Parlamentares vão incluir emendas em medida provisória destinando verba para VLT e rodovias regionais
A base aliada pretende usar a Medida Provisória 576, que cria a Empresa de Planejamento e Logística, para inflar o pacote de concessões de ferrovias e rodovias lançado na semana passada pela presidente Dilma Rousseff. O presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, se reuniram ontem com líderes de partidos aliados para apresentar o plano de concessões. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), aproveitou e pediu que fosse incluída a duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró. Segundo ele, o trecho tem 350 km e deverá custar até R$ 450 milhões. O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, quer que o projeto englobe um Veículo Leve sobre Trilhos em Goiânia, orçado em R$ 1 bilhão. O prazo para emendas termina hoje.
Políticos ligados ao governo penduram até verba para VLT no pacote de concessões
João Domingos
BRASÍLIA - A base aliada do governo pre¬tende usar a Medida Provisó¬ria 576, que cria a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), para inflar o pacote de concessões de ferrovias e ro¬dovias lançado na semana pas¬sada. Entre os pedidos dos par¬lamentares - que poderão ser feitos por meio de emendas - estão desde a inclusão de tre¬chos de estradas e linhas fér¬reas no projeto até o financia¬mento de VLTs (Veículos Le¬ves sobre Trilhos) em cidades como Goiânia.
Os líderes dos partidos que apoiam o governo tiveram on¬tem uma reunião com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e com o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, no Planalto. No encontro, Ideli pe¬diu apoio à MP e Figueiredo fa¬lou do plano de concessões de estradas e ferrovias, no valor de R$133 bilhões. Imediatamente, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), pediu que fosse incluída na proposta de concessões a duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró. "O trecho tem 350 quilôme¬tros e deverá custar entre R$ 40° milhões a R$ 450 milhões", disse ao Estado o deputado. Figueire¬do respondeu que estudaria o as¬sunto e se o tráfego de veículos pela estrada teria peso para atrair a iniciativa privada.
Henrique Alves disse que o trânsito é pesado e que a duplica¬ção favoreceria a ligação entre três sedes da Copa: Recife, Natal e Fortaleza.
"Apresentar os pleitos é um di¬reito dos líderes e parlamenta¬res. O governo entende que o pla¬no de concessões de rodovias po¬de ser melhorado", disse o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Outro que aproveitou o encon¬tro para reivindicar a inclusão de trechos de rodovias e ferrovias foi o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). "O Rio Grande do Sul ficou de fora do projeto anun¬ciado pela presidente. Mostrei que deve ser analisada a duplica¬ção de 345 quilômetros da BR-386, entre Lajeado, no Rio Grande, e Irai, próximo à frontei¬ra de Santa Catarina."
Goergen conseguiu que Fi¬gueiredo marcasse uma reunião com representantes dos três Es¬tados do Sul para tratar, além da duplicação da BR-386, do traçado da Ferrovia Norte-Sul, de São Paulo ao Porto de Rio Grande.
O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, candidato a prefei¬to de Goiânia, pediu que o proje¬to de concessões incluísse um VLT, orçado em R$ 1 bilhão. "Es¬tá tudo pronto. Falta só a licita¬ção", disse. A construção do VLT, que deverá percorrer 25 qui¬lômetros dentro de Goiânia, é uma das promessas de campa¬inha de Jovair.
A líder do PSB na Câmara, Sandra Rosado (RN), pediu ajuda pa¬ra melhorar o serviço de trans¬porte em Natal. E o deputado An¬tônio Andrade (PMDB-MG) anunciou que pretende incluir estradas mineiras. "Agora é a ho¬ra dos assuntos paroquiais. Va¬mos ver quais podem ser atendi¬dos", disse Chinaglia.
FONTE: O ESTADO DE S. PAULO
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