quinta-feira, 19 de março de 2020

Ascânio Seleme - Bolsonaro não se emenda

- O Globo

Ele não sabe de nada, não controla coisa alguma

Pronto. Bolsonaro outra vez deu um passo atrás, e lá vamos nós passar a mão na sua cabeça. A história se repete. Como um moleque bagunceiro que faz arte, depois carinha de bebê chorão, e todos acham que ele realmente se arrependeu e ficam felizes porque o menino finalmente se emendou e agora vai ser um bom rapaz. Bobagem! Bolsonaro não se emenda.

Primeiro ele convoca uma manifestação contra o Supremo e o Congresso, depois volta atrás e diz que não é bem assim. Com o coronavírus na porta, faz pronunciamento dizendo que não é hora de aglomeração. Depois, incontido e falso, vai à manifestação e se esbalda com os manifestantes. Não bastasse o gesto político, o menino travesso se agarra à turba e, mais do que se submeter ao contágio, pode estar contaminando as pessoas, já que ele é o risco. Dezessete dos seus mais próximos assessores testaram positivo, até o braço-direito general Heleno.

Mais adiante reclama da “histeria” que toma conta do país, ataca governadores por tomarem corretas medidas de controle e diz que isso atrapalha a economia, lamenta que vendedores de mate perderão seu sustento com o cancelamento de jogos de futebol e se diz preocupado com flanelinhas porque ninguém sai de casa. Todos condenam o comportamento absurdo do presidente, e ele volta atrás. Mas depois faz um post dizendo que ele e a mulher vão fazer uma festinha para comemorar seus aniversários que estão chegando. É um aloprado. Alguém tem dúvida?

Em seguida, por orientação do Ministério da Economia, manda mensagem ao Congresso pedindo autorização para decretar estado de calamidade. Com o decreto, o governo pode remanejar despesas e fazer gastos não previstos sem infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Medida vital num momento como este. Ah, que bom, o moleque se corrigiu, nem tudo está perdido. Seríamos tolos se acreditássemos em mais essa. O fato é que ele não está mais no comando. Bolsonaro não importa. Não deve ser levado a sério. Ele não conta.

Somos condescendentes com ele porque, afinal, se trata do presidente. Foi eleito pelo voto para governar o país. Só que não governa. Bolsonaro é um irresponsável. Fica cada vez mais claro mesmo para os que o cercam e usufruem do poder que a ele foi concedido pelos eleitores. Ministros, secretários, assessores fora do círculo infernal da família não suportam mais nem ouvir a sua voz. Suas audiências continuam acontecendo, mas muitos dos seus subordinados só vão a ele quando são chamados, não pedem despacho.

Bolsonaro é um problemão que precisa ser resolvido. E já está sendo, aos poucos. As medidas contra o vírus tomadas acertadamente pelos ministérios da Saúde e da Economia ocorrem à revelia do presidente, como o decreto de calamidade pública. Ele não sabe de nada, não controla coisa alguma e não comanda ninguém além da turma ideológica que o cerca, o contamina e por ele é contaminada.

Ontem, o capitão se materializou liderando um grupo de ministros mascarados no Palácio do Planalto. Falaram das medidas já em curso e anunciaram o decreto de calamidade pública. Foi uma pajelança desenhada para reconstruir a imagem do presidente. Ao ser perguntado sobre as declarações de histeria, disse que cumpria seu papel de tranquilizar a nação. Sobre seu encontro com os manifestantes de domingo, falou que se comportava como o líder de uma batalha. Disse que estava dando um bom exemplo e ainda jurou amor ao Congresso e ao Supremo. Francamente, alguém cai nessa?

No auge da maior crise sanitária dos últimos cem anos, nem mesmo o super esquisito Boris Johnson conseguiu superar o extra ordinário Jair Bolsonaro. Como ele, apenas o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que no fim de semana saiu às ruas abraçando e beijando populares. Obrador faz discurso muito parecido com o do capitão brasileiro. Claro que estamos falando de um populista, como Bolsonaro, só que de esquerda. Opostos politicamente, mas iguais na estupidez. Nem Lula seria capaz de ir tão longe.

Nenhum comentário: