quinta-feira, 23 de julho de 2026

A contenção dos Bolsonaros, por Adriana Fernandes

Folha de S. Paulo

Representantes do PIB já olham para 2030

Depois dos dois tarifaços de Trump contra o Brasil, existe a percepção de que algo perigoso ronda a elite empresarial

A manchete da Folha foi cirúrgica: "Flávio Bolsonaro repete o pai e propaga dado falso sobre urnas em reunião com embaixadores". O presidenciável do PL tentou amenizar a fala, mas o estrago já está feito.

A repercussão nos meios político e econômico foi péssima para ele, e será maior quando começar a campanha eleitoral após as convenções partidárias.

Boa parte do PIB e do mercado financeiro, que nunca apoiou o presidente Lula e preferia o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no Palácio do Planalto, parece ter fechado as portas para Flávio.

Nem as reuniões que Daniella Marques, coordenadora do plano econômico da campanha e respeitada nas principais casas do setor financeiro, teve com representantes da Faria Lima ajudaram a reverter a situação.

Tudo leva a crer que esse PIB já olha para 2030 e "delegou" para Lula a tarefa de derrotar mais uma vez e diminuir os Bolsonaros.

Esses empresários também não têm esperanças de que Lula, se eleito, fará um bom mandato, com coragem para enfrentar os problemas crônicos da economia.

Mas depois dos dois tarifaços do governo Donald Trump para cima do Brasil, existe a percepção de que algo perigoso ronda a elite empresarial.

Eles passaram a considerar o risco de os Estados Unidos entrarem aqui para tomar conta dos negócios, como fizeram abertamente na Venezuela. Quem vai querer esse nível de interferência econômica?

Essa parcela do PIB, da qual faz parte o agro exportador, queria um perfil moderado e técnico como o da senadora Tereza Cristina, mas faltam garantias políticas e ela não iria contra Flávio. Nem Tarcísio foi.

O green card do irmão, Eduardo Bolsonaro, veio em péssima hora. Nas redes sociais, estão citando a decisão de Trump como recompensa pela defesa do tarifaço.

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira, andou elogiando Lula nos encontros com prefeitos e eleitores nas cidades do Piauí. A reeleição é prioridade para o parlamentar.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, constatou que Flávio não estava preparado para concorrer à Presidência.

Assim como na economia, a política também é pragmática.

Nenhum comentário: