segunda-feira, 18 de março de 2024

O que a mídia pensa: Editoriais / Opiniões

Desmatamento no Cerrado exige mais de governadores

O Globo

Região continua a bater recordes com omissão e falta de rigor na permissão legal para derrubar vegetação

Os governadores de MaranhãoTocantins, Piauí e Bahia devem explicações sobre o que acontece no Cerrado. A omissão deles é a principal causa do desmatamento descontrolado. A última medição do Inpe registrou 11 mil km2 de vegetação destruída, a maior extensão desde 2015. Os principais focos estão justamente nos quatro estados, região conhecida como Matopiba, onde acontece 75% do desmatamento. Entre 2003 e 2022, uma área do tamanho do Estado de São Paulo foi transformada em lavoura ou pasto. O ritmo atual continua frenético e deverá, em 2024, superar a marca do ano passado.

Na Amazônia, a destruição da floresta costuma ser ilegal, com ação de criminosos em terras da União. O caso do Cerrado é distinto. Estados e municípios emitem documentos dando permissão para derrubar vegetação nativa em propriedades privadas, respeitado o limite de preservação entre 20% e 35% estabelecido no Código Florestal. Como mostrou reportagem do GLOBO, metade dos 2.833 km2 de Cerrado desmatados no Maranhão entre 2022 e 2023 obteve aprovação da Secretaria do Meio Ambiente do estado.

Sergio Lamucci - Atividade surpreende e começa o ano mais forte que o esperado

Valor Econômico

Indicadores mostrando crescimento mais firme da economia surgem num momento em que pesquisas revelam queda na popularidade de Lula

A atividade econômica dá sinais de crescimento mais forte no começo de 2024, depois da estagnação no segundo semestre do ano passado. Em janeiro, o comércio e os serviços avançaram mais do que esperavam os analistas, e a geração de empregos formais foi bem acima do esperado. A arrecadação também foi elevada no primeiro mês do ano, e as estimativas indicam que isso se repetiu em fevereiro.

Os números positivos vêm a público num momento de queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Numa sociedade polarizada politicamente, a economia teria menos peso na avaliação dos governantes pelos eleitores? O tema tem sido discutido exaustivamente neste mês, com a divulgação de pesquisas com piora na aprovação de Lula, que causam desconforto no presidente e em seu entorno. Nesse cenário, cresce o risco de o governo recorrer a medidas populistas, como aumento de gastos, para tentar reverter a situação. Caberá especialmente ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conter essas pressões, que volta e meia reaparecem na atual gestão.

Bruno Carazza* - A boquinha e a fome: as estatais e seus conselhos

Valor Econômico

Conselhos de administração de empresas atendem a diversos interesses no governo

A semana passada foi repleta de episódios envolvendo a governança corporativa de estatais e de empresas privadas nas quais a União ainda detém algum tipo de ingerência, mesmo que indiretamente.

O retorno de Lula ao poder representou a retomada da visão de que as estatais têm um papel estratégico na promoção do desenvolvimento nacional. Nesse sentido, a nova administração da Petrobras tem sinalizado com a ampliação de seu plano de investimentos e novas diretrizes a respeito de refino, distribuição de combustíveis e transição energética. O episódio mais recente dessa história se deu na atual crise sobre os dividendos.

Se uma mudança de rumos em relação à administração anterior é válida e legítima, ela não deve ser feita à revelia dos demais sócios privados da empresa. Assim, todas as decisões da Petrobras que possam afetar a distribuição de dividendos aos acionistas precisam ser comunicadas com muita transparência, para se evitar as turbulências que vimos no preço das suas ações na última semana.

Maria Cristina Fernandes - Forças Armadas deixaram o país muito perto de um golpe

Valor Econômico

Os ex-comandantes não denunciaram golpismo do ex-presidente, tampouco agiram para coibir a indisciplina interna, como a leniência em relação à carta dos oficiais demonstra

Ficou mais difícil para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escapar da acusação de golpe de Estado e afronta ao Estado de direito depois do conjunto de depoimentos cujo sigilo foi aberto pelo ministro Alexandre de Moraes. Os ex-comandantes do Exército, Marco Antonio Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Junior, foram determinantes para evitar a reversão da ordem democrática, mas ainda não está claro se poderiam ter evitado que o país tivesse chegado tão perto de um golpe como, de fato, aconteceu.

Foi Baptista Junior quem pintou de herói o general Freire Gomes ao dizer que o golpe só não aconteceu porque o ex-comandante não havia aderido. Confirmou ainda que o general havia ameaçado o ex-presidente Jair Bolsonaro com uma ordem de prisão, conforme antecipou o Valor em 21/9/2023, se ele tentasse o golpe. No seu depoimento, Freire Gomes se limita a dizer que advertiu o ex-presidente de que ele poderia ser responsabilizado penalmente se tentasse impedir a posse do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Carlos Pereira* - Sociedades resilientes

O Estado de S. Paulo

Destino da democracia depende de sociedades interdependentes, vibrantes e interligadas

Diante do fracasso das interpretações catastrofistas de que as democracias, inclusive no Brasil, corriam riscos de quebra ou mesmo de erosão com a eleição de líderes populistas de extrema esquerda ou de extrema direita, os estudos agora têm se voltado para explicar o seu oposto; ou seja, por que democracias têm sido tão resilientes, mesmo diante de iniciativas iliberais de populistas de enfraquecê-las.

Por que a maioria dos líderes populistas eleitos não têm conseguido asfixiar a democracia? Que condições políticas, institucionais e sociais neutralizariam ações iliberais de populistas?

Ana Cristina Rosa - Inclusão não é favor

Folha de S. Paulo

Ações de promoção da equidade racial devem ser respeitadas e fomentadas num país racista como o Brasil

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e fomentadas num país racista como o Brasil.

Nos últimos anos, temos presenciado o aumento de iniciativas para ampliar a inserção social de pretos, pardos e indígenas. O cenário, fruto da ação de movimentos sociais, ainda é tímido se comparado ao nível das desigualdades raciais vigentes. No entanto, tem se mostrado suficiente para provocar irresignação entre quem não convive bem com a ideia de compartilhar direitos que, na prática, sempre constituíram privilégios de uns poucos.

Lygia Maria - Ficção identitária

Folha de S. Paulo

Filme indicado ao Oscar mostra como obsessão da militância por opressão estimula caricaturas de minorias na literatura

Na última década, o Oscar tem buscado premiar mais panfletos sociais e políticos do que filmes. O fenômeno é resultado da ascensão do movimento identitário, que cobra por indicação e premiação de histórias de opressão de minorias, e reclama quando elas não recebem estatuetas.

Mas, neste ano, não se viu a tradicional indignação por um filme dirigido por um negro (Cord Jefferson), com elenco negro e baseado no livro de um escritor negro (Percival Everett) não ter sido premiado nas categorias de melhor filme e ator —venceu em roteiro adaptado.

Camila Rocha* - Disputa pelo legado de Bolsonaro

Folha de S. Paulo

Michelle Bolsonaro, e seu discurso antissecular, e Tarcísio de Freitas, e seu pragmatismo reacionário, são opções

"Pode ir na ONU, na Liga da Justiça, no raio que o parta, que eu não tô nem aí".

A frase poderia ser de Jair Bolsonaro, mas foi proferida pelo governador de São Paulo. No dia 8 de março, em Genebra, Tarcísio de Freitas foi denunciado ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pela Comissão Arns e pela ONG Conectas em virtude da escalada de violências cometidas durante a Operação Verão.

Durante a reunião do Conselho, Camila Asano, diretora-executiva da Conectas, relatou acusações de execuções sumáriastortura e prisões forjadas, além de apontar a ausência deliberada do uso de câmeras corporais entre os policiais envolvidos.

A operação já é tida como uma das mais letais da história do estado de São Paulo.

Marcus André Melo* - O eleitor está calcificado?

Folha de S. Paulo

A dinâmica incumbente - oposição e a disjunção entre voto presidencial e legislativo sugerem um padrão complexo

Felipe Nunes, um dos mais destacados cientistas políticos brasileiros acaba de publicar, em co-autoria com o jornalista Thomas Traumann, "Biografia do Abismo" onde defendem o argumento de que o eleitorado brasileiro está calcificado.

Trata-se de um argumento desenvolvido originalmente para o caso americano; como mostrei aqui. O primeiro pilar da calcificação é que 1) à semelhança do ocorrido entre democratas e republicanos nos EUA a distância ideológica entre bolsonaristas e petistas se ampliou muito, aumentando para o eleitor o custo de mudar o voto. O segundo é que 2) internamente esses dois grupos de eleitores, nos dois países, estariam cada vez mais homogêneos em termos demográficos —religião, raça— e programáticos. O eleitor petista seria nordestino e pobre.

Fernando Gabeira - Um país em conflito

O Globo

Quantos episódios não estão artificialmente politizados? Quantas amizades não se romperam?

Num artigo sobre pesquisas, mencionei a polarização política como dado constante e crescente no país. Apenas esbocei a necessidade de atenuá-la. É preciso reconhecer que a polarização de certa forma interessa a algumas forças políticas, mas não só a elas. O país rigidamente dividido cria uma espécie de zona de conforto onde, não importa o que se defenda, sempre será bem-visto quem favorecer um dos lados. Criar, portanto, estreitas superfícies de contato em que se possa desenvolver algo em comum é muito difícil e, além do mais, desperta a suspeita de que se está sutilmente trabalhando para um dos lados.

No entanto existe uma infinidade de circunstâncias em que uma espécie de unidade nacional aumenta o potencial do país. Não me refiro apenas aos possíveis inimigos externos que inspirem uma defesa nacional. Parto de situações mais simples, como a epidemia de dengue. No estágio atual, não se pode contar principalmente com vacina. É preciso limpar as casas e desenvolver iniciativas de vizinhança que localizem problemas nos terrenos baldios, residências abandonadas. É preciso um nível mínimo de convivência respeitosa para realizar um trabalho assim.

Demétrio Magnoli - Ucrânia, bandeira branca?

O Globo

‘Bandeira branca’, sugeriu o Papa Francisco. A Ucrânia replicou de imediato: só temos uma bandeira, que é amarela e azul. Na sequência, um tanto constrangido, o Vaticano esclareceu que não propunha a rendição, mas a negociação. De um jeito ou de outro, a intervenção papal reflete a prolongada confusão estratégica do Ocidente.

Lá no início, quando os ucranianos surpreenderam o mundo barrando a ofensiva russa sobre Kiev, os Estados Unidos definiram o objetivo de impor uma derrota estratégica à Rússia. A Ucrânia forneceu um conteúdo a essa meta: reconquistar todas as terras ocupadas pela Rússia desde 2014, inclusive a Crimeia. Putin foi empurrado à escolha entre tudo ou nada.

Poesia | Tecendo a manhã, de João Cabral de Melo Neto

 

Música | Carlos Lyra - Maria Ninguém