sexta-feira, 6 de julho de 2018

Opinião do dia: Fernando Henrique Cardoso

Primeiro eu acho que o eleitorado quer ouvir diretamente do candidato o que ele pensa de coisas concretas. Segundo, tem que ser sincero. Se não for sincero, não adianta. Essa máquina aí [referindo-se à câmera] fixa o olhar da gente, sabe se a gente está mentindo ou se não está mentido. E tem também que conduzir. O líder não é só quem é simpático. O líder é quem conduz. E para conduzir é (preciso) indicar o caminho.

Primeiro: ele (Alckmin) é uma pessoa que tem experiência, bem preparada. Segundo: ele sabe que estamos vivendo uma crise financeira. Ele é o homem do cofre. Terceiro – e eu dou muita importância a isso: ele é simples, não é uma pessoa acostumada à mordomia. Quarto: ele não é intolerante, ele ouve as pessoas.
-------------------------------
Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, ex-presidente da República, em um encontro com industriais, terça-feira (3), em Brasília.

Eliane Cantanhêde: Haddad em campo

- O Estado de S.Paulo

Tudo caminha para Lula se materializar no ex-prefeito de São Paulo e chacoalhar a eleição

A grande novidade da eleição presidencial, tão pulverizada e incerta, está para surgir: a entrada em cena do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que une o útil, a força do ex-presidente Lula, ao agradável, a sua própria imagem, que extrapola o PT.

Condenado, preso, longe de holofotes e microfones, Lula mantém seus inacreditáveis 30% das pesquisas, numa eleição com tantos nomes e nenhuma certeza. Logo, Lula é quem tem o maior capital e o maior potencial de transferência de votos.

Livre, passando ao largo de denúncias de corrupção, Haddad é aquele bom moço sem a pecha, as marcas e as cicatrizes do PT e amplia o leque de eleitores do partido. Petista só vota em petista, mas tem muita gente que não morre de amores pelo PT, mas poderia votar de bom grado no professor Haddad.

Lula e Haddad, portanto, se complementam. Um tem voto, mas alta rejeição. O outro não tem voto, mas não tem rejeição. Um garante a largada, o outro tem de fazer o resto, ganhar fôlego, abrir horizontes. Ou atrair as elites, assim como José Alencar, em 2002, atraiu o capital.

De bobo, Lula não tem nada, muito pelo contrário. E ele acha plenamente possível que em algum momento seja solto, mas dificilmente trabalha com a hipótese de ser candidato até o fim. Sabe que sua candidatura tem mil e uma utilidades, mas é uma ficção.

Aliás, será mesmo que Lula gostaria de voltar à Presidência? Ele saiu do Planalto com 80% de popularidade, governou com a herança bendita de Fernando Henrique e numa época de prosperidade na América do Sul raramente vista. Voltar para quê? Para enfrentar a crise, a dívida, os 13 milhões de desempregados e os Estados falidos?

É muito mais cômodo – e prudente – que Lula use a “candidatura” para manter força política, exposição na mídia e carregar um candidato nas costas. Alguém que não precise ter o que ele já tem, mas agregue o que ele não tem. Quem poderia ser, além de Fernando Haddad?

Lê-se que Haddad acaba de se lembrar que é bacharel em Direito, foi buscar a carteira da OAB e vai integrar a equipe de defesa de Lula – já tão congestionada, causando atropelos e batidas. Para disputar com Cristiano Zanin, que está desde o começo? E com Sepúlveda Pertence, que é um ás?

Cristian Klein: Da corrente pra frente ao anarriê político

- Valor Econômico

Olham a cobra e a chuva. E não é mentira

Em meio à Copa do Mundo e a menos de 20 dias para o início das convenções partidárias, o cenário das alianças na corrida presidencial e nas disputas estaduais nunca esteve tão pouco definido. A impressão é que os parceiros se darão os braços em cima da hora, como casais numa improvisada festa junina - ou julina, com prorrogação até 5 de agosto. Depois de tanto tempo, não há improviso, claro, mas receio e cálculo.

Os políticos olham a cobra e a chuva. E não é mentira. Tem o Bolsonaro que se cria e serpenteia. Tem o PT que ainda pode colher votos no solo fértil do Nordeste - com ou, mais provável, sem a candidatura Lula. Tem duas noivas: Alckmin, desenxabida, mal nas pesquisas, que pretende se casar com os partidos sem muita opção do Centrão. E o PSB, legenda cortejada por petistas e por um Ciro que tenta se despir da fantasia de coronel do arraial.

Sempre animado na quadrilha, o MDB de Temer está cabisbaixo e deixa Meirelles pular na fogueira de uma candidatura de 1%. Com maquiagem de bolinhas e cabelo 'Marina Chiquinha', a líder do Rede espera pacientemente que o anzol fisgue o prêmio máximo na terceira vez que participa da pescaria.

A plateia assiste a tudo com desinteresse e cansaço. No alheamento da população, todos tentam crescer nas pesquisas com a dificuldade de quem sobe no pau de sebo. O eleitor está escorregadio. Há muitas bandeirinhas penduradas. Mas nenhuma grande bandeira ou santo a celebrar. O país esfarrapado ainda precisa se remendar. Balões soltos já murcharam, caíram ou voaram sem provocar incêndio: Luciano Huck, Joaquim Barbosa, João Doria.

Com Bolsonaro é diferente. Ainda no ar, o ex-militar promete queimar florestas e a institucionalidade. Na mais nova proposta, lança a ideia de diluir um suposto Supremo de esquerda com a indicação de uma tropa de mais dez ministros, para se chegar a uma Corte de 21 magistrados. "É uma maneira de botar dez isentos lá dentro", disse. Isentos para quem?

