O Globo
Petista precisa falar sobre temas que afetam
a vida do eleitor
O primeiro turno deu uma notícia ruim e uma
boa para Lula. A ruim é que o antipetismo está vivo, organizado e chegou às
urnas com muito mais força do que o governo gostaria. A boa é que, no segundo
turno, Lula não precisa disputar contra o antipetismo. Precisa disputar contra
Flávio Bolsonaro.
Parece a mesma coisa. Não é.
Se a pergunta da eleição continuar sendo “você quer mais quatro anos de PT?”, Lula corre enorme risco de perder. O antipetismo é maior do que Flávio. Reúne desde o bolsonarista convicto até aquele eleitor que não suporta Bolsonaro, mas olha para o governo e pensa: “Chega”.
O erro de Lula foi ter demorado demais para
perceber isso. Passou boa parte da campanha falando para um país que já
conhecia seus argumentos. Só no final foi procurar o Brasil que acorda cedo,
pega ônibus, abre a lojinha, faz bico, paga boleto e tenta descobrir por que o
dinheiro continua acabando antes do mês.
Esse eleitor não está fazendo uma tese sobre
democracia enquanto espera o ônibus. Está tentando organizar a própria vida.
É justamente aí que Lula pode transformar o
segundo turno.
A disputa precisa deixar de ser um plebiscito
sobre o PT e virar comparação entre Lula e Flávio. Não entre duas biografias.
Entre duas maneiras de organizar a vida das pessoas.
A escala 6x1 oferece talvez o exemplo mais
didático.
Flávio se posicionou contra o fim da jornada.
Lula está do outro lado. Parece uma discussão trabalhista. Para milhões de
brasileiros, é muito mais.
Há anos nossas pesquisas mostram uma
transformação na relação da classe C com o trabalho. Especialmente entre os
jovens, salário continua fundamental, mas deixou de ser a única moeda. A briga
é também por agenda. Por autonomia. Por tempo.
Quem trabalha seis dias para descansar um não
precisa de economista para explicar o valor de uma folga. Sábado é aniversário
do filho. Domingo é igreja, futebol, almoço com a mãe, namoro. Às vezes, é
simplesmente dormir.
O tempo é a única moeda que não pode ser
parcelada.
Isso não significa que Lula deva transformar
a eleição num plebiscito sobre a 6x1. Flávio tem vantagens importantes,
especialmente quando a conversa chega à segurança pública. Ignorar isso seria
repetir um dos erros que trouxeram a esquerda até aqui.
Mas Lula precisa obrigar Flávio a sair do
confortável território do antipetismo e explicar suas escolhas diante da vida
concreta.
O primeiro turno mostrou que não basta dizer
que Bolsonaro é pior. Nem dizer que o governo melhorou indicadores que o
eleitor ainda não sentiu melhorar dentro de casa.
Agora é comparação.
Se o segundo turno for sobre o passado do PT,
Lula perde terreno. Se for sobre o sobrenome Bolsonaro, talvez também não
baste.
A chance de Lula aparece quando a eleição
deixa de perguntar quem o brasileiro rejeita e começa a perguntar como ele quer
viver.
Porque antipetismo é sentimento.
Escala 6x1 é segunda-feira de manhã, e o presidente do Senado é o maior cabo eleitoral do segundo turno.

Nenhum comentário:
Postar um comentário