segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Ricardo Noblat - Carnaval de protesto esquenta os tamborins

- Blog do Noblat | Veja

Segura o tranco, Bolsonaro!
Pelo menos 8 das 13 escolas do Grupo Especial no Rio de Janeiro levarão para a avenida no próximo ano sambas e enredos com críticas diretas e indiretas ao governo de Jair Bolsonaro, e às suas ideias ou falta delas.

Mangueira e Portela são as que prometem maior atrevimento com referências ao próprio Bolsonaro. Com o enredo “A verdade vos fará livre”, a Mangueira aborda a mania do presidente de usar os dedos das mãos para fingir que atira e cantará a certa altura:

“Favela, pega a visão/Não tem futuro sem partilha/Nem Messias de arma na mão”.

Bolsonaro e o prefeito Marcelo Crivella, do Rio serão os alvos preferidos da Portela com enredo que conta a história dos índios que habitavam o Rio antes da chegada dos portugueses ao Brasil:

“Índio pede paz, mas é de guerra/Nossa aldeia é sem partido ou facção/Não tem bispo, nem se curva a capitão”.

Com o enredo “O conto do Vigário”, a São Clemente atira em todas as direções – nos laranjais do PSL, nos presos da Lava Jato recolhidos ao presídio de Bangu, e no uso das fake news nas eleições do ano passado:

“Brasil, compartilhou, viralizou, nem viu/E o país inteiro assim sambou/Caiu nas fake news”.

Os enredos mais inocentes transmitirão mensagens de luta contra o racismo (Salgueiro) e a intolerância religiosa (Grande Rio). Mocidade Independente de Padre Miguel, com desfile sobre a cantora Elza Soares, e União da Ilha citarão as mazelas sociais.

Outubro, para os cariocas, não tem para mais nada. É a data final para a escolha dos sambas que serão cantados na Marquês de Sapucaí. Evoé, Momo!

Viés ideológico afasta investimentos


Ministros tóxicos
Não convidem para a mesma mesa o ministro Paulo Guedes, da Economia, e seus colegas Abraham Weintraub (Educação), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Damares Alves (Mulher e Direitos Humanos).

Grandes bancos e investidores estrangeiros relataram a Guedes que o Brasil perde recursos e investimentos por causa da chamada ala ideológica do governo, segundo a edição mais recente do TAG Repórter, das jornalistas Helena Chagas e Lydia Medeiros.

A equipe de Guedes mapeou entradas e saídas de investimentos e constatou que pequenos países da Ásia como o Vietnã, e grandes países da América Latina como o México, atraem recursos que poderiam ser destinados ao Brasil.

Guedes está furioso com isso. E com seus colegas.

Tudo para salvar a pele de Lula e Dilma

CPI do BNDES
Há mais de uma semana que petistas cinco estrelas da Câmara suam a camisa para impedir que o deputado Altineu Cortes (PR-RJ), relator da CPI do BNDES, peça o indiciamento dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Se ele pedir como já indicou que o fará, dificilmente os dois não serão indiciados por envolvimento em negócios do banco com outros países que deram prejuízo ao Brasil ou que simplesmente são considerados suspeitos.

O relatório deverá ser votado amanhã. Os petistas assediam Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, para que ele os ajude. Parte da bancada do PT apoiou a reeleição de Maia para presidente.

Nenhum comentário: