quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Marcelo Godoy - Um fantasma ronda o PT

O Estado de S. Paulo

Petistas temem que a nomeação de Gonet para a PGR abra o caminho para uma nova Lava Jato

Lula está sorridente na fotografia. Exibe os polegares em sinal de positivo entre o subprocuradorgeral Paulo Gonet e o ministro da Justiça, Flávio Dino, seus indicados à Procuradoria Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal, respectivamente. A imagem, que simbolizaria o espírito conciliador de um presidente que se equilibra entre os seus interesses e os do STF e do Senado, despertou, para os companheiros de Lula, um receio: o fantasma da Lava Jato.

Ele ronda o PT desde o começo do terceiro mandato lulista e virou tema de conversas na legenda a partir das recentes escolhas institucionais do presidente. A ameaça não é nova ou estranha. Petistas temem que uma nova aliança entre os potentes do Planalto recrie as condições de isolamento do partido.

“A Lava Jato não foi um desvio do Moro, mas uma concepção que fazia da Justiça um instrumento político”, disse José Genoino. O ex-presidente do partido é uma das vozes que alertam para o risco da nomeação de Gonet para a Procuradoria Geral da República. “Quando se pega um procurador-geral com uma concepção lavajatista – concepção de Ministério Público e de Direito Penal – a qualquer momento, dependendo das circunstâncias, pode surgir (o fantasma da Lava Jato). Em que momento pode aparecer, não sei, mas que é um problema, é.”

É conhecida a diferença entre o PT institucional e o PT social. O historiador Lincoln Secco a retrata em seu livro História do PT. “Há uma relação inversamente proporcional entre a importância interna da linguagem radical e a influência na sociedade.” Genoino ocupou cargos que o aproximavam de posições institucionais da legenda. Hoje, dedica-se a escrever livros – vai lançar um sobre a Constituinte – e diz que voltou à base. É ali que as desconfianças sobre Gonet são maiores. Muitos se recordam das decisões de Gilmar Mendes na Lava Jato e do papel do ministro como apoiador da candidatura de Gonet à PGR.

Na oposição, há quem veja uma forma de se verificar se os receios do PT são verdadeiros. Bastaria acompanhar as manifestações de Gonet nos inquéritos do STF sobre a venda de joias e sobre a falsificação de certificados de vacinas, envolvendo Jair Bolsonaro. Gonet decidirá se denuncia ou não o ex-presidente e se o processo deve prosseguir no STF ou na primeira instância. Lula teve o direito de ver seus casos analisados por quatro instâncias judiciais. Por que agora Bolsonaro, sem foro especial por prerrogativa de função, não teria o mesmo direito?

Moro diria que o fantasma da Lava Jato ronda só os corruptos. Mas a história mostra que esse espectro também pode surgir onde a Justiça é condicionada por interesses políticos.

 

 

6 comentários:

Anônimo disse...

■■■ " Moro diria que o fantasma da Lava Jato ronda só os corruptos. Mas a história mostra que esse espectro também pode surgir onde a Justiça é condicionada por interesses políticos. ".

■■■■■■■■
■■■■É vero::
Há fantasmas concretos e há fantasmas abstratos.

■Os fantasmas políticos, no sentido da má política em que Lula e o PT se envolvem, são fantasmas abstratos;
■Já CORRUPÇÃO, assombração com que Lula e o PT também se envolvem, é um tipo de fantasma concreto.

A Operação Lava Jato existiu porque Lula e o PT se envolveram CONCRETAMENTE em corrupção de $Bilhões e $Bilhões.

Anônimo disse...

Os 14 destes $Bilhões devolvidos pelas empreiteiras, pelos operadores do esquema corrupto do PT na Petrobras e pelos doleiros é de dinheiro real, que quando está na mão de governantes sérios servem para comprar remédio, respiradores hospitalares, vacinas para Deng e para Covid... Não são papéis falsos:: estes R$14Bilhões recuperados pela Lava Jato chegaram efetivamente aos cofres públicos e na Petrobras e puderam ser usados em Saúde, Educação, Investimentos...

Fica faltando a recuperação das outras dezenas, talvez centena ou mais, de Bilhões roubados por Lula, PT e curriola.

Se houver outra Operação Lava Jato séria como a anterior e for atrás da parte do dinheiro que Lula, o PT e sua curriola do Centrão não devolveram, eu apoio! Claro que apoio!

Mas o que não pode é alguém de uma nova apuração não apurar junto a corrupção dos Bolsonaro e, pior, depois até ir beijar na boca com eles.

Anônimo disse...

