Raimundo Santos
Professor da UFRRJ/CPDA
Professor da UFRRJ/CPDA
Este livro é uma nova reunião de textos caipradianos publicado após muitos anos da última coletânea. Estamos novamente diante, num único volume, do outsider interpelador das esquerdas brasileiras. Caio Prado viveu como um grande intelectual comunista, sem ter o seu marxismo político plenamente apropriado pelo PCB.
Agora, neste lançamento de Dissertações sobre a Revolução Brasileira, o que podemos trazer do clássico para a UFRRJ? O seu estilo de pensamento. Podemos lembrar a equação com que Caio Prado antecipara o nosso mundo rural ora modernizado. Um mundo, como dizia ele, marcado por grandes setores e um largo contingente de "empregados agrícolas", dinamizador da economia nacional à medida que nele se enraizasse associativismo permanente (sindical) e se estendesse a proteção de direitos.
Por possuir uma interpretação do Brasil, o clássico comunista permanece na bibliografia e na nossa melhor tradição de pensar o país. Recordemo-lo hoje aludindo ao sentido maior da sua publicistica. Sem domínio teórico da circunstância brasileira – este é ponto do nosso marxista político –, os protagonistas que pretendem operar mudanças tendem ao agir errático, quando não pernicioso, como, aliás, se vê em não poucas cenas da vida nacional dos últimos tempos.
A organização do volume nas seções "A Formação Social", "A Revolução na Periferia", "A Política Contemporânea" e "A Reforma do Mundo Rural" procura mostrar as três principais dimensões que se cruzam na trajetória de Caio Prado Jr. Além de incluir textos relativos às mais conhecidas (as do historiador e do intérprete do nosso mundo rural), esta coletânea traz escritos do teórico do reformismo brasileiro e do analista de conjuntura que também foi Caio Prado, principalmente nas páginas da sua saudosa Revista Brasiliense.
SOBRE O LIVRO: Caio Prado Jr., Dissertações sobre a Revolução Brasileira, org. Raimundo Santos; ed. Brasiliense e Fundação Astrojildo Pereira, São Paulo-Brasília, dezembro de 2007.
[Livrariabrasiliensee@editorabrasiliense.com.br; fundação@astrojildo.org.br].
* Texto lido na Tarde de Autógrafos promovida pela UFRRJ, em 12/11/08, no contexto da I Feira de Editoras Universitárias do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário