quinta-feira, 11 de junho de 2020

Cristiano Romero - Socorro na pandemia: uma ajuda desigual

- Valor Econômico (10/06/2020)

Haverá incentivos para que bancos privados atendam à demanda das micro e pequenas empresas

O governo anunciará, em breve, medidas para aprimorar os instrumentos financeiros criados para socorrer as empresas nesta grave crise econômica, provocada pela pandemia. Uma delas será oferecer incentivos para que os bancos privados - além do Banco do Brasil (BB) e da Caixa - atendam à demanda das micro e pequenas empresas (MPEs), cuja maioria, depois de quase três meses de parada súbita da economia, não recebeu um centavo de ajuda oficial.

Uma outra mudança, formulada também com o objetivo de ainda tentar salvar pequenas empresas, diz respeito ao financiamento da folha de pessoal durante estes meses de travessia da pandemia. Pessoal representa, em média, 50% dos custos operacionais das MPEs. A regra original do programa obrigava as firmas a manterem 100% dos empregados.

A restrição tornou o instrumento pouco atrativo porque há três meses as MPEs estão sem faturar, logo, seus donos alegam ser impossível manter todo o pessoal. A expectativa dos analistas é que o Produto Interno Bruto (PIB) encolha mais de 6% neste ano, uma tragédia por si só, mas ainda mais grave se nos lembrarmos que, no triênio da última recessão (2014-2016), o PIB caiu 6,25% e, no triênio seguinte, o da “recuperação”, avançou apenas 3,82%. Se o quadro é esse, como o pequeno empresário pode se comprometer em manter todos os funcionários?

A ideia, agora, é que a ajuda oficial seja proporcional ao tamanho da folha de pessoal que o empresário deseje manter. Se for 50%, o governo pagará os salários diretamente na conta corrente dos funcionários mantidos, no banco indicado por eles. Estes não poderão ser dispensados. A medida, comentou um integrante da equipe econômica, não salva todos os empregos das empresas beneficiárias, mas pode evitar que o negócio feche as portas, o que de fato seria pior.

O setor de serviços é o mais atingido pela pandemia porque, como se comprovou em inúmeros países, a melhor forma de enfrentar esse terrível mal inesperado é o isolamento social, e este nos obriga a ficar em casa. Não há estatísticas confiáveis, mas, a suspeita é que grande parte das MPEs já tenha fechado as portas.

Pequenos empresários desistiram de seus negócios na primeira semana do confinamento. Não conseguiriam esperar pelo socorro oficial, que chegou logo para as grandes companhias, porque, como todo empresário, têm dívidas, salários, tributos e aluguel para pagar. E nenhuma possibilidade de se “alavancar”, como se diz no mercado - endividar-se, comprar ativos, para aumentar a rentabilidade da sua atividade.

É bem provável que, quando acabar o confinamento da população, não encontremos nas ruas uma boa parcela de lojas, livrarias, cinemas, teatros, casas de shows, bares e restaurantes que habitam nosso campo afetivo. Ao longo do tempo surgirão outros, mas a paisagem urbana pela qual nutrimos afeto e na qual estamos inseridos não estará mais aqui.

Não subestimemos o impacto cultural da grande devastação que testemunhamos, e que está longe de acabar - se, mesmo com distanciamento social, a Ilha de Vera Cruz se tornou o segundo epicentro da pandemia (739.503 casos, 38.406 mortos), cabe perguntar ao prefeito e ao governador de São Paulo por que vão flexibilizar as restrições nos próximos dias.

Na área econômica, após quase três meses de parada súbita da economia, a avaliação é a de que as grandes companhias e as médias, quase grandes, estão bem atendidas pelas iniciativas lançadas pelo Ministério da Economia e pelo Banco Central (BC). Já as MPEs não têm conseguido acessar o crédito oferecido. É por isso que haverá mudanças nas regras.

Em situação pior ainda estão os microempreendedores individuais, ambulantes e outros profissionais. Estes iam receber ajuda do Tesouro Nacional por meio das “maquininhas” (de cartão de crédito), empresas que conhecem bem seus clientes. Mas, inexplicavelmente, o Ministério da Economia desistiu desse caminho e não pôs nada no lugar - gol contra os liberais!

As maquininhas se tornaram um fenômeno em Cabrália porque jovens empreendedores, com boa formação acadêmica e muita vontade de ganhar dinheiro no fascinante mundo das chamadas "fintechs", constataram que uma das características do sistema de castas existente por aqui está no mercado financeiro. Não importa que o cidadão tenha um negócio pequeno, que fature x reais, empregue duas ou três pessoas, atue no seu mercado há 10, 15 anos. Não! Ele é invisível para os grandes bancos.

Não se trata apenas de uma “falha de mercado”. Sabe por quê? Porque, ao ignorarem um enorme público de microempreendedores, dentre eles, ambulantes e prestadores de serviços como manicure, os bancões negligenciaram um mercado de bilhões de reais - os americanos, sempre menos espertos que nós, não; é em suas bolsas de valores que as maquininhas, que atendem à clientela “invisível” aos bancões, abriram o capital. Nesta crise, a turma das maquininhas teria seus clientes à mão para viabilizar uma ajuda necessária. Ora, não fazer isso significa também colocar pedras no caminho de companhias que vêm ajudando a aumentar a concorrência não só no olipolizado mercado cartões de crédito, mas também no de serviços bancários - fica a indagação: a quem interessa tudo isso?

Empresas de médio porte também têm enfrentado dificuldade para obter a ajuda oferecida pelo governo. O que se diz no governo é que, quando as empresas ficam muito tempo sem faturar, de dois a três meses como nesta crise, a demanda por crédito é atípica, muito maior do num ano normal.

“Tem uma recessão grande vindo aí e há uma demanda de crédito que é muito maior do que haveria. O natural é que os bancos, por causa da recessão, segurem. Não é uma demanda de crédito para atender ao aumento do número de consumidores. É um movimento para ter dinheiro para aguentar o período sem ‘cashflow’ nenhum. É contracíclico ao que os bancos estão acostumados a fazer”, explica uma fonte do governo.

Nenhum comentário: