Folha de S. Paulo
Cada brasileiro possui, de fato e de
direito, a mesma relevância: um eleitor, um voto
Afirmar o óbvio nunca foi tão necessário e
urgente. Por isso o registro: independentemente de características e condições
individuais —como origem regional, crença, orientação sexual, cor da pele, grau
de escolaridade e nível de renda—, todo cidadão brasileiro tem igual valor no
processo eleitoral.
Desde a redemocratização, conquistamos o
poder de participar diretamente da construção do destino do nosso país a partir
das manifestações de vontade daqueles que se alistam para comparecer às urnas.
E cada um possui, de fato e de direito, a mesma relevância: um eleitor, um voto.
Embora alguns expressem extrema dificuldade de aceitar, uma das grandes virtudes do Estado democrático é a tolerância e o respeito às diferenças. Isso pressupõe que os governados não podem ser subjugados ou tratados de forma agressiva por manifestarem oposição. Democracia não condiz com arroubos autoritários e tampouco com manifestações preconceituosas e mesquinhas.
No Nordeste, região onde a desigualdade
social é gritante e a fome vergonhosamente está presente em metade dos lares em
que há crianças menores de 10 anos, existem vários exemplos de que é possível
mudar radicalmente o cenário vexatório da educação brasileira. As dez melhores
escolas públicas do ensino fundamental do país estão no Ceará, segundo o Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Mas, para que esses modelos sejam
replicados e transformem a realidade nacional, é preciso vontade política e
planejamento. E, infelizmente, não é o que se tem visto. Tanto que, no
Orçamento de 2022, os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e
Inovações foram as pastas com maior volume de recursos
"contingenciados".
Como entoou a rainha Elza Soares na canção "O que se cala": Mil nações moldaram minha cara/ Minha voz uso pra dizer o que se cala/ Ser feliz no vão, no triz, é força que me embala/ O meu país é meu lugar de fala.
Um comentário:
Vou procurar a música,adorei o trecho escrito.
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