quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Serra, Aécio e Itamar participam, nesta sexta, da abertura do XVI Congresso Nacional do PPS

Da Redação
DEU NO Portal do PPS

Oposição mostra que está unida e se prepara para disputa de 2010.

O PPS dá a lagarda para as eleições de 2010 na próxima sexta-feira (7), no Rio de Janeiro, em evento que colocará lado a lado os principais líderes da oposição brasileira. Os governadores José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG); o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG); o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) e o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), já confirmaram presença na abertura do XVI Congresso Nacional do PPS. A solenidade, comandada pelo presidente nacional do partido, ex-senador Roberto Freire, acontece, às 19 horas, no Guanabara Hotel (av. Rio Branco, esquina da Getulio Vargas, Centro).

O Congresso do PPS, que acontece até domingo (9), elegerá a nova direção da legenda para o biênio 2009-2011 e discutirá suas teses, propostas e bandeiras a serem defendidas nos próximos anos. Desses debates resultará uma declaração política ao país, além de diversos documentos que nortearão as propostas e ações do partido. Na pauta, um dos principais assuntos é a conjuntura política nacional e internacional, a reforma do estatuto do PPS, o fortalecimento da mulheres na política, a ação sindical do partido, entre outros assuntos (confira a programação abaixo).

Mais de 600 delegados do PPS, de todo o país, participarão do Congresso. Lideranças de outros partidos brasileiros e do exterior também contribuirão com as dicussões. O evento é aberto a participação de qualquer cidadão e será transmitido, ao vivo, pelo Portal do PPS.

Preparação para o Congresso mobilizou a rede

Além das teses já definidas nos congressos municipais e estaduais da legenda, que serão levadas pelos delegados ao encontro nacional, as discussões do Congresso já são feitas há vários meses pela internet. Para isso, o partido criou um hotsite (www.congressopps.org.br), onde disponibilizou as teses base e informações gerais sobre o evento. Lá, existe ainda um espaço aberto para propostas. A rede social do partido (Rede 23 - http://www.rede23.org.br), o twitter (http://twitter.com/pps23) e as comunidades do PPS no Orkut também auxiliaram o debate. Grupos de trabalho responsáveis pela organização do XVI Congresso triaram o material coletado.
O XVI Congresso tem a marca da abertura do partido à sociedade, tradição mantida nos congressos municipais e estaduais já realizados, em que eleitores não filiados a legenda tiveram a oportunidade de falar e até votar para definir qual será o futuro da agremiação. Só não tiveram o direito de escolher as direções do partido. A mesma prática será adotada no evento nacional. Esses convidados, acredita o partido, poderão, ao participar dos eventos, tornar-se novos filiados e até dirigentes.

PROGRAMAÇÃO

1) - SEXTA-FEIRA (07/08/09)

ATO PELA DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA E COLETIVA À IMPRENSA

- 11 horas - Com a presença dos líderes da oposição de esquerda ao governo do Hugo Chávez na Venezuela. Participam da coletiva o deputado Ismael García, líder da oposição no parlamento venezuelano, e Alfredo Chaparro e Carla Gazzani, da Executiva do MAS (Movimento al Socialismo), além de convidados de partidos de esquerda da Itália e do México.

ATIVO SINDICAL

- 15 horas - Balança e planejamento das ações do movimento sindical no PPS.

ABERTURA SOLENE

- 19 horas - Exibição de um curta documentário, apresentação de convidados.

2) - SÁBADO (08/08/09)

- PLENÁRIO:

- 09 horas - Discussão a aprovação do projeto de Resolução de Reforma do Estatuto e o Partido que Queremos.

- 13 horas – ALMOÇO

- 14 horas - Discussão e aprovação do Projeto de Resolução Política do XVI Congresso Nacional.

- 19 horas - Documentário e apresentação de Bemvindo Siqueira.

3) - DOMINGO (09/08/09)

- PLENÁRIO

- 09 horas - Apresentação do Relatório e redação final da Resolução Política (CARTA DO RIO).

- 11 horas - Eleição do Diretório Nacional

- 13 horas - ENCERRAMENTO

Nenhum comentário: