quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Vera Magalhães - Pressão 'técnica' sobre Marina

O Globo

Lula 3 vai se mostrando um governo em bases antigas, mas com discurso moderninho que mimetiza algumas preocupações do século XXI

Lula 3 tem se mostrado um governo preocupado em fazer um retrofit do discurso e da prática históricos do presidente e do PT. Em áreas como a trabalhista e a ambiental, a preocupação é dar uma roupagem moderna a velhas práticas e prioridades. Cai quem quer.

A discussão para a volta do imposto sindical recorre a terminologias diferentes e eufemismos para despistar a essência da proposta: tentar resgatar a força política de sindicatos, centrais e federações sindicais, aniquilada pela reforma trabalhista. Nas quedas de braço entre o inalterado desenvolvimentismo lulopetista e a preocupação ambiental prometida na campanha, a ideia agora é submeter Marina Silva a contrapontos “técnicos” para fazê-la ceder.

A diferença entre os dois casos de tentativa de retrofit é o Congresso. A tendência é que deputados e senadores rechacem qualquer tentativa disfarçada de recriar contribuição, taxa ou imposto sindical, obrigatório ou sujeito a assembleia, em alíquota maior ou menor. Na seara ambiental, o pêndulo do Parlamento sempre oscilará para o lado oposto ao de Marina.

Não é só na queda de braço sobre a autorização para que a Petrobras realize estudos a respeito da viabilidade de exploração de petróleo na foz do Amazonas que se usará o discurso de fazer uma “mesa de negociação” em cima de “estudos técnicos” para tentar dobrar a ministra e o Ibama, subordinado à sua pasta. Algumas obras incluídas no novo PAC a título justamente de estudo de viabilidade mostram essa disposição — 100% política, embora a ela seja dada a conotação técnica de fazer Marina aquiescer com o tempo e a pressão.

É o caso da BR-319, ou Rodovia Manaus-Porto Velho, inaugurada na década de 1970, mas usada por pouco mais de dez anos até ser “engolida” pela Floresta Amazônica. Desde então, entra governo, sai governo, a pressão política pela reconstrução contrasta com a reação de povos originários e ambientalistas para que a ideia seja abandonada. Lula esteve na região e usou a muleta do “estudo”. E nessa condição a obra foi incluída no PAC. O ministro dos Transportes, Renan Filho, defende que Manaus não pode ficar sem uma ligação rodoviária, o que já mostra o lado que deverá tomar na discussão.

Controvérsia semelhante, que de novo deverá opor Transportes e Meio Ambiente, se dá em relação à Ferrogrão, ferrovia que cortaria o Pará para escoar a produção agrícola do Centro-Oeste. O STF lavou as mãos e indicou uma conciliação quanto à viabilidade da obra, que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim e é considerada por ambientalistas um risco de mais ocupação ilegal, mais desmatamento e mais emissão de poluentes no coração da Amazônia.

O estudo da Advocacia-Geral da União segundo o qual a Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) não é uma condicionante para liberar estudos de viabilidade de exploração de petróleo na foz do Amazonas levará o embate para uma câmara de conciliação. Com o viés de Lula e dos ministros do Planalto, como Rui Costa (Casa Civil), a favor de que não se feche a porta para essa que possivelmente é a última grande fronteira petrolífera do país, é pouco provável que as ponderações ambientais prevaleçam sobre os argumentos “técnicos” de tanta gente interessada.

O problema não é só desautorizar Marina eventualmente ou o risco de uma nova derrota no Congresso ao tentar reviver os tempos áureos do sindicalismo do ABC. O que se tem como pano de fundo é uma dicotomia entre um governo ancorado em bases antigas e um discurso moderninho que apenas mimetiza algumas preocupações do século XXI, como a crise ambiental e a revolução no mundo do trabalho, sem encará-las como prioridades.

 

6 comentários:

EdsonLuiz disse...

Eu sei que é chato ficar repetindo, mas o fato é que Lula, como político decente, honesto, competente, defensor de democracia e de seus valores de forma sincera é uma grande farsa!

Acreditar em compromisso de Lula com o meio ambiente.? Acreditar por quais motivos?
▪Se a exploração de petróleo der dinheiro e resultado de marqueting mais imediato, Lula arrisca a foz do rio amazonas sem a menor dor de consciência;
▪Se lhe for conveniente, Lula manda afundarem no mar um casco de navio porta-aviões contaminado por toneladas de venenos em suas estruturas, como em janeiro mandou afundar o casco do Porta Aviões Minas Gerais recheado de venenos, sendo que este mesmo navio, ao chegar para ser desmontado na Turquia do tosco Tayyp Erdogan no final do ano passado, a Turquua não aceitou o navio e obrigou que voltassem com o casco para o Brasil.
▪Lula articulou por dinheiro a construção das hidrelétricas de Jiral, Santo Antônio e Belo Monte, todas elas desaconselhadas desde o projeto executivo como economicamente inviáveis, e com as águas dos reservatórios Lula afogou histórias, modos de vida e memória de vários povos indígenas;
▪Lula e o PT proibiam Marina, que era senadora do PT, a contribuir com o Ministério do Meio Ambiente durante os governos Fernando Henrique e ela tinha que ir às reuniões escondida.

●Dá para ficar dizendo quem é Lula de modo interminável::
▪Em relação a tratamentos de ozônio e outras terraplanícies defendidas pelo PT e por Lula (Debocham da Cloroquina, com razão, mas aprovam tratamentos não aprovados e negam vacina ao povo do mesmo modo que Bolsonaro negou);
▪Em relação ao apoio que Lula dá a regimes políticos que perseguem LGBTQIIA+
▪Em relação a apoio de Lula a ditadores, populistas como ele e a autocratas sanguinários;
▪Em relação a apoio de Lula a governos misóginos e que prendem mulheres por elas resistirem à opressão;
▪Em relação a agressões de Lula às democracias, tanto a democracias consolidadas como a povos que querem ser livres....

■Lula (e o PT), como esquerda (ou como direita, com o que se parecem mais, retirando o discurso que eles acham que é de esquerda) Lula (e o PT) é uma grande farsa!

Mas Lula é uma farsa que, além de prejudicar o exercício de uma política saudável, no lugar da política tchutchuca que ele pratica, prejudica muito a economia, por ele se aproveitar do dinheiro público para consevguir ter boa imagem imediatamente, com objetivos eleitorais e de poder. Foi muito grave o que Lula e o PT fizeram na economia nos outros mandatos.
▪Depois de Lula, pouco vai restar de chance para o Brasil!

EdsonLuiz disse...

E é este Lula que certas figuras do Partido Cidadania quer apoiar?
▪Quando fui ver quem no Partido Cidadania quer apoiar Lula, verifiquei que são interesseiros em espaço para ganhar votos, como certos políticos do Nordeste ligados a governadores do PT ou por perto do PT.

Os do Cidadania que querem apoiar Lula são, digamos assim, gente do Centrão, daqueles bem fisiológicos e interesseiros, que contaminam o Partido Cidadania como contaminam qualquer partido onde estiverem.

O Cidadania tem estes lulodanistas, mas tem também os que são bolsodanistas:: ▪Destas duas danações o Partido Cidadania tem que se livrar. E atrair para o partido políticos como Marta Suplicy, Tabata Amaral e outros bons quadros para fazer política e ser oposição responsável!

hisayo nanami disse...

CHATO PACAS,VERBORRÉICO!

EdsonLuiz disse...

■Eu sei, petista! Eu sei!
▪Mas veja ao que vocês nos obrigam quando enganam, mentem, espalham ódio para destruirem com xingamentos e leviiandades as forças polícas um pouquinho mais saudáveis e, com a destruição dos políticos melhorezinhos do país, sobrarem vocês no poder sozinhos e produzirem essa desgraceira e enganação que têm produzido no Brasil.

●Foi a MAIOR recessão da história deste país o que vocês produziram!
▪Com uma recessão destas, até a fome aumentaria, isso seria inevitável, como a fome aumentou.
▪E para esconder o que fizeram, no governo Dilma vocês passaram a falsificar o orçamento, e mais essa falcatrua deu no impeachment...
▪E, pior, deu em Bolsonaro!

Eu sei que para vocês é chato e difícil ouvir as verdades:: qualquer sociopata sente ódio quando é desmascarado!

Mas é preciso continuar resistindo ao estrago civiljzatório que vocês, os lulustas e bolsonaristas produzem aqui no Brasil e lá fora.

Sinto muito!

▪E eu sei que se aqui já fosse a Venezuela, a Rússia e a China essas "chatisses" não existiriam porque os chatos já teriam sido eliminados.


hisayo nanami disse...

TADINHO, TÃO DOENTINHO...

ADEMAR AMANCIO disse...

PT está dentro do padrão médio da política brasileira,Bolsonaro é que é um ponto fora da curva.