sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

O que a mídia pensa: Editoriais / Opiniões

Estudo soa alarme para devastação da Amazônia

O Globo

Metade da floresta pode atingir ponto irreversível de destruição até 2050 — mas ainda há tempo de evitar o pior

Um novo estudo de um grupo internacional de 24 cientistas traça cenários dramáticos sobre o futuro da AmazôniaNa pior hipótese, o desmatamento e o aquecimento global levarão quase metade da floresta a um ponto de devastação irreversível — ou “ponto de não retorno”, na tradução do inglês — até 2050. Liderada pelos pesquisadores Marina Hirota e Bernardo Flores, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a pesquisa, publicada na revista Nature, descarta a possibilidade de colapso total da floresta, pelo menos neste século. Mas faz soar o alarme: 47% da floresta poderá ficar exposta a distúrbios climáticos. Será o fim da Amazônia como conhecemos, com impacto no regime de chuvas, no clima do continente, além de efeitos incontornáveis no agronegócio e noutros setores da economia.

Luiz Carlos Azedo - Preservar as Forças Armadas faz bem à democracia

Correio Braziliense

Se tem uma coisa que sempre perturbou a vida democrática do país é a anarquia nas Forças Armadas, com recorrentes indisciplina e quebra de hierarquia nas crises políticas

Recebi uma ligação de meu amigo Tibério Canuto, também jornalista, preocupado com a conjuntura. “Azedo, você não vai escrever sobre essa questão dos militares? O radicalismo dos que querem punição para os generais que supostamente se omitiram é um grave equívoco.” Estava mesmo refletindo sob o tema, porque a famosa gravação da reunião de Bolsonaro com seus ministros, em julho de 2022, foi divulgada quando iniciava minha folga de carnaval e, na edição desta quinta-feira, resolvi tratar do enredo da Viradouro. Devia aos leitores do Correio Braziliense e do Estado de Minas uma coluna sobre aquela reunião, que continua repercutindo.

Ex-cabo conscrito do Exército, preso na década de 1970 como dirigente da antiga Ação Popular Marxista-Leninista (APML), escaldado nos anos em que cumpriu pena como subversivo na Ala F da Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, Tibério fez autocrítica do seu esquerdismo e se tornou um reformista moderado, à la Partidão. Vou resumir suas ponderações:

Fernando Gabeira - Bolsonaro – o tempo das consequências

O Estado de S. Paulo

A aposta de Bolsonaro e Valdemar só se sustenta porque justiça, imprensa e adversários ainda não param de falar deles. Mas até isso está em perigo

Com o resultado da Operação Tempus Veritatis (tempo da verdade) e outros indícios recolhidos pela Polícia Federal (PF), é possível dizer que o material terá sérias consequências jurídicas para Bolsonaro e alguns dos seus mais próximos apoiadores.

Minuta de golpe, gravação completa de uma reunião ministerial, troca de mensagens comprometedoras, monitoramento do ministro Alexandre de Moraes, que deveria ser preso e levado para Goiânia – tudo isso sustenta a narrativa de um plano de golpe, que deveria acontecer antes das eleições.

O golpe não aconteceu no ano de 2022. No entanto, ele viria a ser tentado, de outra forma, no 8 de janeiro de 2023. Um dos desafios da investigação é precisamente estabelecer os vínculos entre o que se planejou e o que aconteceu de fato.

Eliane Cantanhêde - Termos e imagens do golpe

O Estado de S. Paulo

Como tudo na vida pessoal, militar e política de Bolsonaro, o golpe foi grave, mas um pastelão

Juntando tudo, resta zero dúvida sobre a tentativa de golpe que teria jogado o Brasil numa ditadura e as Forças Armadas na lama e que pode ser definida com três palavras: grave, mas amadora e, em vários momentos, patética. Cada um desses adjetivos está muito bem ilustrado por imagens fortes, abundantes, de veracidade comprovada e amplo conhecimento público.

Foi obviamente GRAVE porque o golpe era liderado pelo próprio presidente, Jair Bolsonaro, que cooptou oficiais das três Forças Armadas, articulou até um projeto para assumir o controle sobre as polícias militares e escancarou as armas para civis. Ele também manipulou as massas, em atos de cunho inequivocamente golpista e interveio na Abin, PF, Receita, Coaf...

César Felício - A hora da Inteligência Artificial nas eleições

Valor Econômico

Fica cada vez mais difícil saber o que é ou não um fato, e um dos fundamentos da democracia é atingido

O líder está diante das câmeras. Olho no monitor, traje formal, fundo neutro, bandeiras do país à esquerda e à direita, proclama a vitória do seu partido nas eleições e conclama o povo a ficar vigilante para que não lhe garfem o resultado. Adverte contra “fake news”: seu principal adversário teve a desfaçatez de se declarar vitorioso, embora sua sigla tenha conseguido 30 cadeiras a menos. “Ninguém aqui acredita nele, mas a imprensa internacional também está publicando essas bobagens”, diz.

Para quem ainda negligencia a influência da inteligência artificial no processo eleitoral convém prestar atenção ao que aconteceu no Paquistão na semana passada. O líder do vídeo mencionado é Imran Khan, um ex-primeiro-ministro, e ele não concorreu às eleições e nem gravou nada.

Vera Magalhães - Segurança mínima

O Globo

Fuga deflagra primeira crise de Lewandowski à frente da Justiça, e expõe vulnerabilidade de presídios federais

A crise deflagrada a partir da fuga de dois presos de uma das principais facções criminosas de um presídio federal que, em tese, era de segurança máxima é de proporções bem maiores que as sugeridas pelas primeiras providências do Ministério da Justiça e pelas declarações ligeiras do ministro Ricardo Lewandowski.

Desde que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal foi designado por Lula para substituir Flávio Dino na pasta que é o centro nervoso do governo, já se sabia que a segurança pública era, a um só tempo, a área mais sensível e aquela com que o indicado tinha menos familiaridade.

Bernardo Mello Franco - Batismo de fogo

O Globo

Novo ministro terá que lidar com crise que antecessores nunca precisaram enfrentar

A fuga de dois detentos em Mossoró mancha a imagem da última instituição de segurança que parecia funcionar no Brasil. Desde que saiu do papel, há 18 anos, o sistema penitenciário federal nunca havia sido vencido pelo crime. A escrita terminou junto com o carnaval, na madrugada da Quarta-Feira de Cinzas.

O episódio joga pressão sobre o novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. No cargo há apenas duas semanas, o ex-magistrado não pode ser responsabilizado pelo vexame. Mas terá que lidar com uma crise que seus antecessores jamais tiveram que enfrentar.

Na primeira declaração sobre o assunto, Lewandowski disse que a fuga foi um caso “episódico, localizado e fortuito”, que não deve afetar a confiança no sistema prisional. A fala não combina com a decisão de suspender visitas e banho de sol nas outras quatro penitenciárias federais.

Maria Cristina Fernandes - Fuga de presídio desafia governo e bolsonarismo

Valor Econômico

Pressão sobre Lewandowski provoca primeiro embate entre os apoiadores do ex-presidente

A fuga inédita no presídio federal de Mossoró não desafia apenas o governo Luiz Inácio Lula da Silva mas as bases do bolsonarismo. O primeiro racha já aconteceu. Na quarta-feira à noite, um dos expoentes do bolsonarismo raiz na Câmara dos Deputados, Ubiratan Sanderson (PL-RS), presidente da Comissão de Segurança Pública, anunciou a convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para explicar a fuga.

Na manhã seguinte, o presidente do PP e senador Ciro Nogueira (PI), um dos principais aliados do ex-presidente no Centrão, foi às redes sociais para aliviar a pressão: “O ministro da Justiça acabou de assumir. Culpá-lo e fazer política com esta fuga dos presídios federais, convocando-o, só cria barulho. Solução, não. O Brasil quer solução. Que o ministro possa mostrar a que veio. A oposição responsável quer o melhor para o país e não o pior para ninguém”.

Bruno Boghossian - Teste de fidelidade

Folha de S. Paulo

Ex-presidente quer convencer eleitores e aliados de que há mais em jogo do que apenas a possível prisão de seu líder

Jair Bolsonaro não pediu que ninguém fosse às ruas quando o TSE declarou sua inelegibilidade. Como não havia eleição no dia seguinte, a turma do ex-presidente preferiu não cutucar o tribunal. Algumas batidas da PF parecem ter mudado o cálculo.

