sábado, 21 de outubro de 2023

Eduardo Affonso - Pequeno dicionário clamoroso

O Globo

Brasil é uma espécie de Argentina, só que sem cinco prêmios Nobel, dois Oscars ou um Messi

Argentina s.f. 1 país sul-americano que insiste em ir ao inferno à procura de luz (ver Brasil).

Brasil s.m. 2 espécie de Argentina, só que sem cinco prêmios Nobel, dois Oscars ou um Messi.

Direita s.f. conjunto de indivíduos que defendem valores cristãos, “na exata medida em que não sejam incompatíveis com uma vida de pecado” (valeu, Ambrose Bierce!); que são contra a legalização das drogas (as que costumam usar já foram legalizadas); que, uma vez no governo, não cessam de fornecer combustível a seus supostos antípodas (ver Esquerda).

Esquerda s.f. conjunto de indivíduos que apoiam a democracia e têm crush por ditaduras (ver Oximoro); que defendem os direitos das minorias (exceto nas ditaduras amigas; ver Oximoro de novo); que, uma vez no governo, não fazem senão municiar seus supostos antagonistas (ver Direita).

Fake news s.f. 1 fatos inventados (ver Oximoro também) para sustentar uma narrativa 2 “verdade” que prescinde da veracidade para ser aceita como tal 3 o calcanhar de aquiles da imprensa séria.

Fogo amigo eufe. ação ou declaração de um dos nossos, que corresponde exatamente ao que pensamos, mas não convém tornar pública (ex: postagens racistas de quem deveria atuar contra o racismo; espetáculo pornográfico em evento que deveria promover a saúde etc.; ver Idiota)

Guerra s.f. evento em que os ideólogos (ver Mandante) lutam até a última gota de sangue (alheio).

Idiota adj s.m. e f. 1 aquele/a que retuíta comentário antissemita, mesmo pertencendo a um governo que tem cortado um dobrado para afetar imparcialidade 2 aquele/a que se dispõe a ser boi de piranha em ato golpista e pega 17 anos de cadeia, enquanto os espertos (ver Mandante) têm tudo para se safar.

Imprensa séria loc.sub. veículos de informação que deveriam estar a salvo das fake news, mas, em face de sua neutralidade enviesada (ver Oximoro), se tornam presas desse mal.

Mandante adj. s.f. e m. 1 arraia-graúda que, paradoxalmente, tem maiores chances de escapar das malhas da lei 2 o que promove a guerra (ou a tentativa de golpe) e assiste de camarote, sem sujar as mãos.

Militante adj. s.f. e m. 1 um dos nossos 2 pessoa que estupra, tortura, assassina e sequestra em nome de uma ideologia (não confundir com Terrorista).

Oximoro s.m. aliança de palavras contraditórias (ex: neutralidade enviesada, ódio do bem, defensor de direitos humanos pró-Hamas, patriota golpista, antissemita que chama os outros de nazista).

Simétrico adj. 1 proporcional 2 na guerra, o olho por olho, dente por dente (ex: “A reação de Israel é assimétrica, pois devia se limitar a massacrar sem aviso, usar a população civil como escudo ou tomar reféns.”).

Terrorista adj. s.f. e m. 1 pessoa que invade e depreda prédios públicos, a fim de melar uma eleição (ver Militante) 2 um dos deles.

X s.m. 1 ex-Twitter 2 campo de batalha das narrativas (ver Fake news), onde é possível agredir a lógica, aniquilar o bom senso, violentar a gramática e cometer atrocidades verbais, sem sofrer um arranhão — e sem um pingo de dor na consciência.

 

Um comentário:

Daniel disse...

O colunista errou até no título da sua coluna! Deveria ser:
Pequeno dicionário de ERROS CLAMOROSOS!