domingo, 27 de setembro de 2026

A eleição do ‘menos pior’, por Eliane Cantanhêde

O Estado de S. Paulo

Vença Lula ou Flávio, não há clima para festa nem grandes expectativas para o novo governo

A eleição presidencial de 2026 vai chegando ao fim sem festa, alegria, esperança e bandeiras e cartazes em casas e carros, num clima de espanto e indignação em que o grande dilema, individual e nacional, não é quem é o melhor, mas quem é “o menos pior”. Está pau a pau, numa disputa ponto a ponto.

Se vencer Flávio Bolsonaro, a expectativa é de fronteiras abertas para todas as loucuras de Donald Trump e volta imediata de Jair Bolsonaro, generais, almirante e os criminosos de 8 de Janeiro, com sangue nos olhos e planos de confiança na cabeça. Além de recuos graves em avanços de costumes.

Se der Lula, a esperança de 2022 cedeu lugar a dúvidas e temores. Se o terceiro mandato já não foi lá essas coisas, como será um quarto, com Lula mais velho, sem viço, ideias, horizonte político, maioria no Congresso, equipes inovadoras e um partido forte? E sem contar com o suporte do Supremo.

Em qualquer hipótese, a crise institucional está contratada. Executivo fraco, Supremo em frangalhos, bancada bolsonarista forte no Senado, Câmara Maria-vai-com-as-outras e processos de impeachment contra ministros do STF, que continuará no foco das investigações e na mira da sociedade.

Também vão continuar pairando no ar, e no debate público, os vínculos de Flávio com a milícia do Rio de Janeiro, com Daniel Vorcaro e com diferentes frentes do escândalo do INSS, alternando mentiras do senador e confirmações da PF e órgãos de investigação.

Lulinha, seus três processos, a lobista Roberta Luchsinger e a infiltração do esquema no governo do pai também vão continuar assombrando Lula, embalados por Marcola, o “quase filho” que era seu chefe de gabinete, e Jacques Wagner, ex-líder do governo no Senado.

Apesar dessas nuvens sombrias, o Brasil é e continuará sendo uma das dez maiores economias, com a segunda maior extensão de terras raras, novas fontes de petróleo, campeão em energia renovável e água doce e um clima invejável.

O desequilíbrio fiscal, acentuado pelo governo e a campanha de Lula no ano eleitoral, e o endividamento de empresas e famílias, que ameaça a reeleição, continuarão sendo enormes desafios, mas o setor produtivo é forte e competitivo e o agronegócio, com todos os solavancos dos últimos tempos, é referência mundial e base firme para a estabilidade econômica.

Na área externa? Com Trump, Putin, Netanyahu, Kim Jong-un, nunca se sabe, mas o pragmático e estratégico Xi Jinping está sabendo tirar proveito do desastre americano. Com Lula ou Flávio, esse xadrez geopolítico estará na mesa, já tão complexa e incerta no plano interno.

 

Nenhum comentário: