Portal do PPS
A Comissão Executiva Nacional do PPS aprovou proposta apresentada pelo Diretório Estadual do Paraná de realização de um Congresso Extraordinário do partido, dias 25 e 26 de janeiro de 2019, em Brasília, para definir a escolha do novo nome da sigla, dos membros do Diretório Nacional e o lançamento de manifesto político (veja abaixo a convocação). No congresso também será definido uma data para debater a formulação do novo estatuto partidário.
Segundo ficou definido na reunião da Executiva Nacional, nesta quarta-feira (21), o novo nome do PPS vai ser debatido pela atual bancada no Congresso Nacional e a eleita em outubro, filiados e membros dos movimentos sociais que ingressaram recentemente no partido. Ficou decidido ainda que as sugestões serão encaminhadas à Executiva Nacional até o dia 20 de dezembro.
“CONVOCAÇÃO DO CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DO PARTIDO POPULAR SOCIALISTA – PPS
Considerando que o resultado eleitoral de 2018 aponta para a necessidade de repensar os rumos da política partidária;
Considerando que no XIX Congresso Nacional do PPS foi debatida a mudança de nome e de Estatuto do PPS, tendo sido tal decisão remetida para momento posterior às eleições;
Considerando a intenção já manifestada por quadros da Rede Sustentabilidade – partido que não superou a cláusula de barreira e que está legalmente impedido de se fundir com outras agremiações – de se filiarem ao nosso partido;
Nos termos do Art. 17, § 8º, II, do Estatuto do PPS, o Diretório de Paraná, com apoio dos Diretórios Estaduais abaixo assinados, CONVOCA um Congresso Extraordinário do PPS, a se realizar em Brasília, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2019, em local a ser definido e comunicado pela Comissão Executiva Nacional, para tratar da seguinte temática:
1) Novo nome do Partido;
2) Eleição de um novo Diretório Nacional, Conselho de Ética e Conselho Fiscal.
Participarão do Congresso, com direito a voz e voto:
1) Os membros dos atuais Diretório Nacional, Conselho de Ética e Conselho Fiscal, cada um desempenhando como delegado a mesma condição de titular ou de suplente que ostenta no atual mandato;
2) Delegados do Movimento Agora, delegados do Livres e delegados do Acredito, a serem indicados à atual Comissão Executiva Nacional em até 5 (cinco) dias antes do início do Congresso Extraordinário, sendo metade titulares e metade suplentes;
3) Delegados entre os mandatários e lideranças da Rede Sustentabilidade que se filiarem ao PPS até 5 (cinco) dias antes do início do Congresso Extraordinário, devendo ser os nomes indicados no mesmo prazo à atual Comissão Executiva Nacional, sendo metade titulares e metade suplentes.
4) Delegados titulares indicados individualmente por grupos de 10 (dez) cidadãos brasileiros que se filiarem ao Partido até 10 de janeiro de 2019.
Os delegados serão designados pela Comissão Executiva de comum acordo com os movimentos e a Rede.
Caberá à atual Comissão Executiva Nacional aprovar um regimento interno para o Congresso Extraordinário, publicando-o no site do partido até a véspera do início do Congresso.
Caberá ao Congresso Extraordinário deliberar sobre a continuidade dos mandatos dos atuais Diretórios Estaduais e Municipais ou sobre a convocação de Congressos nas referidas instâncias partidárias.
Este ato convocatório deve ser publicado no site do Partido para os efeitos do Art. 54 do Estatuto do PPS.
Brasília, 21 de novembro de 2018.