Bolsonaro não grita 'Anauê!', a saudação do movimento integralista de inspiração fascista, autoritária. Mas chega à festa da democracia aos brados de um 'Anarriê!', corruptela do francês "en arrière": "Para trás!".

Hélio Schwartsman: Tolerar até os boçais

- Folha de S. Paulo

Grupos são um perigo, mas também são a nossa salvação

Não sou de prolongar polêmicas, mas volto ao caso dos torcedores brasileiros na Rússia, que foi objeto de réplica do meu amigo Contardo Calligaris em sua coluna de quinta (5). Faço-o principalmente porque, desta vez, temos mais concordâncias do que discordâncias, ainda que reste uma divergência importante.

Nosso ponto de consonância é que grupos são um perigo. Quase tudo o que deu errado na história da humanidade teve patologias do pensamento de grupo como uma de suas causas. Entram nessa categoria tanto os desastres ideológicos (nazismo, stalinismo) quanto as guerras de religião e perseguições do dia a dia, que vitimam pessoas com comportamentos que não se conformam à norma, como homossexuais, adúlteros, hereges, loucos etc.

E não é só o contato com a turba ignara que leva a essas atitudes. A psicologia social está repleta de experimentos perturbadores, como o de Stanley Milgram, que mostra que pessoas normais não precisam mais do que estímulos leves de uma suposta autoridade para fazer coisas horríveis com seus semelhantes.

Ocorre que grupos também são a nossa salvação. Há um crescente corpo de evidências a sugerir que a própria razão só funciona como uma empreitada coletiva. A ciência, os avanços institucionais e o progresso moral que experimentamos do século 18 para cá só ocorreram porque ideias que pareciam absolutamente respeitáveis, quando não sagradas, foram contestadas e substituídas.

Se a sociedade não pode ignorar os perigos colocados pelo pensamento de grupo, bem representados pela atitude dos torcedores, tampouco pode dar-se ao luxo de punir em demasia ideias e ações que se desviem da moralidade dominante. O risco aí é o de sufocar a necessária contestação dos padrões.
Em outras palavras, tolerância é fundamental. E, como o futuro é contingente, a tolerância não pode ter lado predeterminado. Precisa valer tanto para os boçais como para os gênios revolucionários.

José de Souza Martins: O teatro da pobreza

- Eu & Fim de Semana | Valor Econômico

Assim como não bastava à mulher de César ser honesta, pois era decisivo, para sua reputação, que parecesse honesta, assim também não basta ao pobre ser pobre para convencer terceiros de que carece das esmolas que pede, quando o faz: é preciso parecer pobre. Nossos pobres têm desenvolvido técnicas de apresentação pessoal para convencer os outros de que são efetivamente pobres. Não só os que pedem esmolas, mas também os que pedem favorecimentos.

Nem sempre foi assim. Antes do fim da escravidão e do advento da sociedade de classes, que é a atual, a sociedade brasileira foi uma sociedade de estamentos. Nela, os pobres não precisavam parecer pobres porque visivelmente pobres desde o berço. Uma pobreza radicalmente diferente da que conhecemos hoje. A diferença não era a do mais nem a do menos, como nos dias atuais. Era a da origem.

Os indícios de condição social de pessoa ínfima eram vários: andar descalço era um deles, pois as pessoas de linhagem não caminhavam sobre os próprios pés. Eram carregadas. No mínimo, tinham que usar sapatos para não tocar o chão. Até os gestos e o modo de falar podiam ser indícios de inferioridade social. Era o caso do sotaque da língua nheengatu, no português carregado de vogais e de palavras da língua tupi no vocabulário cotidiano. Herança da escravidão indígena.

Com o advento das classes sociais, o nascimento já não importa. Importa o que cada um consegue ter. Sociedade em que mesmo os que nada ou pouco têm fingem ter o que não têm. Outros, na falta de conquistas pessoais e de haveres, os carentes de tudo têm que fingir ser o que de fato são, pobres, para que tenham sua pobreza reconhecida e sua carência atendida.

Fernando Abrucio: Liberalismo e democracia: união em crise

- Eu & Fim de Semana | Valor Econômico

A combinação entre liberalismo e democracia foi a principal chave do sucesso político e social dos países que mais se desenvolveram entre os séculos XIX e XX. Não foi um casamento fácil. Houve muitos conflitos e contradições entre eles e o caminho de aproximação desse par sempre foi visto com desconfiança por pensadores e atores políticos. Mas, como notou o filósofo Norberto Bobbio, todos os regimes democráticos só sobrevivem se incorporam ideias liberais, bem como somente é possível a existência de um modelo liberal em sociedades de massa caso haja a incorporação de todos os cidadãos no processo político. Por um tempo, a combinação deu certo, mas essa união hoje está em crise.

Para entender o significado e as consequências desse problema, é fundamental começar definindo os conceitos. Fala-se aqui de liberalismo especialmente no seu sentido político, que pode ser resumido como um ideário defensor das liberdades individuais e da limitação do poder político. Suas origens estão nas Revoluções Inglesas do século 18 e no pensamento dos pais fundadores dos Estados Unidos. O modelo liberal estava ancorado na necessidade de se garantir direitos fundamentais de liberdade, algo que apenas poderia ser obtido com a defesa do pluralismo e a separação clara das esferas do Estado e da sociedade.

O liberalismo político também se alicerça numa proposta institucional, baseada na separação e controle mútuo entre os Poderes. Evitar que haja a concentração de poder em qualquer tipo de autoridade, seja eleita ou não, foi uma preocupação central dos liberais, particularmente de James Madison, inspirador da estrutura institucional americana. Todas as vezes em que se concentrou demais a força política em uma instituição ou, pior, num líder político, caminhou-se rumo ao autoritarismo. Esse é o fim da liberdade.

A democracia moderna tem como base a expansão da igualdade política a todos os cidadãos. Isso significou, historicamente, o direito de criar organizações políticas e, sobretudo, de votar e ser votado. Hoje essa prerrogativa parece banal, a ponto de haver uma disseminação da crença de que a participação política tem pouco efeito sobre as grandes decisões da coletividade. Por isso, é preciso lembrar, constantemente, a batalha que foi garantir o voto aos que não tinham renda, às mulheres, a minorias políticas como os negros americanos e, para lembrar do caso brasileiro, para os analfabetos - cujo número só começou a decrescer como porcentagem da população quando puderam votar para pleitear mais educação a todos.

Ricardo Noblat: O blefe de Lula

- Blog do Noblat | Veja

Recado para o PSB

Reconhecido como bom jogador de pôquer, e por isso mesmo acostumado a blefar, Lula mandou, ontem, um recado de dentro do cárcere de Curitiba a quem interessar possa: se fosse militante do PT de Pernambuco, já estaria em campanha pela candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo do Estado.

O recado interessa diretamente ao PSB do governador Paulo Câmara (PSB), candidato à reeleição. O PT negocia com ele a retirada da candidatura de Marília em troca do apoio do PSB à fantasiosa pretensão de Lula de disputar a sucessão do presidente Michel Temer.

O recado foi entendido pelos que cercam Câmara como um apelo desesperado de Lula por um acordo que contemple, pelo menos, o apoio do PSB em Pernambuco à renovação do mandato do senador Humberto Costa (PT). E – quem sabe? – o apoio também à eleição de Marília para deputada federal.

O PT pernambucano vai de mal a pior. Está isolado. O PC do B, seu antigo aliado, bandeou-se para o lado de Câmara e levou junto o ex-prefeito do Recife João Paulo, o único dentro do PT que de fato tinha votos. O trunfo que o PT ainda dispõe é Marília, neta de Miguel Arraes e prima de Eduardo Campos.

Uma candidatura dela deverá levar a eleição de governador para o segundo turno, e esse risco Câmara não gostaria de correr. Mas parece convencido de que terá de correr. Com ou sem acordo do PSB de Pernambuco com o PT, o partido no resto dos Estados apoiará Ciro Gomes (PDT) para presidente.

Palanques regionais aproximam DEM mais de Ciro do que Alckmin

Por Raphael Di Cunto, Rodrigo Carro e Vandson Lima | Valor Econômico

BRASÍLIA E RIO - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem que, embora seu partido tenha maior afinidade ideológica com o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, seria mais fácil compor palanques regionais com Ciro Gomes (PDT). "Nos palanques regionais temos mais afinidade com o Ciro Gomes. Na área econômica, o Ciro faz, do meu ponto de vista, um pouquinho do que o ex-prefeito Cesar Maia fazia no Rio, só que de maneira invertida: vocalizava para a direita e governava para a esquerda", afirmou.

Nos quatro principais Estados onde o DEM tem esperanças de eleger o governador, os candidatos negociam alianças com o PDT de Ciro e veem Alckmin subir no palanque de adversários. Em Goiás, o senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera as pesquisas e ofereceu a vice aos pedetistas. Já o tucano apoiará a reeleição do governador José Eliton (PSDB).

No Rio de Janeiro, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) cogita dar a vice ao PDT enquanto o PSDB caminha para apoiar o deputado federal Índio da Costa (PSD). Em Minas, Alckmin faz campanha pelo senador Antonio Anastasia (PSDB) contra o deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM) - que, numa composição com Ciro, poderia ainda retirar Marcio Lacerda (PSB) da disputa e receber o apoio de PDT, Pros e PSB. No Mato Grosso, o ex-prefeito Mauro Mendes (DEM) concorrerá, com apoio do PDT, contra o governador Pedro Taques (PSDB).

No Rio Grande do Norte, terra do senador José Agripino, ex-presidente do DEM, a situação é inversa e é a sigla que apoia o PDT ao governo, e no Ceará estão todos juntos na reeleição do governador do PT, aliado dos Ferreira Gomes. A exceção é o Amapá, onde o senador David Alcolumbre (DEM) será adversário do governador Waldez Góes (PDT).

Há, claro, alianças entre DEM e PSDB: estão juntos, por exemplo, em São Paulo e na Bahia. Entre os baianos, contudo, cresce a avaliação de que, por ser do Nordeste, Ciro terá maior capacidade de atrair votos que o tucano.

"O projeto natural é que a gente caminhe com o PSDB", afirmou Maia, após participar de evento no Rio de Janeiro, para depois fazer uma ressalva. "Se a minha decisão for mesmo não disputar a eleição [presidencial], a prioridade passa a ser as eleições de governador", pontuou.

Centrão indica a Alckmin estar mais próximo de apoiar Ciro

Representantes do Centrão externaram preocupações em relação aos baixos índices de intenção de voto no tucano

Vera Rosa | O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - Sob o argumento de que o desgaste do PSDB após a Lava Jato atrapalha as alianças, dirigentes do bloco formado por DEM, PP, PRB, Solidariedade e PSC indicaram na noite desta quarta-feira, 4, ao pré-candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, que estão mais inclinados a apoiar Ciro Gomes (PDT) na campanha eleitoral.

Embora muitos nomes do chamado Centrão também sejam investigados pela Lava Jato, a explicação dada a Alckmin para a falta de entusiasmo do grupo com sua campanha foi a de que o PSDB amarga índices de rejeição maiores do que os do PT. Além disso, nas três horas de conversa, presidentes dos partidos que compõem o bloco mostraram preocupação com o imobilismo do ex-governador de São Paulo, que preside o PSDB, nas pesquisas de intenção de voto. Até agora, Alckmin apresenta índices que variam de 4% a 6% das preferências.

Em jantar na sede do PRB, deputados e senadores do Centrão -- já rebatizado de "blocão" -- fizeram uma espécie de sabatina com Alckmin. Perguntaram a ele, por exemplo, sobre a possibilidade de substituição de seu nome na chapa pelo do ex-prefeito João Doria, hoje pré-candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes. Lembraram que há articulações para isso nos bastidores, dentro do seu próprio partido, com a simpatia do Palácio do Planalto e da cúpula do MDB.

Alckmin assegurou não haver hipótese de troca do candidato, mas não escondeu a contrariedade com esse movimento. Disse já ter apoio de quatro partidos (PTB, PSD, PPS e PV) e demonstrou confiança em seu crescimento quando se iniciar o horário eleitoral gratuito. “A campanha começa em 31 de agosto, com a propaganda na TV e no rádio. Tem gente que ainda acha que sou governador de São Paulo”, afirmou ele.

Centrão pressiona Alckmin em jantar e adia decisão

Líderes questionam tucano sobre fraco desempenho nas pesquisas e possibilidade de Doria assumir a vaga

Cristiane Jungblut e Bruno Góes | O Globo

-BRASÍLIA- Foram três horas de “sabatina” regada a vinho português e comida italiana. Enquanto os pratos eram preparados na cozinha da mansão do PRB, no Lago Sul, em Brasília, os partidos do centrão (DEM, PRB, PP e Solidariedade) apresentaram ao pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, um cardápio bem mais indigesto de interesses eleitorais. Barganhando há semanas o apoio nas eleições de outubro, os partidos do bloco reunido em torno do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), questionaram Alckmin, na noite de anteontem, sobre seu fraco desempenho nas pesquisas eleitorais, as dificuldades enfrentadas no eleitorado de São Paulo e as divisões que enfrenta dentro do próprio PSDB. Os planos do tucano para partilhar o poder com o grupo também foram cobrados.

Apesar do esforço de Alckmin, o jantar terminou sem uma decisão. O grupo prometeu dar uma resposta até o dia 20. Na próxima quarta-feira, os partidos, que também negociam um possível apoio ao pedetista Ciro Gomes, farão um novo encontro para “afunilar” o debate sobre quem apoiar.

Alckmin respondeu a todos os questionamentos e apresentou dados objetivos sobre seu potencial de crescimento depois do início da campanha de TV. Ele também reafirmou seu comando sobre o PSDB e falou de suas relações com o tucano João Doria, que será candidato ao governo de São Paulo, mas tem sido especulado como substituto de Alckmin na disputa pelo Planalto. Segundo um dos presentes, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), foi direto ao assunto:

— O Ciro quis saber se o Doria ainda queria puxar o tapete do Geraldo (Alckmin) e como estava a relação deles hoje — contou, sob a condição do anonimato. 

VICE PODE SER DO PP 
Contra esses rumores, Alckmin garantiu que é o candidato do PSDB e que já se acertou com Doria. Ontem, o ex-prefeito de São Paulo divulgou uma nota reafirmando que vai concorrer ao governo estadual.

Para atrair o interesse dos líderes, o tucano ofereceu o posto de vice na sua chapa aos partidos do grupo. A vaga poderá até ser oferecida ao PP, se isso garantir que o partido apoie o tucano e desista de uma aliança com Ciro Gomes. Para conquistar o apoio do DEM, Alckmin ofereceu apoio à reeleição de Rodrigo Maia à presidência da Câmara. Pré-candidato ao Planalto, Maia deve retirar a candidatura e disputar a reeleição para deputado federal.

Alckmin e Anastasia visitam interior de MG sem presença de Aécio

Em Governador Valadares, representantes tucanos atribuíram ausência à indecisão do senador de concorrer à reeleição

André Manteufel | O Estado de S.Paulo

GOVERNADOR VALADARES (MG)– Os pré-candidatos do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, e ao Governo de Minas Gerais, Antonio Anastasia, aproveitaram a solenidade de abertura da Exposição Agropecuária de Governador Valadares nesta quinta-feira, 5, para cumprir com uma agenda que tem sido protocolar nas últimas eleições nacionais: visitar a região leste do Estado. No entanto, diferentemente das disputas anteriores, o encontro foi marcado pela ausência do senador tucano Aécio Neves.

Os políticos não confirmaram, mas o isolamento é uma estratégia adotada pela legenda para evitar prejuízos à imagem do PSDB nas disputas eleitorais. O senador tornou-se réu no Supremo Tribunal Federal (STF) no mês de abril, acusado de corrupção passiva por receber R$ 2 milhões, do empresário Joesley Batista, do Grupo J&F, e por obstrução da Justiça nas investigações da Operação Lava Jato.

Após a abertura da exposição, Alckmin negou ao Estado que a ausência do correligionário no evento tenha ligação com as denúncias, e restringiu-se a dizer que entrar em campanha será uma decisão a ser tomada pelo próprio senador. “Não estava programado de o Aécio vir. Não tem nenhum estranhamento em relação a isso. O Aécio fez um bom trabalho pelo Estado de Minas Gerais, e neste momento ele é que vai decidir os próximos passos”, afirmou o tucano, antes de deixar o Parque de Exposições.

O presidente do PSDB de Minas, Domingos Sávio, também responsabilizou a indecisão do político para justificar sua ausência na pré-campanha no interior de Minas. “Eu sempre tenho dito que nós temos respeito e gratidão pelo que o Aécio fez por Minas, pelo trabalho dele representando Minas como senador da República, mas ele ainda não decidiu se é ou não candidato a algum cargo”, afirmou. “Como ele não tomou essa decisão, é natural que ele não esteja presente num evento de pré-campanha onde está se colocando o nome daqueles que já são pré-candidatos a algum cargo. E nesse momento, o foco do PSDB, o objetivo central do PSDB, é eleger Anastasia governador de Minas.”

Alvaro Dias afirma que candidatura é ‘irreversível’

Pré-candidato diz que união entre partidos de centro é difícil

Dimitrius Dantas | O Globo

-SÃO PAULO- Três dias após se reunir com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) afastou, ontem, a possibilidade de abrir mão da pré-candidatura à Presidência em nome da união dos partidos de centro.

— Nossa candidatura está posta de forma irreversível. Não há nenhuma cogitação de recuo — disse Dias, em palestra na Federação das Associações Comerciais de São Paulo.

O tema do encontro com FH foi a possível união das pré-candidaturas de Dias, Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede). De acordo com o senador, a conversa consistiu em uma análise de conjuntura, e o ex-presidente não pediu a ele que desistisse de concorrer ao Palácio do Planalto.

— Dificilmente haverá uma convergência dos chamados candidatos do centro democrático e reformista — afirmou o pré-candidato do Podemos.

A saída de Alvaro Dias é vista no PSDB como essencial para os planos de Alckmin. Ex-governador do Paraná, Dias varia entre 3% e 4% nas pesquisas de intenção de voto, índice que vem sobretudo da Região Sul. Na análise dos tucanos, são eleitores que tradicionalmente seriam do PSDB.

O senador destacou que não tem interesse em deixar de apresentar seu nome e refutou que a presidente do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), esteja negociando um apoio do partido a outro pré-candidato.

— Os que viverem verão que nós estaremos nas urnas no dia 7 de outubro (data do primeiro turno). É bom não perderem mais tempo e não gastarem mais tinta nem papel, porque será em vão — reforçou.

Alvaro Dias afirma que sua candidatura é ‘irreversível’

Daniel Weterman | O Estado de S. Paulo.

Pré-candidato do Podemos à Presidência da República, o senador Alvaro Dias afirmou ontem que sua candidatura à Presidência é “irreversível”. A declaração foi feita durante palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em São Paulo, para uma plateia formada por empresários. Depois, em entrevista a jornalistas, o senador afirmou para “não perderem mais tempo” cogitando sua desistência na corrida pelo Palácio do Planalto.

Dias negou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tenha feito algum convite para ele compor com Geraldo Alckmin (PSDB) na campanha – a convite de FHC, o senador se encontrou com o ex-presidente na segunda-feira passada em São Paulo.

Chamando o ex-presidente de “príncipe”, o senador afirmou que o tucano não seria “deselegante” ao fazer uma proposta objetiva e afirmou que os dois discutiram as alternativas para o País nestas eleições. Perguntado se aceitaria ser vice de Alckmin na eleição, Dias respondeu que “não há nenhuma hipótese de arredarmos pé do propósito de disputar a Presidência”.

“Não há força humana capaz de nos demover desse objetivo (ser candidato). Os que viverem verão que nós estaremos na urna no dia 7 de outubro. É bom não perderem mais tempo e vocês não gastarem mais tinta e papel ou não gastarem os dedinhos aí nas teclas do computador porque será em vão”, disse Dias, que atinge até 4% nas pesquisas de intenções de voto.

Dias afirmou que busca partidos do chamado “centro” que aceitem seu programa e façam uma aliança. A convenção do Podemos, citou, deve acontecer no dia 4 de agosto, reta final do prazo estabelecido por lei, o que deixa aberto espaço para negociações partidárias até o último momento.

O senador deu, no entanto, uma condição para a convergência do chamado “centro” na disputa presidencial: o rompimento com o “balcão de negócios” em Brasília, ou seja, a troca de apoio partidário por interesses de bancadas, e o compromisso com o que defende como “a refundação da República”.

‘Momento do País exige coesão nacional’, diz comandante do Exército

General Villas Bôas compara a situação do Brasil hoje à divisão da sociedade na ‘Guerra Fria’

Adriana Ferraz | O Estado de S. Paulo.

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou ontem que a “sociedade brasileira criou ambiente para fatos lamentáveis”, como as mortes do soldado Mário Kozel Filho e do jornalista Vladimir Herzog durante o regime militar. A declaração foi dada em São Paulo após o general presidir uma cerimônia em homenagem ao militar, morto há 50 anos durante a explosão de um carro-bomba em atentado pela Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).

O ato se deu um dia depois de a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenar o Brasil pelo assassinato de Herzog, em 1975. Para Villas Bôas, o momento do País exige “recuperação da coesão nacional”.

O general afirmou que o contexto em que ambas as mortes ocorreram deve receber uma análise comparativa com o momento que vivemos hoje. De acordo com o general, o Brasil permitiu no passado que a “linha de confrontação da Guerra Fria dividisse a nossa sociedade”, provocando casos como o de Kozel e Herzog. “E, hoje, o momento é de linhas de fratura, o que exige a recuperação de uma coesão nacional, o restabelecimento de uma ideologia de desenvolvimento e um sentido de projeto, para que as gerações futuras não venham a passar o que ocorreu há 50 anos.”

No discurso que fez durante a cerimônia de homenagem a Kozel, o comandante do Exército disse que o cenário atual recomenda aos brasileiros e às instituições a “prudência nos ânimos” e união dos esforços para construir o futuro. Ele criticou o que chamou de “ideologias contemporâneas” e afirmou que a “fratura da sociedade, ocorrida no período militar, é uma “experiência para ser lembrada”.

Para Villas Bôas, o Brasil está na iminência de algo muito grave: a perda de sua identidade. “A consequência disso seria um País à deriva. E isso não pode acontecer. Um País com o potencial do Brasil, que tem um papel muito importante a cumprir no mundo. Então, acho que é assim que temos de entender esses eventos, tanto a morte de Kozel como de Herzog.”

Ao citar os casos, Villas Bôas disse que gostaria que a família do soldado morto aos 18 anos recebesse os mesmos direitos e atenções, em referência à decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O comandante do Exército voltou a descartar qualquer possibilidade de uma intervenção militar no País. “Quem interpreta que o Exército pode intervir é porque não conhece as Forças Armadas e a determinação democrática, de espírito democrático, que reina e preside em todos os quartéis.”

Bernardo Mello Franco: Chile pune, Brasil acoberta

- O Globo

Victor Jara era cantor, poeta e diretor teatral. Em setembro de 1973, foi capturado pelos militares chilenos que derrubaram o governo de Salvador Allende. Arrastado à tortura, teve a língua cortada, os dedos quebrados e a pele queimada com brasa de cigarro. Seu corpo foi encontrado cinco dias depois do golpe, com 44 perfurações de bala.

Vladimir Herzog era jornalista e diretor da TV Cultura. Em outubro de 1975, apresentou-se para depor no DOI-Codi, centro de repressão do Exército em São Paulo. Ele foi torturado e morto no mesmo dia. Os militares apresentaram seu corpo com uma tira de pano enrolada no pescoço, numa simulação grosseira de suicídio.

Nesta semana, os dois casos tiveram desdobramentos opostos. Na terça-feira, a Justiça de Santiago condenou oito oficiais do Exército chileno pelo assassinato de Jara. Eles foram sentenciados a 18 anos de prisão pela morte do artista. Outro oficial pegou cinco anos de cadeia por ajudar a encobrir os comparsas.

Na quarta-feira, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil por não punir os assassinos de Herzog. A sentença reconhece o caso como um crime contra a Humanidade e afirma que seus responsáveis não podem ser protegidos por prescrição ou anistias.

Poucos crimes da ditadura foram tão investigados quanto a morte de Herzog. Em 2014, a Comissão Nacional da Verdade identificou sete envolvidos no assassinato. A lista inclui cinco militares chefiados pelo coronel Audir Santos Maciel e dois legistas que assinaram o laudo com a falsa versão de suicídio.

A Justiça já mandou retificar o atestado de óbito para registrar que o jornalista morreu sob tortura. No entanto, nenhum responsável pelo crime foi punido até hoje. Os militares continuam protegidos pela Lei da Anistia, mantida pelo Supremo Tribunal Federal em 2010.

Apesar dos pedidos da Procuradoria-Geral da República, a Corte se recusa a rediscutir o perdão aos crimes da ditadura. A última ação sobre o tema repousa há quatro anos no gabinete do ministro Luiz Fux. A impunidade dos torturadores é um incentivo à permanência da tortura em delegacias e prisões. Enquanto o Chile acerta as contas com seu passado sombrio, o Brasil continua a acobertá-lo.

Vinicius Torres Freire: Roubança, antes, durante e pós-Copa

- Folha de S. Paulo

Mesmo ligado no futebol, povo se choca com mais casos de corrupção

A revelação contínua de bandidagens no governo de Michel Temer e da participação de grandes empresas e altos executivos em piratarias tem causado choque até nestes dias em que nos sedamos temporariamente com a Copa. Chicanas no alto Judiciário e a atitude relaxada em relação a gente muito suspeita apimenta a raiva e a desesperança populares.

Não está fácil sustentar o velho clichê de que a impunidade propicia a corrupção: a punição parece inócua.

O risco agora algo maior de ser flagrado, processado e de passar um tempo na cadeia não tem tido efeito dissuasivo suficiente.

Talvez alguém diga que as penas ainda tenham alcance e força restritos.

No limite, a amputação de membros, a guilhotina ou a forca talvez inibissem os sociopatas da roubança.

Esta última frase poderia ser apenas sarcasmo de mau gosto sinistro.

Não é bem assim, pois serve também de metáfora para os desejos de parte da população, cada vez mais encantada com ideias ignorantes, violentas e autoritárias para lidar com a insegurança e a desordem política. Basta ler as pesquisas eleitorais.

Sim, ainda persistem muitas de outras condições que incentivam ou elevam a propensão a saquear o Tesouro público.

Além de cana, é preciso uma reforma demorada do Estado, de suas relações com empresas e também mudança na Justiça lenta e arbitrária.

Mas, para a percepção popular, pouco parece mudar; é preciso varrer todos os que estão aí ou uma intervenção autoritária.

Claudia Safatle: Congresso quer enquadrar Judiciário

- Valor Econômico

Avanço do Poder Judiciário incomoda os pré-candidatos

O Congresso Nacional deu, nesta semana, um primeiro passo para recuperar suas funções e tentar restabelecer a ordem entre os poderes da República, subvertida ao longo dos últimos anos. O Judiciário avança sobre a área de atuação do Legislativo e prolonga seus braços sobre as competências do Executivo.

Na terça feira foi aprovado na Comissão de Constituição e Justica (CCJ) da Câmara e enviado para o Senado o projeto de lei 7.104/ 2017, que restringe a concessão de decisões monocráticas de natureza cautelar na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) e na arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF).

Se aprovado e sancionado pela Presidência da República, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ficam proibidos de decidir individualmente nesses processos, mesmo em casos urgentes. O projeto estabelece como única exceção os períodos de recesso do Judiciário (janeiro e julho), em que os presidentes dos tribunais dão plantão.

O substitutivo do relator, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), determina que, nesse caso, as decisões terão que ser confirmadas pelo plenário do STF até a sua oitava sessão após a retomada das atividades da Corte.

O artigo n° 97 da Constituição Federal estabelece que "somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público". Apesar da clareza da determinação constitucional, sobretudo de 2009 para cá banalizou-se a concessão de liminares de forma individual.

Elena Landau: Gol contra

- O Estado de S.Paulo

O Estado brasileiro precisa ser refundado; ajustes marginais não funcionam

Semana passada, o ministro Lewandowski publicou um artigo na Folha de S. Paulo – “Soberania e ativos estratégicos”. Nele, deixa clara sua posição contra a privatização. No mesmo dia, concede uma medida cautelar que traz enorme insegurança jurídica à privatização. Coincidência?

Questões tratadas na cautelar foram discutidas inúmeras vezes no passado no Supremo Tribunal Federal (STF), através de ações direta de inconstitucionalidade (ADI). A Corte já consolidou o entendimento de que a lei que criou, e rege, o Programa Nacional de Desestatização (PND) é uma autorização genérica dada pelo Legislativo para que o Executivo faça a gestão da coisa pública e a ordenação da vida econômica no país. Entre os objetivos do PND listados no art.1º da lei está, no inciso I, reordenar a posição estratégica do Estado na economia, transferindo à iniciativa privada atividades indevidamente exploradas pelo setor público.

Com base na lei do PND, a decisão para privatizar é prerrogativa do Executivo e é feita de forma individualizada por ato da Administração. No caso do governo federal, a inclusão no programa de desestatização se dá através de decreto presidencial. O decreto só não é suficiente quando há uma lei vedando a privatização, como no caso da Petrobrás, já que o art.62, da Lei 9478/97 que exige o controle público.

Há 27 anos é assim. Dezenas de empresas, inclusive concessionárias de serviços públicos foram vendidas com base neste procedimento, e em todos os casos, o leilão de ações de controle foi aceito como modalidade de licitação.

Ou seja, não há nada de novo no debate que justificasse a concessão de medida cautelar às vésperas do recesso judiciário.

O ministro, no mais puro ativismo jurídico, alega na liminar que a urgência para sua concessão existe “haja vista que, diariamente, vêm sendo noticiadas iniciativas do Governo no sentido de acelerar as privatizações de estatais”. E sugere que está suspenso o processo de privatização.

Míriam Leitão: BC e as eleições

- O Globo

O segundo semestre será de mais volatilidade cambial, e o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirma que não defenderá uma taxa de câmbio, vai atuar apenas quando houver “disfuncionalidade” ou “pânico” no mercado. Seja na queda ou na alta brusca. Goldfajn, numa entrevista que me concedeu ontem, explicou como atuará nesse período de maior estresse na economia com a proximidade das eleições.

Ilan assumiu o Banco Central com a inflação em 9,5% e ela caiu para menos de 3%. Hoje sobe em parte pelo impacto da greve do transporte de carga, que deve levar a taxa de junho para cerca de 1%. A previsão geral é que ela voltará a cair. O dólar que estava em R$ 3,15 em 25 de janeiro foi a R$ 3,90 no começo de junho, o Banco Central ofereceu US$ 30 bilhões de operações de swaps, o câmbio cedeu um pouco e voltou esta semana ao patamar de R$ 3,90. Os assuntos monetários estão no meio do debate eleitoral, há motivos internos e externos para a instabilidade. O que o Banco Central vai fazer?

— Vamos oferecer para o Brasil o uso dos nossos amortecedores, para gerar mais tranquilidade, sem fixar o câmbio ou outros preços que dependam do que as pessoas acreditam que vai ser o futuro. Vamos oferecer tranquilidade — disse Ilan Goldfajn na entrevista que foi ontem ao ar na Globonews.

Ele disse que toda vez que não houver liquidez, que houver disfuncionalidade, quando não houver condições para a formação de preços, porque um acontecimento não foi ainda inteiramente absorvido, nesses momentos haverá intervenção do Banco Central. Ele deixou claro que não vai defender um teto do dólar. “O câmbio é flutuante”, disse ele, explicando que essa é uma das defesas, junto com o volume de reservas. Aliás, esse volume, segundo ele, é sempre considerado alto quando está tudo calmo, mas é usado nestes momentos de dificuldades.

Armando Castelar Pinheiro: Amlo, o México e o Brasil

- Valor Econômico

Muitos votos nulos ou brancos criam problema de legitimidade que dificultará as reformas que o Brasil precisa

O mundo está mudando. A população mundial está mais saudável, vivendo mais e ficando mais rica. A desigualdade de renda está em queda, fruto do rápido crescimento das economias emergentes da Ásia, mas também, em menor escala, do bom desempenho dos países africanos. Isso está mexendo com as pessoas, mas nem todas têm reagido com alegria. O nacionalismo e a xenofobia, por exemplo, estão em alta, ajudando a instigar uma assustadora guerra comercial.

E grande parte do eleitorado do Ocidente parece estar chateada e disposta a mudar "tudo isso que está aí", o que tem favorecido políticos populistas, que ganharam eleições de significância global, como nos EUA e na Itália, por exemplo. E essa onda populista está longe de ter passado.

Esse pano de fundo alimentou a expectativa de um ressurgimento do populismo na América Latina. Porém, não foi o que se viu nas eleições legislativas na Argentina, no final do ano passado, nem nas eleições presidenciais deste ano no Chile e na Colômbia, em que os partidos de centro-direita levaram a melhor, defendendo reformas pró-mercado. No México, porém, foi diferente. A eleição domingo passado de Andrés Manuel López Obrador, ou Amlo, como é conhecido, foi para muitos a vitória do populismo.

Amlo ganhou a presidência com expressiva vantagem sobre seus concorrentes - 53,0% dos votos, contra 22,5% e 16,4% do segundo e do terceiro colocados, respectivamente. Além disso, seu partido Morena (Movimiento Regeneración Nacional), fundado há apenas seis anos, se tornou o principal partido da Câmara dos Deputados e do Senado, com 37,5% e 37,2% das cadeiras, respectivamente, devendo a coligação que apoia Amlo controlar as duas casas, permitindo-lhe aprovar novas leis, ainda que não mudar a constituição. De quebra, o Morena também ganhou cinco das nove eleições para governador.

É difícil prever o que a eleição de Amlo vai trazer para o México, além dessa sacolejada geral no seu sistema político. Olhando o que levou à sua vitória, identificamos três conjuntos de fatores, a partir dos quais podemos ter algumas pistas.

Uma pauta de modernização: Editorial | O Estado de S. Paulo

Uma agenda para trazer o Brasil ao século 21 e destravar sua economia foi apresentada aos candidatos à Presidência da República pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O debate eleitoral, até agora muito fraco e até assustador, talvez melhore, se os pretendentes ao Palácio do Planalto derem alguma atenção aos 42 documentos divulgados na quarta-feira passada. A pauta inclui, entre outros temas, tributação, educação fundamental, formação técnica, sistema de transportes, política ambiental, saneamento básico, diplomacia comercial, energia, saúde suplementar e indústria 4.0. Não se discutem questões óbvias, como a importância do ajuste das contas públicas, o controle da inflação, a preservação do câmbio flexível e a condução da política monetária sem mágicas e sem voluntarismo. Parece um sinal de confiança no bom senso e na seriedade de quem for eleito. Pode ser um otimismo excessivo.

Os documentos contêm as linhas básicas de um extenso programa de governo, embora a análise e as propostas sejam organizadas, compreensivelmente, do ponto de vista da indústria. As ideias ultrapassam claramente uma perspectiva setorial. As mudanças propostas correspondem, na maior parte dos casos, à eliminação de entraves apontados, há muito tempo, em estudos internacionais de competitividade.

Relatórios publicados periodicamente pelo Fórum Econômico Mundial, pelo Banco Mundial e por entidades empresariais apontam a insegurança jurídica, a deficiência da infraestrutura, a complexidade dos tributos, o peso dos impostos sobre a produção e o baixo preparo da mão de obra como desvantagens importantes na concorrência global.

“A insegurança jurídica aumenta custos, eleva as incertezas e paralisa investimentos. As empresas incorrem em custos de litigância e são obrigadas a fazer provisões para se defender da falta de clareza das normas”, segundo o primeiro dos 42 documentos da CNI. Há um parentesco inegável entre a falta de clareza das normas e a complexidade do sistema tributário, assunto discutido em outro documento. O relatório propõe um caminho para a simplificação e maior funcionalidade dos muitos tributos indiretos.

PIB atropelado: Editorial | Folha de S. Paulo

Paralisação dos caminhoneiros leva produção da indústria a desabar e acentua pessimismo

Com a divulgação de indicadores relativos a maio e junho, já se pode começar a medir os impactos da paralisação dos caminhoneiros na atividade econômica do país. Eles não se mostram pequenos.

Os mais evidentes decorrem dos problemas logísticos que perturbaram as cadeias produtivas. De abril para maio, a indústria contabilizou queda de 10,9% —a maior desde dezembro de 2008, no auge da crise financeira internacional.

O desempenho do mês ficou 6,1% abaixo do verificado em dezembro de 2016, quando chegou ao fim uma brutal recessão de 11 trimestres.

Fabricação e vendas de automóveis recuaram, respectivamente, 25,9% e 7,8%, feitos os ajustes de sazonalidade. Em junho, expectativas de alguma melhora no setor foram frustradas.

Questão dos combustíveis ainda longe de uma solução: Editorial | Valor Econômico

A já delicada e complexa situação dos preços dos combustíveis, que levou à greve dos caminhoneiros em maio e à grande dificuldade de negociação sobre o frete a ser cobrado dos mais diversos setores econômicos, ganhou nos últimos dias mais elementos complicadores, tornando remota a possibilidade de uma solução de curto prazo para os impasses - uma solução que agrade todos os envolvidos na questão.

O imbróglio foi desencadeado pela política de preços de combustíveis da Petrobras, baseada em reajustes diários atrelados à cotação internacional. Sua adoção pela empresa completou um ano esta semana. Neste um ano, a Petrobras mexeu nos preços centenas de vezes e, em meio à valorização internacional do petróleo e do dólar, o diesel subiu 49,9%, e a gasolina, 48%, nas refinarias. O descontentamento dos consumidores com essa alta levou à greve de caminhoneiros e ao pedido de demissão do presidente da empresa, Pedro Parente.

Durante a greve, o governo anunciou que os preços do diesel passariam a ser revistos mensalmente, mas os reajustes diários da gasolina foram mantidos. Desde o fim da greve, foram feitas por empresários, dirigentes de entidades e economistas muitas críticas às medidas adotadas pelo governo para acabar com a paralisação dos caminhoneiros, que prejudicou o abastecimento em quase todos os setores da economia.

Embraer valida um modelo industrial: Editorial | O Globo

A associação com a americana Boeing é um passo numa longa trajetória que passa pela internacionalização e integração a cadeias globais de produção

Se reações contra a abertura da economia brasileira ao mundo se alimentam do nacionalismo dos anos 50, para impedir a modernização do país em defesa de interesses menores, a operação confirmada ontem entre a Boeing e a Embraer vai em sentido contrário, dentro de um modelo industrial moderno. Reafirma a importância de empresas brasileiras estarem conectadas a cadeias globais de produção.

A alternativa oposta seria cultivar o ingênuo orgulho por abrigar como “genuinamente nacional” a terceira fabricante de aviões do mundo, mas com o destino marcado de perder terreno numa concorrência feroz, por falta de condições de se manter atualizada em tecnologia, estrutura de vendas e capitalização.

Odeon com Raphael Rabello

Carlos Drummond de Andrade: Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

-------------------
Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas'