quarta-feira, 23 de junho de 2021

Opinião do dia - Fernando Henrique Cardoso*

A onda regressiva é forte, mas como toda onda, vai e vem.

Quem se aventuraria hoje a prever como será o mundo pós-pandemia?

“Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é transformá-lo.” Há que reformular o famoso apelo de Karl Marx. Hoje, mais do que nunca, é imperativo interpretar o mundo para que ele possa ser transformado. Sem esse esforço intelectual não seremos capazes de enfrentar o desafio sem precedentes de revitalizar e reinventar a democracia.

*Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, ex-presidente da República. “Um intelectual na política (Memorias)“, p. 251. Companhia das Letras, 2021.

Vera Magalhães - Centrão fechado com Bolsonaro?

- O Globo

O Centrão, quem diria, vai vivendo um relacionamento monogâmico e estável com um presidente em crise de popularidade. Nas relações anteriores, ao primeiro sinal de turbulência, aquela miscelânea de partidos com figuras proeminentes da velha política já fazia as malas e ia procurar outro amor.

Por que, então, figuras total flex, que rodam com combustível do PT ao PSL, como Arthur Lira, Ricardo Barros, Ciro Nogueira e Fernando Bezerra Coelho estão “fechados com Bolsonaro”, como diz a hashtag?

A principal chave para entender tanta fidelidade se chama Orçamento Geral da União. Foi só quando desenvolveu a engenharia que dá a parlamentares aliados o acesso sem intermediário a gordas fatias desse bolo, com direito a contemplar diretamente bases aliadas e até empresas amigas, que o presidente passou a ser blindado contra qualquer intempérie aos olhos do Centrão, de CPI a pedidos de impeachment.

Em entrevista ao GLOBO, Lira nem tentou disfarçar: minimizou as mortes pela pandemia, exagerou no otimismo com a economia, tudo para dizer, no fim, que o que falta para que ele decida deixar andar algum processo de impeachment são circunstâncias políticas. Em bom português, enquanto houver emenda não tem tempo ruim.

Rosângela Bittar - Suicídio anunciado

O Estado de S. Paulo

O golpe prometido por Jair Bolsonaro ganhou o absurdo suporte da Câmara e do Senado

O golpe prometido e descrito por Jair Bolsonaro como forma violenta de manter-se no poder, ao fim do atual mandato, ganhou um absurdo suporte institucional da Câmara e do Senado

As providências em gestação estão aceleradas. Certamente convencido de que não se reelegerá, Bolsonaro já anunciou que vai recusar o resultado das eleições. Para disfarçar, armou um pretexto. Exige do Congresso a criação do voto impresso, seu instrumento para contestar o resultado. Se não lhe derem o que quer, ameaça com a convulsão social

A Câmara do deputado Arthur Lira avança para atendê-lo. Uma contribuição ao tumulto ampliada pela adesão do Senado do senador Rodrigo Pacheco

O arcabouço normativo do golpe vem cheio de disfarces e encontra abrigo na manobra diversionista da ampla reforma político-eleitoral. Em entrevista ao Estadão, o cientista político Jairo Nicolau lembrou que esta proposta só poderia ser feita por uma Constituinte, tal seu alcance e profundidade. Mas Lira a está fazendo à sua maneira provinciana. Produz um terremoto a partir da cooptação onerosa de ampla maioria dos deputados. Sem discussão, vai empurrando suas causas. 

Luiz Felipe D’Avila* - Brasil, uma democracia em perigo

O Estado de S. Paulo

A única saída é um candidato democrata capaz de vencer Lula e Bolsonaro nas urnas

A eleição presidencial do próximo ano será a mais importante desde a redemocratização do Brasil em 1985. Estará em jogo não apenas a escolha dos governantes, mas o futuro da própria democracia. A perpetuação do populismo poderá pôr em risco a existência do sistema democrático. Tanto o lulopetismo como o bolsonarismo provaram ser tóxicos para a democracia. Ambos buscam transformar os seus líderes em mitos acima da lei e das críticas. Por isso atacam a liberdade de imprensa, o Congresso, o Judiciário e acirram a polarização política. Tampouco demonstram constrangimento ético e político para aparelhar o Estado e usar o poder para perseguir adversários políticos, proteger seus familiares e distribuir benefícios para comprar apoio político. Suas atitudes contribuíram para a radicalização do discurso político entre “nós e eles”, a polarização da sociedade e a corrosão do tecido da civilidade, da tolerância e do respeito aos valores essenciais para o bom funcionamento da democracia.

A 15 meses das eleições presidenciais, Bolsonaro vem sistematicamente esgarçando o tecido das nossas instituições democráticas. Há três sinais preocupantes.

Primeiro, o discurso golpista da “fraude eleitoral”. Apesar de termos um dos melhores e mais seguros sistemas eleitorais do mundo, que vigora há 25 anos sem nenhuma denúncia comprovada de fraude, Bolsonaro questiona a legitimidade das eleições e exige a volta do voto impresso. O interesse do presidente é fomentar suspeitas sobre a lisura do processo eleitoral para invalidar o veredicto do eleitor em caso de sua derrota eleitoral. “Só Deus me tira do poder”, disse o presidente.

Bernardo Mello Franco - Terrivelmente bolsonarista

O Globo

O pastor está mais próximo de vestir a toga de juiz. Na sexta passada, Jair Bolsonaro levou André Mendonça a um templo da Assembleia de Deus. No púlpito, sugeriu que ele ocupará a próxima vaga no Supremo Tribunal Federal.

 “Nós indicaremos um evangélico para que o Senado aceite o seu nome e encaminhe para o Supremo um irmão nosso em Cristo”, disse o presidente. A plateia explodiu em “aleluias”, e o advogado-geral da União deu um novo passo rumo ao olimpo do Judiciário.

A nomeação de um ministro “terrivelmente evangélico” é música para os ouvidos da bancada da Bíblia. O presidente já mantém três pastores no primeiro escalão do governo. Agora promete transferir um deles para a cadeira do decano Marco Aurélio Mello, que se aposenta em julho.

O lobby religioso sempre quis ter um porta-voz no Supremo. Na última década, a Corte reconheceu o direito à união homoafetiva, permitiu o aborto de anencéfalos e criminalizou a homofobia. Um “irmão nosso” assumiria com o compromisso de travar outras pautas progressistas.

Elio Gaspari - Ouçam Tasso Jereissati

Folha de S. Paulo / O Globo

Manifestações políticas de militares e destemperos de Bolsonaro devem se repetir, daí só trincando os dentes

Em janeiro, quando os mortos da pandemia já passavam de 200 mil, olhando para a eleição do ano que vem, o senador Tasso Jereissati avisou: “As instituições precisam ser fortes, trincar os dentes”.

De lá para cá, Jair Bolsonaro continuou defendendo a cloroquina, combatendo o isolamento e as máscaras. Os mortos chegaram a meio milhão e, na segunda-feira, o presidente teve seu momento de destempero em Guaratinguetá (SP).

Coisa parecida só aconteceu em 1979, quando o general João Figueiredo saiu do palácio do Governo de Santa Catarina e foi para a rua, tentando sair no braço com manifestantes que o hostilizavam. (Na ocasião, autoridades presentes e mesmo integrantes de sua comitiva entenderam que ele estava com um parafuso solto.)

Todo mundo precisa trincar os dentes, porque vem por aí um ano que testará o Brasil. A cena de Guaratinguetá, antecipada em inúmeras ocasiões, haverá de se repetir, como sucedia nos Estados Unidos com Donald Trump. As instituições americanas funcionaram, e desde que ele foi para a Flórida, o mundo e o país se tornaram mais calmos e seguros.

Bolsonaro destempera-se com adversários e desentende-se com correligionários. Pouco a ver com os dois ministros da Saúde que dispensou em circunstâncias macabras. Rifou Gustavo Bebianno que se juntou a ele quando os bolsonaristas cabiam numa kombi. Dispensou o general da reserva Santos Cruz, que lhe deu apoio quando ele era visto na hierarquia como um capitão indisciplinado. O mesmo aconteceu com o vice-presidente, Hamilton Mourão, que entrou na chapa supondo que viria a ser um parceiro.

Luiz Carlos Azedo - Flagrantes do darwinismo social

Correio Braziliense

A ideia de que ‘os mais fracos morrerão’ está por trás da teoria da imunização de rebanho; de igual maneira, a tese eugenista de que ‘os índios precisam ser civilizados’”

O que há entre o depoimento do deputado Osmar Terra (MDB-RS) na CPI da Covid no Senado e o confronto entre índios e forças policiais na Câmara dos Deputados? Por trás dos dois episódios, existe um darwinismo social muito perigoso, porque afronta os valores civilizatórios e os direitos humanos. Terra disfarça, mas continua sustentando a tese da imunização de rebanho, que até agora orienta a estratégia do presidente Jair Bolsonaro em relação à pandemia do novo coronavírus; o episódio da Câmara desnuda o caráter eugenista da agenda governista “vamos passar a boiada” nas terras indígenas, encampada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra é médico e sempre foi bem conceituado entre os parlamentares da Frente da Saúde, mas, no governo Bolsonaro, assumiu posições cada vez mais criticadas por seus colegas médicos da área de saúde pública. Ontem, reiterou as posições que pautam o presidente da República: criticou o lockdown, culpou os governadores pelas mais de 500 mil mortes registradas desde o início da pandemia, disse que o contágio acontece dentro das casas das famílias e que “o vírus vivo provoca mais anticorpos do que o vírus morto”, ou seja, que as pessoas infectadas estão mais protegidas do que as vacinadas. Mais imunização de rebanho, impossível!

Ricardo Noblat - Depoimento dos irmãos Miranda baterá recorde de audiência da CPI

Blog do Noblat / Metrópoles

A história esquisita da compra superfaturada da vacina indiana contra a Covid-19 que não chegou ao Brasil até hoje

“Filhos da pátria”, berrou ao telefone, ontem à tarde, o presidente Jair Bolsonaro, ao saber que senadores da cúpula da CPI da Covid-19 pretendem convocar para depor nesta sexta-feira os irmãos Luís Miranda, deputado federal pelo DEM do Distrito Federal, e Luís Ricardo Fernandes Miranda, servidor do Ministério da Saúde.

(Não foi bem “filhos da pátria” o que berrou Bolsonaro, e ouviu acidentalmente um funcionário do Palácio do Planalto. Foi outra coisa parecida com isso. E não foi um reles funcionário do palácio que ouviu, muito menos por acidente. Foi o graduado titular de um dos gabinetes próximos ao do presidente.)

Lázaro Torres, o serial killer, está no mato repleto de cachorros à sua caça, alguns deles, por seu apurado faro, importados de outros Estados. Bolsonaro parece estar no mato sem cachorro desde que os irmãos Miranda decidiram contar à CPI o que sabem sobre a compra da vacina indiana Covaxin.

Em depoimento ao Ministério Público Federal, Luís Ricardo Fernandes disse que o governo fez pressão para a compra da vacina indiana e para favorecer a Precisa Medicamentos, empresa que intermediou a compra. Ao jornal O Estado de S. Paulo, Luís Miranda, o deputado, disse que seu irmão chegou a ser demitido.

“Situação esdrúxula. Absurdo o que estavam tentando fazer. Era grave a situação”, disse Miranda. O governo fechou o contrato de compra da vacina por um preço 1.000% maior do que o anunciado pela fabricante seis meses antes. Miranda procurou o então ministro Eduardo Pazuello para reverter a demissão do irmão.

José Nêumanne* - Só descontentes na rua podem tornar Jair Jail

O Estado de S. Paulo

Mundo prova que Bolsonaro erra e aqui já há quem se habilite a nos livrar de seu jugo

A primavera despediu-se de Budapeste sábado com a Arena Puskas lotada por 60 mil torcedores presentes ao jogo da Eurocopa entre Hungria e Itália. O verão começou domingo no Hemisfério Norte com festa de rostos nus e abraços comovidos na manhã ensolarada de Nova York. Ali, com 70% da população imunizada, a vitória do time de basquetebol Brooklyn Nets foi comemorada em seu ginásio também lotado. A Hungria foi o primeiro país da União Europeia a vacinar e imunizou metade de seu povo, mesmo sendo o primeiro-ministro Viktor Orbán de extrema direita e venerado pela famiglia Bolsonaro. A vacinação nos Estados Unidos começou sob Donald Trump, herói da contemporânea capitania hereditária tupiniquim, e o presidente Joe Biden, Zé Gotinha ianque, deu por findas as restrições sanitárias na estreia desta estação.

O Brasil acompanha todas as provas da eficácia da imunização de longe pela televisão. Essa é uma das causas do negro humor necrófilo do presidente Jair (ou Jail, cadeia em inglês, destaca cartaz exibido em Londres no fim de semana), o charlatão-mor da pílula do câncer e da cloroquina. No fim de semana, antes de o inverno chegar abaixo do Equador, o mundo soube que sua indiferença contribuiu de forma inelutável para a marca tétrica de meio milhão de mortos pela pandemia de covid-19 nestes cada vez mais tristes trópicos. “Agora é o inverno de nosso descontentamento”, previu o britânico William Shakespeare no último decênio do século 16, na abertura da tragédia Ricardo III. O verso foi usado como título de um romance do norte-americano John Steinbeck em 1961, um ano antes de ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. O protagonista é um balconista de origem nobre que negligencia valores morais numa sociedade corrupta.

Fernando Exman - Um olho na rua e o outro em Bolsonaro

Valor Econômico

Maior vacinação pode aumentar adesão a protestos

Parlamentares independentes e de oposição estão otimistas com o que consideram uma oportunidade de ouro para confrontar o governo de um presidente que sempre gostou de agir como se fosse onipresente, onipotente e onisciente.

Não que estejam dadas as circunstâncias necessárias para a interrupção do mandato do presidente Bolsonaro. Mas, acreditam, Jair Messias vive seu pior momento.

A pandemia está longe de ficar sob controle. A aposta na retomada da economia, com o aumento de gastos sociais e investimentos públicos, pode esbarrar em dificuldades para a execução dos orçamentos deste ano e de 2022. No Senado, a CPI da Covid tende a radicalizar. Os requerimentos governistas terão pouca aceitação da maioria. E na Câmara, o presidente Arthur Lira (PP-AL) precisará ter paciência: crescerão as cobranças para que analise os pedidos de impeachment acumulados sobre o seu escaninho.

Roberto DaMatta - A patologia nacional

O Globo / O Estado de S. Paulo

Se não existe sociedade perfeita — como adverte Claude Lévi-Strauss —, é necessário entender nossas doenças. E, se é bíblico jogar pedras nos outros, foi preciso um presidente com a compulsão de jogar pedras em todo mundo para que ele acabasse com a cabeça quebrada pelo meio milhão de mortos, vítimas da sua política de sabotar vacinas.

Tudo o que vai volta. A horrível experiência de Bolsonaro é a responsabilização por um boicote orquestrado e criminoso às vacinas. Se a antropologia social não é muito animadora quando confirma que toda coletividade tem problemas, ela mostra que não há sistema fundado na mentira, na malandragem, na má-fé e no negacionismo.

Do mesmo modo que as sociedades humanas (tribais ou nacionais) demandam território, elas exigem coerência moral. Não há como combinar democracia com hipocrisia e com uma rejeição absurda de uma doença por um governo federal que, eleito com o compromisso de acabar com a velha política, hoje sucumbe pela patologia de um cancro conhecido pelo nome de despotismo. Jair Bolsonaro foi feito presidente para cumprir um programa democrático que seu atávico familismo tem ostensivamente negado. A tragédia é a morte de mais de 500 mil pessoas por uma pandemia claramente sabotada.

Não há sistema sem trocas. Mas convenhamos que comprar e vender seres humanos — que, no regime escravocrata, viravam máquinas e animais e eram governados pela lógica do capital — é um irrefutável negacionismo. No Brasil, o negacionismo dos costumes legitimou um estilo de vida que combinou — como disse um FH sociólogo — capitalismo e escravidão, ambos legitimados por um catolicismo romano oficializado.

Tal dissonância foi orquestrada, mas não deixou de ser algo incômodo no passado (Joaquim Nabuco e Machado de Assis testemunham tal aberração), e seus restos e rastros são hoje algo vergonhoso, porque negar o real é mais que um erro; é algo impensável, abusivo e, no limite, psicótico.

Bruno Boghossian - Lobby e negligência

Folha de S. Paulo

Negociação da Covaxin desmonta linha de defesa de Bolsonaro

Para não comprar vacinas, Jair Bolsonaro reclamou do preço da Coronavac, levantou suspeitas sobre interesses estrangeiros na imunização, desdenhou do número de doses prometidas pela Pfizer e usou a Anvisa como pretexto para a própria omissão naquelas negociações.

O presidente adotou essas desculpas esfarrapadas para se proteger das acusações de que rejeitou a vacina e apostou na contaminação em massa dos brasileiros. A negociação a jato do contrato de R$ 1,6 bilhão para a compra da Covaxin, no entanto, desmonta sua linha de defesa.

O governo pagou mais pela vacina do laboratório indiano Bharat Biotech do que por qualquer outro imunizante. Em novembro, Bolsonaro criava obstáculos para a compra da Coronavac ao dizer que não pagaria qualquer preço por ela. A dose da vacina chinesa custou ao país R$ 58, enquanto a Covaxin saiu por R$ 80.

Hélio Schwartsman - Arrancada vacinal

Folha de S. Paulo

A ciência fez milagre ao nos proporcionar tantas vacinas em tão curto de tempo, e é nossa obrigação agora aplicá-las rapidamente e derrotar a pandemia

Apesar de falhas esporádicas, como a que acabamos de ver em algumas capitais, faz sentido a diretriz para que os gestores vacinem com a primeira dose o maior número de pessoas o mais rápido possível. No caso dos imunizantes da AstraZeneca e da Pfizer, a primeira dose já oferece algum nível de proteção.

Para seguir essa diretriz, os gestores têm de operar com estoques de vacinas reduzidos e devem ampliar o intervalo entre as doses da AstraZeneca e da Pfizer de três ou quatro semanas, conforme previam as bulas originais, para três meses. No caso da AstraZeneca, há um trabalho sugerindo que o intervalo mais dilatado entre as inoculações amplia a eficácia do fármaco.

Há, é claro, riscos. Para que a estratégia funcione, é preciso, antes de mais nada, que não ocorram rupturas no calendário de entrega dos imunizantes. Ajudaria também se o presidente Jair Bolsonaro e parentalha não falassem mal dos chineses, o que costuma provocar atrasos no despacho dos IFAs.

Mariliz Pereira Jorge - As mulheres de Bolsonaro

Folha de S. Paulo

Mulheres como Carla Zambelli estão no poder para garantir que tudo continue como está

As mulheres eleitas na esteira do bolsonarismo são a prova de que não adianta eleger qualquer uma para que a balança da igualdade tenha mais equilíbrio. São parlamentares que jogam contra as causas femininas ou pior. Ora servem de capacho, ora de pano de chão para a nojeira deste governo. O episódio mais recente é protagonizado pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP), em Guaratinguetá.

Enquanto um desequilibrado Jair Bolsonaro arranca a máscara e manda a repórter Laurene Santos calar a boca, o tico e o teco, que habitam o espaço quase oco do cérebro da parlamentar, maquinam o que fazer para mostrar subserviência ao presidente e acenar à militância. Zambelli imita o mestre e tira a máscara. É o único tipo de revolução que as “mulheres do presidente” são capazes de promover.

Zambelli et caterva são cota do bolsonarismo (olha, tem até mulher!), servem a um projeto de poder, não à sociedade e muito menos às mulheres. Não à toa, sua atividade no Congresso se resume a pedidos de audiência pública para debater voto impresso, moção de aplauso ao assessor da presidência acusado de gesto racista, celebração do “dia da família” e, excrescência das excrescências, exigência de comprovação de estupro para que o aborto seja autorizado.

Nilson Teixeira*- Cenário prospectivo favorece Bolsonaro

Valor Econômico

A economia estará em melhores condições, com a taxa de desemprego recuando para próximo de 11% no período eleitoral

As eleições de 2022 estão distantes, mas a corrida eleitoral já começou. Os candidatos mais fortes hoje são o presidente Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT). A construção de uma 3ª via competitiva dificilmente evoluirá, pois não há uma figura óbvia capaz de aglutinar parte da sociedade em torno de uma agenda de centro e evitar a polarização entre Lula e Bolsonaro no 2º turno.

Duas candidaturas, porém, tirarão muitos votos dos candidatos mais fortes, sem mencionar o provável aumento dos votos brancos e nulos. O nome consolidado, por ora, é o do ex-governador Ciro Gomes (PDT). Por representar um perfil de centro-esquerda, sua candidatura tende a tomar votos primordialmente de Lula. Por outro lado, o nome a ser escolhido pelo PSDB, com viés de centro-direita, tirará votos principalmente de Bolsonaro.

As pesquisas de intenção de voto indicam Lula à frente de Bolsonaro nas simulações de 2º turno. Não obstante, esses resultados somente retratam o quadro atual, podendo mudar nos próximos trimestres em favor do ocupante da Presidência.

O principal fator contra Bolsonaro está associado à morte de mais de 500 mil pessoas, vitimadas, em parte, pela inação do seu governo e pela desastrosa atuação do presidente. O maior obstáculo para sua candidatura seria a CPI da covid-19 prosperar e, juntamente com o adensamento das atuais manifestações populares, impedir a consolidação e conquista de votos. A improvável, neste momento, abertura de um processo de impeachment dificultaria ainda mais a reeleição. Sem essa dinâmica e apesar da calamidade gerada pelos indesculpáveis erros do governo, esses temas podem estar menos presentes no noticiário na época das eleições, dado o esperado colapso do número de casos e mortes diárias com a imunização de grupo.

Vinicius Torres Freire – Sua casa, os juros do BC e Bolsonaro

Folha de S. Paulo

Perspectiva de mais altas da Selic pinga mais uma gota de azedo no ano eleitoral de 22

Desde agosto do ano passado, a média das taxas de juros de mercado para financiamento de imóveis anda em torno de 7,7%, perto das mínimas históricas. A informação mais recente dessa estatística compilada pelo Banco Central é de abril. O custo do dinheiro para comprar casa vai ficar nessa paz? Hum. O custo de financiar um carro já começou a subir, na média.

O BC tem elevado a sua taxa básica de juros (Selic) de modo acelerado e o andar da carruagem pode ser ainda mais rápido. Em março, a Selic era de 2% ao ano. Na semana passada, foi a 4,25%. A expectativa era de que fosse a 6,5% no fim deste 2021. Na exposição de motivos para alta da Selic da semana passada (“Ata do Copom”), publicada nesta terça-feira (6), há indícios de que vá além, talvez 7%, isso se a inflação e riscos altistas não forem atenuados.

Uma alta de 5 pontos percentuais na Selic em 10 meses deve contaminar as taxas do financiamento imobiliário. Algum repasse haverá. Apesar de a competição dos bancos por clientes desse setor ter aumentado, o custo da “matéria prima” bancária, o “custo de captação”, do dinheiro, terá dado um salto considerável. Mas a questão aqui não é futurologia sobre o mercado imobiliário, mas um exemplo menos abstrato de que o aperto monetário do Banco Central deve chegar ao varejo do crédito e, portanto, deve abalar perspectivas de crescimento em 2022, tudo mais constante.

Zeina Latif - Falta mão de obra qualificada

O Globo

Número de ocupados mais instruídos cresce, enquanto o dos menos escolarizados cai. Aceleração no uso de tecnologias modernas na pandemia, reforça esse quadro

A pandemia gerou um quadro heterogêneo no mercado de trabalho. A disparidade não se restringe a trabalhadores do setor privado versus o funcionalismo - este preservado na crise. Há também diferenças dentro do setor privado, de acordo com a carreira e o grau de preparo da mão de obra.

Pelo grau de escolaridade, nota-se que o número de ocupados com maior instrução (ensino superior completo e incompleto) cresceu 1,8% ante recuo de 12,4% entre os menos instruídos (ensino fundamental incompleto em diante); e houve sensível aumento do rendimento efetivo, de 10% ante 3,6% na média dos menos escolarizados – segundo a PNAD-IBGE.

A reativação mais sincronizada da economia, por conta do avanço da vacinação, tende a reduzir as disparidades, mas não a eliminá-las.

O motivo é a aceleração no uso de tecnologias modernas na pandemia, combinada a uma mão de obra despreparada para a nova realidade digital, além dos jovens fora da escola.

Por um lado, ocupações associadas a novas tecnologias estão valorizadas, em meio à falta de técnicos especializados.

O que a mídia pensa: Opiniões / Editoriais

EDITORIAIS

O contrato nebuloso da Covaxin

O Globo

São conhecidas as declarações do presidente Jair Bolsonaro questionando a eficácia das vacinas. Também não é segredo a falta de disposição de seu governo para comprá-las, que levou o país a uma escassez crônica de doses num momento de escalada da pandemia. Por isso mesmo, chama a atenção o empenho súbito de Bolsonaro para trazer a indiana Covaxin, produzida pelo Laboratório Bharat Biotech e intermediada pela Precisa Medicamentos. É a mais cara entre todas as vacinas contratadas (custa R$ 80,70 a dose, o quádruplo da Oxford/AstraZeneca, que sai por R$ 19,87).

Impressiona a diferença de tratamento em relação aos imunizantes. Como mostrou o Jornal Nacional, o governo brasileiro levou 330 dias para fechar o contrato com a Pfizer e apenas 97 para contratar 20 milhões de doses da Covaxin, por R$ 1,6 bilhão. Ao contrário dos outros casos, o negócio não foi feito diretamente com o laboratório, mas com um intermediário, a Precisa. Bolsonaro se empenhou pessoalmente para fechar o negócio, enviando carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

São intrigantes as questões que persistem sobre o preço. Reportagem do Estado de S.Paulo mostrou que o governo comprou a Covaxin por valor 1.000% acima do estimado pelo laboratório em agosto de 2020 (os R$ 80,70 corresponderam a US$ 15, ante US$ 1,34 pedido na ocasião). Não é apenas o custo que levanta suspeitas. Um funcionário do Departamento de Logística do Ministério da Saúde relatou ao Ministério Público Federal pressões atípicas no processo da Covaxin.

É evidente que a compra de vacinas, fundamental para controlar a pandemia, não está imune a pressões. A farmacêutica União Química, que tem acordo com o Instituto Gamaleya para produzir no Brasil a russa Sputnik V, conta com forte lobby no Congresso. A despeito disso, a compra da vacina pelo Ministério da Saúde (10 milhões de doses) está travada porque os desenvolvedores ainda não conseguiram fornecer a documentação exigida pela Anvisa. Recentemente, a agência autorizou a compra emergencial pelos estados, mas para apenas 1% da população.

Poesia | Ascenso Ferreira -Noturno

Sozinho

nas ruas desertas

do velho Recife

que atrás do arruado

moderno ficou...

criança de novo

eu sinto que sou:

— Que diabo tu vieste fazer aqui, Ascenso?

O rio soturno,

tremendo de frio,

com os dentes batendo

nas pedras do cais,

tomado de susto

sem poder falar..

o rio tem coisas

para me dontar:

— Corrre senão o Pai-do-Poço te pega, condenado!

Das casas fechadas

e mal-assombradas

com as caras tisnadas

que o incêndio queimou

pelas janelas esburacadas

eu sinto, tremendo,

que um olho de fogo

medonho me olho:

– Olha que o Papa-Figo te agarra, desgraçado!

Dos brutos guindastes

de vultos enormes

ainda maiores

nessa escuridão...

os braços de ferro,

pesados e longos,

parece quererem

suster-me no chão!

Ai! Eu tenho medo dos guindastes,

Por causa daquele bicão!

Sozinho, de noite,

nas ruas desertas

do velho Recife

que atrás do arruado

moderno ficou...

criança de novo

eu sinto que sou:

— Larga de ser vagabundo, Ascenso!

Música | Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo