• Políticos continuam na disputa graças a recursos ainda não julgados
A uma semana do pleito, são 13.856 candidatos nessa situação. Se forem condenados em definitivo, não poderão exercer mandatos. TSE admite que dificilmente conseguirá julgar todos os casos no prazo
Faltando uma semana para as eleições, 13.856 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador continuam na disputa, mesmo com registros cancelados ou negados pela Justiça. Eles entraram com recursos e poderão ser votados, mas não terão condições de exercer os mandatos, se eleitos, conta Juliana Castro. A palavra final deverá ser do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que recebeu só 91 recursos até agora, devido à redução dos prazos de campanha. Nesse mesmo período em 2012, havia recebido 5 mil. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, admite que pode não haver tempo de julgar todos até a diplomação dos eleitos, em dezembro, deixando o resultado sub judice, sem que os eleitores saibam quem foi o vencedor.
A incerteza de uma eleição sub judice
• Com campanha mais curta, país irá às urnas com milhares de candidaturas penduradas na Justiça Eleitoral
Juliana Castro - O Globo
O primeiro turno das eleições municipais, no próximo domingo, terá a participação de milhares de candidatos cujos registros foram negados ou cancelados pela Justiça Eleitoral, mas seguem na disputa apoiados em recursos ainda não analisados. Até o momento, 13.856 postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador estão nessa situação. Eles até poderão receber votos para vencer, mas não é certo que exercerão os mandatos para os quais foram eleitos.
Em todos os casos, os candidatos foram rejeitados por alguma irregularidade que, em tese, os impediria de concorrer. Juízes eleitorais de primeira instância invalidaram os registros de candidatura, mas eles aguardam que seus recursos sejam julgados nos tribunais regionais eleitorais (TREs) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sem uma decisão definitiva, todos aparecerão com a votação zerada no sistema de apuração na noite de 2 de outubro. No entanto, saberão os votos que receberam porque o número é divulgado em paralelo.