segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Um governo sem criatividade - Ivan Alves Filho

Poucas semanas antes de Lula da Silva assumir seu terceiro mandato, escrevi que seu governo não teria como dar certo. Na minha compreensão, não se tratava apenas da ausência de um projeto de nação, que seus sucessivos governos nunca tiveram. Ou sequer de um projeto de governo, administrativo. Mal tocam a máquina.

Na verdade, o único projeto - se posso chamar assim - de Lula da Silva é o de poder. E de um poder pessoal. O atual presidente da República representa somente um peronismo à brasileira, desperdiçando a oportunidade que o povo brasileiro lhe deu de mudar o país. Temos uma das piores divisões de renda do mundo e apresentamos quadros caóticos no tocante ao meio ambiente e à segurança pública. Difícil encontrar um setor da vida nacional funcionando minimamente bem. Há um desmoronamento em marcha, lembrando a República de Weimar, que abriu caminho para ascensão do famigerado Adolf Hitler e do seu movimento nazista. Todo cuidado é pouco.

O Partido dos Trabalhadores (PT) não deixou marca alguma, apesar de ter governado quase o dobro do tempo das administrações JK, Jango e Itamar somadas. Plano de Metas, Reformas de Base e Plano Real resultam de governos que encaminharam um projeto de nação.

O governo Lula 3 está chegando ao fim. Antes do tempo, melancolicamente. As pesquisas apontam para uma queda significativa ou até vertiginosa do apoio  à figura do próprio presidente da República.

O governo atual não tem a menor criatividade, nada ousa. As forças do Campo Democrático precisam criar uma opção ao lulismo e ao bolsonarismo com toda rapidez, para evitar o pior.

*Ivan Alves Filho, historiador.

Nenhum comentário: