quinta-feira, 4 de outubro de 2012

OPINIÃO DO DIA – Joaquim Barbosa: ‘o mensalão maculou a República’ (LVI)


Considero que o conjunto probatório contextualizado pela realidade fática refletida nesta ação penal, ou seja, a dos pagamentos efetuados por Delúbio e Marcos Valério aos parlamentares com os quais o acusado Dirceu mantinha intensas e frequentes reuniões, coloca o então ministro-chefe da Casa Civil em posição central, posição de organização e liderança da prática criminosa, como mandante das promessas de pagamentos de vantagens indevidas aos parlamentares que viessem a apoiar as votações do seu interesse.

Entender que Valério e Delúbio agiram, atuaram sozinhos contra o interesse e a vontade do acusado José Dirceu, neste contexto de reuniões fundamentais do ex-ministro, é a meu ver inadmissível.

O acervo probatório desses autos forma um grande mosaico no qual o acusado José Dirceu é revelado como o negociador da obtenção de recursos utilizados no esquema de compra de apoio político, que dependia também da sua atuação na Casa Civil para a composição da base aliada.

O acusado José Dirceu, portanto, aparece nas duas pontas do esquema. Primeiro, aparece com as promessas de vantagens indevidas, ou seja, de pagamento de dinheiro em espécie. Segundo, os pagamentos das vantagens indevidas foram efetuados por acusados que também se reuniam com José Dirceu: Valério e Delúbio Soares.

Os repasses eram feitos em nome do PT que, com isso, garantia o apoio dos deputados federais ao governo. Outros dados permitem perceber que José Dirceu efetivamente comandou a ação de Marcos Valério e Delúbio Soares. Os fatos já mostrados aqui derrubam de uma vez a tese da defesa de que José Dirceu não tinha nenhuma relação com Marcos Valério.

Joaquim Babosa, ministro-relator do processo do mensalão no STF. Em seu voto na sessão de 3/10/2012.

Manchetes de alguns dos principais jornais do Brasil

O GLOBO 
Dirceu era o mandante do mensalão, diz relator
Russomanno e Serra empatados
Metade de Itaipu parou à noite

FOLHA DE S. PAULO 
Mensalão o julgamento - Dirceu foi o mandante, diz relator
Russomanno cai a 25%; Serra tem 23%, e Haddad, 19%

O ESTADO DE S. PAULO
Relator diz que Dirceu comandava o mensalão
Para Gurgel, será salutar se mensalão afetar eleição
Russomano e Serra estão em empate técnico, diz Datafolha

VALOR ECONÔMICO
Economistas preveem juros de um dígito até fim de 2013
Projeto quer ampliar lucro presumido
Barbosa pede condenação da cúpula do PT
Com o próprio bolso, político é conservador
Argentina impõe proteção total a eletrodoméstico

BRASIL ECONÔMICO 
Com crise, investidor abandona euro como moeda de referência
“Regras para automóveis precisam ser estáveis”
Desigualdade entre estados ricos e pobres caiu só 5% desde 2002
Caixa corta novamente taxas de administração

CORREIO BRAZILIENSE
Joaquim culpa Dirceu. Revisor deve absolver
Médicos decidem boicotar consultas
Dilma bate forte no sistema financeiro
Campanha na Venezuela acaba em denúncias

ESTADO DE MINAS 
Relator condena Dirceu por comandar mensalão
Dilma em BH: ninguém é dono de Minas
PSDB reage e cobra mais investimentos
Contagem dividida entre três

ZERO HORA (RS) 
Barbosa condena Dirceu, Genoino, Delúbio
Candidatos fazem hoje último debate na Capital
Planos não atendem clientes no prazo no RS

JORNAL DO COMMERCIO (PE) 
Segurança da eleição terá 21.739 homens
Médicos mobilizados contra planos
Relator vota por condenação da cúpula do PT

O que pensa a mídia - editorias dos principais jornais do Brasil

http://www2.pps.org.br/2005/index.asp?opcao=editoriais

Relator diz que Dirceu comandava o mensalão

Joaquim Barbosa vota pela condenação do ex-ministro; revisor absolve José Genoino e condena Delúbio Soares

O relator do processo do mensalão no STF, Joaquim Barbosa, votou pela condenação de José Dirceu pelo crime de corrupção ativa e o chamou de "mentor do mensalão". Barbosa afirmou que Dirceu controlava o esquema, organizava o que era necessário para viabilizar os pagamentos, negociava os empréstimos bancários que alimentaram o mensalão com as diretorias do BMG e do Banco Rural e acertou com os líderes partidários a distribuição do dinheiro. Para isso, se valeu daqueles que foram apontados como operadores do esquema: o empresário Marcos Valério e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Depoimentos de deputados beneficiados, reuniões entre instituições financeiras e Dirceu na Casa Civil e a atuação de Marcos Valério em sintonia com o então ministro do governo Lula comporiam o "mosaico" citado pelo relator do processo para mostrar quem comandava o esquema. O revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, iniciou ontem seu voto. Ele absolveu o ex-presidente do PT José Genoino e condenou Delúbio Soares.

Barbosa aponta Dirceu como "mentor" do mensalão e condena "núcleo político"

Felipe Recondo, Mariângela Gallucci, Eduardo Bresciani e Denise Madueño

Relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa votou ontem pela condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por crime de corrupção ativa e o chamou de "mentor" do esquema de pagamentos de parlamentares para garantir a aprovação de projetos do governo Lula.

Hoje, a sessão de julgamento será retomada com o voto do revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, sobre Dirceu. Ontem, Lewandowski divergiu de Barbosa e absolveu o ex-presidente do PT José Genoino. A expectativa é que também absolva Dirceu. Em seguida, Barbosa fará uma réplica e os demais ministros votarão sobre as acusações de corrupção ativa contra dez réus.

Em seu voto de ontem, Barbosa afirmou que Dirceu controlava o esquema, organizava o que era necessário para possibilitar os pagamentos, negociava os empréstimos bancários fraudulentos que alimentaram o mensalão com as diretorias do BMG e do Banco Rural e acertava com os líderes partidários a distribuição do dinheiro.

Para isso, valeu-se daqueles que foram apontados como operadores do mensalão - o empresário Marcos Valério e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, também condenados ontem pelo relator.

"José Dirceu detinha o domínio final dos fatos. Em razão do elevadíssimo cargo, atuava em reuniões fechadas, jantares, encontros secretos, exercendo comando e dando garantia ao esquema criminoso com divisão de tarefas", afirmou Barbosa. "José Dirceu mantinha influência superlativa sobre os corréus", acrescentou.

Os pagamentos efetuados por Delúbio Soares e Marcos Valério a parlamentares, conforme o relator do mensalão, "colocam o então ministro da Casa Civil na posição central da organização e da prática como mandante das promessas de pagamento das vantagens indevidas a parlamentares para apoiar o governo".

Depoimentos prestados por deputados beneficiados, reuniões entre instituições financeiras e Dirceu na Casa Civil e a atuação de Marcos Valério em sintonia com o então ministro do governo Lula comporiam o "mosaico" citado pelo relator para mostrar quem comandava o esquema.

Barbosa começou a esmiuçar a relação entre Dirceu, Marcos Valério e Delúbio pelas reuniões dos três no Palácio do Planalto com dirigentes do BMG e Banco Rural. Os encontros foram agendados por Valério e acompanhados por ele e por Delúbio. "Não é absolutamente comum que estejam presentes em reuniões do ministro com representantes do Rural e do BMG um publicitário que se aproximou do PT no segundo turno das eleições presidenciais de 2002 coordenadas pelo presidente do PT José Dirceu e ainda o tesoureiro desse partido", afirmou o ministro.

Os advogados de defesa afirmaram, ao longo do processo, que os encontros serviram para tratar da liquidação do Banco Mercantil e sobre a exploração de uma mina de nióbio. Barbosa argumentou não ser crível a versão, pois os temas não têm relação com as atribuições da Casa Civil.

A versão encampada pela defesa de Dirceu, de que ele não mantinha relações com Valério, seria inverossímil, conforme o relator do processo. "Entender que Marcos Valério e Delúbio Soares agiram e atuaram sozinhos e contra o interesse e a vontade de Dirceu, nesse contexto de reuniões fundamentais, é inadmissível."

Também comprovaria que Dirceu era o mentor do esquema a reunião em Portugal entre dirigentes do Banco Espírito Santo, o grupo Portugal Telecom e representantes do governo brasileiro. Conforme o delator do mensalão, Roberto Jefferson, a reunião serviria para captar aproximadamente R$ 8 milhões, que seriam usados para pagar despesas do PT e do PTB. Marcos Valério foi mandado a Portugal, de acordo com Barbosa, como representante do PT e atuou como se fosse um "broker" de Dirceu.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Mensalão o julgamento - Dirceu foi o mandante, diz relator


Barbosa condena por corrupção ativa ex-ministro da Casa Civil, Delúbio e Genoino, que foi absolvido pelo revisor

O relator do mensalão no Supremo, Joaquim Barbosa, apontou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu como "mandante" do esquema de compra de apoio parlamentar no Congresso e o condenou por corrupção ativa.

Barbosa ainda considerou culpados pelo mesmo crime o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério e mais quatro pessoas ligadas a ele.

A condenação dos réus na corte depende de uma maioria de 6 dos 10 ministros.

O revisor Ricardo Lewandowski também condenou Delúbio e Valério, mas absolveu Genoino. Ele concluirá hoje seu voto sobre Dirceu e os demais réus.

Para Barbosa, ficou comprovado que o ex-ministro controlava os "destinos da empreitada criminosa".

Sobre a principal linha de defesa de Dirceu, de que desconhecia empréstimos e pagamentos a congressistas, o relator disse ser "impossível acolher a tese de que ele simplesmente não sabia". A defesa do ex-ministro disse confiar na absolvição dele.

Relator aponta Dirceu como o "mandante" do mensalão

Joaquim Barbosa condena ex-ministro e ex-dirigentes do PT por corrupção

Ministro afirma que é "inadmissível" pensar que Marcos Valério e Delúbio Soares agiram sem o aval de Dirceu

Felipe Seligman, Flávio Ferreira, Márcio Falcão, Nádia Guerlenda e Rubens Valente

BRASÍLIA - O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, apontou ontem o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu como o "mandante" do esquema e o condenou por corrupção ativa.

O ministro também condenou pelo mesmo crime o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares de Castro, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e mais quatro pessoas ligadas a ele.

José Dirceu, homem forte do primeiro mandato do presidente Lula (2003-2006), deixou o comando da Casa Civil em junho de 2005, dias após a Folha publicar a entrevista em que o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) revelou a existência do mensalão.

Ao acusar Dirceu e os outros dois petistas de corrupção ativa, a Procuradoria afirma que eles organizaram o mensalão com o objetivo de subornar parlamentares e garantir o apoio dos partidos que se aliaram ao governo após a chegada de Lula ao poder.

A condenação de Dirceu e dos outros réus ainda depende de uma maioria de 6 dos 10 ministros. Ontem o ministro revisor Ricardo Lewandowski começou o seu voto e condenou Delúbio e Marcos Valério, mas absolveu Genoino (leia mais na pág. A8).

Apoio no Congresso

Para vincular Dirceu à organização do esquema e justificar sua condenação, Barbosa lembrou seu papel na negociação com os partidos que formaram a base governista e mencionou episódios narrados pela acusação.

Dirceu se reuniu com os dirigentes do Banco Rural e com Valério na época em que o banco concedeu os empréstimos que financiaram o mensalão, e testemunhos sugerem que ele tinha conhecimento dessas operações.

Entre 2003 e 2004, o Rural concedeu R$ 32 milhões em empréstimos a empresas de Valério e ao Diretório Nacional do PT. O dinheiro foi logo revertido a parlamentares indicados por Delúbio.

"O conjunto probatório [...] coloca o então ministro-chefe da Casa Civil em posição central, posição de organização e liderança da prática criminosa, como mandante das promessas de pagamento de vantagens indevidas aos parlamentares que viessem a apoiar as votações de seu interesse", disse o relator.

Sobre a principal linha de defesa apresentada por Dirceu, de que ele desconhecia os empréstimos e os pagamentos, Barbosa afirmou: "Considero impossível acolher a tese de que Dirceu simplesmente não sabia".

Para Barbosa, "entender que Valério e Delúbio agiram ou atuaram sozinhos, contra o interesse e a vontade do acusado José Dirceu, neste contexto de reuniões fundamentais do ex-ministro, é, a meu ver, inadmissível."

O relator ressaltou que Dirceu admitiu ao ser interrogado seu papel na negociação da base aliada, incluindo os líderes dos partidos cujos integrantes foram condenados por corrupção agora.

"Dirceu controlava os destinos da empreitada criminosa, especialmente mediante seus braços executores mais diretos, isto é, Marcos Valério e Delúbio Soares", disse o ministro. "Dirceu detinha o domínio final dos fatos."

Para reforçar o elo entre o ex-ministro e Valério, Barbosa lembrou os favores do empresário a ex-mulher de Dirceu, Maria Ângela Saragoça. Em 2003, ela conseguiu um emprego e um empréstimo e vendeu um imóvel com a ajuda de Valério.

Fonte: Folha de S. Paulo

Dirceu era o mandante do mensalão, diz relator


O ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, condenou ontem o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por corrupção ativa. Para Barbosa, Dirceu tinha "posição de organização e liderança da prática criminosa, como mandante das promessas de pagamentos de vantagens indevidas a parlamentares que viessem a apoiar as votações de seu interesse". Também condenou, pelo mesmo crime, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino. Ricardo Lewandowski, ministro revisor, condenou Delúbio, mas absolveu Genoino. Lewandowski deixou para hoje seu voto sobre Dirceu

José Dirceu, o mandante

Ex-chefe da Casa Civil exercia a "liderança da prática criminosa", diz Barbosa ao condená-lo

André de Souza, Carolina Brígido

BRASÍLIA - O relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, declarou ontem que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tinha posição de "organização e liderança" no esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio político no Congresso. Segundo Barbosa, era Dirceu quem mandava o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o presidente do partido José Genoino fazerem os repasses. O relator votou pela condenação dos três réus do PT por corrupção ativa, assim como outros cinco acusados do mesmo crime. Em seguida, o revisor, ministro Ricardo Lewandowski, votou pela condenação de Delúbio, mas absolveu Genoino. Ele deixou para examinar a situação de Dirceu hoje e também deverá absolvê-lo.

- Considero que o conjunto probatório contextualizado pela realidade fática refletida nesta ação penal, ou seja, a dos pagamentos efetuados por Delúbio e Marcos Valério aos parlamentares com os quais o acusado Dirceu mantinha intensas e frequentes reuniões, coloca o então ministro-chefe da Casa Civil em posição central, posição de organização e liderança da prática criminosa, como mandante das promessas de pagamentos de vantagens indevidas aos parlamentares que viessem a apoiar as votações do seu interesse - disse Barbosa, numa de suas frases mais enfáticas sobre a participação de Dirceu no esquema do mensalão.

- Entender que Valério e Delúbio agiram, atuaram sozinhos contra o interesse e a vontade do acusado José Dirceu, neste contexto de reuniões fundamentais do ex-ministro, é a meu ver inadmissível - completou Barbosa.

"Negociador da obtenção de recursos"

O relator usou a maior parte da sessão para falar da participação de Dirceu na trama. Segundo o relator, o ex-ministro utilizou os serviços do Banco Rural e do BMG para conseguir R$ 55 milhões, com a ajuda de Valério. O dinheiro foi usado para pagar propina a deputados do PP, PL (atual PR), PTB e PMDB em troca de apoio político.

- O acervo probatório desses autos forma um grande mosaico no qual o acusado José Dirceu é revelado como o negociador da obtenção de recursos utilizados no esquema de compra de apoio político, que dependia também da sua atuação na Casa Civil para a composição da base aliada - disse Barbosa.

O relator afirmou que Dirceu se reuniu várias vezes com a cúpula do Banco Rural e do BMG em datas próximas à liberação dos empréstimos. Os encontros tinham sempre a presença de Valério e Delúbio. Segundo o ministro, era Valério quem sempre agendava os encontros. Barbosa também argumentou que as votações das reformas da Previdência e tributária ocorreram em datas próximas às dos empréstimos e repasses a parlamentares. E que Dirceu manteve encontros com os líderes dos partidos beneficiados no mensalão em datas próximas à dos repasses.

- O acusado José Dirceu, portanto, aparece nas duas pontas do esquema. Primeiro, aparece com as promessas de vantagens indevidas, ou seja, de pagamento de dinheiro em espécie. Segundo, os pagamentos das vantagens indevidas foram efetuados por acusados que também se reuniam com José Dirceu: Valério e Delúbio Soares - disse.

Barbosa também rebateu o argumento da defesa de que Dirceu teria tratado com os banqueiros sobre a liquidação do Banco Mercantil e a exploração do minério nióbio. Segundo o ministro, essas não eram atribuições do chefe da Casa Civil. Ele ressaltou que Marcos Valério tinha livre trânsito na Casa Civil.

- Os repasses eram feitos em nome do PT que, com isso, garantia o apoio dos deputados federais ao governo. Outros dados permitem perceber que José Dirceu efetivamente comandou a ação de Marcos Valério e Delúbio Soares. Os fatos já mostrados aqui derrubam de uma vez a tese da defesa de que José Dirceu não tinha nenhuma relação com Marcos Valério - disse Barbosa.

Em seu voto, Lewandowski chamou as acusações do MP contra Genoino de vagas, lacônicas e kafkianas. Ele comparou a situação do réu à da personagem do livro "O Processo", de Franz Kafka, que precisa se defender judicialmente de algo que não sabe o que é:

- Mesmo depois de encerrada instrução criminal, na qual se produziu um volume impressionante de elementos de convicção, o Ministério Público não conseguiu nem de longe apontar de forma concreta os ilícitos que teriam sido praticados por José Genoino.

Os dois ministros também divergiram em relação ao advogado Rogério Tolentino, ligado a Valério. Barbosa condenou o réu e Lewandowski o absolveu. Os ministros concordaram ao condenar Marcos Valério, seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach e a ex-diretora financeira da SMP&B Simone Vasconcelos. Eles também concordaram em absolver a ex-gerente da SMP&B Geiza Dias e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto.

Barbosa condenou Delúbio porque era dele o papel de apontar para Valério os beneficiados dos pagamentos. Genoino, por sua vez, assinou empréstimos fictícios contraídos no Banco Rural para alimentar o valerioduto.

Ao absolver Genoino, Lewandowski afirmou que seus atos teriam se limitado a reunir-se com líderes partidários para falar de finanças e de alianças políticas. O ministro ressaltou que a prática não configura crime. O presidente do STF, Ayres Britto, chegou a ponderar que é preciso ver em que situação essas reuniões ocorreram. O revisor insistiu que não havia prova de ilícitos, provocando a ironia de Marco Aurélio Mello:

- O senhor está me convencendo de que o PT não fez qualquer repasse a parlamentares.

Fonte: O Globo

Joaquim culpa Dirceu. Revisor deve absolver

Relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa foi implacável. Rebateu ponto a ponto a defesa do ex-ministro, descreveu de forma minuciosa e didática como seria a atuação dele na organização criminosa e então pediu a condenação de José Dirceu por corrupção ativa. Ele também julgou culpados os petistas Genoino e Delúbio. O revisor , Ricardo Lewandowski, condenou Delúbio, e abriu a primeira divergência ao defender a absolvição de Genoino. Hoje, ele julga Dirceu. Não se sabe se os outros oito ministros conseguirão votar ainda nesta quinta-feira

Dirceu, o mandante

Relator condena o ex-ministro da Casa Civil e mais sete pessoas por corrupção ativa. Já Lewandowski absolve José Genoino de qualquer participação no esquema de compra de apoio parlamentar

Helena Mader, Diego Abreu e Ana Maria Campos
 
O julgamento do homem que já foi apontado como o segundo mais poderoso da República começou com um voto pela condenação por corrupção ativa. O relator, Joaquim Barbosa, considerou o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu o mandante do esquema de desvio de recursos públicos e pagamento à base aliada do governo Lula.
 
Joaquim Barbosa ocupou quase todo o tempo ontem em seu voto para descrever minuciosamente a atuação de Dirceu na organização criminosa. Para o relator, o ex-ministro mantinha uma relação direta com o empresário Marcos Valério, operador do mensalão, e agia para direcionar os votos e apoios dos partidos aliados em benefício do governo liderado pelo PT. “Marcos Valério era o broker (corretor) de José Dirceu”, disse o relator.

Barbosa condenou também o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, além de Marcos Valério, três ex-sócios e a ex-diretora financeira da SMP&B Simone Vasconcelos. Absolveu o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto e a ex-gerente financeira da agência Geiza Dias.

O aguardado julgamento dos petistas no processo do mensalão começou com divergências sobre a atuação dos réus no esquema de pagamento de propina a políticos. O revisor, Ricardo Lewandowski, surpreendeu o plenário ao anunciar, depois das 19h, que queria começar a leitura de seu voto ainda na sessão de ontem. Em pouco mais de uma hora, ele condenou Delúbio, mas absolveu Genoino, de quem fez uma arraigada defesa. O voto de Lewandowksi sobre Dirceu, entretanto, ficou para hoje.

Depois de ficar vazio durante algumas semanas, o plenário do Supremo estava movimentado ontem. Era grande a expectativa dos advogados para o início do julgamento dos acusados do crime de corrupção ativa.

Joaquim Barbosa acolheu na íntegra as acusações contra Dirceu. Descreveu a atuação do ex-ministro como chefe da quadrilha do mensalão, conforme aponta a denúncia. O relator refutou uma a uma as alegações da defesa de que ele teria se afastado das atividades partidárias depois de assumir a Casa Civil. “O responsável pela articulação da base aliada era o réu José Dirceu. Com ele se reuniam cotidianamente os líderes parlamentares que receberam dinheiro em espécie. O papel de Dirceu na condução dos rumos das votações da base é mais que conhecido”, afirmou o relator.

O ministro acrescentou que Dirceu se reunia com os cabeças do esquema e tinha relação próxima com Marcos Valério, apesar das negativas do ex-ministro. Joaquim observou que a própria mulher de Valério, Renilda Santiago, relatou que Dirceu se reuniu com dirigentes das instituições financeiras que emprestaram ao PT os recursos usados para alimentar o mensalão. “No meu sentir está comprovado que José Dirceu controlava os destinos da empreitada criminosa, especialmente mediante seus braços executores mais diretos, isto é, Marcos Valério e Delúbio Soares”, disse Barbosa.

Acelerado

Com um tom de voz mais alto, muito diferente do usado em votos anteriores, Lewandowski não levou mais que 10 minutos para condenar o empresário Marcos Valério, dois ex-sócios e a ex-diretora financeira da SMP&B Simone Vasconcelos. Também absolveu Geiza Dias e Rogério Tolentino, sob a alegação de falta de provas.
 
Também de forma resumida, o ministro revisor condenou o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, a quem chamou de “onipresente” no escândalo do mensalão. “Ele agia com plena desenvoltura ao lado de Marcos Valério. Ao longo dessas 30 sessões, este nome Delúbio Soares sempre foi uma constante”, afirmou Lewandowski.

O voto do revisor começou a se estender quando ele se pronunciou sobre as condutas apontadas contra o ex-presidente do PT José Genoino. O ministro foi enfático ao rejeitar qualquer participação do petista no esquema de compra de apoio parlamentar ao governo Lula, citando que a Procuradoria Geral da República não apontou, em momento algum, conduta individualizada em relação a Genoino. “Não se pode condenar alguém pelo simples fato de ocupar um cargo. Mesmo depois de encerrada a instrução criminal, o Ministério Público não conseguiu apontar nem de longe os ilícitos que teriam sido praticados por José Genoino”, destacou Lewandowski. “

Ao fim da sessão de ontem, o advogado de José Dirceu, José Luiz de Oliveira Lima, afirmou que irá entregar um memorial até amanhã aos ministros do STF, contestando alguns pontos do voto de Barbosa. Ele preferiu não criticar o relator, mas voltou a alegar que não há provas contra o petista. “Quero ratificar mais uma vez que tenho confiança na absolvição do meu cliente, uma vez que as provas produzidas na Ação Penal 470 demonstram a total improcedência das acusações do Ministério Público”, disse o defensor.

Principais pontos

Confira trechos dos votos proferidos ontem pelo relator, Joaquim Barbosa, e pelo revisor, Ricardo Lewandowski.
 
Joaquim Barbosa, o relator

Condenou por corrupção ativa José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, Rogério Tolentino e Simone Vasconcelos. Absolveu Anderson Adauto e Geiza Dias.

Delúbio confessou ter determinado a Marcos Valério o repasse de R$ 8 milhões para o PP; R$ 4 milhões para o PTB; R$ 2 milhões para o PMDB; e entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões para o PL. Apontou Dirceu como o coordenador político da base aliada que se reunia cotidianamente com os líderes parlamentares dos partidos que receberam dinheiro. Tinha papel importante na condução dos rumos das votações da base. Era o mentor.

Em depoimento, a mulher de Marcos Valério, Renilda Santiago, afirmou que o empresário se reuniu com José Dirceu no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, para tratar dos financiamento e dos empréstimos. O petista teve também “duas reuniões capitais” com a direção das duas instituições financeiras que forneceram empréstimos, o BMG e o Banco Rural.

Marcos Valério falava em nome de Dirceu quando participava de reuniões em Portugal. Era um “broker”, ou seja, o corretor do então chefe da Casa Civil.

Não há provas suficientes de envolvimento de Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes, acusado de intermediar repasses para o PTB. Como o STF já a absolveu de outras imputações, como lavagem de dinheiro, não há como condená-la por corrupção ativa.

Ricardo Lewandowski, o revisor

Condenou por corrupção ativa Delúbio Soares, Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach e Simone Vasconcelos. Absolveu José Genoino, Anderson Adauto e Geiza Dias. Falta julgar José Dirceu.

Marcos Valério e seus sócios operacionalizaram o repasse de recursos para os partidos da base aliada do governo. Não ficou provado o dolo e nem a conduta criminosa do ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto. E, assim, o absolveu por falta de provas.

Delúbio Soares era uma “figura onipresente”. “Agia com plena desenvoltura” e sempre associado a Marcos Valério. Ao longo de 30 sessões do julgamento o nome Delúbio Soares “foi uma constante”.

A denúncia não aponta nenhuma conduta individualizada em relação ao ex-presidente do PT José Genoino. Não se pode condenar alguém pelo simples fato de essa pessoa ocupar um cargo. Genoino agia apenas na articulação dos caminhos políticos do PT. É um político que não fez fortuna. Tem apenas um apartamento de classe média, sustenta os pais no Ceará e vive do salário.

Fonte: Correio Braziliense

O papel do revisor - Merval Pereira


Contrariando sua comportamento ao longo de todo o julgamento, o ministro revisor Ricardo Lewandowski fez questão de começar a votar ontem mesmo, ao final do voto do relator, com o objetivo, que alcançou, de fazer um contraponto ao voto do relator Joaquim Barbosa.

Não será surpreendente se hoje Lewandowski ocupar boa parte da sessão, se não toda ela, para definir a não participação do ex-ministro José Dirceu no caso do mensalão. Lewandowski agiu com insuspeitada rapidez, e possivelmente voltará aos seus longos votos hoje, simplesmente com o objetivo de não deixar o noticiário sobre o mensalão ser dominado pela condenação em massa do relator. Se os primeiros votos dos demais ministros não forem dados amanhã - ou se poucos deles forem proferidos - não haverá decisão definitiva antes das eleições de domingo.

O voto do revisor a favor de Dirceu é inferência lógica da absolvição do ex-presidente do PT José Genoino e da condenação do ex-tesoureiro Delúbio Soares. O revisor caminha para pôr toda a culpa do ocorrido em Delúbio, como se o PT fosse partido sem comando em que o tesoureiro fosse o responsável por toda sorte de falcatruas e corrupções já apuradas durante o processo em julgamento.

Se Genoino, que assinou os empréstimos falsos do PT, não tem culpa alguma no cartório, o que dizer do ex-ministro-chefe da Casa Civil, que se declara na sua defesa completamente alheio ao que acontecia no partido que até então dominava politicamente e do qual fora o último presidente antes de assumir seu posto de "capitão" do time de Lula que chegava ao Palácio do Planalto?

Lewandowski, na defesa de sua tese, que, indicam os votos anteriores, está isolada no plenário do STF, praticamente acusou seus confrades e confreiras de estar julgando com base em teses não comprovadas nos autos, atribuindo ao plenário da Corte atitudes que usualmente têm sido apontadas pelos advogados dos réus e pelos grupos petistas na política e na mídia. A tal ponto que Marco Aurélio Mello sentiu-se obrigado a ironizar a atitude do colega, dizendo entre sorrisos que estava "quase" se convencendo de que o PT não comprara votos.

Duas teses de Lewandowski para absolver Genoino não encontram respaldo nos fatos. Dizer que o aval que ele deu aos empréstimos era "moral" significa que não valia, e é de se perguntar qual banco emprestaria altas somas de dinheiro apenas com um "aval moral". Além do mais, alegar que o estatuto partidário o obrigava a assinar os empréstimos é, data venia , uma falácia. A assinatura do presidente do partido é exigida justamente para que o tesoureiro não tenha a possibilidade de agir sozinho, como quer provar o revisor.

Ao presidente Genoino cabia recusar-se a assinar tal documento se não estivesse convencido de que era transação legítima.

Como o STF, por maioria, já deliberou que os empréstimos foram fraudulentos, de nada vale a presumida boa intenção de Genoino e muito menos o documento de quitação da dívida oito anos depois, dias antes do início do julgamento. Mesmo assim, quem chamou a atenção para as datas foi o presidente do Supremo, Ayres Britto, pois o revisor apresentara o documento como a prova do pagamento sem especificar quando fora feito. Joaquim Barbosa rebateu a nova tese do revisor afirmando que não se pode dar crédito a documento do Banco Rural (pertencente a Katia Rabello e não Katia Abreu, como escrevi ontem, já condenada pelo STF por gestão fraudulenta).

Houve momento no voto de Lewandowski em que uma afirmação sua foi contestada por dois ministros. Foi quando afirmou que o corréu Roberto Jefferson não havia confirmado em juízo as afirmações que fizera anteriormente em entrevistas e na CPI dos Correios. Luis Fux perguntou se o revisor estava afirmando que Jefferson havia negado em juízo todas as acusações que fizera, e Lewandowski saiu pela tangente, dizendo que o líder do PTB fora "reticente". Foi a vez então do presidente do Supremo lembrar-lhe de que há nos autos a confirmação de Jefferson diante do juiz, ao que Lewandowski disse que seria confirmação apenas formal, não corroborada pelas declarações seguintes, sempre vagas, segundo ele.

De fato, foi dia sem surpresas, com o relator condenando quase todos os envolvidos no caso, e o revisor tentando livrar o ex-presidente do PT José Genoino de responsabilidades, encaminhando o voto para absolvição do ex-ministro José Dirceu.

Fonte: O Globo

O grande embate - Eliane Cantanhêde


O grande embate -jurídico e eleitoral- terá seu principal lance hoje, com o voto do revisor Ricardo Lewandowski, que ontem condenou Delúbio Soares, absolveu José Genoino e deixou a corte e o país em suspenso quanto ao voto sobre José Dirceu. A condenação de Dirceu pelo relator Joaquim Barbosa não foi surpresa. A absolvição dele por Lewandowski também não será.

Enquanto isso, Dilma e Lula recorrem ao mantra de 2010, de que os governos petistas, e só eles, salvam os pobres deste país.

Em Brasília, ontem, enquanto Joaquim Barbosa dizia que fatos, testemunhas e reuniões palacianas colocam Dirceu, chefe da Casa Civil de Lula, "em posição central da organização" que comprava partidos e parlamentares no Congresso, o governo anunciava convenientemente a redução de 40% do número de miseráveis.

Em São Paulo, enquanto a campanha do PSDB martelava que a vitória de Fernando Haddad seria a volta de Dirceu, Genoino e Delúbio -todos eles condenados ontem por Joaquim-, a do PT mostrava Lula e Dilma repisando que os governos petistas cuidam dos pobres.

A campanha em São Paulo embolou, com a queda do líder Celso Russomanno, e tudo pode acontecer. Se Serra e Haddad confirmarem a velha polarização PT-PSDB no segundo turno, será mensalão contra "pobres".

O grande aliado de Serra é o carismático Joaquim Barbosa desfiando os podres do PT e condenando a antiga cúpula partidária. O maior empurrão de Haddad vem de Lula, Dilma, Lewandowski e da palavra-chave: "pobres".

A inclusão social da era Lula é uma realidade, mas contrapor mensalão a programas para pobres não deixa de ser uma atualização sofisticada e subliminar do "rouba, mas faz" de Adhemar de Barros, que parece sobreviver a tudo e a todos.

Fonte: Folha de S. Paulo

A posse da caneta - Dora Kramer


Lula não é mais aquele, sua liderança se esvai e sua influência míngua, constatam analistas, cientistas, especialistas em geral.

Daqui desse canto, no entanto, o panorama não parece assim tão definido nem soa completamente comprovada a tese de que o ex-presidente já possa ser visto como um rio que passou na vida política do Brasil.

É preciso esperar para ver se as urnas conferem com o que ainda é uma impressão. Nas eleições municipais as pesquisas indicam possibilidades de arrancadas de última hora de candidatos petistas em capitais.

Se confirmadas, terão coincidido com a entrada de Lula nas campanhas e aí será preciso rever os raciocínios segundo os quais o ex-presidente já caminha para sentar praça no passado.

Verdade que ele não inspira o mesmo entusiasmo entre os que até outro dia o consideravam um oráculo nem provoca o mesmo temor entre aqueles que, na oposição, evitavam enfrentá-lo. No ambiente dos políticos e partidos aliados tampouco priva da reverência de antes.

É fato que cometeu erros graves de avaliação, quando superestimou seu poder de influir na vontade do eleitorado, de comandar o calendário, de dar o tom do julgamento e submeter a decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão aos seus desígnios.

São dados da realidade. Não necessariamente decorrentes de uma situação excepcional. Antes a consequência natural da perda dos instrumentos da Presidência da República.

Nesse aspecto, Lula não é muito diferente de qualquer outro governante que se afastou do poder. Perdidas a caneta, a posse do Diário Oficial e a veneração inerente ao cargo, evidentemente não poderia ser o mesmo.

Não há poderio eterno nem qualidades divinas. Não sendo Deus nem super-homem, Lula está ao alcance das contingências da vida, nas quais se incluem as consequências da privação de poder.

Sete palmos. Se ainda não estivesse enterrada a versão de que o PT deu dinheiro aos aliados para financiar, entre outras, campanhas nas eleições municipais de 2004, o relator Joaquim Barbosa ontem apresentou um argumento definitivo.

Como as alianças locais não seguem o critério da coalizão nacional, não faria sentido o PT, em 2003, se oferecer para pagar as contas daqueles que poderiam vir a disputar com o partido no plano municipal.

Linha de comando. Joaquim Barbosa desenhou o papel de José Dirceu como articulador político do governo Lula, como ministro-chefe da Casa Civil. Baseado em depoimento do próprio Dirceu que na Justiça asseverou sua condição de "responsável"pela formação da base.

Um episódio mais que conhecido, contudo, aponta quem dava a última palavra no assunto.

É aquele em que o ainda presidente eleito desfez de véspera acordo firmado por José Dirceu com o PMDB.

A decisão de Lula à época foi unilateral. Por avaliar que os pemedebistas não seriam boas e probas companhias, optou pela parceria com PL, PTB, PP e adjacências. Com o PMDB, fez acordo "informal" com a ala que viria a eleger José Borba - agora o único réu ligado ao partido - líder na Câmara.

Francamente. Chega a ser uma contradição em termos um deputado condenado por corrupção, que renunciou ao mandato para fugir da cassação, ir à Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos contra decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal à luz das leis do País.

O currículo de Valdemar da Costa Neto, cujo último feito foi a candidatura de Tiririca, com os votos de quem elegeu a si e a um lote de deputados do PR, não se amolda ao papel de mártir sob os auspícios de uma OEA que tem mais o que fazer.

Fonte: O Estado de S. Paulo 

Sem surpresa - Tereza Cruvinel

As condenações por corrupção ativa, proferida em seu voto de ontem pelo ministro-relator da Ação Penal 470, Joaquim Barbosa, não surpreendeu ninguém, a começar dos réus politicamente mais importantes, o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino. Na semana passada, com vários comentários laterais, ele antecipou que apontaria Dirceu como mandante do esquema de transferência de recursos do chamado valerioduto para os partidos aliados do PT. Embora não tenha apresentado provas torrenciais, com a competência dramatúrgica que já exibiu, o relator soube encadear depoimentos de outros réus, brandir as palavras e refutar, com um frequente “não é admissível”, os argumentos da defesa. O revisor Ricardo Lewandowski divergiu, especialmente no que toca ao papel de Genoíno, que absolveu. Mas, nesta altura, está claro que ele expressa entendimento minoritário na Corte.

Dirceu e Genoino, pelo menos, assim como esperavam pelo voto condenatório de Barbosa, segundo se sabe, não esperam por grandes divergências entre os ministros, no curso do atual capítulo, suficientes para uma absolvição. Esperam a condenação, inconformados com o a dinâmica do julgamento, não com a resignação dos culpados. Resta saber que atitude tomarão, se e quando isso acontecer, estas duas figuras da elite do PT. É claro o anseio de seus adversários por vê-los algemados mas suas trajetórias na resistência à ditadura e na luta política posterior não recomendam a crença na passiva humilhação pública, negociando comutações, regime semiaberto, regalias ou indulgências do Judiciário. Dirceu tem dito aos amigos que já o mataram politicamente, mas que, mesmo preso, não deixará de combater o plano que julga existir para matar o PT e seu projeto para o país. Genoino é menos impulsivo, tem invocado até o pau de arara que experimentou na tortura para se negar a falar. Mas sua personalidade altiva também não sugere que se abaixará diante da forca.

Delúbio é um militante disciplinado e cônscio do grande mal que fez ao partido. Seguirá a orientação partidária, seja qual for. Os outros condenados ontem por Barbosa são Marcos Valério e seus sócios. Não sendo políticos, suas condutas serão mais pragmáticas, buscando explorar todos os recursos para reduzir as penas, que devem ser pesadas para todo este grupo. Eles receberão uma condenação por corrupção ativa para cada beneficiário dos cheques que assinaram. Isso sem falar na acusação de formação de quadrilha.

Cronômetro. Tal como suspeitava o PT, o julgamento do mensalão deixará os dois principais réus do PT pendurados no cadafalso no transcurso da eleição. Ontem, o revisor Ricardo Lewandowski apresentou parcialmente seu voto, mas dificilmente os outros oito ministros concluirão seus votos hoje. No segundo turno, começará o exame da acusação de formação de quadrilha. A dosimetria das penas ficará para depois da apuração. Há controvérsias sobre o impacto eleitoral do julgamento mas, para o PT, não poderia haver cronograma pior.

Historiar é preciso…

Vem à luz, depois de muito trabalho, o livro do jornalista Audálio Dantas As duas guerras de Vlado Herzog (Civilização Brasileira). A primeira guerra foi enfrentada pelo menino judeu e sua família na resistência e fuga do nazismo. Eles viviam em Banja Lula, na Iugoslávia, fugiram para a Itália e de lá os pais de Vlado conseguiram fugir para o Brasil. Os parentes que ficaram para trás foram quase todos exterminados. Adulto, o menino tornou-se um jornalista de brilho especial. Em 1975, foi preso, torturado e morto pela ditadura militar, que simulou seu suicido. Há poucos dias, a Justiça autorizou a troca da causa mortis em sua certidão de óbito. Audálio diz que o desejo de escrever a história de Vlado fisgou-o durante o ato ecumênico por sua morte, que reuniu milhares de pessoas na Catedral da Sé, em São Paulo, num prenúncio de que a sociedade já não aceitava mais a opressão.

Dura escolha

Em São Paulo, na terça-feira, pergunto ao motorista de táxi em quem votará para prefeito. Ele responde:

— Tá difícil. Tem o da Igreja, tem o fujão e tem este do tal mensalão.

Em tempo ele se lembra de Chalita.

— E ainda este de que os padres gostam.

Realmente…

Demora da Anvisa. Já registramos aqui a demora da Anvisa em liberar os pedidos para produção de remédios genéricos e similares. Quando entram no mercado, puxam os preços para baixo, aliviando o bolso de quem precisa deles. A Indústria Farmacêutica monitorou os prazo no período de um ano e concluiu que o prazo para liberação aumento de sete meses para um ano e quatro meses. Enquanto isso, o brasileiro paga mais pelos de marca.

Silêncio da Anac. Você já perdeu uma passagem aérea porque a multa era maior que o valor do bilhete? Tudo bem, era regra do contrato. Mas a taxa de embarque, que é paga junto, as companhias não devolvem ao comprador. A Anac faz silêncio quando indagada a respeito.

Fonte: Correio Braziliense

Eleições e mensalão. “Compra de apoio pelo governo Lula” agrava problemas do PT nos dois turnos – Jarbas de Holanda


As manchetes dos principais veículos da imprensa, de anteontem (e os destaques dos telejornais e do noticiário de rádio já desde anteontem) evidenciaram a relevância política e institucional da conclusão que o STF antecipou na segunda-feira sobre o caráter essencial do mensalão. Segue-se parte dessas manchetes. Da Folha de S. Paulo – “Mensalão comprou votos no Congresso, conclui STF”; do Estado de S. Paulo – “Mensalão foi compra de voto e não caixa 2”; do Valor – “STF conclui que houve quadrilha e corrupção”; do Globo – “Supremo conclui que PT comprou apoio político”; do Correio Braziliense – “Acaba a farsa de que mensalão era caixa 2”; do Estado de Minas – “Tese de caixa dois foi derrubada por ministros que julgam o mensalão”; do Zero Hora (RS) – “Compra de apoio político no governo Lula é confirmada pelo STF”; do Jornal do Comércio (PE) – “STF atesta compra de apoio e descarta caixa 2”. Este foi também o tema de vários editoriais, como o da Folha (“Fim da farsa”) com a abertura: “Durante a 30ª sessão do julgamento do mensalão, ontem, o STF deu cabo de uma farsa que sobrevivia apenas para setores do PT e seus aliados nos últimos anos”.

A simultaneidade do impacto social dessa conclusão com a reta de chegada do 1º turno das eleições municipais amplia inevitavelmente os efeitos do processo do mensalão nos pleitos de São Paulo e de outras grandes cidades paulistas, em capitais como Belo Horizonte e Salvador, onde o petismo e o expresidente Lula empenham-se em agressivos embates respectivamente contra o candidato de Aécio Neves, o prefeito Márcio Lacerda, e ACM Neto, do DEM, um dos relatores da CPI que gerou o mensalão. Exemplos de adversários a que deve ser somado o candidato do PSDB em Manaus, Arthur Virgílio, alvo semelhante ao que o tucano cearense Tasso Jereissati representou na eleição de 2010 para o então presidente.

Em São Paulo, a perspectiva de tal simultaneidade, de um lado motivou a pressão de Lula para a presença da presidente Dilma em comício pró- Fernando Haddad realizado anteontem. A pressão foi reforçada pelo publicitário do candidato petista, João Santana, que é também o marqueteiro da presidente e da candidatura de Hugo Chávez à reeleição na Venezuela. E, de outro lado, provocou uma reorientação tática da campanha de Haddad: em face do maior impacto do mensalão na chamada classe média, a ofensiva destes dias para a tentativa de passagem dele ao 2º turno volta-se por inteiro para o eleitorado da periferia seduzido pelo azarão Celso Russomanno, do PRB com um vice do PTB. Ofensiva que coincide com a do candidato Gabriel Chalita, do PMDB, buscando tornar-se competitivo com um salto da quarta posição que ocupa nas pesquisas. Operações conjuntas que poderão acentuar a queda prevista do azarão do PRB. O que (combinado com uma ascensão da candidatura de José Serra nas camadas médias) poderia tirá-lo do 2º turno. Cenário que continuo avaliando como improvável (dado o alto grau de “gordura” que ele acumulou). E que, se configurado, encaminharia a disputa paulistana para a polarização PSDB-PT inicialmente prevista.

Mas os problemas enfrentados pelo PT, por Lula e por extensão pelo governo Dilma, no 1º turno do pleito municipal (em várias capitais do Norte e do
Nordeste, na de Minas, na do Rio Grande do Sul, na de São Paulo) persistirão no 2º turno, nelas e nas cidades de maior porte de todas as regiões, com os
desdobramentos do mensalão ao longo de outubro, ligados às penas, inclusive de reclusão, dos integrantes do núcleo de comando do megaescândalo – José Genoíno, Delúbio Soares e José Dirceu, este na dupla condição de liderança referencial do PT e poderoso chefe da Casa Civil do primeiro governo Lula.
Cabendo assinalar que em São Paulo o tucano José Serra, se passar ao 2º turno (o que ainda não está garantido) terá maior chance de vitória numa disputa com o petista Fernando Haddad do que com Celso Russomanno.

Jarbas de Holanda é jornalista

O apresentador sem programa - Cristian Klein


É difícil saber o que o candidato Celso Russomanno (PRB) faria no comando da Prefeitura de São Paulo caso eleito. O apresentador evitou ao máximo, durante toda a campanha, dizer o que pensa. Quando decidiu se pronunciar, defendeu uma proposta aparentemente lógica, mas perigosa eleitoralmente: quem utiliza mais ônibus, pagará mais pelo transporte.

Como os usuários que andam mais são os moradores da periferia - e, logo, os mais pobres - Russomanno jogou contra o eleitorado que lhe pôs na liderança das pesquisas. Sem ter como voltar atrás e atacado pelos adversários, o ex-deputado federal caiu sete pontos percentuais pelo Ibope, divulgado anteontem, e cinco, pelo Datafolha de ontem.

Russomanno foi obrigado a parar de surfar na popularidade de apresentador de TV, cultivada há quase três décadas, e mergulhar na realidade dos problemas concretos da cidade.

Grandes problemas, complexos, mas cuja abordagem em sua propaganda eleitoral recebeu tratamento estrategicamente superficial, cosmético. Quanto menos se comprometer, melhor.

A questão do transporte público, essencial numa cidade com mais de 11 milhões de habitantes como São Paulo, já havia sido contemplada por Russomanno.

Ao estilo defensor dos direitos dos consumidores, pelo qual fez sua carreira em programas populares, o candidato propôs lutar pela entrega de um produto melhor: ônibus com piso rebaixado e ar-condicionado.

Mesmo o esquálido volume de propostas revela Russomanno

Nada muito sistêmico, estruturador - e sem previsão de custos. E nada muito diferente do restante de suas propostas, sequer organizadas em algo que se poderia chamar de programa de governo. O próprio candidato reconheceu ainda não ter um. Mas somente depois de ser instado a explicar a diferença entre o que anunciou como tal, em debate de TV, e o fino e genérico panfleto que já havia divulgado. Russomanno admitiu, então, que tem só um plano de governo - e não um programa.

Nos primeiros 26 dias de propaganda na TV, o candidato do PRB dedicou menos de 20% de suas inserções, os chamados spots, para tratar de políticas públicas, conforme mostrou o Valor. Em 80% dos spots, Russomanno falou de si mesmo ou de sua liderança nas pesquisas eleitorais.

Seu roteiro foi andar pelas ruas da cidade e apontar problemas como um repórter e apresentar soluções em forma de bandeira: "mais saúde", "melhor educação", "qualidade no transporte", sem entrar demasiadamente no mérito, em como mudar.

Os adversários demoraram a explorar o flanco - talvez até porque, entre eles mesmos, as propostas também não são levadas em alta conta. Queriam mais falar de religião. Enquanto as críticas a Russomanno se resumiam à acusação de pertencer a um partido que seria o braço político da Igreja Universal do Reino de Deus, o candidato do PRB empurrava a discussão para o campo, digamos, laico. A resposta - "Vamos falar de São Paulo?" - virou quase um bordão.

Ironicamente, quando os concorrentes resolveram questioná-lo sobre a cidade, Russomanno pareceu um leigo.

Às pressas, os cardeais - ou bispos - de sua candidatura procuram especialista de renome que possa assinar o incipiente programa de governo.

A falta de um corpo de ideias pode refletir uma decisão estratégica. Candidatos teimam em apresentar programas de governo quando isso deveria ser uma obrigação prévia - a legislação só exige que seja feito o registro de um plano. Também pode refletir o descaso, o despreparo ou a falta de um partido ou grupo político com formulações mais ou menos claras a respeito dos principais problemas a serem enfrentados.

Mas mesmo o esquálido volume de propostas sugerido pelo franzino candidato do PRB pode revelar suas preferências. Governar é fazer decisões políticas, que na maioria das vezes privilegiam um segmento em detrimento do outro.

Russomanno já foi filiado ao PFL (hoje DEM), ao PSDB e ao PP, e no início de sua vida política assessorou o então governador Paulo Maluf e o último vice-presidente do regime militar, Aureliano Chaves, ambos oriundos da Arena, partido que sustentava a ditadura. Sua linhagem partidária é conhecida e coerente. E diz muito sobre seu perfil ideológico, embora Russomanno, como a maioria dos políticos de direita no Brasil, não se assuma como tal.

A proposta do candidato para o transporte público de São Paulo segue a mesma lógica do pensamento que está por trás, por exemplo, das críticas às cotas sociais no ensino público e às transferência de renda para populações mais pobres.

É a lógica da não interferência do Estado na correlação de forças sociais e que leva à manutenção do status quo - uma das premissas clássicas do conservadorismo. A proposta de Russomanno, aparentemente igualitária, é, na verdade, liberal.

Não é um pecado capital para a candidatura, dado que o eleitorado em São Paulo tem se comportado tradicionalmente de modo conservador. Mas causou um estrago. Deu munição, principalmente para o petista Fernando Haddad, que esperava obter uma maior proporção de votos da periferia e tenta desmascarar Russomanno como o legítimo defensor dos interesses da população mais pobre.

É de se perguntar também por que o tropeço de Russomanno ocorreu na área de transporte. Uma explicação plausível é a limitação percebida em outros campos, como a saúde (seara mais afeita ao tucano José Serra, ex-ministro desta Pasta) e a educação (especialidade de Haddad, também ex-ministro, e do pemedebista Gabriel Chalita, ex-secretário estadual).

Se, por um lado, a disputa em São Paulo põe em xeque a importância dos dois principais partidos, o PT e o PSDB, em estruturar as preferências do eleitorado, por outro, a ascensão personalista de Russomanno não ficou imune às pressões dos sempre imponderáveis fatores de campanha. Resta saber se ele vai sobreviver.

Fonte: Valor Econômico

Pesquisa Datafolha: S. Paulo/Rio/Curitiba/Porto Alegre/Recife/Fortaleza/BH.


Russomanno cai a 25%; Serra tem 23%, e Haddad, 19%

Celso Russomanno (PRB) e José Serra (PSDB) estão tecnicamente empatados à frente na disputa pela Prefeitura de São Paulo, mostra o Datafolha. Russomanno caiu cinco pontos e tem 25% dos votos. Serra oscilou um para cima e está com 23%.

No limite da margem de erro, de dois pontos percentuais, o tucano também está em situação de empate técnico com Fernando Haddad (PT), que passou de 18% a 19%. Gabriel Chalita (PMDB) está com 11% (tinha 9%).

Considerados só os votos válidos (excluídos brancos e nulos), Russomanno tem 29%, Serra, 27%, e Haddad, 22%.

Russomanno cai, e disputa embola em SP

Candidato do PRB perdeu mais 5 pontos no Datafolha e agora está tecnicamente empatado com Serra na liderança

Já o petista Fernando Haddad está empatado com o tucano na briga por uma vaga no segundo turno


Pesquisa Datafolha finalizada ontem em São Paulo mostra os candidatos Celso Russomanno (PRB) e José Serra (PSDB) tecnicamente empatados na liderança da disputa pela prefeitura, seguidos de perto pelo petista Fernando Haddad.


Russomanno caiu cinco pontos em relação ao levantamento da semana passada e agora tem 25% das intenções de voto. Serra oscilou um para cima e passou a 23%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Haddad, que também oscilou um ponto para cima, está com 19%, tecnicamente empatado com Serra, mas não com Russomanno.

Gabriel Chalita (PMDB) tem 11%. Atrás dele está Soninha Francine (PPS) com 4%. Carlos Giannazi (PSOL), Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho (PDT) têm 1% cada.

Em relação ao levantamento de 18 e 19 de setembro, Russomanno caiu dez pontos. Naquela ocasião ele registrou 35%, seu melhor desempenho na série do Datafolha.

No cálculo que leva em consideração só os votos válidos, Russomanno tem hoje 29%; Serra alcança 27%; Haddad, 22%; Chalita, 13%.

Nas simulações de segundo turno, Russomanno vence Serra (47% a 35% dos votos totais) e Haddad (45% a 36%). Entre Serra e Haddad, o petista ganha por 44% a 39%.

A taxa de rejeição a Serra continua a maior: 45% não votam nele de jeito nenhum. Russomanno, que há um mês tinha um dos menores índices de rejeição (12%), aparece agora com a segunda maior taxa, 26%. Haddad tem 25%.

Nesta rodada do Datafolha, encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo, foram ouvidos 2.099 eleitores. O nível de confiança é de 95% -em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estariam dentro da margem de erro em 95.

Segmentos

Em relação à pesquisa da semana passada, Russomanno caiu 7 pontos entre as mulheres. Se só elas votassem, Serra teria 25%. O candidato do PRB, 21%; Haddad, 18%.

Nos recortes regionais, a maior queda de Russomanno foi no centro, área com menor eleitorado, onde despencou de 27% para 9%. Ficou atrás até de Chalita (10%).

Na chamada zona norte 2, (Brasilândia e Pirituba, entre outros distritos), ele caiu 12 pontos em seis dias. Quem mais se beneficiou foi Chalita, que pulou de 8% para 16%.

Em toda a zona leste, a mais populosa da capital -e que acabou sendo priorizada pelos candidatos no final das campanhas-, Russomanno caiu de 32% para 27%. Haddad subiu de 19% para 22%. Serra manteve-se em 19%.

Russomanno também perdeu entre evangélicos. Foi de 41% para 33% no grupo dos pentecostais (que inclui Igreja Universal); e de 32% para 24% entre não pentecostais.

Um dado curioso: a quatro dias do pleito, só 50% dos eleitores de Russomanno demonstraram conhecer seu número na urna. Com Haddad, o acerto foi de 69%. Com Serra, 68%.

(Ricardo Mendonça)

No Rio, Paes segue líder após denúncia de compra de votos

Prefeito soma 57% das intenções de voto; seu principal adversário, Freixo, tem 20%

RIO - O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), manteve inabalada a liderança na preferência do eleitorado mesmo após denúncia de suposta compra de apoio político, aponta o Datafolha.

De acordo com pesquisa concluída ontem, o peemedebista registra 57% das intenções de voto, e seria reeleito ainda no primeiro turno.

Paes oscilou positivamente dois pontos percentuais em relação ao último levantamento. O principal adversário do prefeito, o deputado Marcelo Freixo (PSOL), avançou um ponto percentual, dentro da margem de erro, alcançando 20% das intenções.

Segundo o levantamento, o prefeito seria reeleito com 66% dos votos válidos -quando são desprezados os eleitores que declaram votar nulo ou não saber quem escolher.

A pesquisa foi feita depois de a revista "Veja" apontar uma suposta compra de apoio político do nanico PTN pela campanha de Paes por R$ 1 milhão.

O Ministério Público Eleitoral instaurou procedimento administrativo para apurar o caso. Paes nega ter prometido qualquer verba para dirigentes do PTN.

(Italo Nogueira)

Em Curitiba, Ratinho Junior tem 34% e segue na liderança

Filho do apresentador do SBT venceria 2° turno contra o atual prefeito Luciano Ducci

CURITIBA - A quatro dias da eleição, o candidato Ratinho Junior (PSC) continua na liderança das intenções de voto em Curitiba, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem.

O deputado federal de 31 anos, filho do apresentador do SBT, tem 34% da preferência dos entrevistados -em votos válidos, 38%.

Luciano Ducci (PSB), candidato à reeleição e representante de um grupo há 23 anos na prefeitura, aparece em segundo lugar, com 25% -ou 28% dos votos válidos.

A margem de erro da pesquisa, parceria com a RPC TV, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Caso esse quadro se mantenha, Ratinho e Ducci disputarão o segundo turno.

Gustavo Fruet (PDT), que no início da campanha disputava a liderança e tem o apoio do PT, estancou aparece em terceiro lugar, com 18% (20% em votos válidos).

Rafael Greca (PMDB) vem em seguida, com 10% -11% pelo cálculo de votos válidos.

Nas simulações de segundo turno, Ratinho Junior ganha tanto de Ducci como de Fruet. Contra o atual prefeito, o candidato do PSC teria 48% contra 37%.

(Estelita Hass Carazzai)

Fortunati chega a 51% em Porto Alegre e seria reeleito no 1º turno

Manuela D"Ávila, que já esteve empatada com o prefeito, tem 21%, aponta Datafolha

PORTO ALEGRE - O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), ampliou sua vantagem e está com 51% das intenções de voto.

Se conseguir esse percentual na votação de domingo, ele será reeleito já no primeiro turno, aponta o Datafolha.

A segunda colocada na pesquisa é Manuela D"Ávila (PC do B), que obteve 21%.

Fortunati e Manuela chegaram a ficar empatados tecnicamente no fim de agosto, mas o prefeito gradualmente abriu vantagem.

A pesquisa foi feita anteontem e ontem. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fortunati subiu quatro pontos em relação à pesquisa da semana passada. Já Manuela oscilou três pontos para baixo.

Na terceira colocação aparece Adão Villaverde (PT), com 8% das preferências. O candidato Roberto Robaina (PSOL) registrou 2%.

O Datafolha também fez uma simulação de segundo turno, em que o prefeito vence Manuela por 57% a 27%.

Manuela (24%) e Villaverde (23%) são os mais rejeitados pelos eleitores. Fortunati é, entre os sete candidatos, o que tem menor rejeição, com 9%.

(Felipe Bächtold)

Tucano cresce e assume 2ª posição em Recife

Daniel Coelho agora tem 26% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha; líder Geraldo Julio, do PSB, tem 41%

Humberto Costa (PT), que tinha 17% na pesquisa anterior, agora tem 16%; rejeição ao petista chega a 42%

RECIFE - O candidato do PSDB à Prefeitura de Recife, Daniel Coelho, voltou a crescer e estaria no segundo turno com Geraldo Julio (PSB), caso a eleição fosse hoje.

É o que aponta a nova pesquisa Datafolha, realizada ontem e anteontem, em parceria com a TV Globo. Segundo o levantamento, Geraldo Julio tem 41% das intenções de voto e o tucano, 26%.

No levantamento anterior, divulgado há seis dias, o socialista tinha 42% e Daniel Coelho, 22%.

O petista Humberto Costa aparece em terceiro, com 16% (tinha 17%), seguido por Mendonça (DEM), que oscilou um ponto para baixo e tem 4%.

Os candidatos Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) alcançaram 1%. Douglas Sampaio (PRTB) não chegou a 1%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Segundo o Datafolha, Coelho ganhou votos nesse período principalmente entre os eleitores com idade entre 45 e 59 anos, com ensino médio e renda familiar acima de dez salários mínimos.

O candidato tucano, de 34 anos, faz campanha usando a cor verde de seu ex-partido, o PV, e mantém um discurso de ativista ambiental.

Pelo critério de votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos e é a forma como a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial, Geraldo Julio tem 45%, e Coelho, 29%.

O Datafolha também simulou duas situações de segundo turno, e, em ambas, Geraldo Julio aparece como vencedor, com mais de 50%.

Contra Humberto Costa, o candidato socialista teria 59% e o petista, 29%. Nessa situação, 53% dos eleitores de Daniel Coelho votariam em Julio e 24% em Costa.

Na segunda simulação, com a disputa envolvendo Geraldo Julio e Daniel Coelho, o socialista venceria com 52%, ante 37% do tucano.

Nesse quadro, 48% dos eleitores declarados do petista no primeiro turno afirmaram que votariam no candidato socialista, e 33% dariam seu voto ao tucano.

O levantamento mostrou ainda que Humberto Costa continua sendo o candidato com maior rejeição entre os eleitores de Recife.

Segundo o Datafolha, o petista é rejeitado por 42% dos eleitores. Na pesquisa anterior, esse índice era de 43%.

Daniel Coelho e Geraldo Julio são os candidatos com menor rejeição. O tucano foi citado por 20% dos entrevistados e o socialista, por 18%.

(Fábio Guibu)

PSB sobe 4 pontos e empata com PT na capital cearense

Candidato de Cid Gomes também venceria 2º turno, aponta projeção

SÃO PAULO -  Os candidatos apoiados pela prefeita de Fortaleza e pelo governador do Ceará lideram a corrida eleitoral na capital cearense e estão próximos da disputa do segundo turno, revela pesquisa Datafolha em parceria com o jornal "O Povo".

De acordo com o levantamento, Roberto Claudio, do PSB, e Elmano de Freitas, do PT, aparecem empatados com 23% dos votos.

Em relação ao levantamento anterior, realizado na semana passada, Claudio avançou quatro pontos, enquanto o petista oscilou um ponto para baixo.

O candidato do PSB conta com o apoio do governador Cid Gomes, do mesmo partido, e Elmano tem a prefeita Luizianne Lins (PT) como principal cabo eleitoral.

Na terceira posição, aparece o candidato do DEM, Moroni Torgan, com 17% dos votos. Moroni tinha 18% na pesquisa anterior do Datafolha.

O candidato do DEM liderava a disputa desde o início, mas começou a perder fôlego com o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Com pouco tempo, viu seus adversários decolarem com o uso de seus cabos eleitorais. Heitor Ferrer, do PDT, é o quarto, com 11%, dois pontos a menos em relação ao levantamento anterior.

Numa projeção de segundo turno entre Claudio e Elmano, o candidato do PSB teria 44%, ante 38% do petista. Claudio venceria Moroni (47% a 33%), assim como Elmano (45% a 37%). No ranking de rejeição, Moroni lidera, com 35%. Elmano tem 25%, e Claudio, 20%.

A margem de erro é de três pontos percentuais.

Marcio Lacerda mantém liderança em BH

Apesar do crescimento de Patrus Ananias (PT), prefeito tem 45% no Datafolha, o suficiente para liquidar a disputa

Enquanto rival avança dois pontos, candidato do PSB mantém índice; petista aposta no apoio de Dilma na reta final

BELO HORIZONTE -  Com 45% das intenções de voto, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), seria reeleito já no próximo domingo, de acordo com nova pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem em parceria com a TV Globo.

O ex-ministro Patrus Ananias (PT), porém, cresceu nas últimas pesquisas e pode embolar a disputa na reta final. Agora ele aparece com 34%.

Essa possibilidade alterou o clima nos comitês de campanha dos dois candidatos.

Em relação à semana passada, Patrus oscilou positivamente dois pontos, enquanto Lacerda manteve o índice. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Nos votos válidos, Lacerda tem 54%. Para se eleger no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um voto.

Os votos válidos excluem os brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. É dessa forma que a Justiça Eleitoral contabiliza os votos durante a apuração.

O Datafolha fez também uma simulação de segundo turno. Lacerda teria 48%, contra 39% de Patrus.

Com a aproximação de Patrus, a campanha petista aposta na militância e nos eleitores simpáticos ao partido para sair às ruas.

Sem dinheiro em caixa e com dívidas, coordenadores da campanha até já admitem contrair mais despesas agora e aguardam ajuda financeira extra do PT nacional.

Essa mudança de ânimo coincide com a presença da presidente Dilma Rousseff, que esteve ontem na cidade para um comício de Patrus. Por tudo isso, o comitê petista avalia que o debate de hoje na TV Globo ganhou uma importância ainda maior.

Pelo lado de Lacerda, a cúpula da campanha se mantém otimista. Diz que o crescimento do petista já era esperado. A avaliação deles é que 35% é um percentual comum para o PT em BH.

Por ora, dizem eles, toda a programação da campanha de Lacerda será mantida.

De meados de setembro até agora, Patrus oscilou três pontos para cima. Esse período coincide com um novo eixo do seu programa eleitoral, focado na contestação da gestão Lacerda.

(Paulo Peixoto)

Fonte: Folha de S. Paulo