Correio Braziliense
Até julho de 2026, o governo
será obrigado a quitar 65% das emendas individuais e de bancada destinadas à
saúde e à assistência social e às chamadas emendas Pix
A aprovação do texto-base da LDO de 2026,
nesta quinta-feira, em sessão conjunta do Congresso, escancarou um movimento já
consolidado, mas agora assumido sem disfarces: em pleno ano eleitoral, a
maioria dos parlamentares decidiu impor ao Executivo um calendário de liberação
de emendas que prioriza interesses eleitorais imediatos, reforça o poder dos
parlamentares que disputarão a reeleição e aprofunda as distorções do sistema
político brasileiro. O Legislativo avança sobre o Orçamento da União com
apetite ampliado, transformando em política de Estado um mecanismo tipicamente
de aliciamento eleitoral.
Pelo acordo costurado entre o relator Gervásio Maia (PSB-PB) e o Planalto, o governo será obrigado a quitar até julho de 2026 nada menos que 65% das emendas individuais e de bancada destinadas à saúde e à assistência social, além de cumprir o mesmo percentual para as chamadas emendas PIX, modalidade sob investigação no STF pela opacidade e pelo risco de uso eleitoreiro. São aproximadamente R$ 52 bilhões em emendas, distribuídas entre 513 deputados e 81 senadores.
A maior fatia dos recursos controlados diretamente
por deputados e senadores chegará aos redutos eleitorais antes da campanha
eleitoral, que será pautada pela lógica do “é dando que se recebe”. Recursos
que deveriam ser destinados a projetos estruturantes serão usados para acordos
eleitorais de conveniência, quando não para formação de caixa dois eleitoral.
As justificativas para a liberação de 65% do
orçamento antes da proibição do uso de recursos públicos no decorrer da
campanha, em nome segurança jurídica, da previsibilidade e do fortalecimento das
políticas sociais, desvirtua os objetivos desse dispositivo da legislação
eleitoral criado exatamente para impedir o abuso de poder econômico nas
eleições.
Diante da coincidência com o calendário
eleitoral e do histórico de utilização das emendas como instrumento de barganha
e autopromoção, o texto aprovado pelo Congresso deixa pouco espaço para
dúvidas: ao acelerar o fluxo de recursos impositivos, os parlamentares reforçam
seu controle sobre verbas públicas e ampliam a vantagem competitiva de quem já
ocupa o mandato. A disparidade de armas na disputa eleitoral remonta aos tempos
do coronelismo e do voto de cabresto.
Em 2026, o montante reservado às emendas
individuais deve chegar a R$ 40,8 bilhões, sem contar as de comissão. Trata-se
de uma anomalia institucional: poucos países obrigam o Executivo, por força de
lei, a reservar parcela tão substancial de seu orçamento para indicações
individuais de parlamentares. Ainda assim, no Brasil, consolidou-se uma prática
que reduz a autonomia do governo para gerir políticas públicas e transforma
congressistas em “gestores paralelos” do Orçamento da União.
Fundos públicos
O impacto eleitoral é direto e profundo.
Emendas impositivas, especialmente as transferências especiais, permitem que
parlamentares inaugurem obras, financiem projetos locais e assegurem
visibilidade política que adversários não conseguem igualar. A lógica da
reciprocidade — “o padrinho que traz recursos” — substitui critérios técnicos
de planejamento e reforça o clientelismo, criando vínculos pessoais que se
sobrepõem à institucionalidade.
Os efeitos são baixa renovação parlamentar,
reeleição em massa e bloqueio à entrada de novas lideranças, num sistema que se
pretende proporcional, mas funciona como uma disputa desigual entre quem já tem
acesso a recursos públicos e quem depende apenas da força do voto.
O avanço sobre o Orçamento veio acompanhado
de outros movimentos decisivos. O Congresso ampliou o cálculo de correção do
fundo partidário, que deve ganhar pelo menos R$ 150 milhões adicionais, mudança
que beneficia diretamente partidos já estruturados, reforça desigualdades
internas e externas. O fundo partidário e fundo eleitoral foram blindados
contra contingenciamentos, garantindo que R$ 4,9 bilhões destinados às
campanhas de 2026 cheguem intactos aos partidos.
A LDO também alterou regras de execução
fiscal para aliviar pressões sobre o Executivo. Por solicitação do governo, foi
excluído da meta fiscal até R$ 10 bilhões em gastos com reestruturação de
estatais, medida que, segundo parlamentares, deve facilitar o socorro aos
Correios.
Após revisão do TCU, ficou estabelecido que o
governo poderá adotar o piso da meta fiscal (deficit zero) como referência para
congelamento de despesas, para evitar o risco de paralisia administrativa que o
cumprimento do centro da meta (superavit de R$ 34,3 bilhões) poderia provocar.
No entanto, a disputa fiscal com o governo se
tornou secundária diante da crise política entre o Congresso e o Supremo
Tribunal Federal (STF), provocada pela decisão monocrática de Gilmar Mendes,
que restringiu à Procuradoria-Geral da República a prerrogativa de apresentar
pedidos de impeachment contra ministros do STF. Senadores de todas as correntes
políticas se insurgiram contra o ministro e pressionam pela tramitação de PECs
que limitam decisões monocráticas e ameaçam, mesmo assim, pautar pedidos de
impeachment contra integrantes da Corte.
O episódio desnuda a crescente deterioração
da relação entre Congresso e Judiciário, num ambiente já marcado pela
desconfiança mútua e pela competição por protagonismo institucional. O uso
eleitoral das emendas não apenas distorce o equilíbrio democrático, mas também
alimenta a percepção de que o sistema político opera prioritariamente em
benefício de seus próprios atores, e não da sociedade.

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