domingo, 17 de março de 2024

Eliane Cantanhêde - Propriedades da melancia

O Estado de S. Paulo

Está confirmado: melancia é indigesta para golpistas e faz bem à democracia

Além de deliciosa, suculenta e refrescante, a ciência política acaba de descobrir outras propriedades da melancia: é indigesta para candidatos a ditador, impede golpes de Estado e faz bem à democracia. Acusados de “melancias” pelos golpistas, oficiais de alta patente não cederam às “ordens”, pressões e constrangimentos do então comandante em chefe das Forças Armadas e, assim, frustraram a decretação de estado de defesa e anulação da posse do presidente legitimamente eleito.

Se a melancia é verde por fora e vermelha por dentro, nenhum dos oficiais legalistas, como o atual comandante do Exército, general Tomás Paiva, é ou seria “vermelho” ou comunista. É ridículo, mais uma farsa, uma fake news grosseira para manipular mentes e corações vazios e suscetíveis a mitos, Messias, salvadores da Pátria. Aqueles oficiais foram apenas o que 100% de militares deveriam ser: legalistas, batendo continência à Constituição e aos poderes constituídos.

O foco da PF e do STF está na fase aguda do golpe, quando já discutiam as minutas do golpe e do pronunciamento em que Bolsonaro anunciaria estado de defesa, fecharia o TSE e anularia as eleições e a posse de Lula. O golpe, porém, começou já nos primeiros dias do governo Bolsonaro e esquentou com a demissão da cúpula militar, que se negou a aderir. Daí, emergiram na Defesa os generais Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, para fazer o jogo sujo.

As investigações entraram em fase final com os depoimentos dos ex-comandantes do Exército Freire Gomes e da FAB Baptista Jr., que confirmaram o papel central do então presidente no golpe e estão a anos-luz de serem comunistas ou “cagões”, como o general foi chamado por Braga Netto, que jogava blogueiros suspeitos contra os quatro-estrelas antigolpe. A PF deve concluir nesta semana o inquérito dos atestados falsos de vacina. Depois, o das joias e, por fim, até julho, antes do semestre eleitoral, o do golpe liderado por Bolsonaro. Depende, porém, da lenta e trabalhosa perícia em celulares e computadores.

Bolsonaro está inelegível até 2030 e, se condenado por tentativa de golpe, atentado violento contra o estado de direito e organização criminosa, estará sujeito a 30 anos de prisão e de suspensão de direitos políticos. Assim, usa e abusa do que lhe resta: multidões. Isso pode incendiar o País.

E Lula? Acerta ao ficar calado, mas não deixa de se informar. Na sexta-feira, por exemplo, estava no Rio Grande do Sul, em eventos oficiais com o diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues. Dirão que conversaram sobre “amenidades”. Alguém acredita?

 

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Mais um excelente artigo.