quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Tarcísio pode pular a vez em 2026. Por Dora Kramer

Folha de S. Paulo

Governador só disputa a Presidência se Lula e Bolsonaro estiverem no chão; ainda não é o caso

No primeiro plano, as evidências apontam para uma candidatura presidencial em 2026, mas podemos contar com jogada menos evidente se o governador de São PauloTarcísio de Freitas (Republicanos), estiver sendo orientado por quem, no entorno dele, enxerga longe na política.

Os olhos de lince de Gilberto Kassab (PSD) veem chance real de o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) vir a ser reeleito. Tanto que considera precipitado o movimento do centrão de se desvencilhar do governo.

"É um erro, Lula saiu do corner, voltou ao ringue e sabe fazer campanha. Já ganhou cinco", disse o secretário de Relações Institucionais (vale dizer, articulação política) do governo Tarcísio há dois meses, quando o presidente se reiniciava no modo "nós contra eles".

Na ocasião, a análise não pareceu acurada. Agora, vendo o governador paulista sair da toca da moderação e entrar na arena com as armas do bolsonarismo, convém pensar melhor sobre o que hoje soa como erro fatal de Tarcísio no abraço aos radicais que lhe custaria o apoio do centro em 2026. Será enfrentar Lula o plano A?

Para Tarcísio desistir da reeleição seria preciso Lula e Bolsonaro estarem no chão e a faixa presidencial praticamente garantida ao peito. Convenhamos, não é o caso. Ele teria de sair do governo no início de abril, enquanto o presidente teria todo o tempo para sentir os ventos e se decidir.

Quando pisou feio no tomate ao apoiar a agressão de Donald Trump, o governador prontamente se reposicionou. Ao ver a reação bolsonarista, no entanto, vestiu-se de bravateiro e fez vergonha no 7 de Setembro.

Tarcísio pode não entender do riscado, mas Kassab é do ramo. No Palácio dos Bandeirantes, contas podem ter sido refeitas, imaginando-se que o tempo mais alongado permita ao governador voltar ao figurino de direitista civilizado.

Teria muito trabalho para convencer o eleitorado em prazo exíguo de seis meses e ainda repaginar-se de bom moço sem atiçar os brucutus a lançarem na disputa alguém da sua grei.

 

Nenhum comentário: