sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Medos e pânicos do Brasil com Trump - Janaína Figueiredo

O Globo

Nomeação de Marco Rubio para comandar a política externa americana foi a confirmação de um dos piores cenários imaginados para um governo Trump 2

Quando o nome do senador da Flórida Marco Rubio foi confirmado como a escolha de Donald Trump para chefiar o Departamento de Estado, a sensação no governo brasileiro foi a de que os piores cenários imaginados para um governo Trump 2 estavam se confirmando. “A cada nomeação, só piora”, comentou uma fonte diplomática, que enumerou alguns dos medos e pânicos do Brasil em relação ao republicano que se tornou líder da extrema direita global.

Os medos do governo Lula são muitos e incluem eventual sabotagem da agenda ambiental brasileira, até mesmo da COP 30, que será realizada em 2025 em Belém. O evento é uma das grandes apostas do governo em sua estratégia de inserção nos grandes debates globais, e o negacionismo climático de Trump, temem em Brasília, poderia enfraquecer o encontro.

Rubio tem péssimas relações com vários governos latino-americanos, e não só com Venezuela, Cuba e Nicarágua. A Colômbia de Gustavo Petro também está apavorada, pois o futuro secretário e Petro nunca esconderam a mútua antipatia. Para o Brasil, o governo Trump 2 pode arrastar a América Latina a um período de forte instabilidade. As pautas negativas entre Trump e a região são variadas, entre elas a imigração e provável deportação de imigrantes.

O Brasil também tem medo do impacto do conflito entre EUA e China no país e no continente. Com Trump, comentaram fontes diplomáticas, as pressões sobre o relacionamento dos países latino-americanos com a China aumentarão. O Brasil está prestes a receber o presidente chinês, Xi Jinping, que, além de participar da cúpula de chefes de Estado e governo do G20, fará uma visita oficial ao país. Para Lula, a relação com a China é central, tanto que o governo avalia a possibilidade de entrar para a Iniciativa Cinturão e Rota, a Nova Rota da Seda.

Outro medo é a utilização da chamada diplomacia coercitiva contra países da região. Um exemplo seriam medidas protecionistas em matéria de comércio, algo que preocupa profundamente o governo brasileiro, lembrando que os EUA são o segundo principal sócio comercial do Brasil, superado apenas pela China.

O papel do magnata Elon Musk no governo Trump é outro motivo de preocupação: “Com Musk, morre qualquer possibilidade de regulação das big techs”, reconheceu uma fonte do governo.

Até aqui, os medos. Mas existe o pânico, e sobre ele é pouco o que o Brasil pode fazer. Esse pânico está relacionado ao empoderamento da extrema direita regional e global, com a liderança de Trump. Um empoderamento que é visto como enorme risco para a democracia no mundo, que pode trazer violência e criar situações de tensão até mesmo dentro do Brasil, dado o vínculo de Trump com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente da Argentina, Javier Milei, deve ser incluído nessa equação. O eixo Washington-Buenos Aires com Trump no poder provoca pânico em Brasília, onde se teme que o argentino, sentindo-se apoiado pelo novo governo americano, torne-se mais desafiante e hostil.

O fortalecimento da extrema direita tira o sono de Lula desde o primeiro dia de seu terceiro governo, quando um retorno de Trump ao poder não era considerado um cenário possível. O apoio explícito a Kamala Harris, gesto que muitos — dentro e fora do governo — questionaram, explica-se pelo pânico de Lula à expansão da extrema direita no mundo, no continente e no Brasil. O pior pesadelo do presidente brasileiro está se tornando realidade.

 

 

9 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim um comentário inteligente de um jornalista atual, reconhecendo que o mundo virou Quem antes orientava e financiava a censura no mundo inclusive aqui no Brasil , que está documentado , orientou todo processo de censura do Superior Tribunal Eleitoral Nas mãos do ministro Alexandre de Morais Esse mesmo financiador , os EUA, agora decretou na vitória do Trump que é proibido censurar em qualquer estância circunstância, e as Big tech se ousarem cair na tentação da censura, dentro ou fora dos Estados Unidos serao severamente punidas e com isso essa medida desse grupo Ditador de meia pataca do STF dia 27 Agora , estará decidindo uma coisa impossível Fazer as Big tech censurar as opiniões dos seus usuários Muito bem falado o Lula não está dormindo a vitória do Trump é um pesadelo pra esquerda principalmente de o nosso presidente está de namoro quase casando com a China e isso Trump falou que será imperdoável e agora
E teremos muitas coisas aí pra frente Realmente essa jornalista falou tudo

Anônimo disse...

O anônimo acima me faz lembrar uma frase que acho que é de Millôr Fernandes: " Quem escreve mal pensa mal".
O anônimo faltou às aulas básicas de pontuação e clareza de texto.
Aleluia!!!!

Anônimo disse...

Muito boa coluna!

Anônimo disse...

É que o primeiro Anônimo está preocupado em não se desequilibrar do colinho do Trump enquanto digita...

Anônimo disse...

Esses jumentos petistas não tem opinião não sabem nem do que eu estou falando, só sabem julgar são os canceladores da coluna mas graças ao espírito democrata do editor do blog o Cavalcante eles não vão conseguir esse intento , pode e chorar espernear
O mundo mudou o Tio SAN com porrete forte pra bater no mundo da censura e destruir essa narrativa falsa do politicamente correto tudo falsidade picaretagem
A política Woke Está em franca decadência
O povão não está nem aí pra essa baboseira
A censura agora será penalizada de forma radical Por Trump
Adeus censura nas Big tech já era

Anônimo disse...


Esses jumentos petistas Precisam ficar comendo mais um pouco de capim e aguardarem os acontecimentos
Pra só assim entenderem que o mundo mudou

Augusto disse...

Quando um anonimo ai ataca a escrita de outro anonimo por nao ter argumentos, eu - assinado - espero que discutam os pontos elencados no artigo, nao pontuacao, virgulacao etc

Auguto disse...

Quem nao tem argumentos ataca a forma de escrita. Quem de forma anonima ataca um comentarista sem pontuar qualquer ponto do artigo mostra o quao basbaque, paspalho e pacovio - para usar termos bem millorianos - o cidadao pode ser.

Anônimo disse...

O pior pesadelo para metade dos brasileiros se tornou realidade com a eleição do Descondenado