quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dirceu ataca Mercadante e diz que PT apoiará Sarney

Maria Lima e Isabela Martin
DEU EM O GLOBO

Já para tucano, Lula faz petistas no Senado de bonecos

BRASÍLIA e FORTALEZA. Depois do bombardeio desferido pelo presidente do PT, Ricardo Berzoini (PT-SP), ontem foi a vez do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu atacar a decisão da maioria da bancada do Senado — pelo menos oito dos 12 senadores petistas — de apoiar a nota do líder, Aloizio Mercadante (PTSP), defendendo o afastamento temporário do presidente José Sarney (PMDB-AP). Em seu blog, Dirceu repete Berzoini, que chamou a nota de Mercadante de “atitude infantil”, e reforça que o PT não assinará qualquer representação contra Sarney.

Dirceu se alinha à tropa de choque sarneysista, que tem dado declarações para minimizar a nota do líder petista — divulgada após a publicação, pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, de conversas de Sarney com o filho Fernando combinando a contratação do namorado da neta pelo Senado.

Dirceu: se Sarney sair, oposição ganha cargo “Ao considerar precipitada a nota assinada pelo líder do PT, senador Aloizio Mercadante (SP), em defesa do licenciamento do senador José Sarney (PMDB-AP), o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), deixou claro a postura do partido: o pedido é do líder e não da bancada petista, e também que o PT não assinará representação contra o presidente da Câmara Alta”, escreveu Dirceu, no blog.

Sempre citando Berzoini, Dirceu diz que o dirigente petista criticou, também, a posição dos senadores petistas e alertou para o fato de que a oposição ganhará o comando do Senado com o eventual afastamento de Sarney, pois o primeiro vice-presidente é o tucano Marconi Perillo (PSDB-GO).

Mercadante opta por não responder Há três dias apanhando calado, Mercadante manteve o silêncio.

Por meio da assessoria, mandou dizer que não responderia às críticas, que confirma o teor da nota e que aguarda nova posição da bancada em reunião prevista para terça-feira.

Mercadante tem se manifestado apenas através de sua página no Twitter. Avisa que só pensa no casamento do filho Pedro, amanhã, em São Paulo.

Em Fortaleza, a ingerência do governo nas decisões da bancada do PT no Senado foi criticada ontem pelo senador Tasso Jereissati (PSDBCE), um dos possíveis alvos do contra-ataque dos aliados de Sarney. O tucano disse ontem que a crise na Casa já poderia ter sido resolvida se não fosse a “interferência indevida e inconstitucional” do presidente Lula, que cobrou dos petistas apoio a Sarney.

Para ele, os petistas foram tratados como bonecos.

— Essa situação poderia estar resolvida se não fosse a interferência quase autoritária do Lula junto ao PT. Quando parecia que o próprio presidente (Sarney) estava disposto a sair, negociar, Lula deu a chamada enquadrada no PT.

Foi uma atitude absolutamente descabida e autoritária do presidente. E uma desmoralização para a bancada do PT, composta não por bonecos, mas por senadores.

Na terça-feira, o PSDB protocolou três representações no Conselho de Ética do Senado contra Sarney e teria sido advertido pelo senador Renan Calheiros de que o PMDB revidaria.

— Há 25 anos há ameaças de dossiês em cima de mim.

Nunca vi nenhum. Desde que fui governador do Ceará e tive que romper com um bocado de coisas. Isso entra num ouvido e sai no outro — disse Tasso, enquanto aguardava, no aeroporto de Fortaleza, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que viajou a convite do Centro Industrial do Ceará (CIC).

Fernando Henrique chama PAC 2 de propaganda Pela primeira vez no Ceará após deixar a Presidência, em 2003, Fernando Henrique chamou de propaganda a intenção de Lula de lançar no próximo ano o PAC 2: — PAC é propaganda. Pode lançar o 1, 2 e 3. É PAC, PAC, PAC. Fala, repete, repete. São projeções no vazio. Vamos saber quem vai ganhar a eleição.

O PAC é um orçamento fantasiado.

Todo mundo gosta de fazer um pouco de onda, é normal.

Nada contra.

Já Tasso foi mais duro: — O presidente Lula só pensa em eleição. Ele não tem mais nenhum programa de governo. Ele tem programas de mercado. PAC 1, PAC 2. Todos são em função das eleições.

Nenhum comentário: