sábado, 28 de outubro de 2023

O que a mídia pensa: Editoriais / Opiniões

Ajuste fiscal é a prioridade na Argentina

O Globo

Quem quer que vença o segundo turno precisará angariar apoio para resgatar credibilidade do país

O segundo turno da eleição na Argentina, marcado para 19 de novembro, será decisivo não apenas para o país, mas para toda a América Latina. De um lado, o populista Javier Milei, ultraliberal antissistema que surpreendeu os argentinos ao vencer as primárias em agosto. Do outro, o peronista Sergio Massa, ministro da Economia de um país com inflação de quase 140%, dólar em disparada e dívida pública fora de controle, que também surpreendeu ao vencer o primeiro turno com 37% dos votos (Milei obteve 30%). Ambas as opções diante do eleitor argentino são ruins — mas são ruins de formas distintas.

Paulo Fábio Dantas Neto* - Política em tempo de guerra ou a busca do mais humano em nós

Vão passando, um a um, os sábados seguintes ao 7 de outubro e é um dispêndio exaustivo de energia buscar modos de falar semanalmente de política num ambiente tomado por noticiário de guerra traduzido em redes e por reações das pessoas ao contato em tempo real com a tragédia consagradora da violência. Até espíritos de predisposição moderada cedem à força de gravidade do maniqueísmo que se proclama síntese da “realidade”. A captura de consciências, em espiral assustador, não respeita grau de informação ou nível intelectual das pessoas implicadas. É contaminação à distância, pela crueza instantânea das repercussões midiáticas, modeladoras de fatos. Há que providenciar vacina para todos. 

Qualquer pessoa parece poder, a qualquer momento, desistir de buscar saber sobre o que se passa, ou cansar de se conter, deixar transbordar instintos obscuros e passar a vociferar e agir como gladiador. Em “debates” viralizados em rede, o verbo torna-se veneno e lava. A intervenção seguinte dobra a aposta antecedente na mobilização aguda de ressentimentos estéreis. Usa-se emoções - autênticas ou encenadas, não importa - como armas para abortar chances de um antagonista vir a ser interlocutor.

À medida em que relatos de atrocidades, com devido registro seletivo de algozes e vítimas, se repetem e entrelaçam, mais pessoas escolhem um lado e adensam a polarização entre “israelenses” e “palestinos”. Há escolhas por boa-fé, uma empatia desatenta, que não pergunta se o lado escolhido está realmente numa guerra movida por entes geopoliticamente situados ou se é ator e vítima de violência desregrada. 

Marco Aurélio Nogueira* - De olhos bem abertos

O Estado de S. Paulo

Judeus e palestinos precisam do mundo. Mas de um mundo politicamente articulado, sem condutas unilaterais, como as de Netanyahu e dos EUA

As comunidades humanas sempre viveram atentas ao que estava fora do local em que habitavam. Bestas selvagens, invasores, salteadores, contrabandistas, ladrões, vizinhos cobiçosos, tudo representava perigo. Fogueiras, vigilantes, muros, cercas, fossos, torres, trincheiras, rochas e estacas pontiagudas, muita coisa foi usada para proteger o território de referência.

Os olhos que se abriam para fora também precisavam olhar para dentro, para os inimigos internos, servidores corruptos, conspiradores, malfeitores. A ideia de segurança nasceu colada ao poder político.

As ameaças internas e externas aumentaram quando as sociedades ficaram maiores e mais encorpadas: pressões internacionais, transações fraudulentas, corrupção, tráfico, crime organizado. As tecnologias passaram a prover recursos de defesa, ataque, vigilância e segurança aos Estados, que aos poucos se tornaram complexos industrial-militares, prontos para a guerra e para a submissão de outros povos e Estados.

Demétrio Magnoli - Dois reféns do Hamas

Folha de S. Paulo

Recusa a condenação do grupo descortina uma avaliação envenenada por opções ideológicas

Não se sabe ao certo o número de israelenses mantidos em cativeiro pelo Hamas. Dias atrás, porém, a organização terrorista capturou dois novos reféns, de alto perfil: António Guterres, secretário-geral da ONU, e o governo do Estado de Israel. O primeiro proferiu uma caprichosa justificativa para os atos de terror do 7/10. O segundo adotou como represália a negação de vistos a autoridades humanitárias da ONU, o que simboliza seu desprezo pela ajuda emergencial aos civis palestinos.

O discurso de Guterres na ONU qualificou os atentados do Hamas como injustificáveis para, na sequência, argumentar que eles "não ocorreram num vácuo", mas no contexto de "56 anos de ocupação sufocante". No fundo, é a mesma lógica de vozes estatais da direita, como o presidente turco Erdogan, que descreveu o Hamas como "um grupo de libertação", e da esquerda acadêmica, como os professores da USP que atribuíram "esse ponto de violência extremada" à ocupação dos territórios palestinos.

Dora Kramer - Faca no peito

Folha de S. Paulo

Ministras não caíram por serem mulheres, mas por ocuparem cargos ao alcance da gula do centrão

As mulheres demitidas de três altos cargos do governo não caíram por serem mulheres. Fosse de gênero o problema até estaríamos num estágio mais avançado nas relações político-institucionais. É na gênese do convívio entre Planalto e Parlamento, na situação minoritária do governo, que mora o xis da questão.

Daniela CarneiroAna Moser e Rita Serrano caíram porque estavam em postos ao alcance da conveniência e da possibilidade do governo em ceder ao apetite do centrão que, diga-se, rivaliza com a gula do PT.

Não é a diversidade o que conduz ou aflige o presidente Luiz Inácio da Silva. É a sobrevivência. O critério vale para o Supremo Tribunal Federal, para a Procuradoria-Geral da República e muito mais para um Congresso atuante no modo faca apontada ao peito. Ora mais frouxa, ora mais forte, a pressão é permanente.

Alvaro Costa e Silva - No Rio, o crime é íntimo do poder

Folha de S. Paulo

Da fraude na vacina de Bolsonaro ao desvio de maconha, tudo se resolve no jeitinho

Em mais um capítulo de sua delação premiada, o tenente-coronel Mauro Cid acusou Bolsonaro de ter dado ordem para fraudar os cartões de vacinação de Covid –o dele e o da filha, Laura, de 13 anos. Espanto nenhum. Na inversão de valores que virou marca do Brasil, há quem defenda que ele tinha esse direito.

Como não causa surpresa a maneira pela qual o faz-tudo do ex-presidente levou a cabo a missão. As investigações mostram que a fraude teve origem em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Servidores da prefeitura inseriram no ConectSUS os dados falsos não só dos Bolsonaro como de dois assessores. A exclusão dos dados, sob alegação de erro, para tentar encobrir o esquema, envolveu uma funcionária do município –feudo político de Washington Reis, supersecretário do governador Cláudio Castro.

Pablo Ortellado - Podemos agir antes dos massacres

O Globo

Se o governo federal não agir, governadores e secretários de Segurança devem intervir

Aconteceu mais uma vez. Mais uma vez um menino entrou numa escola e atirou contra colegas — agora deixando uma estudante morta e três feridos graves. O crime não poderia ser menos original: adolescente alegando trauma por ter sofrido bullying se radicaliza, consegue orientação em fóruns on-line e, munido de arma (neste caso, do pai), comete massacre em escola ou creche. A motivação? Ganhar fama e se inscrever numa história infame de crimes notáveis — ser adorado como são venerados os autores dos massacres de Columbine nos Estados Unidos e de Suzano no Brasil.

Eduardo Affonso -O último de nós

O Globo

Os novos ‘progressistas’ e os novos ‘conservadores’ ainda não queimam pessoas, mas já acenderam suas fogueiras

Em artigo recente, João Pereira Coutinho convoca Sebastian Castellio, teólogo francês do século XVI, para falar da intolerância dos nossos tempos:

— Queimar uma pessoa não quer dizer defender uma doutrina, mas sim matar uma pessoa.

Meio milênio separa a Genebra calvinista, contra a qual se bateu Castellio, do Afeganistão talibã, do Irã dos aiatolás, da Coreia do Norte da dinastia Kim, da Faixa de Gaza sob a tirania do Hamas. Em todos esses lugares, pessoas são oprimidas — e mortas — a pretexto de uma fé ou ideologia (o que, no fim das contas, dá na mesma: é só uma escusa para os piores instintos de quem detém o poder).

Carlos Alberto Sardenberg - Programa de governo? Bobagem

O Globo

Lula não acredita que o governo conseguirá arrumar os R$ 168 bilhões em receitas novas para fechar as contas de 2024

Todo mundo sabia que o governo não conseguiria zerar o déficit das contas públicas em 2024. Sem drama. No arcabouço fiscal, há previsão de desvios, com regras de correção. Mas havia também uma combinação tácita entre integrantes da equipe econômica e analistas de fora: melhor manter a meta zero porque, sabe como é, aberta uma mínima brecha, passam bilhões de reais.

Foi exatamente o que fez ontem o presidente Lula. Abriu não uma brecha, mas um janelão. Deixou claro que, para ele, isso de déficit zero é uma bobagem. Ele não tem a menor disposição de cortar gastos, mesmo porque um déficit de 0,5% do PIB “não é nada”.

Há vários subtextos aí. Primeiro: Lula não acredita que o governo conseguirá arrumar os R$ 168 bilhões em receitas novas para fechar as contas de 2024. Sem essa arrecadação, que o ministro Fernando Haddad busca desesperadamente, restaria a opção de cortar despesas, coisa que o presidente rejeita.

Lula pede a Haddad ‘check-up’ na economia para evitar impacto negativo em 2024

Jeniffer Gularte, Renan MonteiroCamila TurtelliDaniel Gullino e Bernardo Lima/ O Globo

Perspectiva é de desaceleração econômica dos EUA e China no ano que vem, com repercussão no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira ter pedido ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que prepare o governo para enfrentar um cenário negativo na economia mundial a partir do ano que vem. Segundo Lula, o pedido foi para que o ministro faça um "check up" a fim de "evitar que a doença se prolifere".

Em café com jornalistas no Palácio do Planalto, o presidente citou a perspectiva de desaceleração econômica dos EUA e China no ano que vem, com possível repercussão no Brasil.

— Obviamente, nós sabemos que o ano que vem se apresenta como um ano difícil por conta da queda do investimento na China, a queda de crescimento na China e do aumento da taxa de juros americana. Mas eu estava dizendo agora há pouco, em uma conversa com Haddad, ‘a gente quando está no governo, é por isso que é necessário o check-up, é para a gente evitar que a doença se prolifere’ — afirmou Lula.

Alvaro Gribel - Erro de Lula ao minar a meta

O Globo

Presidente dificulta o próprio governo ao enfraquecer o arcabouço fiscal elaborado pela equipe de Fernando Haddad

O presidente Lula deu mais uma declaração para dificultar o próprio governo e a vida do ministro Fernando Haddad. Ao dizer ontem que dificilmente a Fazenda irá cumprir a meta de zerar o déficit primário no ano que vem, Lula enfraquece o esforço feito pela pasta para aprovar medidas de arrecadação no Congresso.

O risco maior para a economia, na verdade, não é o descumprimento da meta, em si, já que o mercado financeiro já “colocou no preço” um déficit em torno de 0,7% do PIB em 2024. O problema irá escalar caso o governo proponha alterar a meta para pior, o que impedirá que os gatilhos de contenção de gastos, previstos no arcabouço fiscal, sejam acionados nos anos seguintes.

Adriana Fernandes - A fala de Lula e o custo para Haddad

O Estado de S. Paulo

Que estímulo o Congresso terá agora para aprovar pacote com aumento de receitas?

O presidente Lula pavimentou o caminho para a mudança da meta de zerar o déficit das contas públicas em 2024. Governo e Congresso fizeram as contas e viram no horizonte o cenário cada vez mais provável de a equipe econômica ter de bloquear R$ 53 bilhões de despesas discricionárias (não obrigatórias) no início do ano que vem. Isso significaria menos investimentos para obras de Lula e também para emendas parlamentares.

A nova regra fiscal permite bloqueio de até 25% dessas despesas de custeio e investimento e, no cenário de hoje, o primeiro bloqueio teria de ficar próximo a esse limite. Uma paulada no início do primeiro ano do novo arcabouço fiscal.

Lula deu a dica quando antecipou, em entrevista ontem, que a meta fiscal não precisa ser zero. Acusou o mercado de ser ganancioso por cobrar a meta, mas não falou que ela foi definida pelo seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que estava em voo quando a notícia se espalhou.

Miguel Torre* - Em defesa do interesse nacional e dos empregos no Brasil

Correio Braziliense

A importação e a exportação de bens fazem parte do livre mercado, desde que observadas práticas justas de comércio. Não é o que vem acontecendo

Chamou-me a atenção a reação de alguns setores à decisão da indústria do aço de pedir elevação emergencial e temporária da alíquota de importação de 18 produtos siderúrgicos para fazer frente à avalanche do aço que vem ingressando, especialmente da China. Esses setores, de forma intrigante e incompreensível, alegam que a iniciativa não só estaria associada a um suposto oportunismo de elevação de preços, como também inviabilizaria o processo de reindustrialização.

A importação e a exportação de bens fazem parte do livre mercado, desde que observadas práticas justas de comércio. Não é o que vem acontecendo. Há um enorme excesso de capacidade de produção de aço no mundo, grande parte instalado na Ásia. Há, vale ressaltar, uma desaceleração do crescimento, especialmente na China, diminuindo o consumo de aço em seu mercado doméstico. Diante da produção anual de mais de 1 bilhão de toneladas de aço, cerca de 31 vezes maior do que a produção de aço no Brasil, as siderúrgicas chinesas precisaram encontrar uma solução urgente para seus estoques.

Eduardo Leite e Paulo Abi-Ackel* - Centro democrático e as eleições de 2024

O Globo

Nós, do PSDB, sairemos ainda mais fortes, uma alternativa real a quem rejeita os extremos

Não dê ouvidos a quem vaticina que o PSDB acabou. Não se espante quando esses mesmos mensageiros do caos vierem cerrar fileiras ao nosso lado, nas trincheiras tucanas, no centro do espectro político brasileiro. O PSDB está se reconstruindo. Não há razão para brigar com os números, somos mesmo hoje muito menores do que já fomos. Mas os números não dizem tudo. A política é feita de ciclos e, aos 35 anos de idade, o PSDB está maduro o suficiente para compreender isso.

— Nós não lutamos para ganhar a eleição seguinte. Lutamos para criar um horizonte de alternativas.

Cristovam Buarque* - Faltam ‘educacionistas’

Revista Veja

O Brasil nunca teve um estadista atento à educação

O Brasil tem bons educadores e péssima educação. Porque eles formulam a teoria de como deve ser uma boa sala de aula, mas são os políticos que implantam a rede de escolas com professores bem formados e dedicados, edificações com qualidade, equipadas com os mais modernos instrumentos, currículo eficiente, usando os métodos mais recomendados. Temos educadores, não temos “educacionistas”: estadistas com motivação, liderança, base eleitoral e poder para implantar um sistema nacional de educação. É como se tivéssemos grandes médicos sem políticos que investissem na implantação do SUS ou na construção de hospitais.

Marcus Pestana* - O cenário que nos espera e o Brasil com que se sonha

Minha geração do movimento estudantil acreditou que conquistada a agenda democrática – anistia, Constituinte, eleições diretas e liberdade política – a desigualdade social e os desafios brasileiros seriam naturalmente enfrentados e construiríamos o Brasil dos sonhos.

Outro dia, fui tomado por um baixo astral incrível ao ler um artigo do economista Samuel Pessoa, na revista Conjuntura Econômica do IBRE/FGV, onde ele informava que no PISA – programa internacional de avaliação do ensino – os 10% de alunos vietnamitas com o pior desempenho estavam na frente dos 10% com melhor desempenho entre os brasileiros. É inevitável, diante de um fato dessa gravidade, sentir na boca um certo gosto amargo de fracasso geracional. Afinal, educação é tudo.

Poesia | "O menino que carregava água na peneira" - Manoel de Barros

 

Música | Paulinho da Viola - Coração leviano