A ideia de organizar uma manifestação no dia 25 indica que Bolsonaro se vê diante de uma ameaça mais próxima. A enxurrada de provas sobre os preparativos de um golpe levaram o ex-presidente a convocar um agrupamento de emergência para reagir às investigações ou ao menos amortecer seu impacto político.

Vinicius Torres Freire - O palanque tóxico de Bolsonaro

Folha de S. Paulo

Governo Lula pode ter algum benefício se investigação policial for decisiva e incontestável

O ano político começou indigesto para Luiz Inácio Lula da Silva, como era previsível desde dezembro, quando o governo teve a ideia temerária de afrontar a maioria do Congresso, baixando medidas provisórias contra votos reiterados dos parlamentares, não importa se ruins.

Como o Carnaval foi precoce e como a política é nuvem, o ano político deve recomeçar, alterado e para valer, na semana que vem. Se por mais não fosse, temos as novidades fortes nas investigações sobre a trama do golpe e o contra-ataque bolsonarista, que podem causar sururu nas alianças eleitorais e políticas na direita, embora a confusão possa ir além.

André Roncaglia* - Dividir para conquistar

Folha de S. Paulo

Após duas décadas de crescimento real, salários se estagnaram sob Temer e Bolsonaro

Os dados recentes das Contas Nacionais, divulgados pelo IBGE, mostram um acirramento do conflito distributivo no Brasil. Entre 2017 e 2021, os lucros (fonte principal de renda dos mais ricos) cresceram mais do que os salários e benefícios sociais (fonte de renda principal dos mais pobres e da classe média). Esta tendência reflete movimentos estruturais da economia brasileira.

A perda do poder de barganha dos trabalhadores explica a estagnação da renda do trabalho. Depois de duas décadas de crescimento real dos salários (1994-2016), os salários estagnaram sob Temer e Bolsonaro: 0,2% de ganho real entre 2017 e 2022. A reforma trabalhista de 2017 reduziu os custos para o empregador, mas não gerou os milhões de empregos formais prometidos. A reforma piorou o mercado de trabalho, com aumento na proporção de empregos precários no setor de serviços de baixa qualificação.

José de Souza Martins* - A morte do homem simples

Valor Econômico

A alegria da dúvida criativa, o prazer de imaginar e da imaginação são suprimidas por essa cultura, ao nos tornar apenas instrumentos de um imaginário fabricado por algoritmos

O novo sujeito social e político da sociedade pós-moderna é simbolizado pelo telefone celular. Social porque a sociabilidade dos seres humanos dele depende cada vez mais. Político porque por meio dele a política deixou de se apoiar na mediação de ideias sobre o bem comum para se tornar um processo político mediado por uma coisa portátil. Um esvaziamento da política que a vem tornando um novo meio de dominação, o da mentira verossímil.

Portátil porque o usuário pode levá-lo no bolso. Mas, em vez de ser levado, é ele que leva o seu dono, dono que se tornou instrumento do objeto que usa, objeto de seu objeto.

Flávia Oliveira - Arroboboi, Dangbé!

O Globo

A gente das escolas de samba está a nos ensinar que resistir é preciso

A Passarela Professor Darcy Ribeiro completou quatro décadas com um carnaval esplendoroso, cheio de emoção, criatividade, tecnologia. Teve espetáculo para todos os gostos, ainda que boa parte dos que amam a festa esteja dela afastada. Depois das “Superescolas de Samba S/A”, que o Império Serrano denunciou no carnaval de 1982, antevéspera do Sambódromo, estão aí os übercamarotes, que ocupam espaço, inflacionam ingressos, perturbam a cena. Engoliram porções da avenida com apresentações e público que nada têm a ver com as agremiações saídas dos morros e periferias da metrópole que fazem os desfiles. Para pretos, pobres e remediados, origem da celebração, há os ensaios técnicos, escassas frisas, arquibancadas a preços, no geral, nada populares.

Poesia | O Tempo, de Mário Quintana

 

Música | Mônica Salmaso e Yamandú Costa - Entidade (Yamandú Costa / Paulo César Pinheiro)