Sucessão. Presidente inicia peregrinação para recuperar apoio no Nordeste, onde Campos tem domínio
Em visita ao Piauí, petista promete, em dois anos, "acabar com a miséria"
BRASÍLIA - Ao abrir a cerimônia de visita da presidente Dilma Rousseff à obra de um sistema adutor na região, o prefeito de São Julião, no Piauí, José Neci (PT), lançou a candidatura de Dilma à reeleição em 2014, dizendo crer na vitória da presidente.
"Temos certeza de que, muito em breve, receberemos novamente vossa excelência para inaugurar em definitivo o empreendimento, seja ainda no seu mandato ou numa segunda gestão presidencial que a nação brasileira certamente há de lhe assegurar em 2014", disse, elogiando o "brilhante trabalho" de Dilma, que, segundo ele, continua o "projeto de desenvolvendo iniciado em 2002, com a chegada do PT à Presidência da República".
A presidente acompanha a cerimônia em um palco, ao lado de ministros e outras autoridades do governo, além de prefeitos da região, parlamentares e o governador do Estado, Wilson Martins (PSB).
A primeira viagem de Dilma ao Piauí na condição de presidente também marcou o início do roteiro de visitas deste ano pelo país. Após visitar o Piauí, a expectativa é que a presidente desembarque nas próximas semanas em Sergipe, na Paraíba e em Pernambuco. A região Nordeste é justamente onde o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), concentra sua maior força política. Ele é um dos nomes lembrados para a disputa presidencial de 2014.
Na tentativa de retomar espaço político na região, Dilma exaltou os programas sociais de sua gestão e ouviu até declaração de amor. "Nós amamos a presidente Dilma Rousseff", disse, ao fim do discurso, o governador do Piauí, Wilson Martins, que é do PSB, de Eduardo Campos.
"Depois da declaração dele (Wilson Martins), eu não tenho outra saída a não ser dar um empurrãozinho nas novas obras", brincou Dilma, que aproveitou para elogiar a parceria com o governador.
Miséria. Na parte da tarde, a presidente foi à capital piauiense, Teresina, onde foi elogiada pelo prefeito, que é tucano. Segundo Firmino Filho, Dilma tem com os municípios brasileiros "um relacionamento baseado em programas, impessoal, que faz crescer a democracia".
Durante discurso na cerimônia de entrega de 400 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, a presidente disse que seu governo irá erradicar a miséria extrema no país até o "início de 2014". O anúncio foi feito em um dos Estados com o maior número de famílias com renda per capita mensal abaixo de R$ 70, faixa considerada de extrema pobreza.
Fonte: O Tempo (MG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário