seu marido, Colin Vaughan Foster e o cargo de direção que ocupa na Estatal, ferindo o código de ética da própria empresa.
Afirmar que a Maria da Graças Foster ficou assustada com a invasão de privacidade depois que apareceu cotada para chefiar a casa civil, resume bem a quanto anda a probidade administrativa no Brasil.
Concluímos que não seria nada de anormal a Graça Foster exercer a Diretoria da Petrobras em conflito de seus interesses ao da Estatal e no momento que surge a possibilidade de um cargo de alta relevância na República, essa ilicitude passa a ser relevante. Nesse momento, nossa presidente tem que melhor avaliar a conduta pretérita, a moral e bons costumes de pretendentes a cargos de relevância na República, sob pena de ressurgimento de casos como o de Erenice Guerra.

Anônimo disse...

A manutenção de Gabrielli na presidência da Petrobras é bastante pertinente e razoável pelo que tem feito em sua gestão na presidência da Estatal, não pesando contra ele qualquer suspeita de ilicitude ou improbidade administrativa.
O que não pode ser considerado razoável seria a permanência da Maria das Graças Foster na diretoria de Gás e Energia da Petrobras devido ao conflito de interesse relacionado A C Foster Serviços e Equipamentos, empresa de sua propriedade de seu marido, Colin Vaughan Foster e o cargo de direção que ocupa na Estatal, ferindo o código de ética da própria empresa.
Afirmar que a Maria da Graças Foster ficou assustada com a invasão de privacidade depois que apareceu cotada para chefiar a casa civil, resume bem a quanto anda a probidade administrativa no Brasil.
Concluímos que não seria nada de anormal a Graça Foster exercer a Diretoria da Petrobras em conflito de seus interesses ao da Estatal e no momento que surge a possibilidade de um cargo de alta relevância na República, essa ilicitude passa a ser relevante. Nesse momento, nossa presidente tem que melhor avaliar a conduta pretérita, a moral e bons costumes de pretendentes a cargos de relevância na República, sob pena de ressurgimento de casos como o de Erenice Guerra.