segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Bruno Carazza* - Contagem regressiva

Valor Econômico

Duas certezas e uma dúvida a um ano das eleições

Em 2018, Bolsonaro subverteu a lógica das campanhas políticas brasileiras. Sua coligação era composta apenas pelos nanicos PSL e PRTB, e ele não firmou alianças nos Estados. Na distribuição do tempo de propaganda no rádio e na TV, ficou com apenas 8 segundos por bloco, mais 11 inserções diárias de 30 segundos cada - em comparação, Geraldo Alckmin (PSDB) tinha 5 minutos e 32 segundos por bloco, mais 434 comerciais de meio minuto ao dia.

O diretório bolsonarista declarou gastos de R$ 2.456.215,03, vindos essencialmente de financiamento coletivo. Os valores eram muito inferiores aos de seu rival no segundo turno, Fernando Haddad (PT), cujas despesas ficaram em R$ 37.503.104,50, sendo que 95,12% tiveram origem nos fundos eleitoral e partidário.

O trunfo de Bolsonaro não estava na arrecadação, na propaganda gratuita ou nas coligações partidárias, sequer em dobradinhas com lideranças regionais. Em janeiro de 2018, o então candidato já contava com uma rede de 5 milhões de seguidores no Facebook, 800 mil no Instagram e 850 mil no Twitter, além de 400 mil inscritos em seu canal no Youtube - sem falar num contingente incalculável de grupos de WhatsApp e outros aplicativos de mensagens.

O sistema judicial ainda investiga o quanto do sucesso da chapa Bolsonaro-Mourão nas mídias sociais foi impulsionado ilegalmente, mas o fato é que sua mensagem se alastrou de uma forma nunca vista no país, num nível muitas vezes superior ao de seus adversários, que ainda apostavam no modelo tradicional de se fazer campanha.

Na esteira de Bolsonaro, centenas de candidatos com o mesmo perfil se elegeram senadores, governadores, deputados federais e estaduais. Naquele ano, apenas 12 dos 27 governadores eleitos haviam sido os candidatos que possuíam mais dinheiro para gastar nos seus Estados. Esse índice (44,4%) foi o menor desde 2002. A taxa de reeleição (50%) também foi uma das mais baixas da série histórica, conforme gráfico abaixo.

No pleito seguinte, porém, a expectativa de campanhas disruptivas não se confirmou. Nas capitais, 16 das 26 prefeituras foram ganhas pelo candidato de maior arrecadação (61,5%, um dos mais altos percentuais de nosso passado recente) e a taxa de reeleição foi de 76,9%, inferior apenas à de 2008. Quando computado o país como um todo, a máquina dos grandes partidos fez a diferença: MDB, PP, PSD, PSDB e DEM, juntos, passaram a governar 55% dos municípios brasileiros.

No sábado passado iniciamos a contagem regressiva para o primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro de 2022. O cenário está aberto, mas já temos duas certezas e uma dúvida.

Ao ter falhado em controlar o PSL e bater de frente com os governadores, Bolsonaro abriu mão do fundo eleitoral e das alianças regionais para dobrar a aposta na sua estratégia de redes sociais - turbinada pela exposição midiática e pelo uso da máquina governamental proporcionados por ser o incumbente da vez.

Lula contará com o segundo maior volume de fundo eleitoral, forte apoio regional nos Estados do Nordeste, um partido com uma ampla base de apoiadores e o recall de ser um ex-presidente em busca do terceiro mandato - por tudo isso, dificilmente ficará fora do segundo turno.

Contra adversários tão polarizantes quanto Bolsonaro e Lula, uma alternativa não conseguirá se impor na base da novidade ou das redes sociais - Luciano Huck que o diga. Nesse caso, a viabilidade de qualquer terceira via passa pela política tradicional: a construção de uma articulação ampla que garanta bastante recurso de campanha, muito tempo de TV e parcerias nos Estados. Mas há um problema.

Com a proibição das coligações, os partidos precisam ter uma votação elevada no Legislativo para, assim, garantir mais recursos do fundo partidário e eleitoral nos próximos quatro anos. Essa circunstância estimula os partidos tradicionais a lançarem seus próprios aspirantes ao Palácio do Planalto, mesmo com poucas chances de vitória - apenas para puxar votos para deputados federais e senadores e marcar terreno para uma futura negociação no segundo turno.

Segundo essa lógica, partidos como DEM/PSL, PSD e MDB somente cogitarão desistir de suas candidaturas próprias em favor de uma aliança mais sólida de centro-direita se surgir, daqui até o início do próximo ano, um nome com chances de tirar Bolsonaro do segundo turno. Do contrário, teremos uma pulverização de candidaturas como em 2018.

Bolsonaro e Lula agradecerão.

*Bruno Carazza é mestre em economia e doutor em direito, é autor de “Dinheiro, Eleições e Poder: as engrenagens do sistema político brasileiro” (Companhia das Letras)”.

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