■■■■Gilmar Mendes, embora seja fato que babasse de raiva do PT a ponto de que, como fazia e faz contra outros inimigos, pudesse perseguir o PT sim, nos anos iniciais da Lava Jato Gilmar não referendou TODAS as medidas da Lato Jato para fazer perseguição ao PT ::
■■Gilmar Mendes, quando durante anos e até à condenação de Lula referendou TODAS as decisões da Lava Jato foi porque TODAS as decisões da Lava Jato foram rigorosamente constitucionais.

■■■■A confirmação constitucional das medidas da Lava Jato não veio só de Gilmar Mendes, mas também dos outros ministros do STF, com excessão dos ministros Ricardo Leviandowski e de Dias Tófolli, que operavam e operam no STF escancaradamente para proteger as delinquências do PT e dos outros partidos do Centrão.

=》Anos depois, Gilmar Mendes descobriu que ele é a mulher eram, eles também, investigados pela Lava Jato.
■A partir de quando descobriu que também era um dos investigados, Gilmar Mendes mudou sua posição, se juntou ao PT no ódio a Sérgio Moro e à Lava Jato e parou com seu ódio ao PT, manobrou para liberar Lula e deixar Lula impune e junto com o PT passou a trabalhar para destruir a Lava Jato.

É caso de psicopatas!

Anônimo disse...

■■■■Lula não foi condenado por Sérgio Moro e pela Lava Jato, não ; Lula foi condenado por 9 juízes, sem NENHUM ter votado para dizer que ele não é corrupto.

■■Sérgio Moro só condenou Lula em um único processo e as outras condenações de Lula não foram feitas por Sérgio Moro.

Moro até rejeitou uma denúncia contra Lula porque achou as provas fracas e em outra denúncia Sérgio Moro inocentou Lula.

■■Lula e o PT fazem esta carga toda contra Sérgio Moro e mentem mentem e mentem porque as bases do PT preferem a mentira e aceitam as mentiras de Lula e do PT. E aceitam repetir as mentiras, em vez de se movimentarem, saírem do PT é criarem um partido de extrema-esquerda autêntico, sério e sem populistas e corruptos.

Anônimo disse...

■■■Mesmo no STF, quando a decisão envolvia as medidas da Lava Jato e as provas contra Lula, o STF, o mesmo STF que depois --e já com outra composição-- manobrou e anulou as penas de Lula e encaminhou os processos de Lula para novo julgamento sabendo de antemão que pela idade de Lula não daria mais tempo de julgar de novo e condenar e que Lula ficaria impune, este mesmo STF referendou TODAS as decisões da Lava Jato como constitucionais, a começar pelos votos do inatacável ministro Celso de Mello.

O STF nunca inocentou Lula!

■■■O PT e Lula mentem mentem mentem::

=》O PT mente sobre ter compromisso com democracia e vive articulado com o pior que tem de ditadores e terroristas do mundo;

=》O PT faz corrupção desde os seus tempos iniciais no ABC paulista e vivia e vive chamando de corrupto exatamente quem não é;

=》O PT nega as boas técnicas e conhecimento econômico chamando de neoliberalismo e, no entanto, quem aplica neoliberalismo por ideologismo é o PT...

■■Enfim, o PT é só mentira, a começar por dizer que dá dinheiro para os pobres, mas votou CONTRA o Bolsa Família criado em um governo anterior ao PT e quando assumiu o 1° mandato Lula ACABOU com o Programa contra a Fome.

Sim:: Lula ACABOU com o Programa contra a Fome!

Eu nunca vi ninguém mais parecido com Bolsonaro do que Lula!

Depois, Lula e o PT pegaram o Programa contra a Fome para dar continuidade, mudaram de nome e passaram a dizer que o Programa era deles. Fizeram isso com vários outros programas também.

É muita mentira, as do PT:: tanto e talvez mais que Bolsonaro!

■Quando Dilma saiu do governo no impeachment, o Bolsa Família pagava míseros pouco mais que R$100,00 reais e em certos meses de 2014 Dilma não tinha dinheiro em caixa para pagar o Programa contra a Fome e precisou sacar a descoberto na Caixa Econômica, o que é crime e deu no impeachmente.
■Mas como o PT nunca para de mentir, manda seus "militantes" gritarem que o impeachment foi golpe. E os "militantezinhos" gritam essa mentira até hoje.

Anônimo disse...

Se esfregar e beijar na boca é muito bom, mas não se esfregar e beijar na boca com gente como eles do Centrão:: PP, PL, Republicanos, PT, PSD...